"Metal contra as Nuvens" - Legião Urbana - Interpretação

    Autor Mensagem
    Leex
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Leex


    Olá!
    Já vi topicos sobre isso aqui no forum, mais as respostas estavão simplesmente fúteis, "música muito foda" "melhor do Legião", felizmente isso não é interpretação.
    Bom ... existe um ponto de vista filosófico na música, na sua opnião qual é ele?
    De que realmente se trata a música?
    Renato Russo, nessa música, era contra a Religião? Ou seria ele contra a política daquela época?

    - Não vale usa google. '-'

    Ricardo Yuji
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Era.

    Casper
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Metal contra as núnens é só a trilha sonora de Gladiador.

    http://letras.mus.br/legiao-urbana/46952/

    SevenTool07
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Não sei se era sobre religião mas aquele ar medieval que é passado na música era muito foda hehe. Ouvia muito essa música quando tinha uns 15 anos e tava lendo O Senhor dos Anéis... Dêem mais opiniões ae que vou ouvir a música de novo e tentar chegar a alguma conclusão...

    TerraSkilll
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Leex
    Não vale usa google.

    Por que? Acaso há na internet uma análise mais aprofundada desta música, análise esta que você já leu e quer evitar que leiamos para discutir os pontos presentes na mesma?

    Em todo caso...
    De que realmente se trata a música?
    De dizer algo que porventura passou pela cabeça do Renato, quase como uma reflexão sobre algum tema. O fato de ele deixar diversas possibilidades de interpretação sugere que ele não queria dizer diretamente o que estava pensando, abrindo margem para as pessoas fazerem sua própria interpretação, talvez para evitar uma possível censura, talvez por capricho. Este é um recurso muito comum em arte, seja literatura, pintura, música, dança e etc.

    Renato Russo, nessa música, era contra a Religião? Ou seria ele contra a política daquela época?
    A multiplicidade de interpretações que a letra sugere não torna possível determinar seu "alvo" exato, o que gera discussões como essa. A meu ver, a música se encaixa em ambos contextos (político e religioso), lembrando que, quando falamos religião, temos de ser mais específicos, pois só "religião" engloba umbandismo, espiritismo, hinduísmo, cristianimo e por aí vai, e que política também tem suas variações.

    Obs 1: não usei Google
    Obs 2: música muito boa

    Abraço.

    Leex
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    TerraSkilll

    "Bom ... existe um ponto de vista filosófico na música, na SUA opnião qual é ele?"

    Obs 2: música muito boa

    Excelente mesmo, renato russo em sí, era um excelente compositor.

    Eu usei a internet pra preucurar diversas interpreções po, obvio. Mais eu pedi a opinião própria das pessoas. As vezes a pessoa pode ter uma opnião do que de tudo que já leu.
    De tudo que eu li a maioria das pessoas tinham opiniões que do que se tratava a música era da Política, durando o mandato de Collor. Pode até ser sido, porque a música foi feita nos anos 90, época do mandato do Collor, que foi de 1990-92. Outras falam que é sobre religião, que não devemos nos prender a tal. Mais é como você disse, as vezes foi feita pra várias interpretação, cabe a nós interpretar.

    Ajudem ai, preciso fazer uma palestra de diversas interpretações sobre essa música, e felizmente eu peguei a maior, lol.

    Caike_bend
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ÊBA! Mais uma discussão sobre meu ídolo. Adoro isso, hehe.

    Bem, a música fala sobre a situação política do país vivida na época.
    Vou tentar fazer uma análise da música toda, de acordo com meu ponto de vista e com pesquisas que já fiz sobre ela e sobre o Renato.

    Não sou escravo de ninguém
    Ninguém, senhor do meu domínio
    Sei o que devo defender
    E, por valor eu tenho
    E temo o que agora se desfaz.


    Nesse trecho, eu vejo como um desabafo. Tempo pós ditadura. Ninguém é mais senhor do domínio de ninguém, apartir de agora, todos PODEM ter opnião própria sem ter que ficar com medo de manifestar isso.

