Entrevista: Tuomas Holopainen fala sobre próximo CD do Nightwish

Autor Mensagem
John Henrique
Veterano
# ago/09 · Editado por: John Henrique


Primeiramente, gostaria de avisar, que eu pedi permissão para abrir este tópico. Com a condição de que eu não coloque somente o link, mas também a entrevista. Então, lá vai:

Entrevista do Tuomas a Rádio Romena Lynx
(concedida em 18 de julho de 2009)

Entrevistador: Eu entendo que você tem algumas faixas prontas, para o novo álbum... Eu sei que isso é mantido em segredo, mas, gostaria de saber alguns detalhes...
Tuomas: Não posso dizer muito sobre o novo álbum. Nós já reservamos o local onde iremos gravar, em julho do ano que vem. Temos apenas alguns meses de férias e depois, voltaremos ao estúdio. Eu comecei a pensar nas músicas há alguns meses, e agora tenho três canções prontas, mas sem as letras ainda. É muito difícil dizer algo sobre elas. Eu mal comecei a trabalhar no álbum. Tenho todo o conceito claramente na minha mente, e isso nunca me ocorreu com os álbuns anteriores. Pelo menos não neste nível! Haverá uma ligeira mudança no álbum (Não sei o que ele quis dizer com isso) que será difícil de alcançar, mas creio que só melhorá-lo.

E: Esse álbum será mais emotivo ou no estilo do Dark Passion Play?
T: Dark Passion Play, é emotivo para você?

E: Eu acho que é um pouco mais pesado que o resto...
T: Acho que um álbum pesado pode ser emotivo, e "DPP" é certamente o nosso álbum mais pesado, como você disse, mas é de longe o mais emotivo que já fizemos, devido às circunstâncias do seu nascimento.

E: Estou vendo. Você tem compartilhado suas idéias com a banda ou tem guardado para si?
T: Eu tenho mantido a maior parte para mim, pelo menos até agora. A forma como tenho trabalhado, envolve trazer a música para o mais próximo da perfeição que eu posso – É assim que tudo funciona. Depois eu converso com o resto da banda. Eu ouvi algumas linhas de baixo do Marco, nosso baixista, e elas estão realmente boas...

E: Eu ouvi alguns rumores de que Troy Donockley talvez se junte á banda, para se tornar um novo membro do Nightwish, e eu fiquei tipo: O QUE? NÃO PODE SER! O que você tem a dizer a respeito disso?
T: (Pensando) Não é uma má idéia, na verdade! Ele tem estado conosco durante a turnê européia, nos EUA e em alguns festivais, e também estará presente no Hartwall Areena. Eu não o colocaria nas fotos promocionais, ainda, mas de várias formas ele já é o quinto-membro-e-meio da banda, nós compartilhamos tantas idéias – o que é incrível. Ele é um grande amigo meu, e com certeza será parte do nosso próximo álbum também.

E: Mas você poderia contar alguns detalhes sobre o último show da turnê, ou não há nada planejado ainda?
T: Eu acho que definitivamente pede por algo especial, mas nós ainda não decidimos o que será... Mas terão algumas surpresas, ambas ligadas ao Set-List e a parte visual.

E: Falando sobre o setlist, foi difícil de fazer um, tocando as mesmas músicas por dois anos, sabendo que os fãs querem ouvi-las? Quão complicado foi fazer um Set-List para essa turnê?
T: Nós mudamos o setlist várias vezes durante a turnê. Existem faixas que nós mantemos, mas gostamos de mudar algumas músicas, vez ou outra. Mas, depois do intervalo de três meses que nós tivemos durante a turnê européia, em março, nós achamos o setlist perfeito e seguimos com ele, dependendo apenas do quanto poderíamos tocar ou se tocamos no mesmo lugar antes. Mas tocar Amaranth ou Wishmaster, você não pode dar a elas a mesma energia de antes, isso é certo.

