Na real como avaliamos música?

Autor Mensagem
Black Horse Guitar
Veterano
# mai/10 · Editado por: Black Horse Guitar


Olá a todos
Venho algum tempo percebendo como nós avaliamos uma música, um estilo, um músico, etc e pergunto e gostaria que todos deixem suas opiniões, experiências, etc

1 - Até que ponto nossos gostos influenciam em nossos julgamentos se determinada música, estilo musical e músico são bons?

2- O que é música boa, estilo bom e músico bom?

3 - É justo fazer comparações?

4 - Psicológicamente alguém admite que o gosto pessoal afeta no julgamento?

5 - Por que tanta rivalidade entre estilos?

Bom minhas respostas

1 - Falando por mim, em alguns casos o meu gosto não interfere em minhas opiniões (e não julgamento) como por exemplo não gosto de jazz de jeito nenhum mas sei que são ótimos músicos, ótimas músicas, mas porque esse estilo eu não ligo mas assumo que em se tratando de forró, axé, etc, meu gosto, mesmo eu não querendo, influência diretamente inclusive quanto a capacidade do músico. Isso é uma forma de inconsciência mas que nossos egos falam mais alto. É algo a ser melhorado

2 - Bom, pra mim é quando a arte atinge o seu objetivo, mesmo sendo pop ou não mas priorizando a arte, mas de novo as vezes me perco em meus gostos e as vezes confundo as coisas

3 - Mesmo as vezes eu fazendo comparações, sei que não é justo, como arte, mesmo sendo do mesmo estilo, são propostas diferentes, públicos diferentes e também no mesmo público tem diferenças, outra vez na questão gosto.

4 - Eu assumo e estou fazendo por onde melhorar esses dias

5 - Novamente por questões de gosto mas também por questões de supremacia, o ser humanao precisa satisfazer o seu ego e pra isso tenta ser superior aos outros, também por questões "tribais modernos" e de novo por questão de gosto.

Resumindo minha opinião, GOSTO, EGO e SUPREMACIA são traços psicológicos que nos confundem muito em nossas opiniões e em nossas ações.

Outro ponto é REVOLTA de pessoas que fazem e escutam as chamadas "músicas boas" que não se conformam do espaço cada vez mais preenchido por músicas que visam 100% lucro e não arte.

Qual a sua opinião?

Leex
Veterano
# mai/10
· votar


1 - Até que ponto nossos gostos influenciam em nossos julgamentos se determinada música, estilo musical e músico são bons?

Gosto é gosto, não se discute.

2- O que é música boa, estilo bom e músico bom?

Música boa PRA MIM é tudo que EU gosto, no entanto respeito o que não gosto... ou quase tudo.

O problema real é que as pessoas não respeitam o gosto das outras. Pela pessoa não ouvir, não gostar de tal banda, essa tal banda é lixo, tem qualidade musical ruim, isso aqui, isso lá. E o pior de tudo é que muita das vezes a pessoa não tem capacidade pra fazer melhor.

T-Rodman
Veterano
# mai/10
· votar


1 - Até que ponto nossos gostos influenciam em nossos julgamentos se determinada música, estilo musical e músico são bons?
Gosto acho que influi na quantidade de vezes que você escuta a música sozinho, no carro, em seu quarto, com um fone de ouvido, sentindo a música. Deveria ser só isso. Isso não impede de você ir a um show de um jazzista ou em um show de música sertaneja e gostar da performance do artista, da qualidade dos equipamentos, da afinação do vocalista, etc.

2- O que é música boa, estilo bom e músico bom?
- a definição mais básica pra música boa seria: aquilo que não agride seus ouvidos e move seus sentimentos. Estilo bom eu passo. músico bom é aquele que executa com técnica e feeling qualquer música.

3 - É justo fazer comparações?
- Depende do contexto. Não adianta comparar gêneros diferentes, na maioria das vezes.

