Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Ajuda para criar loop de bateria

Autor Mensagem
qew
Veterano
# mai/10 · Editado por: qew


Pessoal, nao tenho a minima noção de bateria e gostaria de criar alguns loops simples, para fazer uma base e solar em cima (sou/tento ser guitarrista), e com essa onda de Vsti eu ja tentei varias vezes mas nunca consigo montar nada descente.

Qual o programa mais apropriado pra criar a midi?!

Quais as peças devo usar para fazer o que?!

qualquer ajuda é bem vinda.

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


qew
da uma fuçada em alguns softwares

fruit loops, ez drummer, são alguns usados pra escrever bateria, e tambem gerar o audio. tem outros, não sei os nomes.
eu uso o fruit loops.

dá também pra pegar um midi pronto e jogar nele (tem até um tutorial muito bom aqui no forum, de como jogar o midi no fruit loops, eu usei uma vez)

pra escrever só o midi, dá pra usar qualquer editor de partituras - encore, sibelius, finale, ou mesmo o guitar pro. escole como instrumento a bateria e vai escrevendo.
mas aí é legal depois jogar o midi num daqueles que eu falei em cima.

outro programa que é bem simples e bom pra brincar é o band-in-a-box.
ele vem com varios ritmos prontos, e dá pra inclusive escrever só os acordes e ele poe piano, baixo, guitarra, etc.
é bom pra montar umas BTs simples pra treinar improviso. não sei se dá pra deixar ele bom de verdade.

Quais as peças devo usar para fazer o que?!
como assim, da bateria?
tipo bumbo, prato, chimbau?
ué, ai tem que entender um básico de bateria...
=p

makumbator
Veterano
# mai/10
· votar


qew

Como vc diz que não tem nenhuma noção de escrita de bateria, minha sugestão é que vc use os loops que acompanham os VSTis de batera. Tanto no Ezdrummer quanto no Addicted Drums, basta arrastar a levada(ou virada) que escolheu(na janela da própria interface do VSTI) para uma pista midi do programa muitipista. O que vc quiser igual, vai copiando e colando(por exemplo, para compassos de uma levada igual da bateria). Ajuste o tempo no programa, de acordo com sua vontade.

A partir desses loops importados, vc pode ir mexendo em algumas coisas neles(colocar um prato de ataque aqui ou ali, fazer o bumbo de uma levada mais movimentado, etc...). No fim a coisa pode ficar mais do jeito que vc quer.

qew
Veterano
# mai/10
· votar


kiki

Valeu man.
To entrando agora nesse mundo de vsti... E as unicas midis que eu tneho acesso sao as do guitar pro, problema que nem todas as musicas que eu quero eu acho em arquivos de gp.

makumbator

Valeu man!

vou fuçar nesses softwares que vc citou, ver se sai alguma coisa.

makumbator
Veterano
# mai/10
· votar


qew

Basta abrir a interface e ir procurando a levada e virada mais próxima do que vc quer(para ouvir, use o tocador da própria interface do VSti). Quando achar algo legal, arraste para uma pista midi. Caso saiba ingl~es, fica mais fácil, pois há descrição nos loops.

Claro que vc tem que ligar a saída da pista midi no VSti, para poder tocar com o som dele no programa multipista.

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


qew
mas dependendo do que voce quer, dá pra resolver bem simples.

se for só pra criar BTs aleatórias, o band in a box quebra um puta galho, só escolhe o ritmo (rock, blues, jazz, etc) e poe os acordes, ele faz sozinho. tipo um teclado.
mas com zom tosquinho.

se for pra pegar musica que existe, caça o midi na net e abre ele num desses sequenciadores de bateria.
é mais facil achar do que em gp.

o legal de pegar um desses é que dá pra afzer isso que o makumba falou, e voce vai aprendendo a escrever tambem.

é bom saber pelo menos um pouco de bateria.

qew
Veterano
# mai/10
· votar


makumbator

Valeu.
Vou procurar ele pra download, é muito grande?!