E: Vocês pretendem tocar Bye Bye Beautiful novamente?
T: Não, nós não temos tocado desde Setembro e eu tenho certeza de que nunca tocaremos de novo.

E: Nem no Hartwall?
T: Não, nem lá. É ótima música para shows, mas ela já realizou o objetivo que tinha no álbum e agora é apenas ridículo.

E: E minha última pergunta: Em dois anos de turnê, houve algum momento que você disse: "Foda-se essa turnê! Eu quero ir pra casa, eu quero dormir na minha cama"?
T: Eu não iria tão longe, mas eu senti isso no fim do ano passado. O cronograma estava muito difícil e aconteceram problemas com a banda, problemas que todos podem ler. Não é apenas sobre Anette, mas todo mundo, incluindo os técnicos e empresários. A pausa de três meses foi muito boa para nós, mas eu não acredito que alguma vez nós perdemos o desejo de tocar; nós estávamos simplesmente com saudades de casa e incrivelmente cansados. Depois das férias, quando nós começamos a turnê americana, todo mundo se sentia bem de novo.

E: E mais uma pergunta: Marco mencionou algo sobre Walt Whitman, então eu imagino que ele é uma inspiração para você. Você irá largar suas antigas fontes de inspiração – Walt Disney e Tolkien – em favor da poesia?
T: Não, eu nunca vou deixá-los. A questão é que eu nunca estive dentro da poesia, apesar das pessoas pensarem ao contrário. Eu tentei ler, mas não entendi muito, honestamente. Porém há alguns anos atrás eu descobri Walt Whitman e seu livro de poesia vem se tornando um tipo de bíblia pessoal para mim, eu uso como guia: uma idéia sobre a vida e esse mundo, como "Song of Myself". É a primeira vez que eu entendo poesia e posso ler de verdade. E a influência de Walt será sentida no próximo álbum, fortemente.

E: Você poderia deixar uma mensagem para os fãs e ouvintes da RadioLynx?
T: Sim. Obrigado por estarem conosco nos bons e maus momentos. Todos sabem que os fãs de metal são um dos mais leais do mundo, então, Obrigado. Obrigado.

» Traduzido para o português por Paulo Roberto dos Santos



Tirado do site: The Escapist - Nightwish Brasil.
Link direto para a entrevista.

Headstock invertido
Veterano
# ago/09
· votar


wow! não vejo a hora!

John Henrique
Veterano
# ago/09
· votar


Headstock invertido
Idem! Mas ele disse que só vão entrar no estúdio em julho do ano que vem. Ou seja, este CD, só no próximo natal, no mínimo.
Mas assim que é bom! Presentão para nós fãs, né mesmo?

Off: será que as Tarjetes* ainda frequentam este fórum? Aposto como todas odeiam a banda com a Anette. E pior, vi gente desse tipo falar no orkut, como se a coitada fosse culpada pela saída da Tarja. Aff¬¬, nada a ver!

Headstock invertido
Veterano
# ago/09
· votar


John Henrique
hahaha esse forum tá cheio de posers e maria vai com as outras, algum frustrado falou que nightwish é banda de pseudo-gotico boiola e o resto (a maioria nunca ouviu) vai no trem hehehehe
mas isso é deprimente, foda-se o que acham ou deixam de achar.

é foda mesmo os antigos fãs que não aceitam a banda sem a tarja, se esse novo album for do nivel do dark passion play (ou melhor, como o proprio disse), vai valer muito a pena esperar hehe

mas e esse possivel "novo membro", o que ele toca? tu sabe?

John Henrique
Veterano
# ago/09
· votar


Headstock invertido
mas e esse possivel "novo membro", o que ele toca? tu sabe?

Isso que eu também estou louco para saber! Se ele for guitarrista, acho que base para o Emppu seria legal. Mas se for vocalista, aí complica, pois, estou muito acostumado com os duetos feitos por Anette e Marco. Tem uns vídeos promocionais da água Veen, onde eles cantam Romanticide, e no outro a Anette sozinha com Amaranth. Acha que seria legal eu postar pelo menos esse de Romanticide, aqui neste tópico?

