Pirataria: culpa das gravadoras?

Autor Mensagem
Grosskopf
Veterano
# dez/03


Reparei que quem gosta de metal, geralmente faz questão de comprar o cd original, mesmo faltando dinheiro no mês, o cara vai la e gasta a grana com o sagrado disquinho metalico. E cheguei na seguinte conclusão, que as gravadoras estão colhento aquilo que elas plantaram. Primeiro: elas tornaram a música um bem de consumo, lançam algo ruim, como se fosse algo revolucionário, logo depois algo ainda mais revolucionário surge, fazendo com que o mais antigo seja engolido pelo atual. Fazendo com que a pessoa que comprou um cd original, logo tenha algo ultrapassado, fora da moda, que não serve para mais nada. Fazendo ela buscar um caminho alternativo (mais barato, por que vai virar lixo mesmo) pra conseguir o cd, então chegam a pirataria!
Segundo: O uso do cd ao contrario do vinil. Acabaram com o vinil, mesmo que o mesmo não seja ultrapassado tecnologicamente pelo cd (talvez o único defeito dele em relação ao cd, seja o tamanho), mas as gravadoras viram a chance de revender todo o material que se tinha em vinil, ou k7, em compact disc. Fazendo com que as pessoas acreditassem que o cd era algo de fenomenal, e fazendo as pessoas gastassem toda a sua grana recomprando os albums, agora em cd. O problema que eles não esperavam que a tecnologia fosse se virar contra eles, e notar que cada ser humano "armado" com um computador pessoal pode se tornar um inimigo em potencial da industria fonografica.
Terceiro: O Preço. O preço do cd é muito caro, 32 reais ou mais é uma exploração, eles querem que o cd seja algo só para a classe alta pode usufruir? Um DVD têm esse preço, e sinceramente o DVD de possibilita muito mais recursos que um cd! Vinte reais no máximo, seria um preço justo (não 21,99). E noto que cada vez mais as pessoas procuram cds usados para comprar!
Então não acho errado a pirataria, e você está ajudando com que a "moda do momento" acabe mais rápido, para o bem de todos, além de que: quem rouba de ladrão, têm 100 anos de perdão! Mas se é um album que realmente é bom, um músico que está começando agora (músico, não artista), algo que realmente não é uma mentira, então você deverá comprar o cd, quando eles abaixarem o preço, até lá, é melhor achar o cd usado!

Seu Madruga
Veterano
# dez/03
· votar


a pirataria é o "salário do pecado" das gravadoras em esfaquear o consumidor com cds caros...podem dizer o que quiserem (que é crime, que isso, que aquilo), mas não deixa de ser crime, contra a economia popular, um cd custar mais de vinte reais...um absurdo.

The_Blind_Guardian
Veterano
# dez/03
· votar


Apesar deu curtir metal o unico cd original q eu tenho eh o rock in rio do iron... todos os outros que eu tenho fiz aqui em casa...num compro cd pirata pq acaba realmente no final nas mãos dos "mafiosos" que financiam a violência no país e como num soh vip, num tenho grana pra compra cd original( o do iron eu ganhei).

fatal
Veterano
# dez/03
· votar


Grosskopf
Cara, eu concordo com vc!!
PARABENS!!!
Eu, particulamente, nao compro cds, eu tenho uma gravadora e velox, compro um cd virgem de no maximo 2 reais, tenho cds q EU escolho as musicas e posso colocar muito mais musica q os cd originais.
E eu tb sou contra os "mafiosos" por isso eu num compro cd pirata.
Agora eu acho q as gravadoras mais inteligentes, tem q fazer um plano de formas alternativas delas mandarem as musicas para os consumidores, pq ficar dizendo na tv:
"nao comprem cd pirata pq acaba com seu aparelho de som"
isso eh besteira, todo mundo sabe q cd pirata nao acaba com o som.
eu nao sei o q elas tem q fazer, mas elas tem q tomar medidas rapidas, pq acabar com a pirataria em curto prazo...
EH SONHO!

maggie
Veterana
# dez/03
· votar


Grosskopf
Legal levantar essa discussão...

Quanto a ajudar os músicos, segundo eles mesmos, a parte que lhes cabe na venda dos CDs é muito pequena.

Inclusive afirma que artistas de ponta ganham cerca de 10-11%, enquanto os pequenos devem receber menos de 5% dos lucros.

Então ao comprar CD basicamente estamos ajudando a gravadora e o jabá, o artista ganha mesmo é com shows e venda de outros produtos.


A situação é diferente nos selos independentes. A tiragem é menor, geralmente para um público específico mas com vendagem garantida. A Trama por exemplo, tem artistas menos populares mas que vendem 500.000 CDs fácil.

