[Dúvida 2] Sobre a inversão de Acordes

    Autor Mensagem
    Adrikei
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Adrikei


    Antes de mais nada, eu procurei no fórum antes de fazer a postagem.

    Para irritar alguns, vou começar dizendo que através da Análise Combinatória, podemos perceber que com 3 elementos diferentes podemos formar 6 arranjos distintos; minha dúvida, porém, não precisa da análise de todos os 6 arranjos, até porque 3 já são analisados como normal, primeira inversão e segunda inversão, sim, os elementos são as notas que compõem um acorde.

    Um acorde natural segue I-III-V(T-3-5)
    A Primeira Inversão segue III-V-I(3-V-T)
    A Segunda Inversão segue V-I-III(5-T-3)

    Mas e as outras 3 possibilidades? por exemplo, III-I-V(3-T-5) é uma Primeira inversão?

    Possivelmente alguém vai dizer que só a nota baixo determina a inversão, mas achei o fato curioso e interessante, algo que não poderia dexar passar.

    Valeu =]

    Creamy Mule
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Creamy Mule
    · votar


    deixa pra usar algarismo romano quando tiver falando dos acordes mesmo.
    fica parecendo que você tá falando de progressão harmônica.
    quanto a tua dúvida vou olhar num livro aqui e te digo.
    só um toque, cara - espero que não se importe : )

    Creamy Mule
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Creamy Mule
    · votar


    O Kostka mostra em seu livro (mais atualizado e moderno de harmonia) como dependendo apenas do baixo para serem chamados de um ou outro.
    e olhei outros livros aqui e todo parecem concordar.
    tem um livro antigo que chama isso de ordem direta ou indireta, mas - de qualquer forma, seria uma 1a ou 2a inversão em ordem indireta, por exemplo.

    você tem umas dúvidas de gente interessada que quer aprender, vi teu outro tópico - não respondi porque virou bagunça e tinha muita opinião infundada, aí eu não quis que a minha fosse interpretada como uma delas.
    sou estudante de música e tenho vários livros a minha disposição aqui - se quiser manda teu email ou msn por mensagem pessoal que eu te adiciono e te ajudo com essas dúvidas teóricas.
    como já disse em outro tópico por aqui: gosto de gente disposta a aprender. : )

    AndrewGotticus
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Dessa vez deu pra entender o que ele disse \o/

    Adrikei
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Creamy Mule

    Então, onde eu vi tambem só fala que é a nota baixo que norteia, mas é aquela coisa, quanto mais claro, melhor. Num violão pode passar despercebido, mas num piano daria pra ver bem que aconteceria uma troca dessas...

    Como chama esse livro antigo aí que você mencionou?
    (Dei uma arrumadinha no primeiro post)

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    Pra ser inversão, o baixo não pode ser a tônica.

    As inversões padrões (1ª e 2ª pra tríades e até a 3ª em tétrades) são fechadas, isto é, cada nota do acorde aparece em sua posição "certa", por exemplo: em dó maior, entre um C e um G quaisquer vai sempre haver um E.

    Nesse seu exemplo, seria uma primeira inversão aberta ( 3 - 1 - 5), porque entre as duas primeiras notas, cabe mais uma do acorde (e entre as duas finais também).

    O nome disso é voicing em inglês, ou condução de vozes em português.

    Adrikei
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ahh sim, entendi =D

    Valeu Ken Himura

    Richard Guitar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    E uma quarta inversão ? seria com o baixo na 9ª ?

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Richard Guitar
    Acho que não, cara. Param em tétrades, porque acima disso não tem relevância pra função principal do acorde (9, 11, 13 etc, acabam sendo ornamentos). Geralmente, nossa música é baseada na condução de 4 vozes principais - que formam sempre uma tétrade. Aí, vem por cima as outras vozes ou ornamentos etc etc.

    Creamy Mule
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Adrikei
    Princípios básicos de música para a juventude.
    acho que é da época que tinha música nas escolas.

    o Ken Himura complementou muito bem : )

    Richard Guitar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ken Himura
    E se fosse 5 vozes?
    Sem necessáriamente ter que tocar as outras 4 vozes para obter uma quarta inversão.

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Richard Guitar
    Não é bem assim. O pilar da música é SATB, o que vai sempre formar uma tétrade.

    Seguindo todas as regras de condução harmônica em uma composição formal, uma outra voz não poderia ser outra coisa senão uma dissonância de "ornamentação". Porque não poderia repertir nenhuma das notas que já apareceram - intervalos de 1ª, 5ª e 8ª paralelas "destrói" a independência da voz. Supondo que você já tem uma tétrade maior ( I - IIIM -VJ - VIIm), só sobram II, IV e VI pra usar.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    Adrikei
    Mas e as outras 3 possibilidades? por exemplo, III-I-V(3-T-5) é uma Primeira inversão?

    Sim. Ainda é a primeira inversão.

    Lembre-se que temos as tríades fechadas e as tríades abertas.

    Neste exemplo, você pode detectar que: o IIIº grau foi pro baixo (2a inversão), e que os intervalos ultrapassam a oitava (tríade aberta). Resumo: É uma tríade aberta na 2a inversão.

    A 3a inversão é quando o VIIº grau passa a ser o baixo da tríade.

    Adrikei
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Questionei-me isso por que num Ré maior por exemplo, toca-se, da mais grave a mais aguda: Tônica, quinta, tônica, terça...

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Adrikei
    Depende do instrumento. No piano, por exemplo, você aprende a fazer esse acorde fechado, na sequência certinha.

    No violino, na primeira posição seria Ré - Fá# - Lá essa tríade. Usando as quatro cordas seria Ré - Fá# - Lá - Fá#.

    No violoncelo, na primeira posição, fica Ré - Lá - Fá# - Ré.

    E por aí vai.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    Tríades em Ré maior:


    D D/F# D/A
    e----------------------------2-------------------------
    B-------------------3------3---------------------------
    G--------2--------2------2-----------------------------
    D-----4---------4--------------------------------------
    A---5--------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------
    tríades em posição fechada, com as suas inversões


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dúvida 2] Sobre a inversão de Acordes