Como estudar harmonia pelo computador?

    Autor Mensagem
    Fabiano Piano
    Veterano
    # out/09


    Ai, galera. Me dêem uma ajuda.

    Como eu estudo harmonia aqui pela internet (softwares, sites, etc.).

    Valeu.

    jacksonfive
    Veterano
    # out/09
    · votar


    esse aqui sabe td !!!

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    jacksonfive

    Bela ajuda, heim.

    Fabiano Piano

    Recomendo o livro Harmonia & Improvisação Vul. I, do Almir Chediak... Livro pra vida toda.

    Fabiano Piano
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Ok, jacksonfive. Obrigado pelas respostas.
    Mas alguém conhece algum site? Algum software?

    Algo que possa ir além dos livros?

    spainEL
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Como assim que vá além dos livros? O que você quer estudar especificamente? Percepção harmônica? A dica do Panucci é ótima, esse livro do Chediak é bem completo. Tem o do Ian Guest também, inclusive eu já fiz aula com ele, ótimo professor, mas confesso que nunca vi o livro dele.

    spainEL
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Lembrando que esses dois métodos são de harmonia funcional, tem o do Schoemberg que é uma visão mais tradicional, é bem mais completo, mas não indico pra você não. Deixe de preguiça, mané software o que, começa a ler do Chediak aí.

    PHRN
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Escreve todas as escalas maiores num papel o máximo q puder [professora Japirocilda pedindo pra copiar CISO com S duzentas vezes no caderno d caligrafia].

    Monte campo harmônico de cada escala maior e saia tocando/tirando músicas. Decorei tudo rapidinho desse jeito.

    ex: E maior

    E F# G# A B C# D#
    I II III IV V VI VII

    Campo harmônico: pega 1 nota, pula, pega 1 nota, pula, pega 1 nota

    E: E, G#, B
    Fm#: F#, A, C#
    Gm#: G#, B, D#
    A: A, C#, E
    B: B, D#, F#
    Cm#: C#, E, G#
    D#º: D#, F#, A

    Mas eu concordo com o cara ali. Pega a apostila Harmonia & Improvisação Vul. I, do Almir Chediak

    Fabiano Piano
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Será mesmo que o livro de papel é a unica solução? Será que é coisa de preguiçoso buscar outros meios, como o amigo spainEL disse?
    E esse método tradicional ai da "Japirocilda" escrevendo e do Bart Simpsons copiando 200 vezes "TV de plasma vale cada centavo" é o único?
    Estamos na era da internet.... sintetizadores virtuais, telas de plasma.... e só livros?
    Vamos lá gente.... ninguém pode ir além disso (não desmerecendo o valor do livro, obviamente!)

    Leo Zanon
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    PHRN
    Eu tb estudo assim.Meu professor me ensinou desse jeito.Acho ótimo pra decorar e estudar.Recomendo.

    james_the_bronson
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Fabiano Piano
    Vamos lá gente.... ninguém pode ir além disso (não desmerecendo o valor do livro, obviamente!)

    Na verdade eu tenho uma solução: Uma pílula que você toma e aprende "tudo"...










    Ela instala o conteúdo do livro do Chediak no seu cérebro...

    Mas ainda não foi liberada para venda nem testes em humanos. Mas os ratinhos do laboratório sabem tudo de Harmonia já!!!

    busterchair
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Cara, lê o Chediak sério.
    É muito bom o livro e é para vida toda.

    Se não me engano tem no final tem várias músicas comentadas

    Fabiano Piano
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ok, gente.

    Primeiramente quero agradecer a hospitalidade de vocês por me ajudar.

    Dexe-me explicar: Eu conheço de cabo a rabo o livro do Chediak. Gostaria de saber se alguém tem ALGO MAIS a acrescentar além do livro do Chediak?

    A impressão que tenho é que esse é o único modo de estudar harmonia? será?

    Eu quero trocar informações com vocês, não só ficar no monólogo Chediak. Gostaria de ajuda.