Headstock invertido
Veterano
# ago/09
· votar


John Henrique
ah cara, claro, posta aí, fica com essa paranóia não

quanto ao cara era justamente o que eu acho que cairia bem, outro guitarrista, mas concordo, tirar o marco dos vocais é heresia

John Henrique
Veterano
# ago/09
· votar


Headstock invertido
Certo, aqui:


...mas concordo, tirar o marco dos vocais é heresia
Também acho.

Endurance
Veterano
# ago/09
· votar


John Henrique
Porra, isso sim é ensaio, não o que eu faço todo fim de semana xD

John Henrique
Veterano
# ago/09
· votar


Endurance
Huahahaha. Pois é. Banda quando tem mais de 10 anos de carreira, sucesso e grana pra ensaiar num lugar desses, é assim mesmo.

Um dia a gente chega lá!

Tem também Amaranth no mesmo canal desse, querem que eu poste?


Curiosidade, Endurance, você curte Nightwish?

Xucrute
Veterano
# ago/09
· votar


Nesse ensaio não teve o solo ou eu que to surdo?

eu fiquei esperando pra ver como ele fazia o solo tipo sem ser no estudio -.-

Endurance
Veterano
# ago/09
· votar


John Henrique
Curto sim ^^
Ainda não escutei o Dark Passion Play inteiro por pura preguiça, mas está na lista dos próximos cd's pra escutar xD

Bruh_figura
Veterano
# ago/09
· votar


Pq eles pararam com bye bye beautiful ?

Faop
Veterano
# ago/09 · Editado por: Faop
· votar


mas e esse possivel "novo membro", o que ele toca?

Se eu não me engano, ele toca um tipo de gaita-de-fole.

Pq eles pararam com bye bye beautiful ?
Bye Bye Beautiful é uma música que foi composta pra Tarja, uma espécie de adeus junto com um puta protesto que eles fazem contra ela: Você ja ouviu o que nós te diziamos? Você ja leu o que escrevíamos? Alguma vez você ouviu que tocávamos? ALguma vez você deixou o mundo falar? Nós chegamos tão longe só para sentir seu ódio? Nós jogamos apenas para ser os peões de seu jogo? O quão cega você pode estar, você não ve? Você escolheu o caminho longo e nós esperaremos. Adeus bela, Adeus bela.

Nada mais é que uma vingança e um repudio contra ela, o que ele mesmo disse, agora ja ficou ridículo devido as circunstâncias.

Bruh_figura
Veterano
# ago/09
· votar


Faop
É eu sei que é uma musica contra a Tarja inclusive sempre fui fã da banda por causa dela..ai qnd ela saiu fui escuta o cd deles nv só pra ve se eu gostava e pa..e fiquei puta com essa musica pura sacanagem e nem um pouco profissional..mas whatever..achei q pudia te rolado algum processo alguma coisa mais holywoodiana...apesar que não é o perfil de nenhum dos dois lados...Vlw por responde =D

Bruh_figura
Veterano
# ago/09
· votar


Alias esqueci de escrever ali em cima..a quem diga q Enough q foi lançada depois do cd solo dela e depois do nv do nightwish..seja a resposta da Tarja pro NW...Uns pedaços da letra:
Você compôs uma peça escrita com meu sangue
Eu já tive bastante sinfonias sobre tristeza
Tenha coragem e me deixe fora
Obra prima de traição

John Henrique
Veterano
# ago/09
· votar


Endurance
Então cara, cuidado pra não ficar no atraso! Tipo, ouvir DPP só depois que o novo CD estiver pronto/anunciado (no site da banda).

Bruh_figura
Enough? Tem o link pra baixar essa música*?

