Álbuns conceituais: ainda há esperança?

    Autor Mensagem
    PsicoLimp
    Veterano
    # ago/09


    Fala galera! Bem, estes dias eu adquiri o novo album do Envydust, "Um". Eu gostei pra caraca do album pois é um album conceitual com três histórias. Eu ainda estou tentando entender as duas ultimas mas o album é bom demais.Se não me engano, o album ganhou o prêmio de melhor album do ano(se quiserem checar, está no MySpace deles e no site. E eu queria saber se vocês acham que os albuns conceituais tem futuro no Brasil?Na minha opinião, eles tem futuro mas isso depende do artista se importar menos com o dinheiro e mais com a arte em si...

    Se vocês ouviram esse disco, comentem tambem! ;-)

    KAEL METAL
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: KAEL METAL
    · votar


    O problema do Brasil é que um Álbum conceitual só é aceito se a banda já tiver prestígio no nome, ainda tem muito disso aqui no Brasil
    "opa, você viu aquele álbum do caramba daquela banda da Inglaterra ? É muito bom"

    outro cara, "vi sim é muito bom, você também viu daquela banda de São Paulo"

    neste momento interrompido pelo outro cara " Ah cara sai dessa, banda nacional não presta !"

    A cultura brasileira não condiz, na maioria da população, com trabalhos bem feitos musicalmente, não falo de gosto, e os que curtem algo bom, em grande número menosprezam o que é nacional e impera a intolerância. Entre nós sempre tem os críticos da vez que só servem para criar polêmica e muitos de nós caimos nesta teia e colaboramos com o círculo vicioso. Claro que um álbum comum não é errado e nem ruim mas um álbum conceitual bem feito e coerente da primeira até a última música mostra uma maturidade e inteligência musical.

    O problema é mais na raiz e tudo derivado da intolerância e da falta de iniciativa das pessoas em não apenas aceitar o que é imposto pela mídia e ir atrás de coisas boas

    Mas acredito que se tiver um movimento musical com qualidade e trabalhos consistentes não visando apenas altos ganhos financeiros o problema seja resolvido. Ainda tenho esperança de ver isso, só espero ainda ser nesta vida !

    KAEL METAL
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Obs. não conheço Envydust ainda, falei apenas de um modo geral

    Mr. Rosa
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Animal Nacional do Vespas Mandarinas é um excelente álbum conceitual sobre a cidade de São Paulo, talvez o melhor álbum de 2013.

    MenteSuja
    Membro
    # mai/13
    · votar


    A criação de todo albúm não seria mais ou menos conceitual? Assim: existe uma ideia inicial que caracteriza a sonoridade de um albúm, sem levar em conta apenas o tema das letras e tudo mais. Por exemplo, o "Titanomaquia", do Titãs, de 1993, foi inteiramente baseado no rock pesado e grunge da época. E o "A-lex", do Sepultura, tem como tema das letras a obra "Laranja Mecânica'". Os dois são conceituais, ou só o último?

    Mr. Rosa
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Nem todos os álbuns são conceituais, somente aqueles em que as faixas tendem a expressar um conceito, ou giram em torno de uma idéia.

    No caso, dos listados pelo MenteSuja somente o do Sepultura se enquadra.

    A maioria dos álbuns que não são conceituais são apenas um ensopadinho, um mexidinho de uma canção daqui e outra acolá.

    MenteSuja
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Mr. Rosa
    Entendi. Muchas gracias pelo esclarecimento =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Álbuns conceituais: ainda há esperança?