Compor em inglês: o que acham?

Autor Mensagem
Staiver
Veterano
# dez/09
· votar


Cara Rock e Metal eu gosto de ouvir em inglês,pq tipo inglÊs é a língua do rock.
É que nem vc ouvir algum estilo brasileiro tipo o funk carioca(n que eu goste)em uma outra língua,eu vi uma vez numa reportagem uma japonesa que cantava funk carioca,já é um estilo horrível e ridiculo,e ela consegui deixar pior kkk.

197873
Veterano
# dez/09
· votar


Compor em inglês: o que acham?

EU acho difícil. Gosto tanto de Língua Portuguesa que sou professor. Acho que, se as músicas são SUAS, você deve compor da forma que quiser. Se forem boas mesmo, com certeza terão ouvintes, independente da língua.

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09
· votar


KAEL METAL
Por que o povo não entende algo um pouco mais elaborado, só fuleiragem

Concordo!
Por isso que Rock faz sucesso!
Ac/Dc, Iron Maiden, etc...

Loside
Veterano
# dez/09
· votar


Cara na minha opinião acho que você tem dificuldade de compor em português pelo simples fato de o povo brasileiro não saber valorizar sua própria cultura e sim as culturas de fora, principalmente a dos Americanos.
Quando o povo começar a escutar, valorizar mais a sua musica vai começar a surgir vários talentos em diversas regiões do Brasil, e pessoas como você não teram mais dificuldades em compor em português.

Que fique bem claro, não estou te culpando, estou culpando o povo brasileiro, que nao sabe valorizar sua cultura e que depois quer fazer shows para o exterior e não sabe o porque que nao consegui, mas isso felizmente está mudando.

O que você pode fazer agora é escutar mais músicas em portugues e ir tentanto compor algumas musicas ai, se nao der o jeito mesmo é ficar no ingles :/

Loside
Veterano
# dez/09
· votar


KAEL METAL[i/]

[i]Aí vem falar que temos que valorizar o que é nosso ?! Tem sim, mas não achar que fusquinha virou ferrari, e sim transformar o fusca em ferrari.


Concordo contigo, mas ai vem a educação de casa, o que as escolas te ensinam.Pena que nas escolas a gente nao pode contar, esse governo nunca investi na educação:/, o jeito mesmo é contar com a educação da sua familia

KAEL METAL
Veterano
# dez/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


The Root Of All Evil

Sarcasmo detectado. hehehehehehehe



Não quer comparar acdc, iron maiden, etc, com belo, calcinha preta, nx0, fresno, etc

Pô aí é sacanagem, não falo que Iron Maiden é como uma sinfonia complexa de bach, bethoven, etc, mas é muito, muito mais complexo e bem feito que os exemplos brasileiros citados acima, mas também cito exemplos brasileiros bons como Angra, Zé Ramalho, Zélia Duncan, Milton Nascimento, etc, variando os estilos.

Loside
Veterano
# dez/09
· votar


KAEL METAL


Esquece-se do principal musico brasileiro: Villa Lobos.

Vinicius Capiotti
Veterano
# dez/09 · Editado por: Vinicius Capiotti
· votar


McBonalds
Se for assim eu posso tentar compor alguma coisa em servo-croata e chamar o resultado final de "expressão musical". Não é.

Expressar um sentimento/idéia pela música é expressão musical...Se é ruim ou desagradável aos ouvidos, quem decide é o ouvinte. Daqui a pouco tu vai dizer que poetas que escrevem fora das regras cultas da língua (de propósito ou não) não são poetas.

Em primeiro lugar, ninguém aqui falou em impedir. Ele pediu a minha opinião e eu falei o que eu acho. Só isso.

Meu problema deve ser me expressar em português mesmo. O que eu disse é que a cultura hoje em dia é tão global quanto nacional ou regional. Nascer em um país não te impede de se relacionar com outras culturas com total liberdade.

Por mais que alguém estude essa língua e até viva por muitos anos em imersão completa (o que certamente não é o caso aqui), essa pessoa nunca vai falar 100% igual a um falante nativo.

E precisa falar 100% igual? Parece que uma mínima diferença de sotaque vai fazer a cabeça de um anglófono explodir. Por isso citei que a diferença do inglês britânico para o inglês americano não impede nem dificulta (com excessões, óbvio) que um escute músicas do outro.

