The Rolling Stones, O Tópico: Equips, Musicas, Influências e afins

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Curly
A única vez que vi os Stones ao vivo foi em 1998. A abertura do show foi feita pelo Bob Dylan, veio com um guitarrista texano muito bom, não era o GE Smith. o show foi excelente, os coroas não brincam em serviço, a Lisa canta (e rela) muito bem, tava em plena forma a negona, hehe !

Eu fui a esse show, o Bridges to Babylon, tu foi no Rio ou em Sampa?

Curly
Apesar de ser fan do Mick Taylor, considero Keith Richards um gênio absoluto. Para entender isso, temos que partir de um fato: Chuck Berry é o cara, ponto final ! É triste que pessoas que se afirmam guitarristas desconheçam esse cara... Muito bem, Chuck Berry produziu dois grandes discípulos na Inglaterra, Richards e Wilko Jonhnson, o guitarrista original da banda Dr. Feelgood. O próximo dessa linhagem seria o Angus Young. A guitarra do Keith é o básico do básico do Rock'n Roll, o cara consegue imprimir uma pressão fdp, vc não percebe isso diretamente, mas toda a magia dos Stones vem dele, no excelente filme "Hail, Hail Rock'n Roll", sobre Chuck berry, fica evidente o grande guitarrista que Keith Richards é ! Falar mal desse cara deveria ser considerado blasfêmia, toda vez que eu toco RR eu tento imitá-lo, e, olha, a coisa funciona !

Cara o Keith é um gênio do instrumento o cara tem o apelido de Riff Machine não é a toa, o Mick é um melhor instrumentista, é foi muito bom pra adicionar uma sofisticação aos Stones, mas embora ele tenha contribuido muito, a banda é o Keith e o Mick, os outros contribuem cada um a sua forma, mas os dois é quem são o nucleo essencial na qual os outros giram em volta.

E tem muita coisa que o Keith faz que é basica e nem por isso é fácil de fazer, quem ouve o Get Year Ya-Ya's Out, sabe o quanto o cara tem o groove tanto na hora dos solos quanto das bases.

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


nichendrix

fui no show lá em sampa, tava morando lá nessa época.

E tem muita coisa que o Keith faz que é basica e nem por isso é fácil de fazer, quem ouve o Get Year Ya-Ya's Out, sabe o quanto o cara tem o groove tanto na hora dos solos quanto das bases.

e desconfio que ele toca mais do costumeiramente mostra, no filme com o Chuck Berry tem uma passagem engraçada onde o Chuck diz pra ele: "vc toca lindos acordes, deveria tocar jazz..." e ele responde na lata: "não dá dinheiro !", rs...

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


Um solo interessante do Keith é em "It's all over now", ele repete quase continuamente o mesmo riff, com variações no ritmo e na dinâmica mas aplicando uma pegada afiadíssima, resultando numa pressão matadora, sempre penso nesse solo quando toco algo de rock'n roll:



tive um vinil chamado Rock'n Rolling Stones que era basicamente gravações do início da carreira deles com as músicas do Chuck Berry, esse disco mais o "Malpratice" do Dr. Feelgood foram a minha base para o aprendizado do Rock'n Roll clássico. Aprendi os riffs do Keith ali.

guitartube
Veterano
# jan/10
· votar


Curly
e desconfio que ele toca mais do costumeiramente mostra, no filme com o Chuck Berry tem uma passagem engraçada onde o Chuck diz pra ele: "vc toca lindos acordes, deveria tocar jazz..." e ele responde na lata: "não dá dinheiro !", rs...

Isso ae.... Eu vi isso no filme, ele toca umas paradas muito legais e com um timbre matador (acho que foi depois do tapa do Berry...).

Um solo interessante do Keith é em "It's all over now"

Legal mesmo, o J. Winter gravou essa música no Captured Live, ficou phoda tbm....

Eu gosto muito do Ron Wood tbm, eEle tira uns timbres fodassos.
O Baixista é um cara muito ligado ao Blues,....

Em suma, os caras são phoda e influenciaram demais o cenário do Rock.

