Miscigenação da música popular brasileira

    Autor Mensagem
    Swamy
    Veterano
    # jun/10


    Oi gente !
    Sou iniciante aqui, e pra começar pensei em discutir um assunto que no meu prisma é pertinente.
    A Miscigenação da música brasileira .
    Uso o termo miscigenação, pela influencia q a MPB tem recebido de outras tendencias musicais, principalmente nas ultimas decadas...
    ( Não que esse " mutualismo" seja em um todo algo...hum...ruim).
    Mas o centro da reflexão, é até aonde essa mistura de ritmos, vem encobrir as caracteristicas, e as raizes da "individualidade" da musica brasileira.

    Gostaria de saber a opinião de vcs...

    Lucas F
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Swamy

    Uma vez eu li um artigo que, embora não fosse sobre música, falava sobre essa miscigenação em outras áreas da cultura. O artigo falava que muita gente critica o fato de o Brasil não ter uma característica própria, original: Tudo o que é brasileiro, na verdade, não é brasileiro. Enquanto os japoneses têm o mangá, os africanos têm suas particularidades, os EUA têm o cinema, os quadrinhos e tals, os brasileiros só têm coisas oriundas dessas culturas. Porém - continuava o artigo - é isso que o Brasil tem de original: a capacidade de assimilar e misturar essas culturas todas.

    Portanto, eu não temo que a influência de outros ritmos sobre a MPB possa encobrir suas raízes. Acho que enquanto mais mistura houver, mais individual será a nossa música. Até por que, o Brasil não têm raiz nenhuma: é tudo só caule e folhas. rsrs

    Swamy
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Isso é muito questionavel Lucas...

    Não sei se tenho uma visão muito de " politicagem" ou " politizada" da coisa em questão... Mas acredito que a capacidade do Brasil " de assimilar e misturar essas culturas todas", nao seja em todo panorama positivo.

    A ausencia de Indentidade é Algo Muito Sério ( mas nao qro discutir politica)