4 - Psicológicamente alguém admite que o gosto pessoal afeta no julgamento?
- dá pra falar que afeta, porque o que você mais gosta, geralmente você acaba tendo uma maior imersão no estilo, tendo até uma maior crítica por quem toca o gênero que você mais escuta.
5 - Por que tanta rivalidade entre estilos?
- porque todo mundo pensa que tudo tem de ser igual torcida de futebol. Nada pode na verdade ofuscar tanto assim, a ponto de você enxergar só as qualidades daquilo que você torce.
Comigo eu levo esse exemplo: porque eu sou corinthiano, e durante alguns anos, eu fui em estádios de futebol assistir jogos com uma rádio AM que transmitia jogos. A partir do momento que comecei a comentar os jogos com eles, eu creio que fiquei até mais crítico com meu time, a paixão cega acabou, e começou a fluir a racionalidade - de se fazer uma análise tática, de ver cada atleta executando suas funções. Hoje em dia melhor ainda: eu não perco o sono, não perco o apetite e muito menos o humor com o meu time. E levei a mesma aplicação para todas as outras áreas. Não dá pra ser somente fã/torcedor. Fã/torcedor é burro, cego, obtuso.
Uma dica é: se você não 'gosta' de algo, procure a saber mais sobre, a arranjar motivos racionais por você não gostar daquilo. Creio que muito preconceito acaba por aí. Outros, sim, você pode ter mais justificativas ainda por não gostar e comprovar o porquê de não gostar de algo - não só para com a música.
Também, receio que isso venha um pouco com o tempo. Já teve tempo que eu escutava X, depois só escutava Y, e depoix Z, e até renegava meu gosto por X na época em que escutava Y, e depois Z. Hoje em dia eu escuto o BCEFGHIJKMNOPQRTUVXYWZ. Faltou letras? - sim, mas pelo menos eu consigo curtir quase o alfabeto inteiro, rs. Não dá pra aceitar tudo não, mas com o tempo dá-se para apreciar tudo não.

Ou seja, antes de criticar alguém também, que só gosta de um gênero, tem de ver o contexto dele, a idade dele, o aprendizado e experiência que o mesmo esteja passando, porque se um dia ele só gosta de rock, o importante é que o mesmo abra o leque cada vez mais, sem renegar o que ele já curtiu. Acho que isso é mais importante do que somente linchar o outro pra ver quem tem o melhor ego.

amplexos

T.

Powerslave158
Veterano
# mai/10
· votar


Black Horse Guitar

Resumindo minha opinião, GOSTO, EGO e SUPREMACIA são traços psicológicos que nos confundem muito em nossas opiniões e em nossas ações.

acho que não cara, se tu trabalha com música, tu vai saber separar bem essas coisas, assim como se tu curte rock, mas toca com uma banda de baile para ganhar grana, tu pode não curtir aquelas músicas e achar um saco, mas é o que te sustenta, logo tu vai separar TRABALHO de GOSTO PESSOAL, nada te impede de ter uma banda de rock paralelo ao teu trabalho.

3 - É justo fazer comparações?
tem que ter cuidado ae, comparações já diz no nome, precisa ter os mesmo parâmetros, tu não pode comparar um baião com lundú, por exemplo, tu vai ter que comparar coisas que tenham nexo, e acho que sim é muito válido!

meu ponto de vista é esse...

TerraSkilll
Veterano
# mai/10
· votar


Black Horse Guitar
Você vez perguntas que a maioria do pessoal vai responder de forma parecida, mas vamos lá:

1 - Até que ponto nossos gostos influenciam em nossos julgamentos se determinada música, estilo musical e músico são bons?
Varia muito. Uma música pode ter execução perfeita, tudo encaixando "bunitinho" e eu achar ruim, pois não gostei. Temos tendência de achar bom aquilo que gostamos.

2- O que é música boa, estilo bom e músico bom?
Música boa é, como já falaram, aquela que te agrada/que você gosta (é meio redundante falar isso). Se a maioria da população mundial elegesse uma determinada música como boa (um tanto difícil de averiguar isso), então poderíamos dizer por consenso que é uma boa música, mesmo que não fosse unanimemente. Um estilo bom seria aquele com o qual você se identifica e gosta, cai nos mesmos parâmetros que a música boa. Já um bom músico é aquele que consegue se expressar bem musicalmente (tocando e/ou cantando), não necessariamente com uma boa técnica ou com feeling.

