Comparando a onda do Rock brasileiro nos anos 80 com a onda atual

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# jun/10


Queria levantar um debate (ou seja, não estou abrindo um ringue para gladiadores) sobre a onda do Rock brasileiro dos anos 80 comparada com a onda Emo (e agora Happy Rock) de hoje.

Este assunto me veio em mente depois de comprar o DVD Rádio Pirata ao Vivo, do RPM. Este DVD (na verdade originalmente é um VHS, que foi passado recentemente para DVD) foi gravado no auge da banda, em 1986, no Ginásio do Ibirapuera. Na época houve uma febre por esta banda, meninas ficavam loucas pelos caras e a imprensa comparava aquela RPM-mania com a Bleatlemania. Mas não era só o RPM que arrastava uma molecada para os shows, nos anos 80 houve uma explosão de bandas diversas como Titãs, Ira!, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Legião Urbana, etc.

Dos anos 2000 pra cá começaram a surgir os tais Emo. E do ano passado pra cá ainda surgiram os tais Happy Rock (Cine, Restart e todo o tipo de banda que se assemelhe visualmente com os Teletubbies). E eles, assim como os dinossaurdos dos anos 80, arrastam a molecada dos 12 aos 18 anos para seus shows, trazendo o Rock (ou o que eles chama de tal) para a moda novamente.

As perguntas que me vêm em mente são as seguintes:
- O que diferencia o RPM do NX Zero (objetivamente, sem colocar em pauta os gostos pessoais)?
- Porque hoje falar bem do RPM é um consenso e apostar no futuro do NX Zero não é um consenso?
- Será que alguma destas bandas de hoje serão cultuadas por nós daqui 10, 15 ou 20 anos?

Sir.Paulo
Veterano
# jun/10
· votar


Nos anos 90 também tiveram bandas muito boas como:
Charlie brown jr
Planet Hemp
Tihuana
Pato Fu
Dr. Sin
Dead Fish
Nação Zumbi
Ultramen
Skank
Jota Quest
Mamonas Assassinas
O Rappa
CPM 22
Raimundos
http://futrico.net/wp-content/uploads/2009/05/rock_nacional_90.jpg

_____________________________________________________

Agora anos 200 -......... O_o

http://listas.terra.com.br/system/lists/000/001/191/medium/12513856859 99_f.jpg

O__O

o rock morreu!

Caike_bend
Veterano
# jun/10 · Editado por: Caike_bend
· votar


O que diferencia o RPM do NX Zero?
Qualidade musical. As músicas do RPM são, de longe, bem melhores que as do NX0. Eu acho.

Porque hoje falar bem do RPM é um consenso e apostar no futuro do NX Zero não é um consenso?
São épocas diferentes. RPM era da década de 80, que na minha opinião foi a melhor época de todos os tempos. Muitas bandas ótimas e eles tinham que fazer música boa para se destacar, se não.. Já o NX0, nasceu na pior década da história musical brasileira. ANOS 2000. Eles não precisam fazer boa música pra se destacarem. É só falar que ama alguma mina que te deixou, por cabelo pro lado e já era!

Será que alguma destas bandas de hoje serão cultuadas por nós daqui 10, 15 ou 20 anos?
Pode ser que sim, pode ser que não. Ninguém sabe. Talvez algumas dessas novas bandas fiquem assim como ficaram as bandas dos anos 80, algo como Dominó, Polegar,Menudo, etc. Aposto que muita gente que frequenta o fórum curtiu essas bandas. Teve sua adolescência. Creio que aconteça o mesmo com as bandas atuais. As pessoas amadurecem, dai elas vão olhar pras fotos, videos, enfim, lembrar do passado, ver a adolescência delas. Deu pra entender mais ou menos o meu raciocinio?

Valeu!

ogner
Veterano
# jun/10
· votar


Sir.Paulo

Muito boa as bandas citadas, velho!!!!
Das que vc citou gosto muito mesmo dessas:

Planet Hemp
Pato Fu
Dr. Sin
Nação Zumbi
Ultramen


Qual é o Rock atual?? Uma banda por favor, serio, não sei!

