Resenha: 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/10


    O livro trás, em 949 páginas, mini-resenhas de 1001 álbuns que vão desde In The Wee Small Hours (Frank Sinatra, 1955) até Myths of the Near Future (The Klaxons, 2007), divididas em capítulos relativos a cada década (de 1950 a 2000) - o curioso é a página inicial de cada capítulo, que trás uma imagem que traduz o modo pelo qual as pessoas escutavam música em cada época (da vitrola ao iPod). A maior parte das resenhas vem acompanhada com a lista de músicas do disco, e algumas delas vêm com comentários dos próprios músicos envolvidos e fotos da banda em questão. O livro é bastante democrático, listando vários estilos, dentre eles R&B, Soul, Funk (não o funk carioca, o funk de verdade, dos anos 70), MPB (sim, o Brasil marca presença, e de maneira significativa), Rap e Hip Hop. É claro que o Rock e a música Pop em geral dominam boa parte do livro.

    O título parece pretensioso, mas depois de ler boa parte do livro esta carga de pretensão cai pela metade. Mas também não se pode apedrejar o autor do livro, já que a coletânea de resenhas foi feita nos Estados Unidos, ou seja, numa realidade musicológica diferente da realidade brasileira. A consequência disto é que muitos álbuns listados sequer fazem parte do conhecimento geral do público brasileiro - destaco os vários álbuns do The Kinks, os muitos álbuns de bandas alternativas dos anos 90 e 00, dentre muitos outros exemplos. Em contrapartida, muitos álbuns passaram desapercebidos, como o clássico Breakfast in America (Supertramp, 1979), Alive! (Kiss, 1975), dentre outros. Outro álbum que chamou a atenção pela falta de destaque foi o Pet Sounds (Beach Boys, 1966), preterido em relação a outro álbum dos Beach Boys.

    Mas calma, fiquem tranquilos! Com este livro pode-se, tranquilamente, fazer um top 100 com os discos mais importantes da história da música.


    Mais no Álbuns de Cabeceira.

    Musicólatra
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Interessantíssimo esse livro. Andei folheando e lembro que tem o 1º do Elvis e o Sgt. Peppers. O mais interessante ainda é que tb tem outros livros na mesma linha, 1001 pratos pra saborear antes de morrer, 1001 livros pra ler antes de morrer, etc.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Musicólatra
    ... 1001 filmes...

    vitaoma
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Já li e é interessante a forma com que é organizada, contudo falta maior variedade em relação à nacionalidade dos artistas e também talvez algumas referências com o melhor no que refere-se à música erudita.

    sobrevivente
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Musicólatra
    O mais interessante ainda é que tb tem outros livros na mesma linha, 1001 pratos pra saborear antes de morrer, 1001 livros pra ler antes de morrer, etc.

    Se o cara comprar a coleção inteira, não morre mais!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Resenha: 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer