Duvida sobre composição de musicas! =/

    Autor Mensagem
    Thais Akemi
    Veterano
    # out/09


    Então gente, estou tentando montar uma banda e queremos iniciar com musicas próprias. Já tenho várias letras algumas já com ritmo cantado. Meu amigo tecladista está colocando o instrumental base, mas a minha duvida é o seguinte, como teremos uma banda, eu quero (obviamente) que as musicas tenha todos os instrumentos (guitarra, bateria, baixo) mas eu ñ sei tocar nenhum desses instrumentos. Neste caso, devo pedir ajuda aos integrantes da banda para a composição do instrumental completo? Por favor me ajudem, nunca tive banda, sou completamente lesa nessa parte =/

    Desde já agradeço mtu! ^^

    Marcosrcf
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Thais Akemi
    Se você não tem nenhuma base, seria interessante que o próprio guitarrista fizesse a parte dele... acredito que funcione assim na maioria dos casos.

    Thais Akemi
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Ahh então cada um compõe seu instrumento? ^^
    É assim que funciona com a maioria das bandas? :D

    IRON-BALLOON
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Thais Akemi
    Não sei nas bandas mais famosas, mais na minha banda, tipo, um decide um tom ou dois decidem, ai nos fazemos o instrumental base, dependendo da música depois de acordo com o tom fazemos um solinho, ou um solo grande, 2 solos depende, o baterista acompanha todo a música, e depois , quando estamos inspirados, fazemos a letra, mas a nossa banda Unhas & Dentes ta sem vocalista, precisamos de um, por enquanto agente improvisa por nós mesmos.
    abraço

    Thais Akemi
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Ahh mto obrigada Iron ^^

    Mas se caso os integrantes ñ quiserem ou não souberem compor com agente, existe algum programa que eu possa compor (guitarra, bateria, baixo) mesmo sem saber tocar esses intrumentos??

    oliviojunior
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Thais Akemi

    Você está falando de composição ( criação ) ou de arranjos para cada instrumento ?

    Thais Akemi
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Então Olivio nem eu sei na verdade, eu queria uma musica completa com todos os instrumentos, porém só sei tocar teclado =/

    Se chama de arranjo ou composição? o.o

    oliviojunior
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Existem alguns programas que já vem com Drums Styles, que você pode usar pra começar, mas o ideal seria conhecer o instrumento que você vai tocar para reproduzir no programa !!!

    oliviojunior
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Se o seu teclado tiver MIDI IN/OUT já é um grande passo para você utilizar com programas de computadores! Você pode criar várias trilhas com instrumentos diferentes !!! Procure na busca avançada no fórum de Gravação e Home Studio tem muito material lá. Estou saindo do fórum, mas amanhã dou uma olhada aqui pra ver se vc conseguiu alguma coisa !!

    Thais Akemi
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Ahh, mas então ^^ quais programas já vem com arranjo?
    Queria muuito fazer as musicas com todo o instrumental completo, depois eu só passava para os integrantes, mas como ñ sei tocar e aprender tudo é meio dificil.... seria ótimo programas onde posso compor mesmo sem saber tocar o instrumento ^^

    isso é possivel?

    Bombastik
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Thais Akemi

    isso tudo vai de saber trabalhar com a banda. é bacana conversar bem com os músicos e explicar o que você quer ou então, combinar a direção musical pra que todos sigam a mesma linha.

    se você tem uma música pronta com apenas a base no violão por exemplo, primeiramente deve-se deixar espaço pros outros instrumentistas criarem suas partes. depois você vê o que ficou legal ou não e muda as coisas de acordo com o que você pretende alcançar.

    é questão de conversar com a banda mesmo, combinar tudo direitinho que cada um saberá o que fazer...

