É necessario aula para cantar?

Autor Mensagem
Dan Figueiredo
Veterano
# jan/10


Bom, na verdade quero levantar uma questão, por exemplo:
Existem inumeros guitarristas, bateristas e baixistas que são auto didatas e muito respeitados por seu talento e sua determinação de tocarem sem nenhum auxilio.
Pq isso não ocorre com o canto? Como um cantor que já canta a alguns anos irá conseguir se adaptar a aulas?
Parece brincadeira, mas como tudo na vida, quando fazemos algo por nossa conta, desenvolvemos vicios e manias que talvez não se separam de nos... Pq que todo o cantor que faz aula, tende a cantar parecido com seu professor? Isso não tira sua originalidade?

Ou seja, será que quem é alto didata, por ter manias e vicios não se tornam mais originais?

Dan Figueiredo
Veterano
# jan/10
· votar


Putz, coloquei o topico na area errada, não tem como mudar para Canto??? hahaha

Help me!!! Pleaseeeeeeeeeeeee!

Prometherion
Veterano
# jan/10 · Editado por: Prometherion
· votar


É impossível cantar sem aula.

Já vi gente morrer tentando inclusive.

Dan Figueiredo
Veterano
# jan/10
· votar


É impossível cantar sem aula.

Já ví gente morrer tentando inclusive.


Como assim? Pq é impossivel?

Dan Figueiredo
Veterano
# jan/10
· votar


Eu canto a 5 anos e nunca fiz aula... Isso significa que nunca serei um cantor? Não há como desenvolver nada?

Eu realmente não concordo com isso...

Van_Lorien
Veterano
# jan/10
· votar


Eu canto a 5 anos e nunca fiz aula
Ih, se eu fosse tu eu já ia preparando a tua lápide.

Não há como desenvolver nada?
O meu comentário anterior deixa implícita a resposta dessa pergunta.

Ulysses_Caíque
Veterano
# jan/10
· votar


Discordo totalmente,

Elvis Presley nunca fez aula de canto e foi o maior fenômeno que esse planeta conheceu... na verdade a maioria dos cantores antigos (que curiosamente são os melhores) nunca fizeram aula de canto...

Você pode sim desenvolver esse talento sem aula, só que é claro, ter um pouco de bom senso e procurar gravar e ouvir a própria voz ajuda a perceber seus erros...

E SEMPRE LEVE AS CRÍTICAS NUMA BOA... se alguem falar q vc canta mto mal, n diga q ele eh um idiota... pergunte o porque e aonde vc erra entende?


See you around,
Ulysses Caíque

Dan Figueiredo
Veterano
# jan/10 · Editado por: Dan Figueiredo
· votar


Discordo totalmente,

Elvis Presley nunca fez aula de canto e foi o maior fenômeno que esse planeta conheceu... na verdade a maioria dos cantores antigos (que curiosamente são os melhores) nunca fizeram aula de canto...

Você pode sim desenvolver esse talento sem aula, só que é claro, ter um pouco de bom senso e procurar gravar e ouvir a própria voz ajuda a perceber seus erros...

E SEMPRE LEVE AS CRÍTICAS NUMA BOA... se alguem falar q vc canta mto mal, n diga q ele eh um idiota... pergunte o porque e aonde vc erra entende?


See you around,
Ulysses Caíque


É, eu penso dessa forma também e tenho alguns trabalhos gravados...

http://www.myspace.com/myonlymemories]

Tenho sim vontade de fazer aula, mas infelizmente não encontro ninguem que possa me passar algo interessante ao meu ver, não quero fazer canto popular e não tenho dinheiro para fazer canto lirico... Tenho preguiça de aquecer a voz e fumo... tudo que não pode fazer eu faço... hahahhah

paulinho pc
Veterano
# jan/10
· votar


Dan Figueiredo
Existem inumeros guitarristas, bateristas e baixistas que são auto didatas e muito respeitados por seu talento e sua determinação de tocarem sem nenhum auxilio.

