Mais alguem aqui se sente incomodado de compor em grupo?

Autor Mensagem
janick
Veterano
# jul/09


Ou sou apenas eu?

Por exemplo, eu tenho uma ideia, vou compor junto com a banda, ai vem aqueles comentários, a , tira essa parte ai, e faz assim, assado, tipo, depenando a sua música, ou quando encaixam uma letra tosca que não tem nada haver, sei la, você pensa "que bela merda" E acha aquelas intervenções toscas e tal... já aconteceu com vocês? Como resolveram?

abçs

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


Eu gosto, duas cabeças pensam melhor que uma. Pode ser que outra pessoa tenha uma idéia ótima que você não teve.
Mas também não adianta sentar pra compôr com qualquer zé ruela, tem que ser uma pessoa boa e ela tem que pensar parecido comigo.
O importante é todo mundo pensar num resultado parecido, não adianta um querer tocar jazz e o outro Iron Maiden.

janick
Veterano
# jul/09
· votar


Minow
Tipo, eu pensei num estilo musical, mas tipo... tem uma letra, um amigo meu escreveu. Ele toca a pouco tempo saca, e a letra em si, eu achei bem cliche e, e ainda por cima, a forma que o meu irmão tentou encaixar a letra nela, ficou mais medonha ainda. E o batera na transição da introdução pro verso queria por uma ideia que não ficou legal. Ai sabe? Sei la, não combinei bem dessa forma pra compor. E ta me dando preguiça de encontrar com eles pra mexer em composição sabe? Tipo, falta de vontade mesmo, querendo evitar. E é chato isso, pq ta começando a ficar legal o som da gente, no que se trata de covers pelo menos.

lucasvh
Veterano
# jul/09
· votar


janick
eu tamem gosto ... na minha banda só eu i o tecladista qui compõe junto (ele é bão d+++++++) eu num do certo nem com o baterista nem com o baixista .

janick
Veterano
# jul/09
· votar


As vezes me da uma aversão e tal. Até hoje só teve um cara que eu curtia quando tava compondo, que foi um cara que era da minha primeira banda, ele tinha talento e tals, e ainda entendia de gravação e altas coisas, dai as ideias fluiam bem com ele. Mas sei la... parece até que eu estou me achando numa posição acima deles, mas é porque realmente eu penso "Não ta legal, ta ficando meio tosco"

O problema do baixista é que ele não tem a cabeça aberta a muitos estilos, ele se prende muito em coisas antigas e tal, e sendo que quando eu componho eu tento incorporar coisas mais amplas nas minhas músicas, e pelo fato dele tocar a pouco tempo e tal, acho que ele pode não ter um senso crítico láaa aquelas coisas, sabem?

Eu reclamo demais, pqp.

Dogs2
Veterano
# jul/09
· votar


Depende

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


janick
É cara, se não tem afinidade não tem jeito. Cada um pensa de uma maneira, não tem como dar certo.
Eu já passei por isso, entrei pra uma banda porque os caras precisavam de alguém pra tocar e já tavam com show marcado... aí fizeram um setlist (horrível, clichêzão) e foi.
Depois do show eu falei com eles que o negócio tava muito ruim, que não tava dando certo, mas acho que o lance deles era mais a imagem do que uma coisa realmente bem feita, aí piquei fora.
Felizmente conheci gente com gosto parecido com o meu na faculdade, tou tentando montar uma banda mas tá difícil de achar gente pra tocar, a gente quer um naipe de metais.

lucasvh
Veterano
# jul/09
· votar


janick
sai dessa e vai montar a maior banda de metal do mundo e quem sabe um dia nois pode faze uma parceria

janick
Veterano
# jul/09
· votar


Minow
É mais ou menos isso, mas na hora que a gente vai compor. Na hora dos covers eu ainda jogo um critério pra não cair no cliche total, mas tipo... eles curtem tocar e tal, mas o jeito que eles querem levar a composição da música, tende a ficar clichê mesmo saca? E tipo, eu sou chato com isso mesmo hahahah Mas o pior, é que é uma banda, com meu irmão, e um dos meus melhores amigos.