Por mais que queira compor em inglês, o nosso colega aqui nunca vai conseguir tirar essa identidade latina da música dele.

Quem disse que isso é ruim?

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


Quanta babaquice, só porque é brasileiro tem que cantar em português ?! Quantas mentes limitadas!

Acho que babaquice maior é um sujeito balbuciar meia dúzias de palavras cujo significado ele provavelmente teve que procurar no dicionário, e ainda com um sotaque ininteligível. Isso pra mim é babaquice.

Dos povos em desenvolvimento, o brasileiro é o mais fuleiro
Por que o povo não entende algo um pouco mais elaborado, só fuleiragem

E quantos povos em desenvolvimento você conhece para falar algo assim? Essa sua posição é típica de pessoas que não têm nenhuma experiência internacional.

mas lá fora (outros países) é tão comum achar esses cantores!
Tão comum quanto? Existe alguma pesquisa a esse respeito?
Mesmo nos "Britain's Got Talent" da vida são pouquíssimas coisas que se salvam. O problema lá parece ser o mesmo que o daqui, valoriza-se em um cantor muito mais uma história de vida "sofrida" do que a técnica propriamente dita. Vide Susan Boyle.

E não adianta dizer que o inglês é mais fácil pra cantar, porque não é não. Na verdade essa língua tem sons que não ajudam em nada na emissão vocal. Se fosse por essa lógica, deveríamos compor em italiano.

Aí vem falar que temos que valorizar o que é nosso
No mundo de hoje, se o cara fala qualquer coisinha contra a língua inglesa ou a cultura estadunidense já é taxado de vermelho ultra-nacionalista ou pseudo-comunistinha de merda.
Tudo o que eu disse é que é mais fácil se expressar na sua própria língua materna. Não falei nada em valorizar o que é nosso, nem nada desse papo nacionalista...Ainda.

Vinicius Capiotti
Expressar um sentimento/idéia pela música é expressão musical...
Se é ruim ou desagradável aos ouvidos, quem decide é o ouvinte.

Se ele conseguir se expressar, sim.

Daqui a pouco tu vai dizer que poetas que escrevem fora das regras cultas da língua (de propósito ou não) não são poetas.


Não confunda alho com bugalho. Aí você já está falando de um nativo, o caso é diferente.

E precisa falar 100% igual? Parece que uma mínima diferença de sotaque vai fazer a cabeça de um anglófono explodir. Por isso citei que a diferença do inglês britânico para o inglês americano não impede nem dificulta (com excessões, óbvio) que um escute músicas do outro.

Por mais que queira compor em inglês, o nosso colega aqui nunca vai conseguir tirar essa identidade latina da música dele.

Quem disse que isso é ruim?


Pois é, mas se ele quer compor músicas em inglês sem perder a identidade latina, então por que não escreve logo em uma língua nativa?? Como disse, essa é a síndrome do "mamãe-quero-ser-ianque", quando o sujeito nasce no país errado.

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu acho que pra cantar em inglês tem que saber escrever e pronunciar muito bem. Senão vira samba de gringo... Veja o caso do Emerson Nogueira: Boa voz, canta bem mas seu inglês é FAKE! Eu até o chamo de Emerson Nojeira pq, pra mim, soa ruim.

Já a Danni Carlos é oooooooutra coisa. Canta bem, pronuncia bem. Mas enjoa também.

Na minha opinião ambos se encaixam no estilo "música de fundo". Ganharam grana, SIMMMMMM! Mas eu não queria isso pra mim. Prefiro o underground pobre e podre. Mas isso varia da necessidade de cada um.

Em suma, se a múscia foi boa, com assobio, tá valendo.

Abs

Vinicius Capiotti
Veterano
# dez/09
· votar


McBonalds
Acho que babaquice maior é um sujeito balbuciar meia dúzias de palavras cujo significado ele provavelmente teve que procurar no dicionário, e ainda com um sotaque ininteligível. Isso pra mim é babaquice.

Tu tá generalizando, e esse é exatamente um dos pontos sendo discutidos aqui. Seria "babaquice" generalizar e dizer que todo brasileiro que quiser falar inglês vai parecer um idiota.

