Como dar à melodia carater harmonico como nos Caprices?

    Autor Mensagem
    RMafe
    Veterano
    # out/09


    A um tempo baixei a partitura do caprice 24. E percebi uma coisa q me chamou a atençao ja q nunca li algo q falasse sobre isso. Msm sem usar arpejos, fika bem claro a harmonia.
    Por exemplo no começo vc percebe q é Am E Am E.

    Como q se faz isso? q tecnicas se usa para dar essa sensação harmonica?

    RMafe
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Vou tentar reexplicar minha duvida pra ver se alguem aparece pra responder.

    Qndo vc ouve o caprice 24 nao parece faltar nd. N é um dakeles solos q n vai a nenhum lugar. A cadencia esta implicita. Eu sei q tem como harmonizar essa peça, ja q da pra harmonizar praticamente qq melodia. Logicamente Paganini tb sabia disso. Mas ele fez caprice de um jeito em q apessar de ninguem tocar a harmonia junto com ele, o ouvinte tenha a sensação de harmonia. Q tecnicas ele usou para isso?

    Minow
    Veterano
    # out/09
    · votar


    RMafe
    Geralmente a melodia marca bem a harmonia por estar centrada em cima de arpejos mais algumas notas melódicas e tensões.

    Exemplo idiota: parabéns pra você.
    no primeiro "parabéns pra você", usa-se a tônica, terça e quarta como notas de passagem e a terça como nota de repouso. Já no segundo, o repouso é na quarta, deixando bem claro a mudança pra o fá (sub dominante). Em seguida, é um arpejo descendente de Dm7(9), se você parar pra analisar.
    Dá pra encaixar ainda um G7 e finalizar num F.

    Então basicamente a melodia caminha acompanhando a harmonia de maneira bem clara. Isso é bem identificável em músicas mais simples. Pegue músicas do período barroco e faça esse tipo de análise que você vai notar claramente cada acorde e ainda as modulações, que acabam sendo quase sempre pro tom da dominante ou mediante.
    Não sei se tirei alguma dúvida, se falei o óbvio ou se atrapalhei mais ainda, qualquer coisa grita!

    RMafe
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Minow

    É mais ou menos por aí q eu estou pensando. O q eu acho é q paganini( como outros possivelmente) tinha consciencia de q atraves de certas notas na melodia ele daria a entender a harmonia.

    Uma das maneiras de se fazer isso aparentemente seria aescolha das notas no tempo forte. Pq arpejo é bem obvio. Mas p ex no começo, ele usa 'la la la do si la' e sem usar arpejos ele ja passou a ideia do acorde.

    RMafe
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Mas eu gostaria de saber outras tecnicas pra isso. E se existe4 algum nome pra esses recursos ou alguma parte da teoria musical q explica isso, ja q existem nomes e teorias ate pra melodia, com o salto, passo,etc

    RMafe
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Vou ser obrigado a dar um up

    Dogs2
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    RMafe
    É mais ou menos por aí q eu estou pensando. O q eu acho é q paganini( como outros possivelmente) tinha consciencia de q atraves de certas notas na melodia ele daria a entender a harmonia.

    Achou certo, isso é trivial... o estudo de linha melódica, análise motívica (variações) (subconjuntos da composição), essas coisas.
    No barroco era comum apresentarem o tema principal e depois modularem a melodia pra a região da dominante (em algumas peças do Bach, pra subdominante). Estudo específico pra isso? Composição no geral, com foco na linha melódica. É uma área assustadoramente (e inexplicavelmente) desvalorizada no ensino de música popular, que no geral se foca em bloco com bases em tríades (harmonia tonal e modal) e ritmo.
    Mas no campo da música erudita isso é muito estudado, ainda mais na música contrapontística moderna. Aconselho tanto as composições quanto os livros do Paul Hindemith.

    RMafe
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Acho q agora conseguir elaborar melhor a minha duvida:

    Qndo vc ouve o caprice em questão, vc n sente falta de outro instrumento tocando junto. Mesmo n se ouvindo mais de uma nota ao msm tempo( pelo menos na maior parte), a harmonia e as cadencias ficam bem claras. N parece faltar nd. Fazer isso com arpejos é "facil", mas o q me intriga é q ele faz isso em boa parte sem arpejos.

    O uso da tonica no tempo forte parece ser uma das tecnicas usadas; quais outros jeitos posso usar para dar a intenção do acorde sem nenhuma polifonia?

    Sera q alguma pessoa mais esclarecida do q eu pode me explicar o q eu abordei acima?

    RMafe
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Outra coisa q gostaria e pedir é q me falassem mais de peças solo boas como os caprices. So naum vale peças solo pra piano, pq o q me interessa seria peças q n tenham mais de uma nota ao msm tempo.

    (se tiver só umas triades em alguns momentos como nos proprios capices pode tb)

    RMafe
    Veterano
    # out/09
    · votar


    up

    Dogs2
    Veterano
    # out/09
    · votar


    RMafe
    Outra coisa q gostaria e pedir é q me falassem mais de peças solo boas como os caprices. So naum vale peças solo pra piano, pq o q me interessa seria peças q n tenham mais de uma nota ao msm tempo.

    Metamorfoses, do Britten
    para oboé solo
    linda demais

    Suítes para Cello do Bach
    se vc estudar essas peças vai entender sobre a harmonia implícita nas melodias

    Density 21.5, do Varése
    para flauta solo
    essa é numa linguagem mais moderna

    Syrinx, do Debussy
    para flauta solo
    essa é boa pra vc estudar a fluência e a diversidade de materiais sonoros que ele transita na maior coerência

    ah é tanta peça
    peguei uma diferente da outra

    RMafe
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Dogs2
    Vlw cara.

    RMafe
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Tu sabe tb algum livro q fale sobre desenvolvimento atraves de um tema?

    Dogs2
    Veterano
    # out/09
    · votar


    RMafe
    Arnold Schoenberg - Fundamentos da Composição Musical
    Lívio Tragtenberg - Contraponto: Uma Arte de Compor

    carrasco_cavaleira
    Veterano
    # out/09
    · votar




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como dar à melodia carater harmonico como nos Caprices?