Como nos proteger contra plagio, sem pagar caro?

    Autor Mensagem
    Caike_bend
    Veterano
    # mar/10


    Fala, pessoal. Bem, eu tenho uma banda que ta começando a fazer as autorais, só que a gente fica com o pé atrás, com medo que roubem nossas musicas ou coisa do tipo. Com base nisso, a gente foi atrás de ver quando custava para patentear uma música, mas foi em vão. Fora do nosso orçamento.

    Então, pessoal. Existe algum jeito de nós nos proteger de plágio sem gastar muito?

    Vlw!

    qew
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: qew
    · votar


    Caike_bend
    Como nos proteger contra plagio, sem pagar caro?

    Fazendo umas musicas bem ruins, assim ninguém vai querer plagiar.

    Essa pratica esta sendo muito usada hoje em dia por bandas como: Fresno, NX0, Strike, entre outras.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Escreve ela numa partitura e envie pra você mesmo por correio. E deixe a carta fechada =)

    Caike_bend
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    qew
    hehehehe, mas a gente quer mudar algo no cenário rock'n'roll do BraZil.


    Motoboy From Hell-SDMF
    Nao entendi o raciocinio..

    Musicólatra
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    O único jeito é você registrar a música.

    Caike_bend
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Musicólatra
    Só que é MUITOOO caro .-.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Caike_bend

    Não sei se é certo isso, mas você poderia postar a sua música (áudio em mp3) em vários sites que divulgam músicas próprias.
    Com o registro da data de postagem do arquivo, fica documentado por vários servidores. Se alguém reivindicar a autoria das músicas, mesmo com um registro, a data de registro será após a publicação na internet.

    Não sei se isso é seguro ou se tem algum valor legal. Alguém que entenda de direitos autorais pode confirmar isso pra você, e verificar se existe algum precedente (caso exista, fica mais fácil).

    JP_dragon
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    leandro,penso do mesmo jeito.postando em varios sites de divulgaçao de musicas,alguem pode ver que tem alguem te plagiando,se vc ver,vc pode dizer:essa musica é nossa,eu postei na net dia tal,e se o cara tiver registrado depois disso pode ser que voce esteja protegido.

    mas tambem nao sei se tem algum valor legal hehe.

    subgrave
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Você pode registrar a letra ou partitura como um documento qualquer num cartório de registro de títulos (tabelionato de notas), se não me engano deve estar custanto em torno de uns R$ 17,00 a lauda (folha), o documento terá fé pública e servirá para se opor contra qualquer um que tentar plagiar seu teor. Já fizemos isto na minha banda.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
    · votar


    Caike_bend

    é o seguinte:

    digamos q vc faz uma musica com tua banda hj.
    vc escreve ela numa partitura, e envia pra vc por correio.

    Digamos q daqui a uns meses, uma banda fdp ai plagia tua banda. E eles juram d pé junto q fizeram a musica antes.

    Bom, dai vc pega a CARTA q chegou, q vc enviou pra si mesmo. E dentro dela está a partitura da musica. Provando que vcs fizeram ela em tal data (Q estará registrada na carta)

    sacou?

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Não tenho músicas que valham o trabalho para serem plagiadas.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    No futuro, data de postagem no youtube poderá ser uma forma de registro.

    emaniox
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    quanto custa registrar? Onde se faz isso?

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Duas palavras resolvem o problema:

    Biblioteca nacional

    Escritório de Direitos Autorais
    O serviço prestado pelo Escritório de Direitos Autorais (EDA) existe desde 1898. Através do registro de obras intelectuais, de acordo com a Lei nº 9.610/98, o EDA tem por finalidade dar ao autor segurança quanto ao direito de criação sobre sua obra. O registro permite o reconhecimento da autoria, especifica direitos morais e patrimoniais e estabelece prazos de proteção tanto para o titular quanto para seus sucessores. Além disso, o EDA, através da Lei do Depósito Legal, contribui para a preservação da Memória Nacional, uma das missões da Fundação Biblioteca Nacional.

