Equipamento para fazer pequenos e médios shows!

Autor Mensagem
Marcus Cerutti
Veterano
# dez/11
· votar


Alex guitar man
pessoal o que seria um show de pequeno porte?

Uma festa de aniversário em uma residência...

um de médio?

Uma festa de formatura num clube...

um de grande?

Rock in Rio?

Alex guitar man
Veterano
# dez/11
· votar


ah sim, um amp de 50W aguenta um médio?

Van_Lorien
Veterano
# dez/11 · Editado por: Van_Lorien
· votar


Alex guitar man
Isso é relativo. Pra uma banda do porte de Rolling Stones, um show em um ginásio é um show pequeno, já pra uma bandinha local, é um show gigante. Tudo é relativo, tu que tem que definir o que pra tua aplicação é um show pequeno, médio ou grande.

Eu quando tinha banda fazia shows para até 200 pessoas em pubs e considerava shows de pequeno porte. Nesses shows usei desde um amplificador de 15w até um de 100w (ambos SS), o de 100w ficou com sobra, muita sobra, já o de 15w ficou fraco, muito longe do palco não se ouvia minha guitarra.

Abs

Nycolas
Veterano
# jun/15
· votar


Salve galera do FCC!
Bom, o lance é o seguinte... Minha banda está comprando agora a sonorização de palco própria, que inclui: Mesa de som, Microfones sem fio, Mics de bateria, Monitor individual dos músicos, Monitores sem fio dos cantores, transmissores sem fio e etc...
Isso irá facilitar nossa vida, já que muitas vezes tocamos em lugares com várias bandas no mesmo palco. Então chegariamos com nosso sistema, só abrir o case e ser feliz...

A banda é composta por:
Bateria, Baixo, Teclado, Sampler, Guitarra, 2 violões, viola, voz guia e 2 vozes.

Dos itens a ser comprados, segue a lista:
1 Mesa de som Yamaha 01v96 vcm - R$5000,00
1 ADA 8000 Behringer - R$750,00
2 Cabo ótico - R$30,00
1 Powerplay Ha4700 - R$600,00
x Cases para Mesa, Luz, Cabos e Perifericos - R$1500,00
3 Fones AKG 414p - R$400,00
1 Multicabo 20 vias - R$650,00
4 cabos para fone - R$250,00
5 Pedestais - R$300,00
1 Kit de mic para bateria Arcano - R$500,00
20 Cabos p10 x p10 - R$450,00
20 Cabos xlr x xlr - R$350,00
4 Direct Box duplos - R$610,00
2 Réguas 5 tomadas - R$ 51,00
1 Régua 12 tomadas - R$57,00

Alguém consegue me dizer se tem algo errado ou se irei precisar de mais alguma coisa?
Usaremos, do sistema, 18 canais e 6 auxiliares.
Já temos: Mic duplo sem fio, mic Samson Q7 (Voz guia), Transmissores de fone Shure, Transmissor de violão, Cubo de Baixo, Amplificador e Monitores para side.

Me ajudem, pois cada vez que olho a planilha acabo lembrando de mais alguma coisa... kkkkkkk O Orçamento pulou de R$9.800,00 inicial para R$12.500,00!

Lelo Mig
Membro
# jun/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Nycolas

Cara, pelo que entendi vocês estão comprando o equipo de monitoração, certo?

"Isso irá facilitar nossa vida, já que muitas vezes tocamos em lugares com várias bandas no mesmo palco."

Em muitos aspectos, irá é complicar!

Num palco com a estrutura de P.A e retornos já montados, o técnico teria de fechar a monitoração da mesa dele, teria de "pegar" a sonorização de vocês e passar para o sistema dele e enviar para o P.A (e não teria controle algum da equalização), já que vocês pretendem distribuir a sonorização de vocês em uma mesa própria.

Mesmo que o técnico não se importasse com a equalização, e pegasse a saída da mesa de vocês e espetasse na mesa dele, o som do P.A e da monitoração seriam totalmente diferentes e problemático.

Quem vai equalizar a monitoração durante a apresentação da banda?
Quem vai equalizar o som para os P.As.

P.A e Monitoração tem de fazer parte de um mesmo sistema, não pode desmembrar monitoração sob controle da banda, P.A sob o controle da técnica.

Se eu tivesse na técnica, não aceitaria uma parada dessas de jeito algum.

Cara, se aceita um conselho (de quem já fez muita técnica ao vivo), invistam em equipamentos para ensaio da banda. (bons amplis, microfones, monitores, tratamento acústico e etc)(ou apliquem a grana e ensaiem em bons studios). Bandas não constumam investir em qualidade sonora de ensaio.

Invista em sua banda visando o futuro dela. Não queimem dinheiro para sonorização de palco. Ao vivo, no palco, o buraco é mais embaixo. Cada lugar é um lugar e exigem equipos e lógica distintas. E se a sonorização de um lugar for ruim, equipo "particular" de banda alguma irá salvar a parada... não se iludam.

Nycolas
Veterano
# jun/15
· votar


Lelo Mig
Entendi, Lelo! Exatamente isso... Seria um equipo de monitoração!

Em grandes shows, de Exposições como fazemos, não levariamos esse equipo. Somente o Rack com os transmissores e monitores sem fio. Nas boates e casas noturnas, muitas vezes é cobrada a terceirização do som pela casa (Cerca de R$500 por show) para contratarem o som.

No caso desses shows, levaríamos o nosso operador e usaríamos somente as caixas, que a casa já dispõe de graça...

No caso do show com várias bandas, o esquema seria tirar o L/R da nossa mesa + O Aux 6 (Que já está passado como side da nossa banda). O nosso operador iria utilizar o equipamento deles! Como todos da banda estarão com fones, o side é apenas pra dar uma "pressão" em cima do palco. Saca?