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


makumbator
Claro que vc tem que ligar a saída da pista midi no VSti, para poder tocar com o som dele no programa multipista.
eita, voce faz ele renderizar a bateria direto o multipista?

eu geralmente exporto um wav e taco lá...

makumbator
Veterano
# mai/10
· votar


kiki

Não, vc não entendeu. Eu carrego o VSTi em uma pista midi(na verdade, o Cubase já cria automatiocamente a pista com o endereço correto ao se carregar o VSti).

Depois eu abro a interface dele e vou escolhendo levadas e viradas em MIDI que vem no próprio VSTi ou em pacotes de expansão do mesmo(e vou ouvindo no tocador próprio dele). Para cada levada ou virada que eu gosto, arrasto para a pista que o próprio VSti criou, e assim eu posso ouvir a linha completa da bateria com todos os loops que eu escolhi, na ordem exata.

Sacou?

Eu deixo ele sempre como midi(mas usando a saída sonora do VSTi), pois o computador aguenta tudo aberto, então não vejo porque renderizar e fechar o VSti ou mesmo usar o freeze(até porque, vou mexendo em detalhes do midi ao longo do tempo).


qew
Vou procurar ele pra download, é muito grande?!

Sim, são grandes. Tem VSTi de bateria com vários e vários DVDs. Mas o Ezdrumnmer é modular(cada módulo costuma ser próximo a 1 giga, uns um pouco menos). O Addicted acho que é um DVD.

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


makumbator
ah, entendi...
legal, já escreve o midi na pista!

qew
Veterano
# mai/10
· votar


makumbator
Sim, são grandes. Tem VSTi de bateria com vários e vários DVDs. Mas o Ezdrumnmer é modular(cada módulo costuma ser próximo a 1 giga, uns um pouco menos). O Addicted acho que é um DVD.

Percebi o tamanho mesmo. Foda que aqui no trampo as portas pra torrent e p2p sao bloqueadas, o jeito é baixar dos links do orkut, achei um dividido em 20 partes, do Addictive Drums.

Valeu pela ajuda man.

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


qew
achei um dividido em 20 partes, do Addictive Drums.

lembrou os velhos tempos dos joguinhos arjeados em 20 disquetes...

mas é, o pacote de bateria pra ficar bom pesa pra caramba. mas se souber usar dá pra fazer cosias profiça (nivel makumba).

os que eu te disse são mais levinhos, mais quebra galho (nivel kiki)
=p

o band in a box é bem leve, super simples. meio tosquinho ate.

o fruit loops é até leve, eu baixei de uma vez. o programa em si não é pesado, o pacote de bateria é que é mais pesado, pra ficar bacana.
(não sei se esses outros são).

qew
Veterano
# mai/10
· votar


kiki

To baixando o Band In Box tb. Baixando a versão Demo que eu achei no Audioware. Vamos ver, ele é MUITO mais leve do que os outros.

qew
Veterano
# mai/10
· votar


kiki

como que é o esquema com o Fruit Loops?

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


qew
pois é. o band in a box - como diz o nome - é um programinha faz-tudo. é bem leve, e dá pra brincar bastante.

é que ele não serve pra fazer nada do que o makumba falou... não faz coisas profiças.

o fruit loops dá pra usar de dois jeitos (pelo menos eu sei uar de dois jeitos).

um é abrir o midi e botar um desses pacotes de bateria, pra deixar ele bacana.

o outro jeito é escrevendo a bateria. a tela padrão dele já é de escrever a bateria, vem um pattern com bumbo, caixa, chimbau e prato. é só ir clicando nos quadradinhos e ver o que acontece.
depois voce cria varios patterns e monta uma musica.
é bem pratico, e um pouco limitado.

na verdade tem um terceiro jeito que eu não sei usar, que é pegar umas levadas prontas que vem na biblioteca dele, mas é meio estilo eletronico, nao curti muito nao.

qew
Veterano
# mai/10 · Editado por: qew
· votar


kiki
só ir clicando nos quadradinhos e ver o que acontece.

É ai que esta a raiz dos meus problemas. Eu vou clicando nos quadradinhos e nunca sai nada decente, saca?!

E esses "pacotes de bateria" como são?!

makumbator
Veterano
# mai/10
· votar


qew

É ai que esta a raiz dos meus problemas. Eu vou clicando nos quadradinhos e nunca sai nada decente, saca?!