    Viajamos sete léguas
    Por entre abismos e florestas
    Por Deus nunca me vi tão só
    É a própria fé o que destrói
    Estes são dias desleais.


    Creio que aqui ele falaria do exôdo rural vivido pelos sertanejos ou não. Quando falo ''ou não'', quero dizer que, pode ser, que ele estivesse falando de si mesmo, fazendo uma comparação. Querendo dizer que, saiu de casa em meio de confusões, e não há ninguém por ele. E é a própria fé é o que destrói, pois procura refugio em igrejas, mas lá lhe pedem dinheiro.

    Eu sou metal, raio, relâmpago e trovão
    Eu sou metal, eu sou o ouro em seu brasão
    Eu sou metal, me sabe o sopro do dragão.


    Nessa parte ele faz um trocadilho com o Heavy Metal mesmo, ele gostava muito de sepultura e admirava os caras. No primeiro verso dessa estrofe, fala sobre o fênomeno natural mesmo. No segundo, é o ouro do brasão, algo relacionado à titulo de nobreza (?). E no terceiro verso, não sei nem o que chutar hehehe.

    Reconheço meu pesar
    Quando tudo é traição,
    O que venho encontrar
    É a virtude em outras mãos.


    Volta à política. Reconhece o pesar, quando tudo tava se virando contra os brasileiros. E o que ele encontrou foi a virtudes foi a virtude, na mão de outra pessoa. Ideias que não eram dele.

    Minha terra é a terra que é minha
    E sempre será
    Minha terra tem a lua, tem estrelas
    E sempre terá.


    Creio que nesse trecho, ele fala sobre a valorização do território brasileiro.

    Quase acreditei na sua promessa
    E o que vejo é fome e destruição
    Perdi a minha sela e a minha espada
    Perdi o meu castelo e minha princesa.

    Quase acreditei, quase acreditei


    Continua na politica. Fala sobre Collor, que prendeu a grana de todo mundo.

    E, por honra, se existir verdade
    Existem os tolos e existe o ladrão
    E há quem se alimente do que é roubo
    Mas vou guardar o meu tesouro
    Caso você esteja mentindo.

    Olha o sopro do dragão...


    Fala que existe o tolo (os eleitores) e existe o ladrao (politico) e há aqueles que ajudam os politicos. Aqueles que vendem os votos e tudo mais. E ele diz que vai guardar o dinheiro, caso queiram segurar tudo de novo. E o sopro do dragão, refere-se a que se um dragão assoprar, tudo queima. Tudo se destrói.

    É a verdade o que assombra
    O descaso que condena,
    A estupidez, o que destroi


    A verdade, ta ficando rara. O descaso ta condenando os mais fracos e os tolos estão se ferrando.

    Eu vejo tudo que se foi
    E o que não existe mais
    Tenho os sentidos já dormentes,
    O corpo quer, a alma entende.


    Ele olha pra trás e ver tudo que já foi. Tudo que o país passou e que hoje não existe mais. Já foram calejados dessa situação e bla bla bla. O copor quer, a alma entede, não sei. Alguma coisa romantica ou não.

    Esta é a terra-de-ninguém
    Sei que devo resistir
    Eu quero a espada em minhas mãos.


    Fala que o país está entregue as baratas, mas ele sabe que deve resistir. Ele quer o poder na mão do povo.

    Não me entrego sem lutar
    Tenho, ainda, coração
    Não aprendi a me render
    Que caia o inimigo então.


    Frase de incentivo. Fala que não devemos nos entregar antes de lutar, nosso coração deve prevalecer e bla bla bla.

    - Tudo passa, tudo passará...

    Calma, vai passar.

    E nossa história não estará pelo avesso
    Assim, sem final feliz.
    Teremos coisas bonitas pra contar.


    Não vai ser em vão. A gente vai conseguir mudar tudo isso e lá na frente vamos ter o que contar.

    E até lá, vamos viver
    Temos muito ainda por fazer
    Não olhe pra trás
    Apenas começamos.
    O mundo começa agora
    Apenas começamos.


    Mas até que esse dia chegue, vamos viver e trabalhar. Ainda temos que fazer muitas coisas. Não adianta olhar pra trás.


