Investimentos em Trilha Sonora

Autor Mensagem
FAP
Veterano
# mai/10


Por acaso alguém conhece (ou saiba onde encontrar) dados estatísticos relacionados à quantidade de dinheiro investida na criação de trilha sonora para algum tipo de mídia (filme, videogame, série, novela, comercial, etc)?

Procurei no Google, tanto em inglês quanto em português, e não achei nada sobre isso. Fiquei muito curioso para saber, por exemplo, quanto foi investido no último ano em trilha sonora no mercado de games, ou a média de investimento para um filme.

Essas informações são interessantes para compreendermos a importância da música no mercado de entretenimento. Às vezes essa questão passa despercebida, mas aposto que não deve ser barato.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/11
· votar


Talvez o De Ros ou o makumbator saibam, tomara que eles vejam este tópico.

Bigtransa
Veterano
# jun/11
· votar


FAP
Tenho os dados referentes às regiões sul e sudeste, onde foram investidos 6312 reais em trilhas para cinema, 544 reais em trilhas para games e 63 reais em trilhas para TV.

Obs: Os dados de que disponho não são muito precisos e podem estar incorretos.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/11
· votar


Bigtransa

É sério isso?
Que miséria.

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


Bigtransa
Die Kunst der Fuge

No minimo estranho esses numeros, hein Big!?!

Bigtransa
Veterano
# jun/11
· votar


ogner
Eu inventei...

Bigtransa
Veterano
# jun/11 · Editado por: Bigtransa
· votar


Die Kunst der Fuge
É sério isso?

Não, os números foram inventados...

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


Bigtransa

Ahhhh, a cláááásica!!!!

Ken Himura
Veterano
# jun/11
· votar


FAP
É mais fácil separar por nicho e pegar o orçamento de obras grandes para ver mais ou menos a tendência.

Duds McCready
Veterano
# jun/11
· votar


FAP
Interessante mesmo, nunca vi nada relacionado a isso. Vou pesquisar para ver se encontro algo relacionado a isso.

Bigtransa
Que post mais inútil. De veterano você realmente só tem o tempo de cadastro no fórum, né?

E é capaz de responder achando que tem razão... É lamentável ver posts como esse. Não sabe, então tem 10.000 tópicos com assuntos que talvez você deve conhecer e ajudar...

Não vou desvirtuar o tópico, encerro por aqui a minha crítica a você.

Abraços!

Bigtransa
Veterano
# jun/11
· votar


Duds McCready
Coloquei no fim do post que os dados poderiam estar incorretos e citei a fonte da informação, cabe a quem tiver pesquisando comparar os dados que passei com outros e verificar a informação.... a invenção de respostas sem compromisso com a realidade não é algo criado por mim, é uma prática muito comum neste fórum... com o tempo vc pega o jeito...

abçs

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... o cara viu os números e ainda por cima levou à sério...

Duds McCready
Veterano
# jun/11 · Editado por: Duds McCready
· votar


Will Bejar
É bom colocar a quem vc está se referindo, quando responder. Assim tua frase fica vaga e pode se aplicar a qualquer um... ;)

overlappingcircles
Veterano
# jun/11
· votar


Duds McCready
relaxa :) o Bigtransa alem de ser um guitarrista de mao cheia, e tambem um dos caras mais bem humorados do forum. e normal achar uns posts meio surreais do citado brother espalhados por ai ;)

Duds McCready
Veterano
# jun/11
· votar


overlappingcircles
Percebi e vi que ele curte tirar uma onda com o Die Kunst der Fuge. Tá tranquilo e até peço desculpas se passei da linha hehe, só achei que pra primeira resposta dava pra ser algo relacionado a pergunta do FAP, que achei ser bem interessante, já que para trilha sonora de filmes, o compositor tem que prestar atenção aos mínimos detalhes, estar por dentro do clima que a cena passa e tal... ao meu ver é um trampo bem complexo... e deve render alguns milhões pra quem faz - em se tratando de superproduções.