Acredito que possa ocorrer fenômenos como esse que vc citou,porém é inegável que através de aulas,o desenvolvimento se dá bem mais rápido e correto

Pq isso não ocorre com o canto? Como um cantor que já canta a alguns anos irá conseguir se adaptar a aulas?


Vale o que disse anteriormente...uma pessoa pode ser afinada,cantar no tempo certo e tal...mas com base em tecnicas vocais e respiração correta,atinge-se o objetivo mais rapidamente.

Ulysses_Caíque
Veterano
# jan/10
· votar


Dan Figueiredo

Vo da uma olhada qdo chegar em casa mano,
Agora to no trampo =/

mas cara, n desiste não... [véio vc fuma? =O]

bem... de qqr jeito boa sorte,

vc toca algum instrumento tambm?

Dan Figueiredo
Veterano
# jan/10
· votar


Vo da uma olhada qdo chegar em casa mano,
Agora to no trampo =/

mas cara, n desiste não... [véio vc fuma? =O]

bem... de qqr jeito boa sorte,

vc toca algum instrumento tambm?


Eu brinco com o violão... hahhaa... na verdade só acompanho a voz... e você? Canta? tem alguma coisa gravada? toca algum instrumento?

Ulysses_Caíque
Veterano
# jan/10
· votar


toco violão [intermediário] e canto sim...

tenho umas coisas gravadas, depois upo e posto na parte de divulgação de músicas ;)

See you around
Ulysses Caíque

Tivertimailaif
Veterano
# jan/10
· votar


é possivel sim cantar sem aula, basta ter dom, mais com aulas vc aprender a "domar" sua voz

Ulysses_Caíque
Veterano
# jan/10
· votar


Tivertimailaif
Exato Tiver xD

fernando tecladista
Veterano
# jan/10
· votar


se você cantar por ai e alguem dizer... "você canta muito bem" talvez não precise´
ainda se esse alguem te falar que é musico, produtor, professor de canto

da lista dos "alguem" tire:
mãe, namorada(o), amigos de escola, "inimigos" tio....

do resto como todo pobre mortal algumas aulas ajudam a entender o que você está fazendo

shoyoninja
Veterano
# jan/10 · Editado por: shoyoninja
· votar


Dan Figueiredo
Respondendo a pergunta, você deve conhecer um monte de gente que canta mesmo sem nunca ter feito aulas, eu também conheço um monte. Minha mãe mesmo canta muito bem e nunca estudou (nunca estudou formalmente, mas teve muita influência dos irmãos). Então, não é preciso.

Você misturou um monte de assuntos que na verdade não tem muito a ver um com o outro.

A primeira coisa que chama a atenção é essa atribuição de valor pelo simples fato de alguém aprender algo sem orientação. Que diferença isso faz?

Uma outra coisa estranha é sobre esse negócio de o aluno cantar sempre muito parecido com o professor. Simplesmente não é verdade.

E finalmente, apesar de não ser necessário aulas para cantar, se você quiser cantar profissionalmente (consequentemente o fará com muita frequência) e manter sua voz saudável (consequentemente com qualidade) aula e muito estudo é o único caminho.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Cantar, qualquer um canta. Agora, cantar afinado, sem se esguelar, num evento de 2 horas pra estar "pronto pra outra", no dia seguinte é a questão que eu mais fico preocupado. É por essas e outras que é preciso técnica e isso se aprende na escola, analisando até onde seu organismo pode suportar sem se ferir.

E se for cantar em inglês, com pronúncia "meia boca" é um risco. Pode ficar ridículo. Aula de inglês também é uma dica.

Abs

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Dan Figueiredo
Existem inumeros guitarristas, bateristas e baixistas que são auto didatas e muito respeitados por seu talento e sua determinação de tocarem sem nenhum auxilio.
Pq isso não ocorre com o canto?