3 - É justo fazer comparações?
Depende do que você está comparando. Se eu comparo, por exemplo, dois cd's diferentes do Metallica, dizendo o que eu achei bom em um e em outro, acho que podemos dizer que é uma comparação até justa. Agora comparar minha técnica no baixo com a do Jaco Pastorius é injusto (para o Jaco, hehehe), já que ele tem mais experiência/técnica/atitude/talento/ummontedecoisas.

4 - Psicológicamente alguém admite que o gosto pessoal afeta no julgamento?
Como assim psicologicamente? Quer saber se alguém admite que o gosto afeta o julgamento. Não posso falar pelo resto do mundo, mas eu admito que meu gosto afeta meu julgamento. Não gosto de jiló, por isso o acho ruim.

5 - Por que tanta rivalidade entre estilos?
Existe? Ou está só na mente das pessoas? Parece mais uma tentativa de manter as pessoas num estado de disputa constante, que se estende para tudo na vida (música, time de futebol, religião, política, etc). A meu ver não existe, necessariamente, essa rivalidade toda.
Não vejo problema em gostar de vários estilos, e pelo que vi a maioria do pessoal é assim, e sendo o fórum um reflexo da sociedade em geral (guardadas as devidas proporções), podemos dizer que a maioria das pessoas é eclética quanto à música, apenas pendendo mais para alguns estilos.

Abraço.

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


Boas respostas, porém o ponto importante da questão é o gosto. Claro que gosto é gosto, mas a maioria das pessoas julgam pelo seu gosto pessoal. Se algo não agrada então, inconscientemente a pessoa "acha" que tal coisa não presta, estendendo esse entendimento a todos como se a pessoa fosse superior. Claro isso acontece em várias áreas da vida mas aqui falando especialmente de música

Porém o que tenho analisado esses "confrontos" acontecem em países onde existem muitas diferenças "culturais", quanto mais "tipos" de pessoas existentes mais conflito existem.

Outro ponto importante é a INTOLERÂNCIA.

Alguns pontos citados podem não acontecer com alguns de vocês mas é algo muito comum por aí.

T-Rodman
Veterano
# mai/10
· votar


Sim é comum, mas também, cabe às pessoas que sabem dividir as coisas não só ficarem apontando o dedo para chamar os outros de intolerantes, e sim, tentar mostrar outros argumentos para enriquecer os diálogos. Quem sabe não é dessa forma que todo mundo aprende.
Eu já tive meus 13 anos e idolatrava o GnR. Depois comecei a curtir todas as bandas de rock da Califórnia. Depois comecei a escutar bandas 'vintage', rock clássico, rock inglês. Daí veio o grunge, as bandas de Seattle. Entrei na faculdade e comecei a ouvir heavy metal. Daí, trocando fichinhas com gente que curtia música em geral, comecei a escutar MPB e música Folk. E assim foi. Quanto mais bandas, gêneros e estilos que comecei a escutar, foi acabando bastante dos preconceitos - restando à minha pessoa curtir música - mesmo pop e eletrônica.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bom, vou responder por mim.

1 - Até que ponto nossos gostos influenciam em nossos julgamentos se determinada música, estilo musical e músico são bons?

Influenciam, mas não a ponto de eu deixar de apreciar algo que me chame a atenção. Ouço, pagode, axé, música clássica e consigo distinguir onde há coisa boa.

2- O que é música boa, estilo bom e músico bom?

É aquela que me agrada.

3 - É justo fazer comparações?

Não.

4 - Psicológicamente alguém admite que o gosto pessoal afeta no julgamento?

Sim. Se tá rolando um Blues, por exemplo, presto mais atenção nos detalhes que outro estilo que gosto menos.

5 - Por que tanta rivalidade entre estilos?

Há tanta rivalidade? Se há, provavelmente estão comparando, o que não acho justo.


____________________

Em suma, a velha frase: gosto não se discute.

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


T-Rodman

Sim é comum, mas também, cabe às pessoas que sabem dividir as coisas não só ficarem apontando o dedo para chamar os outros de intolerantes, e sim, tentar mostrar outros argumentos para enriquecer os diálogos.

Oh louco! Não chamei ninguém aqui de intolerante e mais argumentos dos que já citei, até de forma psicológica?!