*Não quero comprar um CD só por causa de uma música.
Apesar de curtir a nova fase da Tarja.

Xucrute
Faz tempo que eu vi esse vídeo**, não lembro de solo nele.
Mas reparou que o Emppu toca como se fosse air guitar? Vide que ele fica sorrindo para a Anette em algumas partes, sem nem olhar pra guitarra. [sonho]Um dia eu ainda toco assim![/sonho]

**Quando eu postei aqui, apenas chequei se estava funcionando.


Vocês querem ver o ensaio de Amaranth?

John Henrique
Veterano
# ago/09
· votar


Bom decide que é besteira ficar abrindo um tópico novo para cada entrevista que sair sobre o assunto (novo CD do Nightwish). Então, cada vez que Tuomas ou outro integrante falar sobre isso, vou postar o trecho aqui...
Essa é um pouco mais antiga (maio deste ano), porém, vale ressaltar:

Qual foi a primeira música que quando você acabou de escrever, você se sentiu realizado porque testou seus limites como escritor e intérprete e qual foi a música mais recente, que fez você se sentir assim?

Deve ter sido uma das músicas do primeiro álbum, Angels Fall First. Quando eu terminei a música The Carpenter, ainda assim, parece meio tolo dizer isso esses dias, mas eu fiquei muito orgulhoso por causa do tema da música e como foi. Tem também o primeiro single que o Nightwish lançou em 1997. Agora, quando ouço isso, eu percebo todas as falhas, mas há ainda algumas coisas lá que fazem eu me sentir muito orgulhoso. Das músicas recentes, há um mês atrás, três semanas antes de nós sairmos nessa turnê, eu terminei uma música em casa. Bem, isso é mais como um interlúdio, três minutos e meio e estará no próximo álbum. Eu estou simplesmente muito, muito feliz com isso. É algo muito simples. Mas tem a história que eu quis contar naquela música. Essa é a canção número 3 que eu tenho para o próximo álbum.


Prestem atenção na parte em negrito.

Bruh_figura
Veterano
# ago/09 · Editado por: Bruh_figura
· votar


John Henrique
Nem ta no my winter storm...Ela veio depois do MWS e depois do nv cd do nightwish...
Eu tenho ela no pc se quiser te passo..
mas tbm tem na comunidade do orkut dela...foi la q eu baixei...

John Henrique
Veterano
# ago/09
· votar


Bruh_figura
Opa, quero sim! Me passa aí!
Ou, se preferir, passa o link que vc encontrou no orkut pra eu baixar, ok?

Bruh_figura
Veterano
# ago/09
· votar


Coloquei no rapidshare pra te menos trabalho...pq te manda por e-mail provavelmente ia demora dias pra chega uahhua =D
Enough
Ela e o Kiko Loureiro escreveram a musica o q explica aquela guitarra do fundo...

John Henrique
Veterano
# ago/09
· votar


Bruh_figura
Lógico né? Vai dizer que não sabia que o Kiko Loureiro gravou as guitarras no álbum e no single* dela?
*Desculpa se falei besteira, mas no álbum eu tenho certeza!

E valeu mesmo!

John Henrique
Veterano
# ago/09
· votar


Bruh_figura
Que isso? 12 MB! Caramba! Quantos minutos tem essa música?
E qual a qualidade que você upou?

Bruh_figura
Veterano
# ago/09 · Editado por: Bruh_figura
· votar


tem pouco mais de 5 minutos..eu nao sei ql é a qualidade se for taxa de bits é 320 kbps...não entendo nd disso =\ mas é ela ai...
No album não foram todas q ele gravou não...Alex Scholpp é o guitarrista oficial da banda no my winter storm o Kiko Loureiro gravou violão só que é uma musica...(q alias é uma porcaria a execução...=X)ta no encarte do cd isso...essa dai foi a primeira musica dela q ele participou como co-autor e q ele gravou guitarra...

