[Dúvida] entre Mi e Fá, e Si e Dó

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# jan/10 · Editado por: Konrad
· votar


Adrikei

A sua dúvida é interessante pois me despertou outra dúvida. Ate´que ponto o sistema actual é "agradável" por ser "natural"? Ou seria ele resultado de séculos de costume?

Esclareço a questão: Escalas e músicas ditas exóticas são exóticas de facto ou o são apenas por uma questão de (não) costume? Existe algum tipo de razão para gostarmos (nós aqui, certo?) e usarmos escalas não microtonais, por exemplo?

E outra coisa, já li muita coisa interessante na busca falando sobre o assunto, posts muito bons de gente que nem frequenta o FCC mais esclarecendo como a padronização no 440Hz é algo recente, por exemplo. O problema é achar! hehe

Powerslave158
Veterano
# jan/10
· votar


Adrikei

isso tem haver com a série harmônica onde tu toca uma nota e os harmônicos desta nota ficam soando, tenta procurar algo sobre isto, pq eu não me lembro direito pra te explicar, e se tu ver na música indiana entre um tom e outro existem 9 microtons que são cahamados de comas, e a nossa música existe apenas 1 semiton, é bem interessante já que tu saca de física e matemática, dá pra se divertir um pouco com isso!

Adrikei
Veterano
# jan/10
· votar


Powerslave158
Na verdade, há 9 comas dentro de um semitom, não sei se essas são pitagóricas ou sintônicas, mas estou lendo um artigo aqui que parece muito bom; se não esclarecer essa dúvida, esclarecerá fatos que tornar-se-iam dúvidas futuramente.

Bruno Floyd
Veterano
# jan/10
· votar


E se a mim não é a múcisa, a você não é a inteligência, pois a maior dádiva humana é a lógica, que lhe faltou até agora.


repito, a MÚSICA não é pra vc

Powerslave158
Veterano
# jan/10
· votar


Adrikei

é por aí, faz tempo que estudei isso, lembro vagamente, mas a música indiana é muito interessante, a cítara tem os trastes móveis para se adequar de acordo com a música, e os ensinamentos de tabla outro instrumento indiano só que este de percussão é chamado de "haga ou raga não lembro" estes ragas ou "grooves" hehehe são passados de pai para filho uma coisa assim, e somente por "decoreba", sei que existem muuuito mais que 200

Adrikei
Veterano
# jan/10
· votar


Bruno Floyd
Isso não é você quem decide.

Bruno Floyd
Veterano
# jan/10
· votar


(É pelos números e não pelo sentido que se deve avaliar a sublimidade da música. Estudai o monocórdio).

Não sou só eu quem imagina que a música é muito mais razão que emoção(e não faço aqui apologia ao NX Zero).


não mesmo, vc ja fez sua decisão

Adrikei
Veterano
# jan/10
· votar


Caramba! Tem certeza de que és alfabetizado?

Adrikei
Veterano
# jan/10
· votar


"sim, é um problema cara, musica não é sobre fisica ou matematica é sobre sentimentos"... - Você

"Não sou só eu quem imagina que a música é muito mais razão que emoção"... - Eu

"É pelos números e não pelo sentido que se deve avaliar a sublimidade da música."... - Diderot

"não mesmo, vc ja fez sua decisão"

Se você faltou às aulas de interpretação de texto, sinto muito mas não há como argumentarmos pois não falo seu dialeto.

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10
· votar


Konrad
como a padronização no 440Hz é algo recente, por exemplo. O problema é achar! hehe

No barroco nem era ainda =D

-GUS-
Veterano
# jan/10
· votar


Bruno Floyd

puts, nao quer parar de discutir um assunto que vc nao conhece??


Adrikei

interessante esse assunto, ms tbem nao conheço a respeito... ms sei q tem outros tópicos tratando mais ou menos sobre isso, dê uma olhada na busca q talvez tu ache algo interessante aí.