    A Sede do EDA funciona no seguinte endereço:
    Escritório de Direitos Autorais - FBN
    Rua da Imprensa, 16 - 12º andar
    Castelo - Rio de Janeiro - RJ - 20030-120


    Atendimento ao público:

    Entrega de Requerimentos e informações no balcão:
    No endereço acima, de 2ª a 6ª feira, das 10 às 16h

    Informações pelos telefones:
    (21) 2262-0017 e 2220-0039, de 2ª a 6ª feira, das 10 às 16h
    Fax: (21) 2240-9179

    Endereço eletrônico: eda@bn.br

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    A mensagem do J. S. Coltrane está ótima. Pra ficar perfeita, só faltou dizer que o registro é feito em diversas cidades do Brasil, não só no Rio. No site www.bn.br tem mais informações.

    james_the_bronson
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Escreve ela numa partitura e envie pra você mesmo por correio. E deixe a carta fechada =)

    Eu vi um cara falando isso, inclusive para qualquer tipo de propriedade intelectual, num dos jornais da Globo, tipo RJTV, Jornal Hoje, ou algo do gênero...

    Foda que nego pode alegar que você violou a carta e colou de novo...

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    james_the_bronson

    Foda que nego pode alegar que você violou a carta e colou de novo...

    é uma possibilidade. Mas sera q tem como fazer um envio especial, registrado, carimbado (autenticado) e tal? Pq dai acho q nao tem esse perigo.

    Ideia de um sequestrador:
    Tira uma foto da partitura do lado d um jornal do dia. hUhauhauha

    *brincadeira*

    Prometherion
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    LeandroP
    Acho que essa idéia vale sim, até porque a lógica é a mesma da carta, só que que o conteudo é publicado.

    GarrafaSK8
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    LeandroP
    Puts essa ideia parece ser mto boa...
    Espero que alguem aqui do forum que entenda direitos autorais diga se essa pratica é legal...

    mas a ideia é brilhante

    Henrikmaru
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    cria uma comu no orkut AUEHAUHEuAHEuAHEAU *tri idiota* UAHEAUHEUA

    Caike_bend
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    subgrave
    Bem mais barato do que registrar de modo 'convencional'.
    Vlw!
    LeandroP
    Boa idéia, mas temos que ver se isso pode ser usado como 'prova', neah?
    vlw!
    Motoboy From Hell-SDMF
    Entendi, mas podem alegar que eu modifiquei a carta e talz, mas é uma boa idéia pra ultimo caso.
    [
    J. S. Coltrane
    Alvaro Henrique

    Obrigado aos 2, vou procurar me informar e qualquer coisa posto aqui.

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Caike_bend
    é, eu conhecia esse metodo dos correios.
    faz um pacote (caixa), e poe partitura, gravação, o escambau. e lacra bem e manda.

    ouvi dizer (informe-se direito) que tem validade legal. voce pode levar pra um julgamento e abrir na frente do juiz.

    mas é meio pé no saco fazer isso com todas as musicas que voce fizer. ate por que voce nao vai fazer 20 musicas de uma vez e pronto.

    o correto é registrar mesmo.

    isso de direitos autorais tá muito complicado, mais ainda com a internet.
    acabei de ver um texto meu - que eu publiquei em primeira mao aqui no fcc, entao tenho uma data de "prova", mas depois pus no meu blog - num outro blog, sem citação de fonte. era um blog bestinha, nem vale a pena brigar. mas andou o texto.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    kiki

    Mas é porque você não quis dar a importância de autoria no texto. Se quisesse, teria anotado a data, hora e o link pra uma confirmação futura.

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    kiki
    Engraçado, você falou isso, fui pesquisar no google e achei um texto meu também, nesse outro fórum.
    Hahahaha

    bahhhh
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Só fazer uma cópia autenticada da folha com a música, fica o registro do cartório com o a data e assinatura do kra, custa 4 reais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como nos proteger contra plagio, sem pagar caro?