Miscigenação da música popular brasileira

    Autor Mensagem
    Swamy
    Veterano
    # jun/10


    Oi gente !
    Sou iniciante aqui, e pra começar pensei em discutir um assunto que no meu prisma é pertinente.
    A Miscigenação da música brasileira .
    Uso o termo miscigenação, pela influencia q a MPB tem recebido de outras tendencias musicais, principalmente nas ultimas decadas...
    ( Não que esse " mutualismo" seja em um todo algo...hum...ruim).
    Mas o centro da reflexão, é até aonde essa mistura de ritmos, vem encobrir as caracteristicas, e as raizes da "individualidade" da musica brasileira.

    Gostaria de saber a opinião de vcs...

    Lucas F
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Swamy

    Uma vez eu li um artigo que, embora não fosse sobre música, falava sobre essa miscigenação em outras áreas da cultura. O artigo falava que muita gente critica o fato de o Brasil não ter uma característica própria, original: Tudo o que é brasileiro, na verdade, não é brasileiro. Enquanto os japoneses têm o mangá, os africanos têm suas particularidades, os EUA têm o cinema, os quadrinhos e tals, os brasileiros só têm coisas oriundas dessas culturas. Porém - continuava o artigo - é isso que o Brasil tem de original: a capacidade de assimilar e misturar essas culturas todas.

    Portanto, eu não temo que a influência de outros ritmos sobre a MPB possa encobrir suas raízes. Acho que enquanto mais mistura houver, mais individual será a nossa música. Até por que, o Brasil não têm raiz nenhuma: é tudo só caule e folhas. rsrs

    Swamy
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Isso é muito questionavel Lucas...

    Não sei se tenho uma visão muito de " politicagem" ou " politizada" da coisa em questão... Mas acredito que a capacidade do Brasil " de assimilar e misturar essas culturas todas", nao seja em todo panorama positivo.

    A ausencia de Indentidade é Algo Muito Sério ( mas nao qro discutir politica)

    E um país que deixa isso acontecer- envolvendo a musicalidade- é um país SurdoOOoo

    Valeu seu comentario Obg !

    Its Fucking Boring To Death
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    essa miscigenação musical não é positivo quando uma das partes(no caso, a música brasileira) perde suas principais características.

    fora isso, não vejo nenhum problema. Bossa nova teve influencia do jazz e da música clássica, mas mesmo assim não soa como musica de gringo tocada por brazucas.

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Swamy
    cara, ach oque ce ta perigando cair num "romantismo":

    Mas o centro da reflexão, é até aonde essa mistura de ritmos, vem encobrir as caracteristicas, e as raizes da "individualidade" da musica brasileira.
    o que seria essa tal individualidade?
    a musica dos indios?
    o samba?
    o candomblé?
    baião?
    a bossa nova?

    na minha opiniao, o brasil é extremamente influenciado pro varios rimots, por que o pais é formado por varias culturas.
    tem toda a cultura europeia aqui, somada com muito da cultura africana trazia pelos escravos.

    outra coisa: isso nao tem nada a ver com politica. isso é cultura. pode ser antropologia, pode ser saociologia, pode ser artes...

    Swamy
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Essa é a grande questão Funcking.

    Lavousier afirma que "Nada se cria e sim tudo se transforma"...
    (Sabe lá se ele tem razão!?), mas o processo em que se deriva essa transformação é que diferencia Criatividade e Originalidade de Imitação, Clonagem, Plagio e tantos outros adjetivos sinonimos...

    Bom exemplo da Bosa Nova

    Destaque:
    Bossa nova teve influencia do jazz e da música clássica, mas mesmo assim não soa como musica de gringo tocada por brazucas.


    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Swamy
    por que bossa nova nao é só um jazz brasileiro.

    alias, a bossa nova influenciou o jazz depois. é um grande exemplo de como as relações são mais complexas.

    frank sinatra pediu pro tom jobim pra gravar suas musicas.
    wave era uma canção instrumental, que ofi letrada em ingles a pedidos do frank, e depois foi escrita a versao em portugues.
    frank e tom fizeram shows juntos.
    ella fitzgerald cantou "só danço samba" e outras.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Tem que misturar mesmo.

    Swamy
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Swamy
    · votar


    O que tambem pode ser politica

    Você tem razão quando diz:perigando cair num "romantismo".
    Mas também não sejamos parnacianista...

    Eu destaco sua ressalva bem colocada sobre a formaçao cultura brasileira...

    Mas os Estados Unidos foram colonizados por ingleses, Canada pelos mesmos ingleses e franceses, e nem se fala da A frica ( a grande rede de retalho)

    O Brasil foi colonizado pelos portugueses é só mais um fato...

    Sim estamos tratando de musica...

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    O Brasil foi colonizados pelos portugues é só mas um fato...

    Madredeus é bem legal.

    Swamy
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    The Root All Evill

    Portugueses
    Valeu...
    Madredeus

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Miscigenação da música popular brasileira