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Um cara chega aqui e nos dá todo o atestado da sua extrema ignorância.
Primeiro tentando ridicularizar uma dúvida totalmente cabível, simplesmente porque é um ser incapaz de imaginar uma resposta, que vá contra seu mundinho medíocre de desenhos e shapes pré-definidos.
Depois afirma que Bach e Beethoven usavam desenhos pra compor, provavelmente sem nenhum conhecimento sobre ambos, para afirmar tal estupidez.
E ainda, afirma que um maestro não saberia a resposta pra esta pergunta, sendo que o estudo que um maestro tem da história da música e dos instrumentos e com certeza estudou a explicação FÍSICA (sem a qual, o instrumento que toca nem existiria) e teórica e as diferenças dos instrumentos temperados e não-temperados.

É lamentável.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


Bruno Floyd: então me desculpe mas a musica não é pra vc

Música é pra todos. A não ser que vc esteja entrando no âmbito pessoal do debate, o que acho desnecessário.

Velho, vc toca bem pra caramba, vi seus vídeos no Y2B. Pra que ficar jogando com as palavras e "desgastando! o tópico"?

Abs

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Tinha que ter uma opção ali quando a gente clicasse em denunciar:

-Burrice, ignorância, estupidez.

Já taria banido na certa!

Adrikei
Veterano
# jan/10
· votar


Sim eu pesquisei no fórum, mas nada encontrei :/

"A musica não é para você" me ofendeu profundamente

Deturpei meu próprio tópico hahahahah

Mas continuo com o raciocínio, alguém que toca dista de um músico tanto quanto alguém que só sabe escrever o próprio nome dista de um alfabetizado.

Amanhã criarei um novo tópico com uma nova pergunta.

Blackus
Veterano
# jan/10
· votar


Bruno Floyd
sim, é um problema cara, musica não é sobre fisica ou matematica é sobre sentimentos

Achava que era sobre sons organizados.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Divagando aqui...

Há um ponto de vista filosófico na questão da música: alguém criou um padrão. Na verdade as nomenclaturas não existem no som. São meros "identificadores", notações, daí, a palavra "nota".

Se aquele "barulhinho" lá se chama Dó Maior é por alguém convencionou isso.

As notas são frequências de áudio e, se são frequências, podem ser mensuradas por números e estes, por consequencias, são infinitos.

Portanto, existem infinitas notas e os nomes destas, tentem ao infinito.

Tirei que nota LeandroP? hehehe

Bruno Floyd
Veterano
# jan/10 · Editado por: Bruno Floyd
· votar


Opa pera ai caceta!!!!

MauricioBahia

caro moderador, realmente levei para o âmbito pessoal desnecessariamente! me redimo de ter acusado a dita duvida como besta!

mas eu dei minha resposta conciente e embasada, diferentemente de alguns que só estão me atacando! e isso eu não vou deixar quieto não!
sou musico profissional, vivo de dar aulas toco a mais de 16 anos e não vou admitir qualquer peroba ai vir falar que eu não sei do que estou falando!

ao dono do tópico: beleza cara, cada um tem sua visão, e no caso eu discordo da tua, mas tudo certo, desculpe pelos exageros

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


Bruno Floyd: sou musico profissional, vivo de dar aulas toco a mais de 16 anos e não vou admitir qualquer peroba ai vim falar que eu não sei do que estou falando!

Velho, então não discute, ensina! ;-)

caro moderador, realmente levei para o âmbito pessoal desnecessariamente! me redimo de ter acusado a dita duvida como besta!

Acho que besta é quem não pergunta! hehehe

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil

Velho, eu pedi lá na página anterior mais respeito, por favor!

Eu tô querendo levar o tópico sem precisar suspender alguém pq acho que o debate, apesar do "fogo" está sendo bem legal.

Abs!

Adrikei
Veterano
# jan/10
· votar


Aí vai mais uma informação.

Sobre a Pentatônica, segue:
"É uma escala onde todos os tons têm uma relação matemática idêntica entre si." - Edson Leite, Maestro.

Isso me prova que a matemática é o motivo de gostarem tanto de solar sobre a pentatônica.
Pentatônica Comanda

3:29~3:33


MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Adrikei

Tudo bem, mas a Música é feita de sentimento também. Aí a matemática vira algo sem importância e subjetivo.