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


1 - Até que ponto nossos gostos influenciam em nossos julgamentos se determinada música, estilo musical e músico são bons?

Bom é um conceito meramente pessoal e subjetivo, portanto, o gosto influencia em 100% neste quesito.

Agora, se a música é trabalhada, estudada, usa técnicas de composição, exige um nível de conhecimento pra ter sido feita, etc etc são outros 500, que não necessariamente resultam em uma música "boa" para mim.

2- O que é música boa, estilo bom e músico bom?

Música boa e estilo bom são conceitos subjetivos, portanto dependem do gosto de quem ouve.
Músico bom já é possível definir de maneira objetiva, mas dá trabalho.

3 - É justo fazer comparações?

Com certeza. E a gente faz isso o tempo todo, só não percebe, ou não acha que é comparar.
E comparar é sempre possível, mas assim como definir, também dá trabalho.

4 - Psicológicamente alguém admite que o gosto pessoal afeta no julgamento?

No julgamento de coisas subjetivas, é claro que o fator psicológico afeta enormemente.
O problema é quando o psicológico afeta na aceitação de fatores objetivos e a pessoa passa a negar as coisas sem embasamento.

Pior ainda é quando a pessoa se refere a um ponto objetivo como se fosse subjetivo, que é o mais comum por aqui.

5 - Por que tanta rivalidade entre estilos?

Porque o que eu não gosto, pra mim é chato e portanto seria muito mais agradável se todos ouvissem o que eu gosto.
Claro que este é apenas um dos motivos, existem outros milhares.

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Valeu pela resposta

Mas o ponto em questão não é discutir a qualidade do gosto e sim avaliar o quanto o gosto influencia na definição do que consideramos bom e se esse gosto transcende a própria pessoa ao ponto de julgar o gosto dos outros pelo seu.

Claro que gosto é gosto, mas as vezes mesmo sem intenção a pessoa pode julgar os outros pelo seu próprio gosto. Ex. o Cara gosta de Eric Clapton e fala mal do cara que ouve Malmsteen e vice-versa.

Abraços

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil

5 - Por que tanta rivalidade entre estilos?

Porque o que eu não gosto pra mim é chato e portanto seria muito mais agradável se todos ouvissem o que eu gosto.Claro que este é apenas um dos motivos, existem outros milhares.


Finalmente alguém chegou no ponto em questão. Simples e direto. Essa é a questão

T-Rodman
Veterano
# mai/10
· votar


Black Horse Guitar
Não é pra você a frase. Serve a todos nós.

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


T-Rodman

Blz

Hard_Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


No ano passado presenciei um fato bem interessante dentro deste assunto: Toquei em um concurso de bandas com jurados e tudo mais, e além de prêmios para as melhores bandas, tinha prêmios individuais para melhor vocal, melhor guitarrista, etc.
Aconteceram várias coisas "estranhas" nas premiações, mas o que mais chamou atenção foi o prêmio de melhor baterista: tinham vários bateras muito feras, alguns devem ser até professores, mas quem ganhou foi um menino de uns 10 anos de idade. Ele não chegava aos pés dos bateras feras, mas ganhou provavelmente pela pouca idade.
Na minha opinião ele não mereceu o prêmio, pois se a idéia é avaliar MUSICA tinham vários melhores que ele. Mas o juri provavelmente se sensibilizou pela idade do menino...
Se fosse um adulto tocando na mesma qualidade do menino, não teria a menor chance.

Powerslave158
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia



3 - É justo fazer comparações?

Não.


Porque?

fiquei curioso pra saber tua resposta hehe

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Black Horse Guitar: Mas o ponto em questão não é discutir a qualidade do gosto e sim avaliar o quanto o gosto influencia na definição do que consideramos bom e se esse gosto transcende a própria pessoa ao ponto de julgar o gosto dos outros pelo seu.

Mas eu disse que influencia, na questão 1. O problema é que não é possível avaliar o quanto ou como influência já que é algo totalmente cognitivo.