Lucas F
Veterano
# jun/10
· votar


Eu acho que a música feita nessa década não piorou em relação às anteriores. O cenário musical agora é que não está mais concentrado na mídia. Basta você procurar na cena alternativa, no underground e vai encontrar uma dezena de bandas boas. Mas, se você procura na mídia, em quem tá fazendo a cabeça da garotada, aí sim espere porcaria. Tenho a impressão de que com o passar dos anos o que faz sucesso na massa só tem piorado: antigamente uns puta jazzitas faziam sucesso, depois os Beatles, depois foi piorando: umas bandas igual RPM, depois caiu pra Charlie Brown Jr e agora NXZero.

Gente! Parem de ver televisão. Vão buscar música boa de verdade e deixem de se preocupar com bandinhas da moda.

Leex
Veterano
# jun/10
· votar


Qual é o Rock atual??

Rock atual?
Vivendo do ócio...
Pitty
Charlie Brown Jr.
Matanza não é tão ruim.

Até que tem umas bandas boazinhas, sem conta que tem os Dinossauros do Rock que ainda fazem albuns.

MauricioBahia
Moderador
# jun/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


- O que diferencia o RPM do NX Zero (objetivamente, sem colocar em pauta os gostos pessoais)?

Que tal o Paulo Ricardo responder?




Porque hoje falar bem do RPM é um consenso e apostar no futuro do NX Zero não é um consenso?

Cara, prever o futuro é impossível. Quem diria que os Reis do Iê, Iê, Iê (sem comparações, é claro) com seus "cabelinhos franjinha" e terninhos engomados acabariam revolucionando? Foram da franjinha pro cabelão pq o mundo estava mudando, os músicos amadurecendo e "i wanna hold your hand" já era passado.

A questão é de atitude, maturidade e também social. Se tivermos uma guerra no Brasil e morrerem pais, amigos ou conhecidos, duvido que a mídia estaria tocando canções "fofinhas" ou coloridas. Provavelmente o "dark" iria tomar conta.

A cenários músical atual, na minha opinião, pinta bem o mundo que vivemos, onde quase tudo é de plástico, coloridinho e descartável. Mas sempre pinta uma coisa legal!


- Será que alguma destas bandas de hoje serão cultuadas por nós daqui 10, 15 ou 20 anos?

Acho que a resposta acima vale pra essa pergunta. :-)

Abs

Sir.Paulo
Veterano
# jun/10
· votar


Leex
Charlie Brown Jr.
é de 90

Pitty
Matanza

Bem lembrado!

Lembrei de mais algumas dos anos 90:
Angra
Natiruts
Sheik Tosado
Autoramas
Los Hermanos
Rumbora
Bidê ou Balde
Cachorro Grande
Hangar

Vamos tentar montar uma lista de 2000 para frente:

Detonautas Roque Clube
Pitty
Matanza
Massacration huahuahuahuahauha
Rodox


....ta difícil!

Powerslave158
Veterano
# jun/10
· votar


Pra mim rock Brasileiro foi nos anos 70

Mutantes

Casa das Máquinas

O Terço

Som Nosso de cada Dia

e muitas outras bandas!!!

Anos 80 teve bandas importantes, mas na minha opinião é só Farofada!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


erico.ascencao
Cara, o fenômeno RPM "atropelou" até à eles mesmos...Não foi uma "hype" total como essa galerinha de Cine, Restart e etc.
O problema é que o mega-sucesso do RPM acabou por gerar uma "má vontade" para com a banda. Se vc ouvir os discos dos caras sem noções pré-concebidas, verá (ouvirá) que els tinham realmente algo à dizer, que a banda era boa e crítica, inserindo-se ( e bem!) numa geração muito significativa do rock brasileiro, que tinha coisas como Paralamas, Legião, Inocentes e Titãs.
Portanto, não há comparação.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Powerslave158
Discordo...
Eu viví tanto o final dos anos 70, quanto os 80. E o que se produziu nessa década (80), constituiu-se num movimento MUITO mais amplo do ponto-de-vista cultural e social que os que se produziu (no rock brasileiro) dos anos 70, até porque, os contêxtos político-culturais eram bem distintos.
A ditadura imperava nos anos 70, e a temática das letras não podia ser direta, buscava-se muito mais uma opção existencial (escapista, mas nem por isso conformista) do que uma música mais "engajada" propriamente dita, até porque isso era impossível em tempos de DOI-CODI e DEOPS....
Abç

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


Porque hoje falar bem do RPM é um consenso

É???
Nem sabia.