Pois é, mas se ele quer compor músicas em inglês sem perder a identidade latina, então por que não escreve logo em uma língua nativa??

Ora, porque ele quer compor músicas em inglês. Pra mim, pelo menos, a questão da língua é muito mais sonora e fonética do que cultural, visto que hoje em dia a língua inglesa é universal.

MauricioBahia

Eu acho que pra cantar em inglês tem que saber escrever e pronunciar muito bem.

Também acho. Mas tem gente que acha isso impossível, sobrehumano, metafísico [?].

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


Vinicius Capiotti
Tu tá generalizando

Não estou generalizando. Qualquer um que tente se expressar (musicalmente ou não) em uma língua extrangeira soa estranho sim, parece que a pessoa tem um daqueles problemas cerebrais que dificulta a fala.


Pra mim, pelo menos, a questão da língua é muito mais sonora e fonética
Pois pra mim é simplesmente questão de costume. É consequência de 8 anos de estudo desse idioma na escola, das milhares de músicas em inglês que circulam por aí, das propagandas, dos nomes comerciais, de tudo isso.

visto que hoje em dia a língua inglesa é universal.
Isso é um mito que já foi debatido exaustivamente lá no OT.
Quando se sabe que 90% da população da Europa não consegue nem manter um diálogo básico em inglês esse mito cai por terra.

Vinicius Capiotti
Veterano
# dez/09
· votar


McBonalds

Não estou generalizando. Qualquer um que tente se expressar (musicalmente ou não) em uma língua extrangeira soa estranho sim, parece que a pessoa tem um daqueles problemas cerebrais que dificulta a fala.

Cara, sem querer ser chato, qual a tua "fonte de pesquisa", por assim dizer, pra afirmar isso?

Pois pra mim é simplesmente questão de costume.

Provavelmente sim, mas esse "costume" tem a ver com a fonética, não? É como o timbre da distorção no heavy metal.
A diferença é que as principais influências no rock são led zeppelin, rolling stones, beatles, etc. Talvez o som que o cara quer fazer exige a fonética da língua inglesa.

Deixando o fator "afinidade com a língua" de lado, tu acha que realmente é "culturalmente errado" usar um recurso estrangeiro pra se expressar artisticamente, mesmo que isso seja encima de um estilo musical estrangeiro, com instrumentos inventados e muitas vezes fabricados no exterior, e mais incontáveis fatores que NÃO são de nossa cultura tupiniquim?

McBonalds
Veterano
# dez/09 · Editado por: McBonalds
· votar


Vinicius Capiotti
Cara, sem querer ser chato, qual a tua "fonte de pesquisa", por assim dizer, pra afirmar isso?

É só observar qualquer estrangeiro tentando falar português, por exemplo. Eles ficam "vasculhando" a memória tentando achar palavras para poderem se expressar, abusam nos fonemas de ligação (aqueles famosos "éééé...", "aaaa...", "bem...", que se usam entre uma frase e outra)

Isso quando não usam gestos para compensar a falta de uma ou outra palavra. Não acredito que tem tanta gente que acredita piamente que pode falar qualquer idioma como um falante nativo, isso chega a ser uma psicose coletiva. O.o

A diferença é que as principais influências no rock são led zeppelin, rolling stones, beatles, etc. Talvez o som que o cara quer fazer exige a fonética da língua inglesa.
Ser influenciado por essas bandas não significa querer imitá-las. Conheço algumas bandas que são influenciadas por músicos anglos mas que cantam em português.

Deixando o fator "afinidade com a língua" de lado
A afinidade com a língua está intríseca nessa questão. Se o ponto principal está na expressão na música, uma língua que não seja a língua nativa da pessoa atua como um limitador. Isso é fato.

tu acha que realmente é "culturalmente errado" usar um recurso estrangeiro pra se expressar artisticamente, mesmo que isso seja encima de um estilo musical estrangeiro, com instrumentos inventados e muitas vezes fabricados no exterior, e mais incontáveis fatores que NÃO são de nossa cultura tupiniquim?