Acho que o mercado deveria caminhar por aí, segmentando para privilegiar a qualidade. Eu acredito que essa massificação não colabora para melhorar a música brasileira.

Um exemplo vivo é o Bro'z, foi só aparecer no SBT e já ganharam disco de Platina. Qual é afinal o público deles? Teenagers que compram qualquer coisa que seja "pop".

Mas se continuar esse esquema de jabá, infelizmente só pessoas com acesso à tecnologia vão conhecer músicos diferentes, já que até os camelôs vendem basicamente os sucessos que estão tocando no rádio. Triste mesmo, mas está se tornando uma segregação musical.

jbj
Veterano
# dez/03
· votar


A verdade é q as gravadoras não querem acabar com a pirataria, pois se elas colocassem os cd's para vender a R$10,00 por exemplo, venderiam muito mais cd's e os próprios artistas ficariam satisfeitos....logo a culpa é da gravadora.

Psyco_Terapy
Veterano
# dez/03
· votar


Quem curte a banda nunca vai querer comprar um cd pirata! Mas eu estou falando de bandas mesmo, não destas porcarias q lançam hj em dia! Detonautas e por aí vai!

fernando canuto
Veterano
# dez/03
· votar


porcarias q lançam hj em dia! Detonautas e por aí vai!

Concordo cara!!!

Dave Murray
Veterano
# dez/03
· votar


eu se puder compro o original...mas nao ligo muito...o pirata eu nao compro, pq os camelo daqui soh fazem merda nos cds..sai tudo mal gravado...prefiro, como o Fatal falou, comprar um cd virgem, jah q tenho adsl e gravador, e gravar o proprio cd com as musica q eu quero...bem mais pratico

Tripa Seca
Veterano
# dez/03
· votar


eu concordo com o Grosskopf

o meu unico cd que não eh original eh um do malmsteen que eu gravei umas raridades, que não se acha no brasil.
eu curto pra caramba os encartes e etc...

ps mas tem muito cd bom e relativamente barato.. eu comprei dois cds do Vai por 30 paus...

MARCIO GUERRA
Veterano
# dez/03
· votar


jbj
Existem vários culpados e a gravadora é um deles. O outro é o governo que cobra impostos muito altos na fabricação de CDS legais. A polícia que não prende o camelô que vende CD Pirata. A população que ainda não entendeu que é a máfia asiática que ganha dinheiro com Pirataria. O CD vendido na Banca de Jornal é mais barato e é igual ao que é vendido na loja.

Harvey
Veterano
# dez/03
· votar


Eu gosto de comprar cds originais. Mas não tenho muitos acho que uns 20, no máximo. Mas realmente o preço é muito alto. Tô querendo comprar o The wall do Pink Floyd, mas tá impossível, tão cobrando R$50, R$60... tudo bem que o cd é duplo, mas isso é um exagero. Normalmente passeio nas lojas e compro os da promoção. Já comprei do hendrix, zeppelin, jeff beck e steve vai por R$12. Acho que se colocassem a um preço de R$20, as gravadora lucrariam muito mais e a pirataria diminuiria bastante.

Também não compro cd's pirateados. Eu baixo as mp3 no trabalho e gravo em cd... ou seja, eu mesmo pirateio os meus cds, hehehe...

Becker
Veterano
# dez/03
· votar


Grosskopf
Parabéns pelo ótimo "artigo". Concordo totalmente com você

yvo
Veterano
# dez/03
· votar


eu soh compro cd original, nunca comprei cd pirata...

e sobre o q o Grosskopf falo, acho q o publico do metal compra o original pq eh devoto pela banda, eh um publico mais fiel

the_paranoid
Veterano
# dez/03
· votar


eu nunc acomprei cd pirata... pq todos q vi comprarem o cd estragou cedo... mas tb naum recomendo comprar o cd original ao absurdo de preço q esta agora. mas tb afinal, uma coisa soh eh piratiada qnd realmente merece neh? achu q pode continuar assim... eu vou continuar baxando minhas musicas da internet e soh vou comprar um cd qnd esse preço de merda baixar... qnt a porcentagemq os artistas recebem nas vendas esta no contrato, se eh 5, 10, 20, ou 1% eh eles q aceitam... se reclamam q ganham poco intaum q façam independente

Grosskopf
Veterano
# dez/03
· votar


Acho que é a primeira vez que alguem concorda comigo aqui no fórum. Eu mesmo só tenho um cd gravado (comprei para ajudar um amigo), mas abaixo muitas mp3, até para conhecer as bandas, se eu gosto, olho se posso comprar o cd! Mas recomendo olhar em sebus ou lugares que vendam cds usados, por que consegue se achar verdadeiras pérolas em ótimo estado por um preço muito camarada.