    Bem, eu acho que é isso. Quem concorda dá positivo, quem discorda faz a citação e a gente discute! xD

    Tudo isso é meu ponto de vista.

    Valeu.

    Leex
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Caike_bend

    Excelente men!

    Caike_bend
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Leex
    Vlw :)

    Leex
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Up não mata.

    nichendrix
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Leex
    Caike_bend

    Segundo o Renato Russo numa entrevista à Folha de São Paulo, a musica fala da situação que ele vivia na época, ao assumir que era Gay e que havia contraido o virus do HIV e ter sido abandonado pelo parceiro dele à época, que era um americano que ele conheceu em Los Angeles.

    Durante todo o album V, ele faz referências a vários livros, como o cancioneiro geral de canções de amor, a Montanha Mágica do Thomas Mann que trata muito de temas que estão relacionados com a situação vivida pelo Renato Russo na época (Doença, depressão e relacionamentos amorosos desfeitos), o filme L'Age Dor que questiona os dogmas vigentes na sociedade Francesa na época, especialmente a repressão sexual. Esses temas também estão presentes em Metal Contra as Nuvens, bem como em todas as outras musicas.

    Leex
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Agradeço a todos por me ajudar!
    Eu tinha uma apresentação pra hoje(sexta,21/05) sobre essa música , por isso pedi opinião de vocês.

    Thank You.

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Não sei se é verdade mas ouvi dizer que o próprio Renato Russo numa entrevista falando sobre este álbum, disse que a música "Metal Contra As Núvens" era uma crítica à Televisão, e falando sobre Collor, muitas emissoras de TV na época "puxavam a lenha" para este candidato.
    O trecho: "Viajamos sete léguas, Por entre abismos e florestas"
    Fala do alcançe do sinal de TV.
    Este "metal contra as núvens" seria as antenas de TV sobre as casas.

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    acho q é uma musica de protesto, e dizendo q a culpa é em parte dos politicos e em parte da sociedade que deve cobrar mais e votar com mais honestidade, e no final tem um ar incentivador que inspira um desejo de mudança e que no final de tudo talvez não seja um final ruim, temos esperança e certeza q de alguma maneira tudo dará certo

    Caike_bend

    otima analise !

    Arimoxinga
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    Caike_bend
    Creio que aqui ele falaria do exôdo rural vivido pelos sertanejos ou não. Quando falo ''ou não'', quero dizer que, pode ser, que ele estivesse falando de si mesmo, fazendo uma comparação. Querendo dizer que, saiu de casa em meio de confusões, e não há ninguém por ele. E é a própria fé é o que destrói, pois procura refugio em igrejas, mas lá lhe pedem dinheiro


    RAPAZ nessa parte eu acho que ele fala algo pessoal dele com a banda tipo o quanto de estrada, locais ruins e bons (florestas) e situações (abismos) por onde andaram e no fim ele está sentindo um vazio (por deus nunca setin tão só) que não se preenche mais. E a fé dele mesmo o destroi mais não notei o motivo. (Esses são dias desleais) resume tudo que está acontecendo de ruim no momento.

    bom é minha opinião para essa parte

    teco642000
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: teco642000
    · votar


    Renato Russo utilizava muitas metáforas, o que dificultava a compreensão de suas músicas.
    essa música reflete sobre a era Collor e o impeachment.

    Não sou escravo de ninguém
    Ninguém, senhor do meu domínio
    Sei o que devo defender
    E, por valor eu tenho
    E temo o que agora se desfaz.


    nessa primeira estrofe ele faz um "desabafo" sobre a sociedade e o que acontecia.