Em primeiro lugar, o termo "culturalmente errado" não existe. E eu nem acho isso.
Em segundo lugar, o Brasil não tem o que se possa chamar de cultura 100% própria, tudo é resultado da influência de europeus.
Em terceiro lugar, acho errado quando se usa um recurso que se limita a capacidade de expressão na música só para parecer "cool".

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


Como curiosidade sobre essa questão lingüística, deixo esse vídeo muito interessante:



overlappingcircles
Veterano
# dez/09
· votar


McBonalds
Exemplos de pessoas que nao cantam na sua lingua de origem, existem muitos, e alguns deves com certeza admirar:
Scorpions, Celine Dion, sao dois exemplos de superestrelas no mundo musical que cantam em idiomas que nao sao os deles. No proprio Brasil, tem varios exemplos de grandes artistas que pontualmente cantaram em linguas estrangeiras, (de memoria, Alcione cantando em frances, Tim Maia em ingles, etc).
Pessoalmente, falo e escrevo em tres idiomas fluentemente, tenho otimos conhecimentos em mais dois. Portanto, no meu ponto de vista estas generalizando.

McBonalds
Veterano
# dez/09 · Editado por: McBonalds
· votar


Scorpions, Celine Dion, sao dois exemplos de superestrelas no mundo musical que cantam em idiomas que nao sao os deles. No proprio Brasil, tem varios exemplos de grandes artistas que pontualmente cantaram em linguas estrangeiras, (de memoria, Alcione cantando em frances, Tim Maia em ingles, etc).

Desculpe, mas quem está generalizando é você. Esses artistas são exceção. São o ponto fora da curva. Não se pode tomar por base eles, até porque eles só fizeram esse tipo de trabalho depois que já estavam famosos, aí tiveram alguma aceitação.
Se você quiser ter aceitação no exterior, o melhor mesmo é compor em português, que está em alta lá fora.

Pessoalmente, falo e escrevo em tres idiomas fluentemente, tenho otimos conhecimentos em mais dois.
Você é uma exceção. Eu também falo inglês fluentemente (para um brasileiro), mas tenho consciência de que faço parte de uma minoria.

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


O negócio é compor em Esperanto!!



McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


Esperanto

Previsão de +40 páginas.

overlappingcircles
Veterano
# dez/09
· votar


Se você quiser ter aceitação no exterior, o melhor mesmo é compor em português, que está em alta lá fora.
Eu moro em Inglaterra e viajo constantemente a trabalho, e essa do portugues esta em alta, nao sei de onde vem?!?!? Quantos artistas portugueses/brasileiros/africanos fazem sucesso cantando e compondo em portugues? apesar da grande quantidade de talento, os unicos nomes em portugues que eu me lembre com fama internacional sao Nuno Bettencourt (Extreme, tudo em ingles), Nelly Furtado (canta 99% em ingles), Sergio Mendes (conhecido aqui pela colaboracao com os Black Eyed Peas). Grandes nomes como Caetano, Gilberto, sao conhecidos por uma franja de intelectuais, que tem por uma razao ou outra ligacao com o brasil.
P.S.: Lembrei-me agora dos Sepultura tbm.

KAEL METAL
Veterano
# dez/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


McBonalds

Cara, não tenho muito a falar pra você ou de você, apenas sinto pena dessa sua mente ignorante e limitada.

Aí vem falar que temos que valorizar o que é nosso
Cara, não queira manipular minhas palavras, além disso tem mais coisas escritas, não passe a mensagem que estou querendo dizer que não devamos valorizar o que é nosso. SEJA INTELIGENTE E MENOS MANIPULADOR PRA TER RAZÃO EM SUAS PALAVRAS.

A propósito não te devo satisfação, mas, conheço muitos povos em minhas viajens e não preciso parar de ercrever pra saber o significado de algumas palavras, é claro que tem palavras que não sei o significado, alías se você souber de todas é uma fraude, pois ninguém sabe tudo. Ao contrário de você, eu falo o que eu sei, vejo e sinto. Não sou influenciado pelos "tubarões" da vida que manipulam desdes os nossos gostos até os nossos pensamentos. Sou livre, penso livre, vivo livre. Pena que muitos são escravos de pensadores manipuladores de opiniões por benefício próprio.

