Como fazer uma música?

    Autor Mensagem
    M039
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: M039


    Bom, eu estive tentando compor qualquer coisa esses dias no Guitar Pro e percebi que não sei como é a estrutura de uma música, sei que tem Intro, Verso, Refrão, Solo mas não sei por isso na tablatura, alguém aí que estuda ou estudou música saberia me dizer?
    Isso aposto que é dúvida de muita gente, como é a estrutura de uma música.

    (No meu caso, Power Metal Sinfônico, haha)

    Edit: Não, eu nunca estudei de fato música, toco ja faz uns meses e adoro fazer música D:

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    M039
    Isso aposto que é dúvida de muita gente, como é a estrutura de uma música.

    Você não tem noção do quão vaga é sua dúvida. Sério.
    Você poderia enxugar isso por século, estilo de época e até compositor.
    No barroco a coisa funcionava de uma maneira. No periodo clássico ficou bem popular a forma sonata com Haydn e uma forma mais rapsódica com Mozart. No período romântico, a coisa cresceu estupidamente com Wagner e os compositores que seguiram essa escola wagneriana, tipo Mahler já usavam uma forma praticamente inexistente. Daí a Debussy, Stravinsky, Bartók... amigão, isso não existe mais.
    E considere que isso foi há 100 anos atrás.

    Agora, entende o quanto é difícil responder sua pergunta?

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    M039: Como fazer uma música?

    Talento.

    Abs

    M039
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Minow
    Poxa cara, não sabia que era tão complexa a coisa, desculpa pela pergunta idiota :/

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    M039: desculpa pela pergunta idiota :/

    Nenhuma pergunta é idiota! Idiota fica, quem não pergunta. :-)))

    Abs!

    Bombastik
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    M039
    Como fazer uma música?

    é fácil, junta três acordes e faz uma melodia. ou dependendo do estilo, até menos.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Que tal estudar teoria, e depois composição?

    Facchini
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu diria inspiração em vez de talento.

    xGumAx
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu diria inspiração em vez de talento.


    Concordo, essa coisa de repetir, refrão, intro...

    Tudo tem a ver com o clima... geralmente a intro apresenta um tema e dai isso é trabalhado até q se chegue no refrão onde resolve os temas, e o q vem à frente pode ser maiores resoluções ou outros temas... Enfim isso é muitíssimo VAGO... existem musicas q não repetem sequer uma frase.

    Música é como literatura, existe alegoria, clímax, tipos de vocabulário. Eu gosto de pensar q fazer música é como conversar.
    E dependendo do que vc quer passar compensa vir logo com os dois pés no peito, ou vir falando de mansinho, ou chegar pulando serelepe, ou ainda vir cheio de sensualidade...

    Pra qm teve um estudo clássico pode parecer muito complexo essa pergunta. Mas ela já foi respondida.

    MauricioBahia
    Talento.
    Facchini
    inspiração
    Alvaro Henrique
    Que tal estudar teoria, e depois composição?

    (Não precisar formar doutor em musica antes de tentar sua primeira música)

    E digo mais. Experiência.


    E champs,Idiota fica, quem não pergunta.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    xGumAx
    (Não precisar formar doutor em musica antes de tentar sua primeira música)

    Sem dúvida, assim como não precisa se formar doutor em literatura antes de arriscar o primeiro poema.

    Porém, sem saber o que são versos decassílabos fica difícil arriscar um soneto, né? Ou mesmo tentar fazer um versinho menos clichê se seu vocabulário não vai muito além de "rua" e "lua".

    Música é uma linguagem, com gramática, semântica, ortografia, formas poéticas, etc. Assim como há analfabetos que contam estórias, realmente não é preciso saber escrever música pra compôr alguma coisa. Mas esse analfabeto chega em casa e já sai inventando as coisas, ao invés de ir num fórum de internet perguntar como fazer uma estória.

    Pra quem não sabe fazer uma música, e precisa perguntar pra estranhos pra tentar arriscar a primeira, não dá pra ser auto-didata. O auto-didata sai fazendo e no máximo pergunta se está bom. Quem pergunta como fazer precisa estudar com quem sabe.

    xGumAx
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    precisa perguntar pra estranhos pra tentar arriscar a primeira, não dá pra ser auto-didata

    Fato.

    no máximo pergunta se está bom

    Discordo, sempre troco musicas com amigos meus, e trocamos ideias, um acorde na musica dele q tá estranho. Umas frase q eu pus q não fez sentido.

    Mas é verdade, a pergunta foi "como faz um livro". Po ngm sabe responder isso. A não ser assim: Escrevendo champs!!11onze!!!

    Um professor pode de fato lhe mostrar o caminho, mas ele não vai te ensinar como compor uma música... Ngm vai, existem livros sobre composição e tudo o mais. Nenhum deles falam >fazer musica é assim champs!!!

    lc carlos
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    você pensa na música ,na letra e vai encaixando os acordes
    imples assim pois quanto mais simples mais gostosa de ouvir

    um abraço

    jingle.lc@gmail.com

    Fish Head
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    nao sei se ja disseram mas...

    experiencia continua tentando pode ter certeza que um dia vc chega la... so nao vale desistir no meio do caminho

    leticia123
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    # Enviado: 3/abr/10 21:35

    Codinome Jones
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Compre calças coloridas 3 vezes menores que seu tamanho normal

    xGumAx
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Codinome Jones


    +1

    Vagabond
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    pega farinha, açucar, ovos, fermento, achocolatado e leite. guarda todos no armario. vá na busca do fcc ou até mesmo do pai google. pesquise teoria, harmonia, escalas. experimente. se houvesse uma fórmula mágica a música perderia o seu valor.

    Casper
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Segundo o grande Hans-Joachim Koellreutter:

    1) não há valores absolutos, só relativos;
    2) não há coisa errada em arte; o importante é inventar o novo;
    3) não acredite em nada que o professor disser, em nada que você ler e em nada que você pensar; pergunte sempre o por quê."


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans-Joachim_Koellreutter

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como fazer uma música?