T-Rodman
Veterano
# jun/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


FAP
é complicado falar disso, principalmente em se tratando de Brasil, pois:
- a Globo paga por job, ou contrata o músico para ficar na casa? - no caso de novelas
- o custo de música, fica embutido no orçamento dos comerciais. Logo se fizeram uma música, pagaram pelos direitos de uma música existente, ou fizeram até versão de música existente, fica dentro dos balancetes internos da agência de publicidade, e não sei se eles soltam isso pra algum tipo de estatística.
- em filmes, talvez se você achar uma folha com a descriminação dos valores gastos para prestação de contas para a Lei Rouanet nos filmes, é capaz que você ache algum valor atrelado a alguma agência ou mesmo produtor musical individual.
- além do mais, praticamente, possuímos profissionais distintos para cada área cidade, ou seja, poucos produtores musicais voltados para comerciais, trabalham com cinema, novela, etc.

Bom, é mais ou menos assim que você começa a colher os dados.

Boa pesquisa.

amplexos

T.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/11
· votar


Duds McCready

Ele é meu amigo.
Às vezes ele até me engana mesmo uahauhuahuahuahau

Enfim, foi válido o post dele porque ajudou a manter este tópico no topo e aumentou a visibilidade do mesmo, melhor isso do que afundar.

E já rolaram até algumas respostas aí por conta disso.

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


Duds McCready
Estava falando do Die Kunst der Fuge e de vc... é como disse o overlappingcircles
relaxa :) o Bigtransa alem de ser um guitarrista de mao cheia, e tambem um dos caras mais bem humorados do forum. e normal achar uns posts meio surreais do citado brother espalhados por ai ;)
Relaxa, mano... se até o ogner caiu... hehehehehe

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


T-Rodman

Outro dia estava tomando umas biritas numa festa e fui apresentado a um cara, meio estaile, conversamos um pouco sobre musica em geral e etc...Finadada a festa, ao me deitar, já em casa, minha namorada ae me diz que o carinha era o responsável pela trilha sonora do filme, Meu nome N]ao é Johnny...Fabio Mondego...
Da próxima arranco mas infos sobre o assunto...

Bigtransa
Veterano
# jun/11
· votar


ogner
Outro dia estava tomando umas biritas numa festa e fui apresentado a um cara, meio estaile, conversamos um pouco sobre musica em geral e etc...Finadada a festa, ao me deitar...

hehhehehehehe

-Dan
Veterano
# jun/11
· votar


Tenho os dados referentes às regiões sul e sudeste, onde foram investidos 6312 reais em trilhas para cinema, 544 reais em trilhas para games e 63 reais em trilhas para TV.

Ja me ofereceram 150 dolares para fazzer musica pra game. Mas era .mod e eu desisti.

Existe um nicho aí que pretendo desbravar logo logo.

Ken Himura
Veterano
# jun/11
· votar


-Dan
Existe um nicho aí que pretendo desbravar logo logo.
O problema é que a maioria (que eu vejo) dos que procuram músicos para trabalhar na trilha de jogos são garotos deslumbrados com o rpg maker, mugen e similares, querendo que você faça a música DE GRAÇA pra um projeto que provavelmente não terá venda nenhuma.

Pra mim, é perda de tempo esse tipo de coisa. Game music de verdade dá $$$ e é um mercado onde tem muita gente de peso, tem que se ter uma boa formação e portfólio legal pra se arrumar um lugar ao sol.

-Dan
Veterano
# jun/11
· votar


Ken Himura
O problema é que a maioria (que eu vejo) dos que procuram músicos para trabalhar na trilha de jogos são garotos deslumbrados com o rpg maker, mugen e similares, querendo que você faça a música DE GRAÇA pra um projeto que provavelmente não terá venda nenhuma.

Pra mim, é perda de tempo esse tipo de coisa. Game music de verdade dá $$$ e é um mercado onde tem muita gente de peso, tem que se ter uma boa formação e portfólio legal pra se arrumar um lugar ao sol.


A maioria é isso mesmo q vc falou. Porem esses fanaticos por rpg maker futuramente podem ser grandes produtores. Eu não faço de graça não, mas trato com respeito essa mulecada que vejo ser mais promissora.

Quando eu procurei, eu procurei na gringa. Tem muito por lá.

FAP
Veterano
# jun/11
· votar


Nossa, quase um ano depois!! Antes tarde do que mais tarde né huashuashua

Essa era uma questão que eu iria abordar em minha monografia da faculdade, já que eu estava criando um software compositor e queria apresentar alguns dados sobre investimentos nessa área.