MInha preferida, tenho o Vinil hehehehehe....



flw!!!!!!

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


guitartube

Legal mesmo, o J. Winter gravou essa música no Captured Live, ficou phoda tbm....

podes crer, essa é a versão definitiva dessa música.

Times waits for no one é o meu solo preferido também, o Mick Taylor arregaça, parece que por causa dessa ele saiu, a música era dele e meteram a mão !

guitartube
Veterano
# jan/10
· votar


Curly
o Mick Taylor arregaça, parece que por causa dessa ele saiu, a música era dele e meteram a mão !

Não sabia desta não brow.......
Timbrão da porra....Tudo nesta música é bonito......

flw!!!!!

Powerslave158
Veterano
# jan/10
· votar


este tópico deveria ser movido para os definitivos!
minha opinião...

nichendrix
Veterano
# jan/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Curly
fui no show lá em sampa, tava morando lá nessa época.

Eu fui nesse show também e com a familia inteira, o Dylan foi emocionante, Stones sempre é, mas nada paga ver eles juntos em like a Rolling Stone, alí todo era todo mundo cantando e chorando de alegria.

e desconfio que ele toca mais do costumeiramente mostra, no filme com o Chuck Berry tem uma passagem engraçada onde o Chuck diz pra ele: "vc toca lindos acordes, deveria tocar jazz..." e ele responde na lata: "não dá dinheiro !", rs...

Cara ele toca bem mais sim, tenta ouvir o Get Yer Ya-Yas Out e tu vai ver que ele solando não está muito atrás do Mick não, é muito foda ver o entrosamento dos dois nesse show no Madison Square Garden em 1969 e várias vezes eles ficam entrelaçando solos, onde um começa exatamente onde o outro termina, como diz um amigo meu, Stones numa versão Allman Brothers Voodoo style, hehehehe

Eu já ouvi dizer que vez por outra ele brinca na banda de jazz do Charlie tocando uns swings, mas nunca vi nada a respeito.

Times waits for no one é o meu solo preferido também,

Um outro solo foda do mick é o de Sway, mas pra mim eu fico besta como os solos dele em Wild Horses e YOu Can't Always Get What You Want são subestimados, não são solos pra brilhas são mais ambiências durante a musica mas eu acho que alí é o timbre definitivo de slide, e pra mim o timbre de Les Paul dele nos albuns dessa época são junto com o Beano, os timbres mais perfeitos de Les Paul já gravados.

=============================================

Agora fora no Keith é o groove, naquele documentário sobre a turnê de 69 que mostra o show que era pra ser em LA e que terminou sendo transferido para um autodromo duma cidadezinha próxima, o que deu 750mil pessoas e não conseguiram poliais suficientes pra patrulhar e botaram os Hell's Angels (uma gangue de motoqueiros) para fazer a segurança e eles terminaram matando um cara no meio do show.

Rapaz é muito foda, eles tocando Live with me, aí tem uma briga na plateia no meio da musica que a negada arranca os monitores pra jogar uns nos outros, e o Mick pede pra banda parar e começa falando aquelas coisas faça amor, não faça guerra.. e o Keith chapadaço, continua tocando, aí o Mick fala algo do tio: "Porra Keith para". E ele para no meio do Riff, uns 4 minutos depois quando a briga para e o Jagger vai fazer o sinal pra banda voltar ele volta certinho no lugar onde tinha parado e a banda continua daí acompanhando ele. A impressão que deu é que ele continuou contando o tempo na cabeça pra voltar certinho no lugar que tava

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Curly

Tu sabe dizer se o lado B desse ep é Mother's Little Helpers???

São duas das antigas que eu acho mais fodas do começo dos Stones, essas notas pedais no fundo do Brian é muito foda de tocar.

Musicólatra
Veterano
# jan/10
· votar


Gosto muito dos Stones mas pra mim só fizeram coisas boas até o "Tatoo You".