MauricioBahia
Moderador
# jun/10
· votar


Nem sabia. (2)

ogner
Veterano
# jun/10
· votar


Ué, e eu que também Nem sabia. (3)

hauheuhusa

MauricioBahia
Moderador
# jun/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Desculpe postar mais vídeos

A diferença tá aqui. Mesmo nas baladinhas, no arranjo... True from hell! Esses eram os momentos Emos da época.







É por isso aqui também..



Dogs2
Veterano
# jun/10 · Editado por: Dogs2
· votar


- O que diferencia o RPM do NX Zero (objetivamente, sem colocar em pauta os gostos pessoais)?

Não conheço o NX Zero, mas o RPM conheço.
O RPM tinha dois lados: o lado completamente radiofônico, em que, mesmo sendo radiofônico eles insistiam em passar algum conteúdo (Alvorada Voraz, Revoluções Por Minuto...), com letras bem escritas (pra não falar que é gosto, até a métrica é muito bem encaixada para a melodia, sem perder seu conteúdo por isso). O Paulo Ricardo foi um grande letrista, que sofreu muito preconceito porque sempre há comparações de eras e principalmente com a Legião Urbana (letras muito bem escritas também mas com uma proposta mais intimista e carregando um ar de intelectualidade).
O outro lado do RPM é o lado bem dark, meio prog e um pouco pós-punk, representado muito (além de Sob a Luz do Sol, Pr'esse Vícío, Estação no Inferno...) pelo disco Quatro Coiotes, que foi um fracasso de vendas mas mostra o quanto o RPM tinha um som maduro, uma excelente química instrumental (cada instrumento muito bem concatenado, cumprindo uma função vital na música, sem excessos ou faltas), um GRANDE tecladista, um letrista que não ficava pra trás... não tenha dúvidas que o som do RPM além de soar com mais PERSONALIDADE do que o do NX Zero (não significa que eles são o ápice da criatividade, e sim que a banda tem seu som característico) é mais bem trabalhado.

fulanno
Veterano
# jun/10
· votar


as bandas de hoje em dia morrem cedo.
antigamente ainda havia oque criar.
hoje não.
tudo oq havia de ser feito já foi feito.
agroa é só esperar o fim

JC_Junior
Veterano
# jun/10 · Editado por: JC_Junior
· votar


Acho que tem um fato que é comentado no extra do DVD do Barão Vermelho no Rock In Rio 1:


No rock da década de 80 o Brasil estava vivendo o final da ditadura militar, libertade de expressão (a falta dela), a volta do poder de escolha dos governantes. Várias das músicas, indireta ou diretamente, fala desses assuntos. Músicas sobre relacionamentos amorosos também era muito presente, mas de uma maneira bem sofisticada que o rock de hoje.

Creio que o rock dos anos 2000 não tem muito o que falar, não estava vivendo uma reviravolta como na década de 80. O que temos hoje, pelo menos uma parte, são um bando de bebês chorões, mimados pelos pais contando histórias de coisas fúteis.

ogner
Veterano
# jun/10 · Editado por: ogner
· votar


JC_Junior
Creio que o rock dos anos 2000 não tem muito o que falar,

Ta de sacanagem né!?!? Que mundo vc vive?!?! hehehe!! O que mais tem é oq falar!!! Politica!! Corrupção!! Pedofilismo!! Igreja ridicula!! violencia!! Fome!! Ecologia/sustentabilidade!! E aí!!? Quer mais ideias pra ter oq falar!?


E sobre oq as bandas de Rock hoje falam!?!?


O pior é que nem posso criticar oq toca nos "dias de hoje" no cenario maintream no Brasil, radio e tv, pq nem conheço...Mas garanto que eles não falam sobre isso se não eu saberia e acompanharia!!!

JC_Junior
Veterano
# jun/10 · Editado por: JC_Junior
· votar


ogner

Caso você não tenha lido.

não estava vivendo uma reviravolta como na década de 80

Me diz ae um contexto nos anos 2000 que mudou a nossa história, ou pelos menos que tenha uma certa relevância, tal qual o Movimento das Diretas Já, Fim da Ditadura Militar entre outros que ocorreram na década de 80.

Se você perceber o Rock (diversos movimentos, vertentes do Rock, etc e tals) vem sempre acompanhado de
algum acontecimento histórico relevante, vide os movimentos hippie e punk!