Depois de fuçar muito, acabei encontrando um site pra compositores freelancers, o Musik Pitch. Antigamente, havia uma seção no site que apresentava uma tabelinha com a sugestão de orçamento pra cada tipo de trilha sonora, vejam só:

Categoria - Orçamento médio sugerido (em US$)
Filmes: 20k~100k
Filmes independentes: 5k~100k
Trailers de filmes: 2k~70k
Jingles de empresas: 1k~25k
Websites / Podcasts: 500~10k
Projetos pessoais: 1k~20k
Videogame: 500~50k
Web Videos: 200~10k
Música ambiente: 10k~100k
Comerciais: 10k~100k
Shows de TV: 500~10k
Casamentos (?): 2k~20k

H31T0R
Veterano
# jun/11 · Editado por: H31T0R
· votar


FAP
mas que K é esse apos os números ???

will789
Veterano
# jun/11
· votar


H31T0R
FAP
mas que K é esse apos os números ???

é o msm q 1000, tipo, 1Kg, são 1000 g

Ken Himura
Veterano
# jun/11
· votar


Acredito que esses valores estão meio ultrapassados, e depende do referencial que nego usa pra comparar. Duvido que tenha trilha de filme grande de Hollywood saindo por só 100 mil dólares.

Ken Himura
Veterano
# jun/11
· votar


FAP
Gostei dos resultados do seu programa naquele vídeo lá! São efeitos interessantes para jogos mesmo.

Só achei curioso que a música de floresta lá, pra mim, soou mais como música de alguma caverna ou dungeon da vida. Mas deve ser porque eu cresci jogando Zelda né... todo jogo depois de Ocarina of Time tocava algo que lembrasse Lost Woods em florestas.

.omni
Veterano
# jun/11
· votar


FAP
No caso de novelas e programas de TV, geralmente os músicos são contratados pela emissora para fazer trilhas e recebem um salário.
Além dele, cada trilha usada gera royalties.
Mas o mais comum são freelas que fazem um pacote por temporada ou coisa do gênero.
Televisão não paga bem. Eu trabalhava com documentários e a primeira temporada foi feita no esquema freela e eles pagavam uns 3K por episódio. É pouco pra o trabalho que dá. Depois disso eu comecei a sonorizar com bancos de trilha e muitas coisas eu fiz por mim mesmo sem cobrar nada.
O que vale a pena é ter um grande arquivo de boa qualidade
e mandar pra emissoras e ficar (ou não) recebendo royalties em cima. Se usarem em uma novela por exemplo, nem que seja uma trilha rapidinha de 20 segundos, é bem capaz de reciclarem em outras novelas ou programas, e cada vez que isso acontece você ganha uma merreca.
Cinema eles pagam melhor, mas tudo depende do tipo de produção, se é mais independente, se é mais comercial... sempre vai ter aquela música que tem que tocar por causa de contrato (como novela), etc. E dá muito mais trabalho, evidentemente.

Pra jogos eu não faço a menor idéia. Comercial também não, mas já trabalhei com comerciais em outra área de som e sei que eles tem MUITO mais grana. É aonde rola o dinheiro. Mas o esquema não é fazer a trilha direto pra um comercial (salvo exceções), e sim ter um grande banco SEU pra ver se algo encaixa, tem que ter a malandragem de fazer músicas bem específicas e saber o que rola mais. Esse tipo de produção tem dinheiro mas não tem tempo, ninguém vai ficar esperando você compôr a trilha e ir gravar com a sinfônica de quixeramobim, aliás, se você for malandro vai fazer a trilha, vai sonorizar, editar e mixar. ;)

Já troquei uns e-mails com o De Ros sobre isso e indiquei ele pra um camarada, não sei se ele chegou a fazer alguma coisa.

Espero ter ajudado.

FAP
Veterano
# jun/11
· votar


Ken Himura
Valeu cara. É verdade, lembra um pouco mesmo. E foi apostando nessas "lembranças" que eu criei o sistema de composição de temas pra RPG.

.omni
Interessante ver por esse ponto de vista. Acho que o canal é fazer que nem aquele grupo E. S. Posthumus, que cria trilha sonora para o mercado cinematográfico. Já ouvi várias músicas épicas deles (que são realmente muito boas, diga-se de passagem), inclusive é possível notar que elas estão presentes em alguns trailers de filmes famosos, como Spiderman e Piratas do Caribe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Investimentos em Trilha Sonora