Mas é porque vc não deve saber como "funciona" uma levada de bateria. Ou seja, o que deve ser tocado, e de que forma para dar o resultado sonoro que a gente espera. Por isso que usar loops midi é mais indicado para vc, pois não precisa saber nada de bateria, basta ouvir o loop, gostar e arrastar.

Essa forma é boa para vc começar a aprender como são as levadas, pois depois que arrastou para apista midi, vc pode visualizar o loop e ver o que está escrito. Depois basta ir editando um pouco os loops prontos(deixando-os com a sua cara) e no fim do processo, vc saberá até escrever levadas básicas(por ter trabalhado nos loops prontos).
Esses Midis que acompanham os VSTis de bateria são ótimos, pois foram criados com bateria midi, e um baterista de verdade tocando(e então gravaram o resultado em midi para fazer cada loop). Tem coisas que são muito trabalhosas para se escrever na mão(por exemplo, nota fantasma de caixa e certos golpes de vassourinha), e então, eu recorro aos loops prontos que teham algo próximo do que quero, e mudo o que precisar.

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


makumbator
Mas é porque vc não deve saber como "funciona" uma levada de bateria.
éééééeé

Tem coisas que são muito trabalhosas para se escrever na mão(por exemplo, nota fantasma de caixa e certos golpes de vassourinha), e então, eu recorro aos loops prontos que teham algo próximo do que quero, e mudo o que precisar.
mas perai mano makumba, o cara não fazer isso agora, né?
vai ensinar o garoto a fazer um jazz VST?
=p

qew
É ai que esta a raiz dos meus problemas. Eu vou clicando nos quadradinhos e nunca sai nada decente, saca?!
voce precisa sacar como funciona uma bateria de verdade.
já tocou alguma vez?

se tiver oportunidade, toque.
quando a minha banda ensaiava em casa, os dias que eu tava de boa (bons tempos do colegio) eu ficava tocando...

ouça as levadas que voce curte, tente identificar o bumbo, a caixa e o prato que conduz (chimbau, ataque, condução).

E esses "pacotes de bateria" como são?!
são kits de sons gravados, acho que é o mesmo que o makumba disse.
voce troca o som das peças, quanto melhor o pacote, mais realista fica.

makumbator
qew
uma coisa bacana de fazer no fruit loops pra aprender como fazer levadas é dar o play no pattern e ir clicando nos quadrados.
ele vai tocando enquanto voce muda, entao dá pra saber como fica em tempo real.

poe um bumbo, uma caixa, e ve o que dá.
enche de chimbau, tira, poe outro bumbo, etc.;

eu acho bem didatico.

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


Como vc diz que não tem nenhuma noção de escrita de bateria, minha sugestão é que vc use os loops que acompanham os VSTis de batera.

Entrei aqui pra falar isso.

Mas vale salientar também que não adianta de nada pegar um monte de VSTis gigantescos e escrever a bateria no GP.

E vale lembrar também que os "quadradinhos" do FL são imitando um sequenciador analógico, que é bem voltado a produção de música eletrônica. Você não vai conseguir nada muito real assim, é só pra quebrar um galho, um metrônomo pimpadão, digamos assim.

makumbator
Veterano
# mai/10
· votar


kiki
mas perai mano makumba, o cara não fazer isso agora, né?
vai ensinar o garoto a fazer um jazz VST?


hahashs! Não, não! Mas é para ele saber que tem coisas que para a gente escrever manualmente tem um trabalhão monstro e não fica igual ao loop tocado por um baterista real, que os programas já disponibilizam.

qew



ouça as levadas que voce curte, tente identificar o bumbo, a caixa e o prato que conduz (chimbau, ataque, condução).
(2)

Vc vai ter malhar no computador mexendo em midi e ouvindo muita música, até conseguir pensar como um baterista(ou ao menos próximo), ou seja, chegar em um ponto em que vc já sabe o que um baterista tocaria em determinado ponto, o que soa bem, o que fica demais, o que fica pobre, essas coisas...

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


qew

ó, achei uma videoaulazinha interessante.
só enche o saco o cara falando em telemarketes.
"a gente vai estar trocando o som do canal..."