White_Metal
Veterano
# dez/03
· votar


o PROBLEMA EH Q A GALERA Q FICA COMPRANDO ORIGINAL COMPRA SOH OS BALAIOS TIPOW _THE BEST OF THE BEAST- IRON MAIDEN BLACK ALBUN-METALLICA_ E OS GREATEST HITS DA VIDA. E AS BANDAAS NOVAS GASTAN UMA GRANA EM GRAVAÇÂO DE CD DEMO E VENDE 10 9 PRA FAMILIA E UM PRA namorada do baterista, A MESMA COISA COM CAMISETAS TD MUNDO TEM CAMISETA DO BLACK SABBATH,IRON E RAMONES MAS A SERIGRAFIA COBRA R$30 A ARTE E +R$10 POR CAMISA PARA A MINHA BANDA VENDER POR R$5 CADA EH um ABSURDO EH um ABSURDO EH um ABSURDO EH um ABSURDO!!!!!!!!! COM ECHIO EH um ABSURDO SURDO RDO DO DO O!

White_Metal
Veterano
# dez/03
· votar


lEIA A MINHA MSG E AJUDE AS NOVAS BANDAS COMPREM CDS E CAMISASETAS E AGENDINHAS (JAH TEMOS MODELOS 2004) E BERREM MTO NOS SHOWS.
lEIA A MINHA MSG E AJUDE AS NOVAS BANDAS COMPREM CDS E CAMISASETAS E AGENDINHAS (JAH TEMOS MODELOS 2004) E BERREM MTO NOS SHOWS.
lEIA A MINHA MSG E AJUDE AS NOVAS BANDAS COMPREM CDS E CAMISASETAS E AGENDINHAS (JAH TEMOS MODELOS 2004) E BERREM MTO NOS SHOWS.

maggie
Veterana
# dez/03
· votar


surtou

Dieselboy
Veterano
# dez/03
· votar


Grosskopf
po taí, vc levantou um assunto interessante. Concordo com praticamente tudo q vc flou, só discordo da sua opnião a respeito do vinil.Apesar deu curtir um vinilzinho, sei q ele já está bem ultrapassado, cabe menos músicas e é muito mais sensivel, sem contar na qualidade do som

John Andrade
Veterano
# dez/03
· votar


Minha opinião:
Música sempre foi uma diversão cara. A Boa música sempre teve seu preço.
- o Cd foi criado, ficou mais caro ainda, pois nova tecnologia quando surge semprre é cara. poucos possuiam aparelhos de CD em casa.
- Veio o plano real. O Dólar ficou empatado com o real, isso possibilitou o acesso à nova tecnologia.
- O Povo se entusiasmou, comprou tudo...
- O Dólar fugiu de controle, as coisas de origem gringa foram ficando mais caras novamente (matéria prima pra fabricação de CDS, Prensas, etc) o Cd então ficou mais caro.
- Surge o MP3... a troca de arquivos pela internet se tornou algo atraente, tá na moda... galera começou a baixar tudo o que eles não podiam comprar e gravar em CDS...

Pirataria agora virou moda... tão pirateando tudo, desde VHS até DVD (VCD). Tipo o artista que grava independente, tem sua arte pirateada, não recebe retorno (o incentivo dele) então vc acha que ele vai gravar algo novo ? não... todos perdem. O cara X lança uma video aula... um monte de gente copia.. vc acha que a produtora vai querer colocar no mercado uma nova video aula (que traz muita informação). Não vai.

O Povo pirateia o que tá na moda. e o povo compra. se é coisa passageira, tipo uma musica de zueira que só vai durar 1 carnaval, tudo bem, faça o que quiserem, mas musica boa num se pirateia...

Eu costumo baixar algumas musicas... se eu gosto, eu compro.

Sou meio que a favor de piratear coisa gringa, pois eles fodem com a gente de todo jeito. piratear num se compara a ter seus produtos vetados numa organização como a ALCA.

LOW Fl
Veterano
# dez/03
· votar


A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS CDS

Tem muita gente que vai ler e isso e não viveu essa época. Bom antigamente tinha o LP, Long Play, Bolachão, Biscoito, como vc preferir. Ele estava em todas as lojas. Ai lançaram algo novo, o CD, o Compact Disk, aquele objeto de desejo refletia luzes e tinha tamanho reduzido e maior tempo de duração.