    Ninguém pode ir além dos livros (pelo menos sem ser chamado de preguiçoso!)? esse prórprio fórum pode ser uma forma de aprendizagem, não?

    Estamos no século XXI. A informática está revolucionando o mundo.... e só tem livros para estudar harmonia (ou a tal da pílula que o amigo Dr. James receitou)? Vamos nos esforçar um pouquinho e enxergar além do que se vê. Devem haver outros meios.

    No caso de livros (que óbviamente são muito válidos), se alguém souber ou de outro livro ou mesmo que seja o do Chediak, eu gostaria que compartilhasse comigo e outros amigos do fórum como que foi esse precesso de aprendizagem: Se foi com a ajuda de um professor, amigos, internet ou outros?

    Agradeço a compreensão de todos. Obrigado.

    Fabiano Piano
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Ninguém mais? (Quem responder eu agradeço). Obrigado.

    makumbator
    Moderador
    # abr/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Fabiano Piano

    Como vc diz que já conhece o livro do Chediak de cabo a rabo, recomendo que tente o tratado de harmonia do Schoenberg. É bem completo(na verdade até demais, inclusive com vários insights filosóficos). Mas não é livrinho com fórmula pronta, pois exige concentração, dedicação e pensamento.

    Estamos no século XXI. A informática está revolucionando o mundo.... e só tem livros para estudar harmonia (ou a tal da pílula que o amigo Dr. James receitou)? Vamos nos esforçar um pouquinho e enxergar além do que se vê. Devem haver outros meios.


    Mas os livros também estão no séc XXI, definitivamente não são coisa do passado. Lembre-se que os grandes mestres da música de outrora, não tinham software, gravação, google e tudo o mais. Não subestime o poder de um livro bem escrito sobre o tema.
    No fim das contas, é a sua dedicação que pode tirar o melhor do suporte didático(seja ele um livro, gravação, software, etc...).

    Eu considero ideal agregar um bom livro(ou vários), sobre o assunto com gravações musicais(que servem para análise e comparação), além da análise de material escrito(partituras). Uma boa é procurar livros de materiais correlatos à harmonia, como contraponto, arranjo, instrumentação e orquestração, condução de vozes, etc...
    Pode-se usar softwares de notação musical para experiências diversas, tanto na harmonia como nos tópicos que comentei antes. Nesse ponto eles são imbatíveis. Mas sem o background teórico, não farão milagres.

    Boa sorte!

    Gambá do Rock
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Discute-se o sexo dos anjos por aqui...

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Tem outra coisa ótima para estudar harmonia sem ser livro

    PROFESSOR

    Dogs2
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Dogs2
    · votar


    O melhor de tudo mesmo é vc saber usar o material que aprendeu... se vc aprendeu o livro do Chediak e faz bom uso, mas quer aprender mais porque sente necessidade artística de aprender, tem o livro do Schoenberg, que eu considero mais um livro que te faz refletir do que pôr a mão na massa. Mas as reflexões que ele propõe vão abrir sua cabeça pra outras coisas. Aí não sei se isso se aplica a vc, mas existem outras teorias harmônicas que num seja a tradicional, e nem que seja por curiosidade eu estudaria. Pega a teoria do Hindemith (the Craft of Musical Composition) que expande o conceito de tonalidade e A Teoria de Costère, que mostra conceitos da chamada "música cardinal".
    A do Costère é bem polêmica porque ele trabalha com uma série harmônica invertida que sabe-se lá se existe. A do Hindemith é foda porque amplia seus conceitos de tonalidade, te ensina a escrever de forma mais livre e pensando mais minusciosamente. As duas convergem em muitos pontos, divergem em muitos também. As duas têm suas utilidades e funcionalidades específicas, e tipo, embora elas aparentem ser específicas de um certo período (começo do século XX), se vc usá-las com inteligência, voará longe.

    dibass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Recomendo o livro Harmonia & Improvisação Vul. I, do Almir Chediak


    E onde eu axo esse livro???

    makumbator
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    dibass

    Que tal tentar uma livraria? hehehe!