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Musicólatra

Você tem ouvido os discos de 89 pra cá, Steel Wheels, Voodoo Lounge, Stripped, Bridges to Babylon e o A Bigger Band, todos são albuns muito bons, e acima da média até mesmo pro padrão deles. O Voodoo Lounge especialmente, entra fácil num top 5 dos discos da banda.

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


nichendrix

Tu sabe dizer se o lado B desse ep é Mother's Little Helpers???


olha, há muitos anos atrás relançaram a coleção de compactos em vinil com os 1os hits da banda, tinham uma programação visual maneira e eram 45 rpm, eu comprei tudo mas minha mulher me obrigou a doar minha coleção de vinis, sninf, lembro que tinha it's all over now e mother's little helpers, masnão garanto que eram na mesma midia

Musicólatra
Veterano
# jan/10 · Editado por: Musicólatra
· votar


nichehendrix

Sim. Eu adoro o Voodoo Lounge. Não que depois do "Tattoo you" tenha ficado uma merda, stones é stones. Mas gosto deles até 81 mesmo. E o Stripped é o melhor dos ao vivos...

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Curly

Cara, Mother's Little Helpers é uma das musicas mais agressivas que eu conheço, é rude demais, e o pior trata de uma realidade que é a que nós vivemos hoje em dia, é um dos rock and rolls mais fodas que eu já vi, e ainda é uma realidade nua e crua, como dizia o Nelson Rodrigues, a vida como ela é.

Geration_Lespaul
Veterano
# jan/10
· votar


Curly
Paulinho fc

Meu nick não tem sentido algum, era para ser Generation_Lespaul, algo como 'generação lespaul' mais a escrita saiu errada e assim ficou :)

@
Todas as músicas que eu estou ouvindo graças ao tópico, mais as informações que estão aqui só tão aumentado meu respeito e gosto pela banda !
já tinha ouvido falar que o keef é um dos melhores músicos de rock/enfim, pra 'marcar tempo' de uma música ( vide fcc, e o livro Uma temporada no inferno com os Rolling Stones <- recomendado ) mais parar uma música e continuar exatamente do mesmo lugar minutos depois é demais !

@
Outra coisa que eu vi aqui também mais já havia reparado é que o Mick Taylor é um PUTA guitarrista, sabe exatamente o que tocar e quando o fazer, a versão de Dead Flowers que tá nesse tópico é do car*lho. Pra ter uma idéia comparem, o solo e essas versões da música Sway; Tá certo que uma é a versão de estudio e a outra é uma ao vivo trocentos anos depois... não é desmerecer o Ron Wood mais Mick Taylor é eterno, pelo menos pra mim, no Rolling Stones.


Pelo que eu vi nessa versão de estudio o Jagger tocou a guitarra base, Mick taylor os solos, e o Keef só fez backin vocal, alguém confere essa informação ? hehe

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Geration_Lespaul

Eu sempre tive a impressão que a base de Sway é feito com o mix de duas em unissono reduzidos para um só canal, pq tem horas que eu ouço o power chord com um timbre levemente diferente do acorde, mas pode ser só impressão, pela força do ataque.

Eu não sei se realmente foi o Mick que tocou a base, mas depois vou dar uma olhada.

Agora é muito foda o Ronnie e o Daryl Jones, eles entraram no espirito da banda.

Uma coisa engraçada é que nenhum dos dois é membro da banda, são musicos contratados, uma vez eu vi um comentário nas globos da vida que o salário do Ronnie Wood é 10 milhões por ano + adicional por shows e sesões de gravação, o Daryl também recebe uma grana preta pra ficar a disposição dos caras.

Outro fator engraçado é que todos pensam que o Mick e o Keith são os chefes da banda e na verdade é o Charlie (que fundou a banda junto com o Brian Jones), é até engraçado a divisão do dinheiro, pq o Mick e o Keith recebem uma porcentagem maior nos royalties das composições dele, mas nas negociações da banda como um todo a palavra final é sempre do Charlie Watts. Inclusive a contratação tanto do Mick Taylor, quanto do Ronnie, quanto do Daryl é feita por ele, como foi dele a opção de não botar mais nenhum novo membro como sócio da banda após a saída do Mick Taylor, porque pra ele foi uma grande cagada ter que pagar Royalties pro Mick Taylor por vários anos, por conta dos 5 anos que ele ficou na banda.