Abs

mum
Veterano
# jan/10
· votar


Adrikei
MauricioBahia

A matemática também é feita de sentimentos, pra mim nojo, desprezo e ódio hehehehehehehe

Mesmo assim o tópico é interessante, eu, pelo menos, não sabia que existiam tais fórmulas citadas no primeiro post.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Só pra constrar:

O sábio grego Pitágoras* (séc. VI a.C.) foi quem primeiro estabeleceu uma escala de sons adequados ao uso musical, formando uma série a partir da fração de 2/3 (que corresponde ao intervalo musical chamado de "quinta"). Usando uma sucessão de "quintas", que não cabe aqui entrar em detalhes, ele conseguiu definir doze notas musicais, sendo sete "naturais" (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si) e mais cinco "acidentes": Dó#, Ré#, Fá#, Sol#, e Lá# (o símbolo # é chamado de "sustenido").

Fonte: http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/matematica/musica_matematic a.htm

* Pitagoras era matemático

Adrikei
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia

música s. f.
1. Arte e técnica de combinar os sons de maneira agradável ao ouvido.


Veja bem, o conceito de harmonia, melodia e ritmo, que compõem a música, foram todos elaborados a partir da lógica. Lógica e matemática são conceitos fortemente unidos.

Uma nota sozinha não causa nenhum sentimento, já duas ou mais tocadas ao mesmo tempo podem agradar ou não, e isso vai depender da relação matemática entre elas, sempre.

Não confunda o que ela proporciona em quem a ouve com a maneira com a qual é formada, são coisas totalmente diferentes.

mum
Veterano
# jan/10
· votar


Adrikei

Entendo teu ponto de vista, e acho válido, mas acho que o ponto de vista do Bruno é que até mesmo um aborigena sem conhecimento algum em matemática e que mal sabe escrever consegue fazer música. Tudo bem, ainda existe toda a parte teórica, e isso não faz a matematica ausente, ela ainda estará lá. Mas significa que nem todos os porquês precisam ser respondidos. Não estou tirando o mérito da sua duvida, mas pra mim, pelo menos, isso está servindo mais de curiosidade, do que algo que eu tirarei proveito quando for formar uma escala (tipo, vou fazer a fórmula de baskara para calcular um acorde hehehehe).

Adrikei
Veterano
# jan/10
· votar


Bom, mas agora com essa sua última postagem eu já tenho uma breve resposta à minha pergunta:

Foi algo definido(a maneira eu ainda hei de descobrir) por Pitágoras e, posteriormente, foi mantido, mesmo não utilizando-se mais de [todas as] suas formulações.

Olha só, nem é matemática a resposta! (Por enquanto)

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Adrikei: Uma nota sozinha não causa nenhum sentimento

Que isso cara!!! De onde tirou isso? Uma orquestra tocando a mesma nota não vai causar sentimento? Mesmo um violino, tocando uma simples nota não pode emocionar?

Não confunda o que ela proporciona em quem a ouve com a maneira com a qual é formada, são coisas totalmente diferentes.

Mas eu disse que são iguais? Se eu disse, posta aqui por favor.

Abs

Headstock invertido
Veterano
# jan/10
· votar


Bruno Floyd
Deus, tu já ouviu falar em comas?

Adrikei
Veterano
# jan/10
· votar


Aí que tá, um aborígene raciocina, um ser humano raciocina. Quando pitágoras tocou pela primeira vez uma corda esticada, não viu que ela vibrava a 5ß², mas viu que sua terça lhe soava bem, e não que um pedaço qualquer de sua extensão lhe soava bem.

Ele encontrou a teoria que lhe demonstrava o resultado prático e, acima de tudo, com teoria ele passou tal conhecimento a diante. Com conhecimento prático isso é extremamente difícil.

Um exemplo:

Na quarta série:
"Não Existe divisão por 0 e pronto cabô" - Sua professora

No Superior:
"Se analisarmos o comportamento do gráfico 1/x nas redondezas do x=0, veremos que quanto mais perto X está de 0, mais y aponta para + ou - infinito."

"Na definição de divisão, explicita-se que o resto não pode ser maior que o divisor, então 5/0 não pode ter resto 5 pois 5>0, não satisfazendo assim a condição, é impossível dividir-se por 0" - Seu Professor

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Dúvida] entre Mi e Fá, e Si e Dó