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=3 30634&pac_id=26526&gclid=COyhgPT28qACFdlw5QodhVehGA

    Scrutinizer
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu NÃO indico o do Chediak...
    Gosto do Schönberg e do Walter Piston, mas quanto mais melhor, continue lendo...

    Mas pelo que entendi, o seu problema não é de onde tirar as informações para estudar, mas como praticar, certo?
    E é só aí que entra a tecnologia no estudo... Com qualquer programa você pode ouvir o que está fazendo, sem precisar de um piano para conferir os seus exercícios. Acho isso bem interessante. Mas não sei de outras alternativas... Mas com certeza existem.

    Fabiano Piano
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Primeiramente gostaria de agradecer aos que participaram construtivamente da minha pesquisa. Até agora eu não me identifiquei, mas sou formando da UFRJ em música e esse foi meu projeto de monografia, o qual talvez seja expandido para um mestrado.
    Agradeço muito aos que participaram construtivamente da minha pesquisa.
    Tópicos como "procura no google", "procura um professor" ou "livraria", "pílula do Chediak" e "sexo dos anjos" em nada me acrescentaram, mas aos demais agradeço profundamente. Pequenas observações que foram feitas com o intuito de realemente ajudar (e não atrapalhar) sempre serão bem vindas.

    No meio das discussões surgiram assuntos interessatíssimos que serão expostos na monografia.

    Aqueles que continuarem me ajudando (a pesquisa ainda não acabou) com relatos sobre o tema (harmonia e seu aprendizado através da informática), continuarão sendo bem vindas e tendo meu crédito e agradecimento.

    Obrigado.

    ricolb
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Fabiano Piano
    Neste Tópico meu: Tópico ricolb
    Tem um site com muito material em PDF que talvez te sirva. Vê lá. ABÇS!

    Minow
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Scrutinizer
    Eu NÃO indico o do Chediak...

    Por quê?
    É um livro bem prático e direto.
    O do Schoenberg é mais abstrato, apesar de ser muito legal. Mas pode não ser o que as pessoas procuram.
    O Ian Guest é legal também, na mesma linha que o Chediak.

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Fabiano Piano


    Opa, esse site/programa é muito bom, várias vezes procurei pra fazer download mas não achei, mas é muito bom e bem explicativo

    http://www.jazzbossa.com/teoria/

    Abraços

    Fabiano Piano
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Obrigado.

    E software, alguém conhece algum que trate diretamente de harmonia?

    LeD_HaleN
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Fabiano Piano
    eu também tava querendo saber isso, irei acompanhar este tópico.

    Guitar_L
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Guitar_L
    · votar


    Esse é o tipo de assunto que eu considero extremamente mais fácil com um professor na tua frente. Lógico, se o professor souber dar aula de verdade, que não seja igual à maioria desses "professores" existentes por aí...
    Abraços

    Lucast
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Você pode também optar por procurar na internet por e-books de música. Deve encontrar muitos livros famosos sobre harmonia.
    Um software específico, para estudo, eu já não conheço e nem tenho idéia de como seria isso.
    O que imagino seria estudar a teoria em si, fazer gravações, experimentações com programas como guitar pro pra montar diferentes linhas melódicas e fazer testes mesmo... O melhor é ter o auxílio de um professor. Por computador, conversa com ele via messenger ;)

    Fabiano Piano
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Legal. Se alguém tiver mais soluções, compartilhemos, por favor!

    Fabiano Piano
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pessoal, a GESTAPO tava fazendo patrulha lá no meu outro tópico e eles vão fechar tudo e colocar nos campos de concentração.

    Quem quiser tirar dúvidas ou extender essa minha pesquisa com opiniões construtuvas, podem me mandar um e-mail:

    metodologiadamusica@yahoo.com.br

    Obrigado a todos que contribuiram. Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como estudar harmonia pelo computador?