Alías será que alguma palavra que escrevi acima está de bom entendimento pra você? Procurei simplificar o máximo possível para o seu entendimento e espero que entenda as mensagens por trás da palavras.

Boa sorte

Abraços

Vinicius Capiotti
Veterano
# dez/09
· votar


McBonalds

É só observar qualquer estrangeiro tentando falar português, por exemplo.

Ah, ótimo, tu baseia uma teoria extremista e generalizadora nisso? Primeiro que há uma boa diferença entre um anglófono que quer falar português e um "portugófono" (AUHAHUA) que quer falar inglês. Tanto por questões fonéticas quanto culturais.

O que eu quero dizer é que quem realmente estuda o idioma e tem convivência com ele, ou até mais facilidade, consegue se comunicar facilmente.

abusam nos fonemas de ligação (aqueles famosos "éééé...", "aaaa...", "bem...", que se usam entre uma frase e outra)

E tu nunca viu americano fazer isso quando fala inglês? AUHAHUAH

Ser influenciado por essas bandas não significa querer imitá-las.

Então simplesmente usar mais um recurso semelhante (a língua) torna isso imitação. O uso de timbres, ritmos, harmonias semelhantes não?

Em segundo lugar, o Brasil não tem o que se possa chamar de cultura 100% própria, tudo é resultado da influência de europeus.
Em terceiro lugar, acho errado quando se usa um recurso que se limita a capacidade de expressão na música só para parecer "cool".


Limitar a capacidade de expressão seria não usar uma língua da qual tu tem domínio para se expressar, só porque tu teria uma mínima diferença de sotaque. É como não tocar guitarra porque tu não toca como o Steve Vai, mesmo tu conseguindo tocar tua música de maneira limpa e tendo um belo resultado.

Esse negócio de achar que todo artista de outro país que canta em outro idioma é pra parecer "cool" é puro preconceito e, mais uma vez, tu tá generalizando a partir de um conceito sem base alguma.

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


KAEL METAL
Cara, não tenho muito a falar de você ou de você, apenas sinto pena dessa sua mente ignorante e limitada.

A propósito não te devo satisfação, mas, conheço muitos povos em minhas viajens e não preciso parar de ercrever pra saber o significado de algumas palavras, é claro que tem palavras que não sei o sognificado, alías se você souber de todas é uma fraude, pois ninguém sabe tudo. Ao contrário de você, eu falo o que eu sei, vejo e sinto. Não sou influenciado pelos "tubarões" da vida que manipulam desdes os nossos gostos até os nossos pensamentos. Sou livre, pesno livre, vivo livre. Pena que muitos são escravos de pensadores manipuladores de opiniões por benefício próprio.

Alías será que alguma palavra que escrevi acima está de bom entendimento pra você? Procurei simplificar o máximo possível para o seu entendimento e espero que entenda as mensagens por trás da palavras.


O engraçado dos psicóticos é que alguns chegam a confrontar a realidade de uma forma agressiva, por puro e simples medo. Em outras palavras, a verdade dói.
Mas você pode tentar perceber o quanto a sua mente é limitada, tente ver realmente quem é que está te influenciando, de onde vem as suas bandas favoritas, em que língua está aquela propaganda que você tanto gosta, tente se passar por um falante nativo conversando com alguém.


Boa sorte

Abraços
(2)

Vinicius Capiotti
Veterano
# dez/09
· votar


McBonalds
Desculpe, mas quem está generalizando é você. Esses artistas são exceção. São o ponto fora da curva. Não se pode tomar por base eles

Cara, o teu problema é "tomar base", seja lá por maioria ou minoria. O ideal é chegar numa fórmula, com variáveis, que, como eu disse, existem.

Resumindo: SIM, é possível cantar em uma segunda língua sem parecer retardado e com fluência, mesmo que haja alguma diferença mínima pelo sotaque.

Então, resumindo mais: Desde que seja bem feito e que tu tenha conhecimento do que está fazendo, o simples fato de usar uma língua estrangeira não vai prejudicar tua música.

KAEL METAL
Veterano
# dez/09
· votar


McBonalds

Só lamento pra você, eu falo do que vejo, experiências próprias, análises imparciais, já você sabe tudo a meu respeito, quem eu conheço, minhas influências, etc através de um simples post, parabéns, você deve ter um dom! Quem será o limitado e psicótico aqui ?