John Henrique
Veterano
# ago/09
· votar


Bruh_figura
Hum, saquei. Interessante isso do Kiko na banda dela.
Cacerola! Justamente o que eu pensei. 320 kbps? Não vou baixar isso aí não.
Pelo tamanho (MB), até pensei que fosse um clássico (música de 10 minutos ou mais).

Isso é pra quem não gosta do termo Metal Sinfônico:

14/11/2008 Jornal o Povo: Um é bom, dois é demais!

...OP - Como você costuma rotular a música do Nightwish?
Tuomas - Eu normalmente deixo as outras pessoas categorizarem, mas estou feliz com o termo metal sinfônico.


Link para a entrevista na íntegra.

Viram? O próprio Tuomas está contente com isso.

John Henrique
Veterano
# ago/09
· votar


Tem novidade da Anette na área:

Anette Lançará Álbum Solo

E sobre o Nightwish, todos vocês sabem que eu amo a banda e claro que isso não é uma carreira solo, mas só um álbum...
...E eu não quero outra banda porque eu tenho o Nightwish...


Na íntegra.

Headstock invertido
Veterano
# ago/09
· votar


Anette Lançará Álbum Solo

ahhhnnn =/

E sobre o Nightwish, todos vocês sabem que eu amo a banda e claro que isso não é uma carreira solo, mas só um álbum...
...E eu não quero outra banda porque eu tenho o Nightwish...


aeeeeeeeee /o/

tomara que ela fique velhinha no nightwish hehe

John Henrique
Veterano
# set/09
· votar


Headstock invertido
tomara que ela fique velhinha no nightwish hehe (2)
Isso* tem que durar pelo menos até 2020, pra superar o tempo da antiga vocal.

*Anette como vocalista da banda.

Horcruxes
Veterano
# set/09
· votar


Espero com ansiedade esse novo álbum! ^^
Dark Passion Play, pra mim, só não é mais genial do que Century Child (esse tem um lugar cativo eterno no meu coração), e acho que a Anette manda bem demais. E, com certeza, se é algo desse nível, vai valer a pena a espera!

E quero muito uma faixa à la The Escapist ou Amaranth, uma instrumental tipo Last of the Wilds e uma baladinha pra viajar do naipe de The Islander. Se isso acontecer, morro feliz! ^^

John Henrique
Veterano
# set/09
· votar


E quero muito uma faixa à la The Escapist ou Amaranth, uma instrumental tipo Last of the Wilds e uma baladinha pra viajar do naipe de The Islander...
E uma épica de pelo menos 10 minutos! Como tem sido desde Century Child.
Mas tem que ser uma romantica, alá Beauty of the Beast. Pois The Poet and the Pendulum era cheia de sentimentos ruins, segundo o próprio Tuomas:

"O ano de 2005 foi como o inferno e todos os maus sentimentos estão expressos nessa música. A essência dessa música está expressa nas falas que começam com essas palavras: 'Today, in the year of our Lord 2005, Tuomas was called from the cares of the world.'. Mencionar meu próprio nome pode soar um pouco vaidoso, mas isso teve que ser feito desse jeito. A parte onde o Marco grita tem uma letra muito obscura: há alguma coisa sobre cuspir numa lápide,... Eu tive uma forte necessidade de expressar meus sentimentos e experiências o mais honestamente possível. Quando eu mandei a letra pela primeira vez do garoto soprano para o líder do coro, a repercursão foi imediata: nós não estamos fazendo 'O Exorcista II', ele disse. A letra era tão áspera... A princípio todo álbum era para ser chamado The Poet and the Pendulum, mas no final eu mudei de ideia - usar o nome de uma música como nome do álbum não parece trabalho. E Dark Passion Play tem um duplo significado legal." - Tuomas Holopainen

Headstock invertido
Veterano
# dez/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Será que existe a mínima chance da tarja voltar pra banda um dia?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entrevista: Tuomas Holopainen fala sobre próximo CD do Nightwish