Powerslave158: fiquei curioso pra saber tua resposta hehe

Não acho justo comparar pq na minha visão as coisas, na música (e nas artes), em sua essência são são diferentes pq são humanos expressando sua veia artística e quando os Ser Humano entra na "parada", tudo pode mudar em 1 segundo, incluseive nosso pensamento. Se estou triste, posso achar muito ruim alguma coisa, ou muito boa! O estado de espírito me influencia na decisões.

Na questão estilo música então, nem se falar, é com comprar laranja com limão. São redondos, mas são siferentes em tantos quesitos que uma comparação se tonaria injusta, já que gosto é uma coisa pessoal.

Pra fechar um exemplo:

Qual é melhor Paul Gilbert há 20 anos atrás ou hoje em dia? Eu diria que são 2 pessoas diferentes, uma delar é 20 anos mais nova que a outra, com gostos diferentes, habilidades diferentes, atitudes diferentes.

Portanto a comparação é uma fator que depende de "n" fatores cognitivos pois estamos falando de humanos tratando arte.

Essa é minha opinião. ;-)

abs

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


MauricioBahia
é com comprar laranja com limão

Dicionário priberam:
comparar - Conjugar
v. tr.
1. Confrontar uma coisa com outra para lhe determinar diferença, semelhança ou relação.

São redondos


Pronto, comparou.

Ambos são frutas, ambos tem frutose, ambos servem pra fazer suco, um tem ph menor que o do outro...

Comparar não é dizer se é melhor ou pior, comparar é isso dai.
Portanto, dá pra comparar qualquer coisa, o sol com uma minhoca, um átomo com uma barra de chocolate.

Qual é melhor Paul Gilbert há 20 anos atrás ou hoje em dia? Eu diria que são 2 pessoas diferentes, uma delar é 20 anos mais nova que a outra, com gostos diferentes, habilidades diferentes, atitudes diferentes.

Pela definição de comparar acima, podemos fazero seguinte:

Antigamente ele usava mais a técnica tal, seu timbre era mais puchado para blablabla, ele gostava de tocar mais rápido....

Atualmente, ele ainda usa o mesmo timbre, mas mudou a técnica de palhetada, bla blalba (ps, informações fictícias).


Comparando música, nós podemos aprender muito, por exemplo:

Tem uma parte de uma música X que eu acho o instrumental bastante tenso, pesado, triste.
Tem uma música Y que tem um instrumental bastante alegre, , festivo.


Na minha música que quero uma parte que mescle a duas características.

Comparando a música X com a música Y eu posso descobrir qual parte de cada é responsável por conferir cada uma das sensações que a música proporciona. Portanto, comparar é muito útil.

Comparando Forró com Heavy Metal: O forró tem em eral um ritmo mais swingado enquanto que no metal é em geral mais reto, impera o uso de distorções enquanto no forró tem o clean, blablablalblablalblala

Comparou! Pronto, nem foi injusto, afinal comparar não é ncessariamente fazer competição (embora possa ser usado para tal)


Eu não dei muitos exemplos, mas sei que se você ler isso dai vai vr que comparar é possível e útil, é só não se prender a "comparar é dizer que é melhor ou pior."

E espero que parem com esta frase "isso é comparar laranja com maçã.", pois é completamente possível, útil e necessário.

Quando alguém vem e diz: Qual captador devo usar, o X ou o Y?
E respondem: Isso é como comparar laranja com maçã...

Po, me dá agonia.

É só dizer as características do captador X e as do captador Y, confrontar os dados e a pessoa vai poder decidir qual dos 2 ela quer.


Não é dizer: o Captador X é melhor que o captador Y.

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/10 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


comparar é possível e útil, é só não se prender a "comparar é dizer que é melhor ou pior"


Essa frase toca na essência da questão do tópico.

Técnicas por exemplo bend, vibrato, etc é possível comparação e identificar qual é o melhor por ser a mesma coisa, agora comparar harmonia da música x com a música y também é possível, porém, não cabe mais decidir pior ou melhor por que? Porque entra o gosto, e como sendo o gosto algo pessoal somente é possível comparar melhor ou pior para o gosto exclusivo de cada um, não expandindo dessa forma como na questão das técnicas.

Abraços

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


The Root Of All Evil: Comparar não é dizer se é melhor ou pior, comparar é isso dai.