Tipo, eu sempre tento alguns acordes diferentes, afinações diferentes, mas dai vem aquelas letras monótonas e clichês sabe? E o problema é que eu mesmo admito não ser a melhor pessoa em letras, mas tem coisa que você ve claramente que não se complementa direito, que é querer comer feijoada com pizza.

Eu tenho receio de falar isso com eles na real e acabar expondo as coisas de uma maneira que não seja legal e tal. E eu falei assim "Olha, comigo funciona o seguinte, eu componho a minha parte, depois vocês olham o que vocês podem fazer nela e tal" E a partir dai eu prefiro dar minhas opiniões se ficou legal ou não, mas antes disso eu gostaria de definir um padrão, um objetivo pra gente, um estilo.

janick
Veterano
# jul/09
· votar


lucasvh
hahahah metal não é o meu estilo, pelo menos pra criar, pelo menos não inteiramente.

Eu procuro mesclar estilos como eu gosto, como Hard Rock, com Metal Core, e algumas coisas mais Pops. Busco muito da minha inspiração de músicas japonesas, não sei porque tem uma sonoridade diferente, algo muito legal. Isso para o instrumental. E sim, coisas de antigamente também me inspiram, além de outros diversos estilos. É legal não se prender à estilos as vezes, mas lembrando sempre da autenticidade.

janick
Veterano
# jul/09
· votar


Talvez seja a falta de ideias para expandir as possibilidades, e principalmente letras e a melodia em que é encaixada a letra, tipo, foi bem clichezão, e na hora eu pensei "Não é isso que eu busco."

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


janick
Arruma alguém pra produzir vocês então, alguém que todos concordem.
Esse lance de produção conjunta nunca dá certo, tem que ter alguém pra chegar e falar "vai ser assim" ou "isso tá ruim".

ricolb
Veterano
# jul/09
· votar


janick
Nunca compus uma musica inteira em parceria, sempre entrei ou com a letra ou com harmonia e melodia. A meu ver parcerias na composição são interessantes, pelo fato das pessoas terem percepções diferentes e poderem te dar idéias que vc não havia tido, gerando até um "feedback" instantâneo a respeito da composição tb. Eu prefiro compor só e mostrar pra alguns colegas que são referência em composição de letra e música pra mim, peço a eles que façam uma avaliação imparcial, claro, pela amizade, a imparcialidade não é total, mas de qualquer forma tenho o "feedback" de pessoas que eu jugo entender, tanto quanto eu. abs!

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


E aí que entra a famigerada parceria. A grande maioria dos músicos de sucesso têm um parceiro de composição, desde Roberto Carlos e Erasmo Carlos até Kurt Cobain e Krist Novaselic*.

* perdão pelo provável erro de grafia

janick
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
Mas cara, os caras que você falou, tem uma coisa bem importante. Eles tem as mesmas ideias e os mesmos ideais, musicalmente falando.
ricolb
mas de qualquer forma tenho o "feedback" de pessoas que eu jugo entender, tanto quanto eu. abs

Essa é a parte importante que eu queria ter, para realmente poder considerar como uma crítica/idéia válida.

lucasvh
Veterano
# jul/09
· votar


janick
procure compor musicas qui falem de vagina e amor

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


qui falem

Latim?
Ahm.... adversus solem ne loquitor?

Chespirito
Veterano
# jul/09
· votar


Na minha banda a gente decide pelo grupo e chegamos a um acordo. =)

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


A grande maioria das pessoas com quem eu toquei tava mais interessada em "fazer uma bagunça" do que se dedicar com afinco.

Não participei a sério de nenhuma banda até hoje por conta disso.

janick
Veterano
# jul/09
· votar


Hm. Vendo as respostas de vocês aqui cheguei à conclusão que eu sou um chato com sindrome de pseudo gênio que tem dificuldades para trabalhar em grupo huahauhau

Talvez o problema realmente seja eu =P (Sem ironias nem nada)

André Slash
Veterano
# jul/09
· votar


janick

Cara, a partir da hora que você entra em uma banda, vc tem que saber que vai surgir muitas ideias diferentes, nao so na hora de compor, mas pra qualquer coisa!
São varias cabeças diferentes!

