Uma tendência meio irritante

    Autor Mensagem
    Random_Rampager
    Veterano
    # jun/10


    Ultimamente eu tenho visto muito em minhas conversas com amigos, conhecidos, etc, e um pouco também aqui nesse fórum, uma certa tendência das pessoas no sentido de querer "obrigar" todo mundo a ouvir preferencialmente a música nacional.

    Ultimamente tem sido praticamente impossível ter qualquer conversa sobre música sem ter de ouvir comentários malfadados como "você tem que valorizar o que é daqui", "é a nossa cultura" e a energúmena acusação de ser "paga pau de gringo", todos com as suas devidas variações.

    Eu me pergunto o porquê de todo este mongolismo xenofóbico. Ninguém é obrigado a ouvir porcaria só porque foi feita aqui. E muito menos acho que um critério regional, qualquer que seja, é um parâmetro aceitável pra se definir o que seja música de qualidade.

    A tal "questão cultural", de ser a "nossa cultura", é outra coisa completamente sem nexo. Sinceramente, entre um músico baiano de axé falando sobre micareta, outro tocando sertanejo de raiz falando da vida no campo, um pagodeiro falando de cornisse, um favelado aqui da minha cidade fazendo rap sobre a realidade deles, um grupo de batuques e um músico alemão, que viva numa grande cidade e tenha uma realidade mais parecida com a minha, a única música que eu particularmente poderia me identificar, culturalmente falando, seria a do alemão.

    Tudo isso antes sequer de tocar no assunto principal, que é a música em si. Eu, por exemplo, gosto de Metal e Hard Rock, e uma ou outra coisa além disso. Eu vou ouvir o som que eu gostar, e a esmagadora maioria das bandas que eu curto são estrangeiras. E talvez o assunto que eu mais goste seja música, mas por.ra, tem sido irritante falar de música hoje em dia.

    Sempre tem um mané pseudo intelectual pra me chamar de "paga pau de gringo" ou falar que eu TENHO que valorizar o que é daqui, única e exclusivamente por ser daqui, como se isso fosse a mais absoluta das obrigações. Aí acaba sendo a hora de citar o Anelka e falar pro interlocutor "va te faire enculer, sale fils de pute" (é, eu gostei dessa frase, ahaha!). =)

    Mas enfim, criei este tópico mais pra saber o que vcs pensam sobre o assunto, e se sou só eu que tenho me irritado com essa modinha xenofóbica que tem se alastrado por aí...

    leo-guitar94
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    cara, concordo totalmente com vc... a culpa não é nossa que gosta de Hard Rock e Metal que os gringos são melhores que esses eminhos de modinha daqui. Não tem nada a ve com. "paga pau pra gringo" tem a ver com gostar de musica boa...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Random_Rampager

    É meio difícil mesmo você falar de bandas nacionais dentro do gênero muiscal que você curte.

    Eu gosto muito de música brasileira. Não por ser brasileiro, mas por um lance que você mesmo disse: o assunto principal, que é a música em si.

    Gosto muito da música brasileira, mas não abro mão do rock'n roll.

    Random_Rampager
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    leo-guitar94
    Não tem nada a ve com. "paga pau pra gringo" tem a ver com gostar de musica boa...
    É bem por aí mesmo, brother. Não que a intenção do tópico seja malhar a música nacional, até porque tem coisa boa aqui, é mais um protesto contra o povo que acha que a gente simplesmente PRECISA ouvir o que é daqui e ignorar e desprezar o que é de fora.

    Rodrigues
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Random_Rampager
    Ninguém é obrigado a ouvir porcaria só porque foi feita aqui[2]
    Eu, por exemplo, gosto de Metal e Hard Rock[2]
    Brother, tu falou uma verdade, mas no brasil tbm tem muita coisa boa no metal, Sepultura, sárcófago, Dorsal Atlântica, Overdose, Chakal, Occultan, Krisium, Angra(apesar de eu num curtir), Shaman(apesar de eu num curtir), hangar(essa eu curto) entre outras.Ta certo que tem muito mais banda gringa que Brazuca, mas aqui tem coisa bacana tbm, vc nem devia dar ouvidos ao que esse povo fala, senão acaba se chateando atoa.
    Abraços.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Random_Rampager: Sempre tem um mané pseudo intelectual pra me chamar de "paga pau de gringo" ou falar que eu TENHO que valorizar o que é daqui, única e exclusivamente por ser daqui, como se isso fosse a mais absoluta das obrigações.