    Viajamos sete léguas
    Por entre abismos e florestas

    ele fala que o país passou muito tempo passando por dificuldades

    Por Deus nunca me vi tão só
    É a própria fé o que destrói
    Estes são dias desleais.

    fala aqui que em meio a todas as dificuldades, a fé que depositamos em alguém (o país depositou em Collor) acaba quebrando nossas pernas tornando os dias desleais

    Eu sou metal, raio, relâmpago e trovão
    Eu sou metal, eu sou o ouro em seu brasão
    Eu sou metal, me sabe o sopro do dragão.
    as palavras: metal e ouro em seu brasao simbolizam o dinheiro de todos os brasileiros na época.
    o raio, relampago e trovao simbolizam rapidez
    sopro do dragao simboliza destruição
    juntando tudo, significa que a RIQUEZA do Brasil foi embora com RAPIDEZ e causando imensa DESTRUIÇÃO

    Reconheço meu pesar
    Quando tudo é traição,
    O que venho encontrar
    É a virtude em outras mãos.


    ele reconhece que errou votando no Collor quando foi traído, e encontra virtude em quem nao cometeu essa besteira

    Minha terra é a terra que é minha
    E sempre será
    Minha terra tem a lua, tem estrelas
    E sempre terá.

    nessa parte da música ele comenta que o que ele tem e o quem é dele ninguém pode roubar (se referindo ao Collor tirando dinheiro de todos do país)

    Quase acreditei na sua promessa
    E o que vejo é fome e destruição
    Perdi a minha sela e a minha espada
    Perdi o meu castelo e minha princesa.
    Quase acreditei, quase acreditei

    Ele quase acredita na promessa de Collor de melhorar o país, mas o que ele vê é apenas o "sopro do dragao", pois perdeu tudo o que tinha de valor.

    E, por honra, se existir verdade
    Existem os tolos e existe o ladrão
    E há quem se alimente do que é roubo
    Mas vou guardar o meu tesouro
    Caso você esteja mentindo.
    Olha o sopro do dragão...

    ele comenta que existindo os tolos (nós por votarmos no Collor), existe o ladrão (o mesmo por roubar nosso dinheiro). mas ele decide guardar o resto de seu dinheiro caso Collor esteja mentindo quando disse em melhorar o país.

    É a verdade o que assombra
    a verdade de você acordar e nao ver mais dinheiro na sua conta
    O descaso que condena,
    o presidente nao fez caso de fugir das acusações
    A estupidez, o que destrói
    e foi estupido o bastante para destruir seu governo

    Eu vejo tudo que se foi
    E o que não existe mais

    ele relembra do dinheiro que tinha na época.
    Tenho os sentidos já dormentes,
    O corpo quer, a alma entende.

    ele ficou tão deprimente, que agia sem pensar, ou seja, o consciente dele (alma) não funcionava

    Esta é a terra-de-ninguém
    Sei que devo resistir
    Eu quero a espada em minhas mãos.

    ele diz que no Brasil todos fazem o que querem (terra-de-ninguém), mas ele quer justiça e quer o dinheiro de volta

    Eu sou metal, raio, relâmpago e trovão
    Eu sou metal, eu sou o ouro em seu brasão
    Eu sou metal, me sabe o sopro do dragão.

    ja foi explicado...

    Não me entrego sem lutar
    Tenho, ainda, coração
    Não aprendi a me render
    Que caia o inimigo então.

    ele retoma o desejo de justiça e comenta que nao se renderá diante de tamanha situação, então que o inimigo caia (no caso, o impeachment de Collor)

    Tudo passa, tudo passará...

    tudo isso que aconteceu passará e os brasileiros voltarão a se alegrar e ganhar dinheiro

    E nossa história não estará pelo avesso
    Assim, sem final feliz.
    Teremos coisas bonitas pra contar.

    comenta que o final da história brasileira não será desastroso. terá um final feliz e contaremos coisas boas do país.

    E até lá, vamos viver
    Temos muito ainda por fazer
    Não olhe pra trás
    Apenas começamos.

    e até chegarmos nesse final feliz temos muito por fazer, nao devemos lembrar do passado. apenas começamos a construir um país melhor

    O mundo começa agora
    Apenas começamos.

    o mundo simboliza o Brasil que recomeçou após o Impeachment de Collor.

    teco642000
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: teco642000
    · votar


    gostaram da análise?

    -Dan
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    teco642000

    a do Caike_bend foi melhor. ;]

    Caike_bend
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    -Dan
    valeu =)

    Valentina Haydn
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Essa música é linda

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Metal contra as Nuvens" - Legião Urbana - Interpretação