Mas acho que o que mais vale cara, é saber aceitar uma critica! Mas isso nao quer dizer que vc vai aceitar sempre! Se vc acha que aquilo é realmente importante na composição, prove pra eles!!
Nunca decida nada por "votos"! Decida sempre pela compreensao geral da banda! Vai testando até aparecer algo que todos concordem! Não pode ter pressa pra fazer música!
Abraços!

-Dan
Veterano
# jul/09
· votar


Eu nunca sento e falo, vou compor.

A musica simplesmente flui em momentos de ócio e qdo vou ver ja ta la pronta.

DEpois eh so lapidar.

Sedank
Veterano
# jul/09
· votar


Meu amigo, se vcs vão fazer um cd equizer fazer algumas músicas próprias faça! dexa os caras pra lá! vc faz parte da banda! fala que você tem direito de se espressar!

momento de raiva com o mundo...


passou... ¬¬

Hard_Guitar
Veterano
# jul/09
· votar


Normalmente eu sou bem ciumento com minhas músicas. Quando eu faço uma música, eu já levo pra banda praticamente pronta (guitarra, baixo, bateria, vocais), às vezes faltando apenas alguns detalhes.
Mas mesmo quando eu levo uma música bem crua (às vezes só a letra, sem instrumental), a banda inteira tem uma sintonia legal para compor, e a música sempre acaba agradando a todos.
O problema não é compor em grupo, e sim com quem você compõe. Tem que ser alguém com as mesmas idéias e gostos musicais. Não adianta colocar um emo e um headbanger pra fazer música juntos pq num dá certo!

Bob Keyboard
Veterano
# jul/09
· votar


se for uma cançao pessoal, eu nao compartilho com ninguém, componho tudo sozinho
, mas mesmo assim, e alguem da banda incrementar uma palinha descente em alguma parte da musica, será aceitável, mas em relaçao a letras, nem fudendo, escrevo tudo sozinho...
resumindo, compor, pra mim, tem que ser solo, senao vira bagunça...

Tivertimailaif
Veterano
# jul/09
· votar


Faça como o baixista de sua banda, ele compoe quase tudo, goste ou não goste, ele manda \m/

Thi_tecladista
Veterano
# jul/09
· votar


Essa coisa de parceria é meio relativa. Na minha banda somos três compositores: eu, o baterista e o guitarrista. Nós três compomos individualmente, mas fazemos os arranjos em conjunto.

Nós três concordamos em um ponto: melodia, harmonia e letra vêm tudo junto na hora que se tem a idéia para compor, faz tudo parte de um conjunto só de idéias, por isso compomos individualmente, respeitando, claro, o estilo e os objetivos da banda.

Pra minha banda isso dá certo, mas não é uma verdade absoluta.

janick
Veterano
# jul/09
· votar


Normalmente eu sou bem ciumento com minhas músicas. Quando eu faço uma música, eu já levo pra banda praticamente pronta (guitarra, baixo, bateria, vocais), às vezes faltando apenas alguns detalhes.

Eu sinto bem isso MESMO cara. Falou tudo nesse parágrafo hahahaha

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


Normalmente eu sou bem ciumento com minhas músicas. Quando eu faço uma música, eu já levo pra banda praticamente pronta (guitarra, baixo, bateria, vocais), às vezes faltando apenas alguns detalhes.

Ah, eu não tenho isso não. Eu faço o principal, mas pra escrever uma levada de bateria, os fills e tudo, uma linha de baixo, um piano... até escrevo, mas sei que se eu der pra um baterista fazer, um baixista ou um pianista melhor que eu vai ficar melhor, então não vejo problema!

AnaaBanana
Veterano
# jul/09
· votar


janick
é, lidar com uma banda inteira nem sempre é fácil /DCLASDPIDA´]SDASK
a minha sorte é que eu e meu guitarrista fazemos uma dupla da pesadaaa FDLSAPDL.AS]DAS-ODAS0MDOL

eu entro com a letra e ele com a melodia. Só o que me fode é o batera falar que fazer música é boiada (y)
mas enfim...

Cheers!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais alguem aqui se sente incomodado de compor em grupo?