Curly

Dando uma checada naquela notícia do G1, parece ser marmelada, tem uma outra notícia de dias depois onde aquela notícia é desmentida, na mesma época ele tinha turnê agendada no Canadá e nos USA, a casa dele que diz que tava toda estragada, na verdade tava era em reforma, porque ele mora metade do ano na Holanda com a namorada e por aí vai.

buddy guy
Veterano
# jan/10
· votar


Curly


É camarada Curly, Chuck Berry é simplesmente uma lenda !!! Outro desses nunca mais !!!
Um video massa dele e de uma música dele que curto demais :

http://www.youtube.com/watch?v=sNQywr3-HoY

nichendrix

Fala meu camarada nichendrix,desculpe pelo comentes do Chuck Berry,sem querer desvirtuar,mas,como o camarada Curly citou...então não tive como não comentar !!!

Mas retomando o assunto The Rolling Stones,sempre preferi mais eles do que Beatles. Era uma coisa ou outra que eu conseguia escutar dos Beatles. Sempre curti mais o Rolling Stones !!! Nada contra Beatles e nem quem curti,só opinião minha mesmo !!!!

Musicólatra
Veterano
# jan/10 · Editado por: Musicólatra
· votar


Eu nunca entendi essa rivalidade entre Beatles e Stones, são duas coisas completamente diferentes.

Curly
Veterano
# jan/10 · Editado por: Curly
· votar


nichendrix

essa entrada do Darryl na banda eu nunca entendi, no caso do Chuck Leavell é compreensível porque o Mick e o Keith gostam muito do Southern Rock, chegaram a fazer Silver Train para o Johnny Winter e o Chuck fez um grande trabalho no Allman Brothers, reestruturou o som da banda, assim por dizer... Agora o Darryl é um jazzista, mesmo no jazz, os trabalhos de destaque dele foram com Miles Davis em albins meio fracotes (Decoy e aquele outro que tem time after time), no pop ele apenas participou da grande banda que acompanhou o Sting na época do Bring on the night, inclusive no documentário da turnê dá pra ver que ele é um cara meio esquisito, caladão... Se fosse um Nathan East da vida eu até entenderia mas penso que escolha dele foi feita por alguém externo à banda, ou talvez pelo próprio Leavell, naquela onda: "me tragam o melhor pro"...

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


Musicólatra

Eu nunca entendi essa rivalidade entre Beatles e Stones, são duas coisas completamente diferentes.

foi uma jogada de gênio do empresário deles na época, lançar os caras como os Beatles malvados, hehhe, "vc deixaria sua filha sair com um Stone ?"

Musicólatra
Veterano
# jan/10
· votar


Curly

Exato. Eu posso estar enganado mas acho Stones bem blues, é só pegar os discos no início da carreira deles...os Beatles são mais rock n ´roll, pouco blues...sei lá, eu vejo assim.

Drifter
Veterano
# jan/10
· votar


nichendrix

Um outro solo foda do mick é o de Sway

Ouvi uma versão dessa canção com a Carla Olson e o Mick Taylor (foi até feito um disco) ... nunca mais esqueci essa música e o solo dela!

Musicólatra
Veterano
# jan/10
· votar


Estou lendo o livro "Sexo, drogas e Rolling Stones", alguém já leu?

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Musicólatra
Curly
Eu nunca entendi essa rivalidade entre Beatles e Stones, são duas coisas completamente diferentes.

foi uma jogada de gênio do empresário deles na época, lançar os caras como os Beatles malvados, hehhe, "vc deixaria sua filha sair com um Stone ?"

Essa rivalidade nunca existiu, na verdade as duas bandas tinham relações muito intimas, o primeiro single de sucesso dos Stones foi o de I Wanna Be Your Man, presente do Lennon para a banda e que lançou a musica meses antes de ela ser lançada pelo Fab4 no With The Beatles.