E vale lembrar também que os "quadradinhos" do FL são imitando um sequenciador analógico, que é bem voltado a produção de música eletrônica. Você não vai conseguir nada muito real assim, é só pra quebrar um galho, um metrônomo pimpadão, digamos assim.
[2]

Vc vai ter malhar no computador mexendo em midi e ouvindo muita música, até conseguir pensar como um baterista(ou ao menos próximo), ou seja, chegar em um ponto em que vc já sabe o que um baterista tocaria em determinado ponto, o que soa bem, o que fica demais, o que fica pobre, essas coisas...
[2]

toque air drums em casa ouvindo musica!!!

ou compre um rockband!!!

makumbator
Veterano
# mai/10
· votar


Minow
Mas vale salientar também que não adianta de nada pegar um monte de VSTis gigantescos e escrever a bateria no GP.


Exato. Tem que mexer e editar bastante até ter algo que soe mais humano e tocável do mundo real.
por isso acho que os loops que vem nesses VSTis são o ponto de partida ideal(pois foram feitos por um batera real)

qew
Veterano
# mai/10
· votar


kiki
makumbator
Minow

Valeu pela força pessoal.

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


dando um up do mal pra dizer que aproveitei pra pesquisar o tal exdrummer, e achei um video muito bom, que explica o basicçao dele!

http://www.rededownload.com/ezdrummer/

vale a pena ver.

Gilberto Juba
Veterano
# mai/10
· votar


qew
Sou baterista, já toquei em várias bandas mas estou parado, nem batera tenho mais. Atualmente sou um guitarrista de quarto nas horas vagas. Tenho criado minhas levadas de bateria no Fruity Loops utilizando os sons (timbres) das peças de um kit do battery 3. Escrevo todos os compassos/notas e tento humanizar ao máximo. É bem trabalhoso, é preciso ajustar a intensidade das notas, conhecer sobre viradas e técnicas de bateria, mas gosto de fazer assim. Também uso o Fruity loops para escrever o baixo.
No seu caso que não tem noção nenhuma de bateria, no meu ponto de vista, acho que o caminho é utilizar levadas/viradas prontas, pois é muito mais prático e você terá masi tempo para se concentrar na guitarra. Se for gravar um cover use um playback.

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


Ajuda com EZDrummer!

baixei o bicho, instalei (varias dificuldades que não cabe descrever agora), e abri ele no Reaper.

tentei seguir o caminho do video que eu postei acima (o segundo).

problema: ele não "joga" os grooves na pista, dá um erro.
e ele abre 16 canais só pro ezdrummer...

=T

makumbator
Veterano
# mai/10
· votar


kiki

No Cubase, ao se abrir o Ezdrummer, ele cria todas as pistas separadas mesmo(mas por default, joga o som apenas em uma saída estéreo). Caso a pessoa queira, basta clicar na interface dele no comando de separar em multicanal, e aí ele passa a mandar o som de cada mic virtual para uma pista(podendo aplicar efeitos separadamente).

No Cubase basta arrastar um groove que ele leva para a pista midi o mesmo.

Qual a mensagem do erro?

Vc já procurou no fórum do reaper para ver se tem alguma coisa sobre o assunto?

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


Qual a mensagem do erro?
could not import 1 of 1 items!

=/
maguei

só isso que dá.

eu consigo ouvir os loops, mexer em tudo dentro do ezdrummer. mas nao consigo montar no track.

=p

No Cubase basta arrastar um groove que ele leva para a pista midi o mesmo.
é, eu vi isso no video, o cara faz isso no sonar...

Vc já procurou no fórum do reaper para ver se tem alguma coisa sobre o assunto?
nao, procurarei!
valeu!

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


kiki: problema: ele não "joga" os grooves na pista, dá um erro. e ele abre 16 canais só pro ezdrummer...

Não precisa abrir 16 canais não hein. Isso pode te confundir.

Cara, aperta CTRL+T pra inserir uma trilha nova e insere o EzDrummer. Fica num canal só.

http://img36.imageshack.us/img36/1539/reapertutor.gif

Abs

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


MauricioBahia
legal, isso ajuda!

mas continuo sem conseguir fazer o drag and drop...

=T

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
 

Tópicos relacionados a Ajuda para criar loop de bateria

288.470 tópicos 7.529.917 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital