dúvidas em composição

    Autor Mensagem
    guitar_crust
    Veterano
    # ago/09


    olá turma, veio uma inspiração e criei 2 riffzinhos. Tirei a base deles, pedia até pra um amigo ficar tocando a base e eu riffando. Ficou massa. dando uma vasculhada no PC, achei 2 letras minhas e resolvi tentar encaixar alguma nesses riffs/base.

    Mas não tô conseguindo... Alguma dica? Tem um processo pra fazer isso?

    Abraços

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    guitar_crust
    Nem sempre uma letra encaixa perfeitamente em uma melodia e vice-versa. Quem sabe se tu fizer algumas alterações na letra e/ou melodia pra que ambas se adequem, mas sem perder a ideia inicial.

    guitar_crust
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Opa! Deve ser isso mesmo. Então amigo, o melhor seria eu criar uma letra já pronta para encaixar certo?

    Veja se eu to certo: tenho quecriar uma melodia apartir da harmonia né?

    ViniMGS
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Veja se eu to certo: tenho quecriar uma melodia apartir da harmonia né?
    Você não tem que criar nada a partir de nada. Você é livre pra fazer o que quiser. Se tudo fosse padronizado a música seria algo monotono demais. Agora, se você quiser fazer algo que com certeza ira encaixar bonitinho, você pode seguir alguns padrões.

    guitar_crust
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Tipo?

    2Humbucker
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sugestão minha, vc pode começar criando a letra e harmonizar algo especifico pra ela e depois evoluir isso pra algo "riffado".

    Ou pode fazer o inverso, criar um Riff e depois uma letra q se encaixa.

    Mas cara música "não tem regras", mas pra composição tem dicas tipo: sua música tem os versos e o refrão, as vezes um pré refrão. ai to pode fazer assim:

    Verso 1 = A
    Verso 2 = B
    Verso 3 = C
    Pré refrão = D
    Refrão = E
    Ponte = F

    Estrutura da música:

    A B D E A C D E F D E D E

    Entendeu?

    Hard_Guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Tentar encaixar uma letra pronta em uma harmonia pronta é uma tarefa bem difícil... O ideal é escrever a letra já pensando na melodia dela, e depois criar uma harmonia em cima da melodia. Ou melhor ainda (e mais difícil), fazer letra, melodia e harmonia simultaneamente.
    A harmonia de uma música depende muito da métrica da letra, e vice-versa.

    Já fiz músicas desta forma que você está dizendo: criei uma harmonia e depois peguei uma letra minha qualquer para colocar em cima. Tive que fazer várias adaptações, tanto na harmonia quanto na letra, pra poder encaixar.

    ViniMGS
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: ViniMGS
    · votar


    guitar_crust
    Fazer o refrão na 5ª, alguma progressões de acordes, como I IV V no blues.

    A B D E A C D E F D E D E
    PLÁGIO OMG

    guitar_crust
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Entendeu?

    Entendi sim. Mas a minha maior dificuldade é trabalhar melodia x letra mesmo. Mas como é processo criativo, acho que realmente não dá pra formular.

    2Humbucker
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Nessa parte ai cara é uma questãod e esolha, ou vc faz uma melodia pra letra ou uma letra pra melodia. Fazer os dois juntos é bem dificil.

    Axo que uma boa seria fazer um verso por vez, e eu pessoalmente qnd escrevo qq coisa, não fico me prendendo a rimas, mas como se trata de música axo q se você der uma lida em algo com relação a métrica seria uma boa

    2Humbucker
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ViniMGS

    Sabe q eu não estou falando de acordes né?

    ViniMGS
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    2Humbucker
    Sei lá poderia ser...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvidas em composição