O Brian Jones era um dos melhores amigos do Lennon e do Harrison e em um grau um pouco menor do Paul e do Ringo, assim como o Keith e o Mick, e mesmo o Bill Wyman e o Charlie Watts tinham uma relação próxima aos Beatles também.

A verdade é que os Stones eram bem certinhos, todos terminaram a escola, não era os tipos briguentos, quem tinha esse perfil eram os Beatles, que eram basicamente 4 Teddy Boys do suburbio de Liverpool (a excessão do Lennon que era o cara de familia tradicional metido da Teddy).

Toda a idéia de eles serem uma banda de "santinhos" é do Brian Epstein, empresário deles, que achava que eles deveriam embarcar na onda do Shadows de serem considerados modelos para a juventude. Esse processo era bem difícil pra os 4 sustentarem, especialmente o Lennon, que sempre foi o mais agressivo dos 4.

Os Stones é o contrário, os caras foram pra faculdade, o Jagger chegou a estudar na LSE, uma das melhores faculdades de Economia do mundo. Eles eram digamos assim meninos calmos.

Toda a idéia da rivalidade e da imagem de badboys dos Stones vem do o Andrew Loog Oldham, que foi o primeiro empresário da banda e antes disso acessor de imprensa dos Beatles. Ele via que todas as bandas imitavam os Beatles e que se os Stones não tivessem um diferencial, eles seriam apenas mais uma bandinha, então ele criou toda a idéia de "os arqui-rivais dos Beatles" e a idéia colou, consolidou o grupo e foi o diferencial por tempo o suficiente para que os caras realmente "vestissem a camisa" do engodo que tinham criado para sí mesmo.

Dizem que isso enfureceu demais o Lennon, porque era a imagem que ele queria pros Beatles e não pôde ter e enquanto esteve chateado com isso, as relações dele com a banda se resumiam basicamente ao Brian Jones, mas pouco depois voltou tudo ao normal de novo entre as duas bandas.

Enfim, são duas bandas que surgiram de jogadas de marketing geniais.

Curly

essa entrada do Darryl na banda eu nunca entendi, no caso do Chuck Leavell é compreensível porque o Mick e o Keith gostam muito do Southern Rock, chegaram a fazer Silver Train para o Johnny Winter e o Chuck fez um grande trabalho no Allman Brothers, reestruturou o som da banda, assim por dizer... Agora o Darryl é um jazzista, mesmo no jazz, os trabalhos de destaque dele foram com Miles Davis em albins meio fracotes (Decoy e aquele outro que tem time after time), no pop ele apenas participou da grande banda que acompanhou o Sting na época do Bring on the night, inclusive no documentário da turnê dá pra ver que ele é um cara meio esquisito, caladão... Se fosse um Nathan East da vida eu até entenderia mas penso que escolha dele foi feita por alguém externo à banda, ou talvez pelo próprio Leavell, naquela onda: "me tragam o melhor pro"...


O Darryl Jones foi contratado diretamente pelo Charlie Watts, quando o Bill avisou que ia sair, eles estavam se preparando pra gravar o Voodoo Lounge e o Charlie contratou o Darryl e avisou para os demais.

O Charlie é um notório apreciador de jazz e a banda solo dele é uma banda de Bebop, o Charlie Watts Quinttet.

Agora eu acho que tu se engana com o Darryl Jones, ele ficou famoso com o Miles, mas tem alguns trabalhos bem reconhecidos com outros musicos, ele foi baixista do Herbie Hancock's Headhunters, tocou com o Mike Stern e o John Scofield, com o Steps Ahead, um grupo do Mike Mainieri e do Michael Breker que teve várias formações e só com feras como Kazumi Watanabe, Dennis Chambers, Warren Bernhardt, Rachel Z, Chuck Loeb, Victor Bailey, Tony Levin, Bob Berg, Darryl Jones, Mike Stern, Richard Bona e o baterista era o Steve Gadd que toca com o Clapton.

Fora do jazz o cara também não é de se jogar fora não já que tem no curriculo Sting, Peter Gabriel, Madonna, Eric Clapton e a Joan Armatrading.