Isso não ocorre porque a voz é o instrumento mais difícil de se tocar. É quase obrigatório fazer aula para se cantar bem. Uma pena é que muitas pessoas se metem a cantar em bandas ou afins sem fazer aulas e dificilmente se dão conta da importância das aulas de canto.

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Bom, se vc jah canta provavelmente as aulas vão melhorar o que você tem dificuladade e facilitar certas coisas que você não saiba.

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Tenho preguiça de aquecer a voz e fumo... tudo que não pode fazer eu faço

Depois dessa

Ih, se eu fosse tu eu já ia preparando a tua lápide. [2]

8P

Andras
Veterano
# jan/10
· votar


Necessario nao eh, mesmo para fazer sucesso. Vide o "vocalista" do fresno. Mas pago pau pra quem cantar musica classica sem estudo, alem de

Cantar, qualquer um canta. Agora, cantar afinado, sem se esguelar, num evento de 2 horas pra estar "pronto pra outra", no dia seguinte é a questão que eu mais fico preocupado. É por essas e outras que é preciso técnica e isso se aprende na escola, analisando até onde seu organismo pode suportar sem se ferir.

E se for cantar em inglês, com pronúncia "meia boca" é um risco. Pode ficar ridículo. Aula de inglês também é uma dica.


Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10
· votar


Andras
Mas pago pau pra quem cantar musica classica sem estudo

Isso, literalmente, não existe.

Grow
Veterano
# jan/10
· votar



É impossível cantar sem aula.

Já vi gente morrer tentando inclusive.

auhahuahuahuahu

Dan Figueiredo
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Membro Novato
1
# Enviado: 5/jan/10 18:23 · Editado por: MauricioBahia
Citar Votar

Cantar, qualquer um canta. Agora, cantar afinado, sem se esguelar, num evento de 2 horas pra estar "pronto pra outra", no dia seguinte é a questão que eu mais fico preocupado. É por essas e outras que é preciso técnica e isso se aprende na escola, analisando até onde seu organismo pode suportar sem se ferir.

E se for cantar em inglês, com pronúncia "meia boca" é um risco. Pode ficar ridículo. Aula de inglês também é uma dica.

Abs


Cara, não é por nada, mas você não manja nada pelo jeito... Não tem cabimento o que você disse... hahaha... o que é mais facil na vida é cantar afinado, de resto até que tem um pouco de sentido... tirando também o ser humano não consigue se autodestruir... ta valendo...

A respeito do inglês, não ficou muito claro pra mim... você estava se referindo a mim? Bom se for... eu acho que você esta enganado, pq muitas pessoas de outros paises elogiaram o que fala na música... então consigo me expressar... com certeza não tenho a fluencia de um americano ou ingles... mas não vou negar que sou brasileiro... com certeza todos perceberam... mas mesmo assim, obrigado pela critica.

agora disponibilizei as musicas em:

http://palcomp3.com/onlymemories/

Com relação a o que as pessoas estão cometando nos forum... há ainda pessoas que tenham opiniões diferentes... e não significa só pq não estudei que não sei usar minha voz... com certeza com a aula eu teria um rendimento maior...
Valeu!

El_Cabong
Veterano
# jan/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


Antes eu tentava cantar sem aulas. Era terrível.
Mas depois de ter aulas melhora 100%.
- Você aprende a respirar da maneira certa.
- Você aprende a colocar a voz com ressonancia no crânio (o timbre melhora bastante)
- Você aprende exercícios de aquecimento (melhora a precisão da afinação)
Enfim. Na minha opinião é indispensável.

Eu tive aulas de canto por um tempo. Infelizmente parei mas quero recomeçá-las ainda este mês.
Ainda tenho muito o que estudar, mas já gravamos algumas músicas: palcomp3.com/adotados

Dan Figueiredo
Veterano
# jan/10
· votar


Eu acredito que isso vai de pessoa para pessoa... Quando eu comecei a cantar era horrivel... mas nunca fiz aula e hoje canto razoavel... Muito dos que comentam aqui dizendo de tecnicas e aulas e etc, com certeza não fazem melhor... ou seja, eu acredito que a genetica está inteiramente ligado a tudo... e não pode ser diferente com o canto...