    Eu aprecio o que gosto independente da geografia. Se os outros não gostam do mesmo ou acham que eu deveria mudar, tá tudo certo. Resta saber se eu vou concordar, pq quem manda em mim, sou eu! hehe Portanto, nem discutiria o assunto a fundo.

    Abs

    ps. aliás, eu não vejo essa tendência, com o tópico induz.

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Random_Rampager

    Eu concordo com o Oscar Wilde nesses assuntos de apreciação cultural. A frase dele que resume a questão é mais ou menos essa:

    "Tudo que é humano me pertence".

    Em suma, posso reivindicar como preferida, a arte feita em qualquer tempo e ou lugar. Pois no fundo, é tudo vindo da mesma humanidade.

    Mas outras pessoas pensam diferente, não há problema nisso. E no meu caso, também gosto de muito material nacional(choro, instrumental brasileira com influência jazzística, erudita nacional, bossa nova, e alguma coisa de rock nacional). Mas deixo em pé de igualdade com a arte que gosto e foi feita fora do Brasil.

    Outra frase dele que gosto muito é essa:

    "Tenho o gosto simples. Gosto simplesmente do melhor de tudo".


    Hhshaah! Arrogante, mas que também prega a universalidade.

    Random_Rampager
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    LeandroP
    Eu mesmo também gosto bastante de algumas coisas daqui, além de ter outros músicos que eu particularmente não gosto de escutar, mas respeito.

    A birra que eu tenho, e que motivou este tópico, foi uma certa arrogância que vejo aparecer cada vez mais em algumas pessoas, pelo menos dentro de alguns meios de convivência, de querer impor pra todo mundo exclusivamente a música nacional como se fosse a única que prestasse.

    Rodrigues
    Tem sim, cara. Eu colocaria também o Symbols e o Tuatha de Danan na lista. =)

    MauricioBahia
    Eu aprecio o que gosto independente da geografia.
    Eu sou bem por aí tb. Mas é que ser chamado de "paga pau de gringo" é uma coisa tão comum em conversas sobre música ultimamente, que isso andou me irritando. :P
    Enfim, talvez nem seja uma tendência universal assim, mas eu estou achando isso bem mais comum ultimamente nos meios em que eu convivo.

    makumbator
    É bem no espírito dessa frase e do que você falou mesmo, brother.

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator
    Tá inspirado heim?
    - assino embaixo.

    Mas olha que aparece nos meu charts de música que escutei nesses últimos meses, rs:
    http://www.lastfm.com.br/user/T-Rodman/charts?rangetype=overall&subtyp e=artists

    Kiki
    The Root Of All Evil
    Overlapping Circles
    Makumbator
    Headstock invertido
    kiki
    T-Rodman, Will Bejar, makumbator
    kiki, Ed_Vedder
    Arimoxinga
    Stalingrado, MauricioBahia, makumbator

    :)

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    T-Rodman

    auhuah!

    YES! É nóis na fita!

    abs

    Rodrigues
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Random_Rampager
    Tem sim, cara. Eu colocaria também o Symbols e o Tuatha de Danan na lista. =)
    Sim sim, na lista que fiz dei apenas um exemplo, pq tem muita coisa, ai acabo não lembrando.

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    T-Rodman

    Tá inspirado heim?

    é a lua!


    Mas olha que aparece nos meu charts de música que escutei nesses últimos meses, rs:

    Hhashsah! Vc ouve até a si mesmo, mais nacional (e no entanto individualista) que isso impossível!

    Random_Rampager

    Tenho um amigo muito esperto(e que gosta muito de metal europeu) que nessa situação descrita por vc, sempre diz que música brasileira mesmo só cantos indígenas antigos de raiz, e quem gosta de pop/rock brasileiro e MPB é vendido! Hsahsah!

    O pessoal sempre se espanta quando ele fala isso. Assim ele vira o jogo e passa a chamar o interlocutor de traidor da pátria(e aproveita para emendar um discurso nacionalista no melhor estilo do personagem Policarpo Quaresma, do LIma Barreto) . Falando isso sério, as pessoas acreditam...e ele racha de rir depois.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    makumbator
    Hhashsah! Vc ouve até a si mesmo

    ó o meu:

    http://www.lastfm.com.br/user/Artur_UFRJ/charts?rangetype=week&subtype =artists

    Sou o terceiro artista que eu mais ouvi nesta semana! (e ainda está um resultado subestimado, porque o número de vezes que eu ouço as minhas gravações pras Jams é bem grande, mas não entra na conta do site)
    Que narcisista.