Temos tudo isso que você falou. Mas, atualmente os jovens, ou pelo menos a maioria, não se interessa muito por esses assuntos, se preocupam mais com assuntos amorosos ou assuntos fúteis, por isso que bandas como NX Zero, Fresno, Cine Restart fazem sucesso. Tudo isso que você citou é algo que com certeza é presente, mas são assuntos para pessoas mais, digamos, adultas ou pelo menos a maior parte interessada são adultos. São poucas bandas que tem esse conteúdo e são essas poucas bandas que realmente fazem valer a pena.


Abraços!

ogner
Veterano
# jun/10
· votar


JC_Junior

Bom.. Só comecei a ler seu post e vi q vc deu xilique, não passei da primeira frase...Se acha ainda que não temos oq falar, ta aí o pq do rock estar morto..

Pulei pro abraços.

Abrços pra vc tb!!

JC_Junior
Veterano
# jun/10
· votar


ogner

Relaxa o/. Pode ler o post lá. Só achei que você tenha entendido errado. Só estou expondo minhas idéias assim como você expos as suas. Se você não quer ler tudo bem.

ogner
Veterano
# jun/10
· votar


JC_Junior

Ok... Desculpas!!

Abço!!

JC_Junior
Veterano
# jun/10
· votar


ogner

Relaxa, nem precisa pedir! =D

Vamos continuar o debate! o/

Abraços!

erico.ascencao
Veterano
# jun/10
· votar


Caike_bend: As músicas do RPM são, de longe, bem melhores que as do NX0. Eu acho.

Porque? Me dê motivos palpáveis. Eu acho que as músicas do RPM são boas sim, óbvio. Mas não consigo visualizar um motivo palpável para justificar que as músicas do NX Zero são ruins.

Eles não precisam fazer boa música pra se destacarem. É só falar que ama alguma mina que te deixou, por cabelo pro lado e já era!

Esse argumento provavelmente era usado pelos mais ortodoxos nos anos 80 - vide as roupas espalhafatosas dos caras do RPM.

Todos

O que eu queria colocar em pauta é uma pergunta que todos devem se fazer ao ouvir as bandas de hoje: que fatores fizeram as bandas dos anos 80 ainda sobreviverem e que poderiam ser os motivos para apostarmos na sobrevivência de algumas bandas de hoje em dia. E mais: que fatores destas bandas dos anos 80 eram criticados na época, da mesma forma que criticamos as bandas atuais?

Toda esta discussão tem um princípio por trás: você só pode afirmar que uma banda é uma banda de sucesso depois de um certo tempo. Hoje nós podemos afirmar que o RPM foi uma puta banda pois já se passaram 25 anos, mas na época não dava pra afirmar o mesmo (tanto que ele não duraram nem 5 anos...).

Sir.Paulo
Veterano
# jun/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


E sobre oq as bandas de Rock hoje falam!?!?

De menininha coloridas com seus tênis Nick coloridos!
http://sp9.fotolog.com/photo/41/41/71/thaay_eu/1253728439383_f.jpg

O que eu queria colocar em pauta é uma pergunta que todos devem se fazer ao ouvir as bandas de hoje: que fatores fizeram as bandas dos anos 80 ainda sobreviverem e que poderiam ser os motivos para apostarmos na sobrevivência de algumas bandas de hoje em dia. E mais: que fatores destas bandas dos anos 80 eram criticados na época, da mesma forma que criticamos as bandas atuais?

Por essas musicas são vazias fúteis e extremamente comerciais!
As verdadeiras bandas de rock nacional dos anos 80-90 cantavam sem medo de desagradar alguém e eles se expressavam através das letras sem hipocrisia!

Agora hoje temos várias bandas coloridas TODAS IGUAIS com vocalistas com vozes de menininha choramingando por uma menina ou homem sei-la que deu o pé neles!

Cara olha isso:
http://spb.fotolog.com.br/photo/11/27/52/evelynrock/1260995050645_f.jp g

Você acha que uns caras desses vão ter moral para falar sobre os problemas atuais dos brasileiros?

Eles estão mais preocupados em não errar o figurino nos shows!