Pois é, mas o cerne do tópico é comparar no sentido de avaliar e julgar música:

"Na real como avaliamos música?
Venho algum tempo percebendo como nós avaliamos uma música, um estilo, um músico, etc e pergunto e gostaria que todos deixem suas opiniões, experiências, etc"

Eu disse: é com comprar laranja com limão: São redondos
Você disse: Pronto, comparou.

Pra resumir meu texto, não acho justo comparar pois estamos falando de algo cognitivo e não sobre geometria, química ou física.

Então limão e laranjas são frutas redondas por definição, mas uns gostam mais ou menos delas.


Definição de cognição: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cogni%C3%A7%C3%A3o

Abs

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Black Horse Guitar
Técnicas por exemplo bend, vibrato, etc é possível comparação e identificar qual é o melhor

Qual é o "melhor" não, mas é possível dizer qual bend está mais afinado, qual vibrato está mais de acordo com o tempo da música.
Isso não necessariamente é melhor ou pior.

agora comparar harmonia da música x com a música y também é possível, porém, não cabe mais decidir pior ou melhor por que? Porque entra o gosto, e como sendo o gosto algo pessoal somente é possível comparar melhor ou pior para o gosto exclusivo de cada um, não expandido dessa forma como na questão das técnicas.

Concordo, mas é possível comparar uma harmônia de quaisquer músicas e dizer qual delas é mais complexa, em absoluto, ou comparar em vários outros fatores, como qual tem mais modulações, qual é mais utilizada, blablabla

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


MauricioBahia
não acho justo pois estamos falando de algo cognitivo e não sobre geometria, química ou física.

Não entendi como isto tornou injusta a comparação.
Inclusive acho que até torna mais justa.

Pois é, mas o cerne do tópico é comparar no sentido de avaliar e julgar:

Inicialmente ele nem pede pra comparar, o termo "comparar" só apareceu na terceira pergunta, as primeiras é que eram meramente pra julgar ou avaliar.

Mesmo assim, é posśivel avaliar comparando da maneira que eu falei.

Por exemplo, é possível dizer qual música é mais complexa, qual usa mais técnicas, qual é mais longa...

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/10 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


MauricioBahia

não acho justo pois estamos falando de algo cognitivo e não sobre geometria, química ou física.

Exatamente! Se a comparação for no sentido de melhor ou pior

Como no exemplo acima

bend, ligado, etc = Geometria, química ou física
Harmonia x e y = cognitivo

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


The Root Of All Evil: Não entendi como isto tornou injusta a comparação.

Limão e laranja são frutas redondas por definição, mas uns gostam mais ou menos delas.

É posśivel avaliar comparando da maneira que eu falei.

Por exemplo, é possível dizer qual música é mais complexa, qual usa mais técnicas, qual é mais longa...


Então me diz qual é a música mais complexa?

Dizer se é mais longa, estamos falando de tempo, que é uma unidade fixa. Aí já não estamos mais falando de música.

Abs

ogner
Veterano
# mai/10
· votar


Eu analiso musica basicamente por 2 criterios que me tocam (ui!)

- Aquela que te toca de alguma forma...Pode ser uma musica com a harmonia mais xexelenta do mundo, C- D - G, mas de alguma forma algo nela te emocionou, seja a melodia ( MUITO IMPORTANTE) ou o arranjo, ou letra ou o diabo!!! Ex...Muitos....Ben Harper pra citar um..
Essa aqui é totalmente subjetiva...Tem gente que goza ouvindo Punk, eu não suporto...Hehehe....


- E a que é bem feita, que te prende pela tecnica ( Essa só guitarrista, musico entende) Ex..Muitas musicas do Drem Theather...
Essa aqui nao temn discussão, vc sabe ( se vc tiver noção e bom senso) quendo uma musica é bem feita e tem um grau de composição elevado....Aqui não se discute gosto...mas no meu caso eu consigo apreciar diferentes estilos de musica quando são bem feitas...E bota diferentes nisso....

Acho que isso...

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Black Horse Guitar

bend, ligado, etc = Geometria, química ou física

Cara, não concordo. Isso é feeling.

Harmonia x e y = cognitivo

Também e feeling.