Alguém que fala o que sente e vê através das experiências de mente aberta?

Ou

Alguém que diz saber tudo sobre os outros através de simples palavras de um post ?

Só sei de uma coisa, entrei aqui pra ficar alguns minutos já que tenho muito a fazer, então boa sorte em sua jornada.

Abraços

Tetanossauro Rex
Veterano
# dez/09
· votar


McBonalds
Se você quiser ter aceitação no exterior, o melhor mesmo é compor em português, que está em alta lá fora.

Cara, você já ouviu falar em sepultura?

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


Vinicius Capiotti
Primeiro que há uma boa diferença entre um anglófono que quer falar português e um "portugófono" (AUHAHUA) que quer falar inglês. Tanto por questões fonéticas quanto culturais.

Agora você está adotando dois pesos e duas medidas. Essa é a base para o que eu chamo de imperialismo lingüístico, e não tem qualquer tipo de embasamento.

O que eu quero dizer é que quem realmente estuda o idioma e tem convivência com ele, ou até mais facilidade, consegue se comunicar facilmente.
Pois é, e quantas pessoas realmente tem a oportunidade de realmente estudar e conviver com ele o tempo necessário?

E tu nunca viu americano fazer isso quando fala inglês? AUHAHUAH
Hehehe, eles costumam triplicar isso quando falam português.

Então simplesmente usar mais um recurso semelhante (a língua) torna isso imitação. O uso de timbres, ritmos, harmonias semelhantes não?


Cara, você quer comparar uma língua com milhares de regras gramaticais (e suas incontáveis exceções), fonemas totalmente ilógicos, expressões idiomáticas que confundem até os nativos, com uma distorção de um amplificador? Eu não vou nem comentar o absurdo dessa comparação.

Limitar a capacidade de expressão seria não usar uma língua da qual tu tem domínio para se expressar, só porque tu teria uma mínima diferença de sotaque. É como não tocar guitarra porque tu não toca como o Steve Vai, mesmo tu conseguindo tocar tua música de maneira limpa e tendo um belo resultado.

Novamente você faz uma comparação absurda.
A diferença nem sempre é só de sotaque. Tem a questão da sintaxe, da estutura das frases, da transitividade verbal, da fonética, das nuances das palavras que só um falante nativo consegue perceber em sua totalidade.

Falar um idioma extrangeiro é um esforço sobre-humano. Os malabarismos mentais que as pessoas tem que fazer para poder expressar o que querem, da forma que querem consomem uma energia absurda. São essas verdades que pessoas como o KAEL MEnTAL preferem ignorar.

Esse negócio de achar que todo artista de outro país que canta em outro idioma é pra parecer "cool" é puro preconceito e, mais uma vez, tu tá generalizando a partir de um conceito sem base alguma.

Não é preconceito, é conceito.
Realmente não entendo a lógica de se adotar um recurso estético que dificulta a comunicação para supostamente expressar uma idéia.
É como aquelas moças no Rio de Janeiro em 1930, que usavam roupas pesadas tipicamente européias num calor de 40 graus só para estar na moda. Isso é preconceito?

Se você tiver um tempinho, dê uma olhada nesse livro. Ele relata detalhadamente o caos lingüístico em que vivemos.

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


Resumindo: SIM, é possível cantar em uma segunda língua sem parecer retardado e com fluência, mesmo que haja alguma diferença mínima pelo sotaque.

Não estamos falando só de cantar. Estamos falando de compor.

overlappingcircles
Veterano
# dez/09
· votar


Falar um idioma extrangeiro é um esforço sobre-humano. Os malabarismos mentais que as pessoas tem que fazer para poder expressar o que querem, da forma que querem consomem uma energia absurda.
O que para alguns pode ser dificil para outros pode ser muito facil. Mais uma generalizacao sem sentido.

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


KAEL METAL
já você sabe tudo a meu respeito, quem eu conheço, minhas influências, etc através de um simples post, parabéns, você deve ter um dom!

Não é dom. A sua reação já denota que o que eu disse é verdade.
Quando a carapuça serve, o nego pula.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compor em inglês: o que acham?