ENGRAÇADO: DE UMA HORA PRA OUTRA OS LPs SUMIRAM, E AS LOJAS SÖ TINHAM CDs.
Vc se pergunta PORQUÊ?O titio LOW-FI responde:

Os LPs que ficavam a vendas nas lojas estavam sob o sistema de consignação, que funciona como um emprestimo ou um aluguel, se a loja vender o LP tudo bem, senão vender ela poderia devolver o LP para o distribuidor. A loja ela precisa de uma rotatividade alta de produtos.Assim o distribuidores viam quais tinham mais saida.
Quando lançaram o CD ele tinha um custo alto na produção, o que fazia ter um preço alto, e bota alto nisso.
Os distribuidores fizeram o seguinte: a partir de tal dia eles não aceitariam mais devolução de LPs. As lojas então, antes deste prazo, devolveram todos os LPs para não ficarem com produtos encalhados, e foi assim instituida a era do CD.

O consumidor não teve direito de escolha. Quem quisese aguela bolacha preta grande de tantas rotações, tinha que agora correr atrás das últimas unidades nas lojas e ir atrás de sebos.LP VIROU UMA RARIDADE DE UM DIA PRO OUTRO.

QUANTO AO PREÇO ALTO DO CD:

No começo o CD tinha um preço alto. Depois seu custo de produção for reduzido enormemente, mas não houve redução do preço de venda porque os CDs já eram populares e a ganancia das gravadoras falou alto nessa hora. Nunca as gravadoras lucraram tanto.

Já existe o MD a um bom tempo, nele cabe masi do que um CD convencional. Não vou ficar surpreso se acontecer o mesmo processo daqui um tempo.


raelbgl
Veterano
# dez/03
· votar


Grosskopf
kra... gostei mto dessa sua teoria do pq os metaleiros compram mais cds originais q as outras "tribos".
eh a pura verdade... de um certo modo.. os metaleiros sao mais fieis as suas bandas... e sabem q ele vai escuta o cd no minimo uns 15 anos... entaum eh uma compra compensativa... e tipo... por serem LOUCOS por suas bandas... fazem questao de ter um cd original... com aquele super encarte metalico e tal... acho q todo mundo gosta de ter um cd original da sua banda prefirida....

O assunto da propaganda de TV... os kra tao longe de convencer alguem com as frases:"CD pirata naum tem a mesma qualidade", " Compre CD original pq tem um encarte bonitinho com a letra das musica pop", a unica coisa q pode acabar com a piratiação eh a baixa do preço, ou o aumento dos salarios.... mas como sabem q nenhum dos dois vai acontecer.... vamos ter os piratas por um bom tempo...

naum compro cd pirata nem original... faço os meus aqui em casa... acho q num comprei mais nenhum cd desde q comprei meu querido gravador....

The Hellraiser
Veterano
# dez/03
· votar


CLARO QUE SIM!

Devido aos altos preços de CDs logicamente. E as músicas que vão parar no KazaA antes mesmo do CD ser lançado? - Sinal de que gente da própria gravado foi lá e colocou...

septo
Veterano
# dez/03
· votar


No brasil o preço não vai cair, de qualquer os "artistas" mais populares, ou melhor, produto, vende muito. No maior mercado (EUA) ela não penetra com a mesma facilidade. O que esperar então, novos tipos de mídia ?
não sei dizer, mas a sony além de ser uma das "mega-gravadoras", vende também gravadores (cd-rw) e vende como água...

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# dez/03
· votar


Que nem os filmes, eu vejo os filmes no BiT bem antes de sair no cinema aqui no BR.

Anthony_Kiedis
Veterano
# dez/03
· votar


Grosskopf
Parabéns... belo argumento!!!

the_paranoid
Veterano
# dez/03
· votar


The Hellraiser
da própria gravadora tb naum... alguns loco conseguem antes... oq acha q houve com o half life 2? pois eh...

DTGNR
Veterano
# dez/03
· votar


Quem curte a banda nunca vai querer comprar um cd pirata!]

Bem eu amo Dream Theater e confesso q nao tenho nenhum cd original da banda! Sao caros, mto caros! E eu to sem emprego pra ficar bancando!
E outra razao pra piratear cds eh pq sou a favor de se desafiar o sistema, a revolucao tem de começar de algum jeito!
Nao, eu nao sou comunista!

naka
Veterano
# dez/03
· votar


eu devo te mta poca musica no computador fasso questao de compra cd origineba... devo te + de 500 so da galeria ^^
mas isso na epoca q cd tava por volta de 20-15 agora compro so cd q eu sei q é bom mesmo ou q é obrigatorio , tipo iron novo theather novo e assim vai

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pirataria: culpa das gravadoras?