    Fora que no geral, sou o quinto que mais ouvi...

    Eu me envergonho, sério mesmo :P

    Random_Rampager
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator
    Hahahahaha pior que deve ser engraçado isso! :P

    The Root Of All Evil
    Eu até queria poder ficar me ouvindo, mas eu toco mal pra caralho... Talvez daqui a uns anos, ehehe.

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    The Root Of All Evil

    Hhaahs, mas se envergonha por não ser o primeiro da própria lista, ou por ser quase o primeiro da própria lista?

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator
    Hhaahs, mas se envergonha por não ser o primeiro da própria lista, ou por ser quase o primeiro da própria lista?

    Por ser quase o primeiro!
    auhauhauhauhuaahuh

    Random_Rampager
    Eu até queria poder ficar me ouvindo, mas eu toco mal pra caralho... Talvez daqui a uns anos, ehehe.


    Eu também toco mal, mas algumas das músicas que eu mais me identifico e melhor entendo são as minhas :P

    Random_Rampager
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    Nada, cara... Ou eu estou viajando legal aqui por causa do sono devido ao avanço da madrugada, ou vc tem a manha, sim... Foi vc que postou uma versão de uma música do Nobuo Uematsu um tempo atrás nesse fórum?

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Random_Rampager

    Eu mesmo, mas quem dera eu tivesse a manha :P

    Random_Rampager
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    Mas teve! Eu gostei da música.
    Mas, se fosse eu postando alguma coisa minha aqui, eu seria mais xingado que o Raí na copa de 94, ehehe! :P

    Jorge Fnord
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    um favelado aqui da minha cidade fazendo rap sobre a realidade deles

    o que é isso cara? olha quem tá falando de preconceito
    Eu também não gosto de rap, mas a forma como você colocou não achei legal não.
    Uma visão muito insensível e indiferente às mazelas sociais

    Random_Rampager
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Random_Rampager
    · votar


    Jorge Fnord
    Aí você está tirando o que eu disse de contexto...
    Não é questão de ser preconceituoso, insensível ou indiferente. É questão de rap não ter absolutamente nada a ver comigo, como fica demonstrado com a frase "...a única música que eu particularmente poderia me identificar, culturalmente falando, seria a do alemão", ué.

    Leandro X
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Eu quero é que se f*d* a música nacional.

    Abçs

    Random_Rampager
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Nada contra a música nacional. É que bandas como o Edguy são mais legais mesmo. :P
    http://www.youtube.com/watch?v=-y3CMlvrkN0

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    cara meu ipod tem 9000 e poucas musicas , e n tem uma em portugues. o maximo de banda nacional q tem é angra e dr sin .

    de rock daqui eu só curto cazuza,legião e mamonas .

    mais meu gosto tem haver com a lingua portuguesa.
    o rock GERALMENTE fala através de frases curtas , perfeito no ingles , enquanto o portugues soa poetico geralmente em frases longas .
    de boa
    "eu te amo" soa muito mais brega e cafona numa musica ,q " I love you" pelo menos pro meu gosto.
    rock em portugues só da certo ,quando o cara é poeta por natureza e acerta em cheio na letra (caso das bandas que eu citei acima e de algumas musicas de outras bandas como titãs paralmas e etc)

    na verdade eu n sei pq , odeio prestar atençao em letra de musica ,hoje a tarde tava passando show do bruce springsteen (sei la como escreve) na multishow , e eu só aguentei assistir 2 musicas pq aquela bosta tinha legenda. se legendado ja me irrita tanto ,imagina letra em portugues.


    ps : tou falando de rock ,eu sei que camoes foi o maior poeta de todos os tempos , sei que existem varios letristas no brasil , e sei que a musica brasileira fora do rock é muito rica . mais ainda sim eu acho q portugues n combina com rock.

    ThiagoGasb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    tambem curto hard rock,e realmente eh bem dificil algo daqui me agradar,raramente escuto algo nascional tirando massacration uhashuashu

    Random_Rampager
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    rhoadsvsvai
    Tem essa tb... Português não fica tão bem quanto o inglês pra rock, muito menos Metal. em um bom exemplo nesses dois vídeos, que são versões diferentes da mesma música.

    http://www.youtube.com/watch?v=CsicdFN4r5o
    http://www.youtube.com/watch?v=2WWGFVUaX6M

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma tendência meio irritante