O que feeling? Algo totalmente cognitvo.

Em suma, a cognição, pra mim é o fator que torna impossível uma comparação justa, pergunta no. 3.

Eu penso assim.

Abs

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil

Qual é o "melhor" não, mas é possível dizer qual bend está mais afinado, qual vibrato está mais de acordo com o tempo da música.
Isso não necessariamente é melhor ou pior.


Nesse caso se voce analisar a proposta da música, ou melhor falando, pegamos uma música, por exemplo uma que tem bastante bend Run To The Hills do Iron Maiden, a introdução são 60 bends e todos de um tom, a música existe e tem a sua proposta, dois cara vão tocá-la com a proposta de fazer os bend em um tom, porém, um deles desafina sem a intenção de fazê-lo, então podemos nesse caso avaliar quem é melhor ou pior, agora se a proposta for alterar a música original, a história é outra

Abraços

ogner
Veterano
# mai/10
· votar


Black Horse Guitar
mas a maioria das pessoas julgam pelo seu gosto pessoal. Se algo não agrada então, inconscientemente a pessoa "acha" que tal coisa não presta,

Quando eu for Rei, essas pessoas serão enforcadas.

Black Horse Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

bend, ligado, etc = Geometria, química ou física

Cara, não concordo. Isso é feeling.

Harmonia x e y = cognitivo

Também e feeling.


De acordo com esse exemplo abaixo poderíamos dizer que sim, mas tudo depende da situação

Nesse caso se voce analisar a proposta da música, ou melhor falando, pegamos uma música, por exemplo uma que tem bastante bend Run To The Hills do Iron Maiden, a introdução são 60 bends e todos de um tom, a música existe e tem a sua proposta, dois cara vão tocá-la com a proposta de fazer os bend em um tom, porém, um deles desafina sem a intenção de fazê-lo, então podemos nesse caso avaliar quem é melhor ou pior, agora se a proposta for alterar a música original, a história é outra

Abraços

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


MauricioBahia
mas uns gostam mais ou menos delas.

Não entendi o que isso tem a ver com cognição.

"Mas a cognição é mais do que simplesmente a aquisição de conhecimento e consequentemente, a nossa melhor adaptação ao meio - mas é também um mecanismo de conversão do que é captado para o nosso modo de ser interno."

Mesmo uma pessoa gostar mais de limão do que de laranja é uma comparação que a própria pessoa fez, em relação aos fatores que a levam gostar de uma fruta ou de outra.

Mas cabe levar em cont que muitas vezes comparações que não partem da pessoa podem influenciar também nesta preferência, como por exemplo, qual dos dois tem uma atividade anti-radicais livres maior que o do outro. E assim a pessoa vai passar a optar por este, por ser natureba.

Se a gente for por este raciocínio que não se deve comparar laranja com maçã porque tem gente que prefere maçã e gente que prefere laranja, a gente não iria comparar NADA, porque tudo pode ser colocado desta forma e assim a gente ainda estaria na idade média.

Não seria justo comparar carro com carroça, porque tem gente que prefere carro e tem gente que prefere carroça.

Não sria justo comparar a roda com um quadrado, porque tem gente que prefere rodas e tem gente que prefere quadrados...

Dai ninguém ia comparar nada e ninguém ia saber se gosta mais de alguma coisa ou de outra, pois como saberia se não comparou?


Então me diz qual é a música mais complexa?

Eu teria que analisar todas as músicas do mundo pra descobrir a mais complexa e teria que ter um conhecimento de música vasto o suficiente para tal.

Mas se você der 2 músicas pra alguém que conheça muito de música e pedir pra esta pessoa definir qual das duas é mais complexa, ela saberá dizer, comparando cada aspecto de composição da música.
Note que uma música pode ser mais complexa tecnicamente, a outra harmonicamente, a outra ritmicamente, portanto o resultado final vai ser algo assim.

Dizer se é mais longa, estamos falando de tempo, que é uma unidade fixa. Aí já não estamos mais falando de música.

A duração é um dos aspectos da música, música são notas ao longo do tempo.
Mas a duração que eu dei foi apenas um exemplo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Na real como avaliamos música?