Inclusive reza a lenda que ele e a Madonna tiveram uma relação por um tempo, ao menos durante aquela fase no fim dos anos 80 e inicio dos anos 90, quando ela namorava o Vanilla Ice, ele era um dos parceiros dela na surubada toda.

Musicólatra
Veterano
# jan/10
· votar


Nichendrix

A verdade é que os Stones eram bem certinhos, todos terminaram a escola, não era os tipos briguentos, quem tinha esse perfil eram os Beatles, que eram basicamente 4 Teddy Boys do suburbio de Liverpool (a excessão do Lennon que era o cara de familia tradicional metido da Teddy).

Taí mais uma prova de que Beatles é rock n´roll verdadeiro e cheio de malícia, ao contrário do que muitos pensam...

nichendrix
Veterano
# jan/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Musicólatra
Taí mais uma prova de que Beatles é rock n´roll verdadeiro e cheio de malícia, ao contrário do que muitos pensam...

Eu acho engraçado uma coisa, essa imagem das duas bandas e a personalidade individual de cada um dos membros, é tudo meio doido, porque isso de certa forma refletiu muito na vida deles.

Tanto que uma hora os filhinhos da mamãe que eram os stones uma hora vestiram a carapuça e viraram realmente bad boys e os 4 de Liverpool uma hora se aquetaram e viraram bons rapazes lutando por causas nobres albo bem diferente do começo, onde o John adorava meter uns tapaz na primeira esposa, quase mata o melhor amigo de pancadas e ia pra cinemas pra quebrar os assentos e fazer baderna.

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


nichendrix

O Darryl Jones foi contratado diretamente pelo Charlie Watts, quando o Bill avisou que ia sair, eles estavam se preparando pra gravar o Voodoo Lounge e o Charlie contratou o Darryl e avisou para os demais.


bom, se a decisão foi do Charlie, aí eu entendo já que ele fala que praia dele é jazz, hoje mesmo saiu matéria sobre isso no G1:

http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL1468598-7085,00-BATERISTA+DO S+ROLLING+STONES+RENEGA+BEATLES+E+ELVIS+PRESLEY.html

Quanto ao Darryl, não há dúvidas que toca demais, nem é por causa do Miles, aliás, comprei o DVD do Robben Ford gravado em Paris (pqp, que show !), tem um extra que é uma entrevista dele contando toda a sua carreira, inclusive sufoco que passou quando foi tocar com o Miles, disse que um dia, recebeu uma ligação do produtor do Miles convidando para ser o guitarrista da turnê, sendo que nunca tinha visto o Miles, aí mandaram umas partituras tosquíssimas, ele teve que tirar tudo mesmo de ouvido e só foi conhecer o Miles 20 minutos antes do show, o negão olhou para ele - que usava terno - e mandou; "porra robben, vc vai subir no palco vestido assim ?!", kkkk, aí o cara subiu totalmente petrificado, mas no final deu tudo certo !

Geration_Lespaul
Veterano
# jan/10
· votar


Ano passado tava batendo na namorada, agora isso :
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u687063.shtml
:q

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Geration_Lespaul

Rapaz, eu acho que comparado ao Keith, ele tá é bem, tipo os Ronnie pelo menos trocou as drogas pelo alcool (que é um tipo de droga, mas com efeitos toxicos mais lentos, embora não menos devastadores), o Keith tem 65 e cara de 120, admite que cheirou até as cinzas do pai misturadas com cocaina, que adora tirar umas ondas de heroina com a Kate Moss, é um beberrão incorrigivel. E eu tenho aqui em casa um dvd de um show solo dele no inicio dos anos 90, que se tu ver os creditos, ele tá caido bebado, e a mulher dele chega com 2 das filhas mais novas, e ele sai esculhambando as duas e ameaçando meter os tapas na mulher (obviamente o video é um bootleg), altamente deprimente.

Musicólatra
Veterano
# jan/10
· votar


O Keith Richards não morre

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a The Rolling Stones, O Tópico: Equips, Musicas, Influências e afins