Essa compra de equipamentos está sendo 50% financiada por uma casa que estamos assinando contrato, por isso nos empolgamos de comprar!
Isso e o fato de que cada casa tem um som diferente. As vezes tem Allen&Heath Analógica, as vezes digital, LS9, 01v96, X32, Até Behringer X2222 já tocamos por aqui.
Isso sem falar nos Mics que variam de Shure GLXD4 a CSR com fio... e como somos dupla, sempre o problema é que só tem 1 sem fio. :/

Nycolas
Veterano
# jun/15
· votar


Se pensarmos bem, tocamos nessa casa 4x no mês, em outra + 4x e todos os sábados cada dia em um lugar.
Só nessas 2 casas fixas, teríamos um gasto de R$4.000,00 com terceirização, que será reduzido para R$1.200,00 de um técnico próprio.
Como os produtos serão comprados pelo contratante em 10x, iremos pagar a metade de R$1.200,00 dos produtos + o técnico. Ou seja, economia de R$2.200,00 por mês!
Com isso teremos mais 1 roadie para montar todo o esquema e o cenário, e 1 iluminador. O que nos custará mais R$1.200,00. Ainda economizando R$1000,00 por mês.

Que na verdade vai ser convertido em lanches pra essa turma toda.
Mas o trabalho terá um padrão de qualidade com uma margem pequena de erro, nunca faltarão canais para nosso trabalho, nem os efeitos, compressores, mics sem fio, fones em boa qualidade e etc...

Acho muito válido, pois o mesmo equipamento será usado também nos ensaios da dupla...

LosAngelsBH
Membro Novato
# ago/15
· votar


Galera to precisando de uma ajuda, minha banda vai fazer um show aberto e precisava saber se o nosso equipamento da conta vai ser pra cerca de mais ou menos 200 a 250 pessoas!
Os equipos são :
1 ibanez rg
1 fender telecaster
1 cabeçote orange ad30htc 30wt
1 cabeçote bugera 6262 120wt
2 caixas marshal 1922 150wt e 2 falantes de 12 cada uma
1 caixa ativa e uma passiva para a voz
1 bateria completa
2 set's de pedais com tudo que se tem direito para as guitarras!

Esse e todo nosso equipo sera que da conta ou seria melhor se a gente aluga se um PA?

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Lelo Mig
P.A e Monitoração tem de fazer parte de um mesmo sistema, não pode desmembrar monitoração sob controle da banda, P.A sob o controle da técnica.

Cara tem isso não... Até hoje tem algumas bandas que ao vivo um dos músicos faz o retorno. Curiosamente, tem uma banda bem famosa que é o BATERISTA que tem uma Tascam 3000 atrás de si...

Nycolas
muitas vezes é cobrada a terceirização do som pela casa (Cerca de R$500 por show) para contratarem o som.

500 pila?! Eu ein... 500 pila não saio de casa com duas caixinhas ativas...

No caso desses shows, levaríamos o nosso operador

Sugiro nesse caso que coloquem a 01V no roteador e controlem com tablet (via AirFader) ou com notebook (via Yamaha Studio). Porque usar multicabo é muito ruim numa casa noturna, e fazer som do palco é o fim da picada...

Mas o trabalho terá um padrão de qualidade com uma margem pequena de erro, nunca faltarão canais para nosso trabalho, nem os efeitos, compressores, mics sem fio, fones em boa qualidade e etc...

Acho muito válido, pois o mesmo equipamento será usado também nos ensaios da dupla...


Concordo contigo... A performance tende a ganhar, mas eu deixaria o técnico de luz apenas para eventos maiores, como feiras e festivais... tocar na noite, você não tem um rider padrão, o cara tem que ir lá e "fazer luzinha piscar"...

LosAngelsBH
minha banda vai fazer um show aberto e precisava saber se o nosso equipamento da conta vai ser pra cerca de mais ou menos 200 a 250 pessoas!

Certo, vamos lá...

1 ibanez rg
1 fender telecaster
1 bateria completa


Não... Para tocar para 200 pessoas você precisa de ao menos 6 guitarras, e 2 baterias ¬¬'

1 cabeçote orange ad30htc 30wt
1 cabeçote bugera 6262 120wt
2 caixas marshal 1922 150wt e 2 falantes de 12 cada uma


Perfeitamente.

1 caixa ativa e uma passiva para a voz

Uma unidade de efeito (reverb!) iria bem. A voz para de soar artificial.

2 set's de pedais com tudo que se tem direito para as guitarras!

Bom, mas não para todos os casos... Pedaleiras com simulação EM LINHA geram um som mais limpo que um amp microfonado... Mas como não tem PA, não tem porque simular o amp.

nosso equipo sera que da conta ou seria melhor se a gente aluga se um PA?

Dá conta, no entanto, alugar ou não o PA, vai do nível de evento exigido, e do retorno que usar um PA ou não terá... Quero dizer, o PA vai me trazer um ganho em performance, qualidade de áudio (para o público e para banda!), realmente significativo para pagar por ele?

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Outra coisa, é interessante se querem pegar mesas que procurem alguns modelos novos...

As Yamahas de fato são ótimas mes existem mais opções, como a Mackie DL1608, Phonic IS16, PreSonus Studio Live 1642, 1602, QSC TouchMix-16, Behringer X32/Midas M32, Behringer iX1642USB, Allen&Heat QU16, Soundcraft Si Expression 1, SiCompact...

Tudo marcas desconhecidas, mas com renome lá fora...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equipamento para fazer pequenos e médios shows!