    Dogs2
    Veterano
    # out/09
    · votar


    isso varia demais

    Thais Akemi
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Ahh mto obrigada pelas dicas pessoal ^^

    rcorts
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Thais, veja bem. Se o que você quer mesmo é compor, então primeiro você terá que estudar algumas coisas de teoria musical e tentar criar seus primeiros temas melódicos para depois pensar em harmonizá-los. A harmonização pode ser realizada entre todos os instrumentos, exceto a bateria e percussão que não interferem na harmonização, mas sim na parte ritmica da música. Se o que você procura é programa para escrever as partes dos outros instrumentos na música eu aconselho o guitar pro. Todos os integrantes da banda podem ajudar na composição dos arranjos e na harmonização da música, mas precisam ter os conhecimentos necessários para isto. Caso nao tenham é melhor que quem tenha estes conhecimentos escreva as partes de todos os instrumentos. Se quiser tirar dúvidas ou precisar de dicas entre em contato comigo no email: rcorts@hotmail.com ou querobanda@hotmail.com. Boa sorte.

    Dogs2
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    tem vezes que a gente discorda mas nem fala nada pra preservar o tópico...

    Headstock invertido
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Pra isso não tem regra, deixa as coisas acontecerem. Se vc tem na cabeça um projeto de uma musica, e já tem a função de cada instrumento definida e acha que vai ficar legal. Passe pra eles e toquem, se realmente ficar legal, mantém.

    Mas não tem coisa melhor do que compor juntos, a banda toda ensaiando, o batera manda uma levada, o baixista entra com uma marcação, a guitarra chega no riff e vai acontecendo, sempre gravando pra lembrar depois. No final de tudo o compositor da banda põe a letra =)

    rcorts
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: rcorts
    · votar


    Dogs2

    tem vezes que a gente discorda mas nem fala nada pra preservar o tópico...


    Por favor, seja mais específico... A discordância é o instrumento necessário para que as idéias sejam levadas a um resultado lógico.

    Quem não aceita a discordância rejeita os conceitos e é adepto do preconceito.

    Dimebag Edu
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Thais Akemi
    Eu sou arranjador e posso tentar te ajudar de alguma forma no seu problema.
    Vamos por partes, composição a gente vai desenvolvendo aos poucos, é exercício diário.
    Se seu amigo tecladista já criou a parte harmônica, já é um bom passo.
    O segundo passo seria gravar as músicas com voz e teclado(no seu caso) e passar pra galera ouvir e tentar criar algo em cima.
    Se algum dos músicos tiver dificuldades, converse com ele sobre a "intenção" que você quis passar com sua música, eu costumo trabalhar muito com esse "termo",na música tem muito disso... de repente se ele entende a linha de raciocínio que você teve, fica mais fácil pra ele criar.
    Outra dica também, é escolher sons de outras bandas, mais ou menos no estilo das suas músicas pra galera escutar...mas como referência, não pra copiar.
    Sobre o uso de programas, de repente pra montar um groove de bateria, tranquilo...porém não sou adepto desses recursos, deixa a música muito plástica, se é que me entende.Com certeza os músicos vão desenvolver algo muito melhor.
    No mais é isso, se houver mais alguma coisa em que possa te ajudar...é só perguntar!!!

    Thais Akemi
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Ahh gente mto obrigada por todas as dicas!!
    Estou combinando de juntar a banda pra se conhecer (nos conhecemos somente pela internet ainda) dai se ninguem for viajar começamos os ensaios e composições ainda esse ano ^^

    Mto obrigada novamente as informações que vcs me deram serão mto uteis!! Quem quiser ajudar com mais dicas, fiquem a vontade *-*

    Dogs2
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    rcorts
    Por favor, seja mais específico... A discordância é o instrumento necessário para que as idéias sejam levadas a um resultado lógico.

    Quem não aceita a discordância rejeita os conceitos e é adepto do preconceito.


    Lindas frases, mas já vivi o suficiente nesse fórum pra saber que tem discussão que não vale a pena

    Bombastik
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Thais Akemi

    muitas bandas compoem à distãncia, trocando arquivos via net. é um processo diferente mas rola bem legal quando todos sabem trabalhar juntos. tem vezes que não rola de ensaiar, se encontrar com todos então, é uma boa alternativa.

    compre uns softwares de gravação e manda ver.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre composição de musicas! =/