Gilberto Juba
Veterano
# jun/10
· votar


Acho que cada época tem suas peculiaridades. O que as vezes dificulta um pouco esse tipo de comparação é que pode entrar jogo um certo saudosismo. Não estou dizendo que seja o caso deste tópico.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


erico.ascencao
que fatores fizeram as bandas dos anos 80 ainda sobreviverem
Qualidade; bem como um momento histórico específico da cultura e da sociedade brasileira que não se repetirá mais.
Ademais, a grande maioría dos músicos daquela época, haviam sido educados em um ambiente cultural, em um estrutura educacional, bem como num ambiente moral e ético bem mais consistente que o dos dias de hoje.
Sei bem do que estou falando, pois sou da geração deles, e sou professor, ou seja, lido com isso tudo que falei acima, em relação à "molecada" de hoje (e tenho uma filha de 15 anos), e posso garantir: Garotos ou garotas capazes de refletir, criticar e questionar positivamente a sociedade, de contribuir com ela e para o bem comum, de engajar-se num movimento socio-cultural consistente, hoje são exceções, e não a regra....
Os valores são outros, o "sistema", mais sofisticado e poderoso (até porque é supostamente democrático), o consumismo, mais generalizado.
Temos hoje coisas positivas também, como o acesso à informação (mas é preciso saber "filtrar" e usar, coisa que os jovens de hoje não conseguem fazer) e à tecnologia (que pode ser limitadora e "escravizadora" se não absorvida com viés crítico).
Abç

kiki
Moderador
# jun/10
· votar


erico.ascencao
hahahahaha, boa reflexão!

eu particularmente acho RPM muito chato, então a comparação é valida!
=p

já o rock oitentista em geral acho muito bom.

mas vale lembrar, coisas novas sempre causam estranheza e aversão.
quando o rock surgiu, na metade do século XX, era considerado uma barulheira, coisa de moleque revoltado.
quando o JAZZ surgiu, no começo do século XX, foi considerado uma barulheira, coisa de moleque revoltado.

T-Rodman
Veterano
# jun/10 · Editado por: T-Rodman
· votar


Eu juro que eu tento gostar de música atual.

Em cada época, eu escutava: Engenheiros do Hawaii, Nenhum de Nós, Ira, Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana e Capital Inicial. Teve até uma fase meio punk que eu escutava Ratos de Porão, Volkana, Yo-ho-delic, Garotos Podres, Inocentes, rs. Depois veio Raimundos, Pato Fu. Depois veio um vácuo que eu achei que desci um degrau e fiquei menos exigente. Conheci o rock do RS, e comecei a gostar de Acústicos e Valvulados, Bidê ou Balde, Reação em Cadeia e Ultramen. Comecei a ouvir bandas que tinha esquecido de curtir os anos 80. Comecei a suportar a Pitty a partir do segundo disco.
E está cada dia mais difícil de achar um 'som legal' - a não ser de bandas que eu 'esqueci de escutar' na época que estavam começando a fazer sucesso e que porventura eu fui apresentado à elas com um bom atraso. Tipo, hoje eu escuto Lobão, Ultraje a Rigor e Camisa de Venus, coisa que na época que essas bandas faziam sucesso, eu não escutava.
Nesse meio, acho que saí do rock e fui para a MPB do final dos anos 70, que também acho interessante hoje em dia (Milton, Lô, Beto, 14 Bis, Elis). Até lá tem um rockzinho legal no fundo das músicas.

No fundo, acho que concordo com o Bertola:
Qualidade; bem como um momento histórico específico da cultura e da sociedade brasileira que não se repetirá mais.

Pra mim, vendo pra trás, o RPM fez tanto sucesso e durou tanto quanto o The Police. Um foi febre mundial. O outro, foi febre no Brasil. Acho que se contasse minha vizinhança inteira, acho que só em casa não teve o disco "Radio Pirata Ao Vivo" na estante, porque é um dos discos mais comuns que todo mundo teve nos anos 80 - talvez tanto quanto Menudo ou algum do Roberto Carlos. E eles se mantém vivos de alguma forma. O tecladista tá lá todo domingão no Faustão. É respeitado como músico e compositor. O Paulo Ricardo toca por aí afora, tanto quanto o Fernando Deluqui. Já se reuniram e tocaram juntos alguns shows. Ainda são lembrados - muito mais do que outros que viveram na mesma época, como Léo Jaime, Richie, Magazine, 365, Peble Rude, Uns e Outros, Zero, etc.

Valendo a menção, vide os 'hinos'... tem algum 'hino de rock BR' depois dos anos 80?



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comparando a onda do Rock brasileiro nos anos 80 com a onda atual