MajorKong
Veterano
# jan/10
· votar


Vai ter que ter diploma igual jornalista. hahahaha

Você pode até cantar bem sem aulas, mas, se quiser preservar sua voz, é melhor ter aulas.

Dan Figueiredo
Veterano
# jan/10 · Editado por: Dan Figueiredo
· votar


MajorKong
Membro Novato # Enviado: 6/jan/10 10:34
Citar Votar Denunciar

Vai ter que ter diploma igual jornalista. hahahaha

Você pode até cantar bem sem aulas, mas, se quiser preservar sua voz, é melhor ter aulas.


O problema é que onde eu moro não há muitas escolhas de professores... sem contar que infelizmente não tenho dinheiro para pagar... Com certeza há uma diferencia grande entre uma pessoa que faz aula e outra que não, pois quem faz aulas não precisa andar em circulos... o professor simplifica seu caminho... mas pra Heavy Metal que é considerado algo que agride a voz é complicado aprender algo com professores... O que eu queria saber realmente, é o que fazer no caso de não ter aulas... O canto lirico é mais interessante?

CheshireCat
Veterano
# jan/10
· votar


Dan Figueiredo
Cara, não é por nada, mas você não manja nada pelo jeito... Não tem cabimento o que você disse... hahaha... o que é mais facil na vida é cantar afinado, de resto até que tem um pouco de sentido... tirando também o ser humano não consigue se autodestruir... ta valendo...
???

O MauricioBahia manja, sim, e o comentário dele foi bem coerente. Se você tem facilidade pra cantar afinado, parabéns. Mas com certeza está longe de ser a coisa mais fácil na vida. É só ver o tanto de gente desafinada por aí. O.o

Quanto a se "auto-destruir", ele estava se referindo a problemas vocais, que podem acontecer se você cantar sem técnica. Você pode prejudicar as suas cordas vocais, sim. Claro que não é algo que vá acontecer amanhã, mas sim a longo prazo.

e não significa só pq não estudei que não sei usar minha voz... com certeza com a aula eu teria um rendimento maior...
Depende. Você pode cantar bem (eu ouvi suas músicas, e você canta bem), mas sem a orientação de um professor, talvez não saiba "usar" a sua voz adequadamente. Como você mesmo disse, as aulas te possibilitam um rendimento maior.

Enfim, não é "necessário" aula pra cantar. Mas ajuda muito.

Dan Figueiredo
Veterano
# jan/10
· votar


CheshireCat
Quanto a se "auto-destruir", ele estava se referindo a problemas vocais, que podem acontecer se você cantar sem técnica. Você pode prejudicar as suas cordas vocais, sim. Claro que não é algo que vá acontecer amanhã, mas sim a longo prazo.

Então, com relação a isso eu tenho algumas duvidas e até mesmo posso dizer pq nunca fiz aula... Eu sempre li que haviam pessoas que ficavam roucas por dias apos um show ou ensaio e pensava: "Nossa, pra ficar assim tem que gritar 3 horas sem parar...", mas gritar não é cantar, correto? Então isso é uma coisa que nunca me aconteceu... eu acho que agredir a voz dessa maneira é irresponsabilidade... o nosso corpo mostra nossos limites... Eu sei os meus limites... eu sempre procuro me gravar e ouvir... sei o que preciso melhorar... com certeza eu demoro mais pra perceber do que alguem que faz aula e o professor pode apontar seu erro, mas lentamente há uma evolução... É ai que entra o que eu tentei expor nesse topico... É fato que existiram e existem otimos vocalistas que nunca na vida tiveram aulas... E pq não se respeita isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É necessario aula para cantar?