Clube dos Multi-instrumentistas

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# jan/11
· votar


Daniel Orp.

eu conheço, Hermeto Pascoal!!

Daniel Orp.
Veterano
# jan/11
· votar


ogner
 
poxta um vídeo dele ai tiu AOISUAOIUSIOAU

ogner
Veterano
# jan/11
· votar


Daniel Orp.

Acho que ele nao faz video pro u2b não, ele nem deve saber oq é isso!!! da uma caçada no tubo que vc conhece a peça!! hehe!!

Daniel Orp.
Veterano
# jan/11
· votar


ogner
 
HAHA. já procurei, bem bizarrão ele mesmo né!

Mas olha o Carmassi, ele é genial HAHA
 


Ticoulat
Veterano
# jan/11
· votar


toco bateria, guitarra, violão e sempre quis toca piano e saxofone

mendigo_desabrigado
Veterano
# jan/11 · Editado por: mendigo_desabrigado
· votar


e eu toco guitarra e triangulo 8D

aushuashuashas... brincadeira, toco só triangulo, mas não resisti.

uahsuhsuahsuhas...

marcio_japa
Veterano
# set/12
· votar


Meu nome é Marcio Yagui

Toco:
Violão
Viola Caipira
Guitarra
Violão de 12
Baixo
Cavaquinho
Gaita
Violino
Viola Classica
Teclado
Piano
Sanfona
Escaleta
Bateria
Cajon
Timba
Sax
entre outros...

E o q mais gosto canto... video abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=sooOtkdHkr4&feature=plcp

Quincas Borba
Veterano
# mar/14
· votar


Ressuscitanto o tópico... Alguém aqui estuda diariamente mais de um instrumento??? Desisti de me decidir entre guitarra, teclado e bateria... Não consigo abandonar nenhum... Mas é phoda arranjar tempo para estudá-los todo dia o necessário para dominar de verdade... Alguma receita???

makumbator
Moderador
# mar/14 · Editado por: makumbator
· votar


Quincas Borba

Eu estudo mais de um por dia. Toco o contrabaixo elétrico, o contrabaixo acústico (com arco) e guitarra,

Muitas vezes estudo dois deles por dia. Mas como em geral o acústico é mais "exigente" em alguns dias estudo apenas ele, e alterno no outro dia com a guitarra e o elétrico.

Mas tudo isso é passível de alteração dependendo do meu cronograma de atividades nos próximos dias (se tenho uma gravação, apresentação, ensaios, concerto, casamento, se preciso tirar músicas, etc...).

Dependendo de um evento próximo importante posso direcionar o estudo para apenas um instrumento (deixando os demais em stand-by). Mas tento compensar depois que o evento passa, focando mais nos instrumentos que foram deixados de lado por algum tempo

Mas é realmente complicado...e as maneiras de administrar isso vai de cada um.

Outro ponto importante para todos os músicos (mas ainda mais importante para quem estuda mais de um instrumento) é saber estudar de maneira focada e atacando os problemas. O bom é fazer o tempo de estudo render bastante.

gpeddino
Veterano
# mar/14
· votar


Sou cantor, toco violão (nylon e aço), guitarra, e teclados. Nesses posso dizer que sou bom.

Fora isso, me viro no baixo, na gaita e na percussão.

Quincas Borba
Veterano
# mar/14
· votar


[/b]Makumbator[b]
Pow.. Legal seu esquema. To tentando fazer algo parecido, pois só disponho de umas duas horas por dia para me dedicar à música (não sou profissional). Mesmo assim a disciplina está falha. Tento deixar os instrumentos sempre perto, à vista, para me forçar a lembrar do treino diário, mas mesmo assim ainda falho uns dias. É bom conhecer as experiências de outros multi, pois serve de incentivo. Valews...

zodiaco10001
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: zodiaco10001
· votar


Uma pessoa Multi-instrumentista consegue ser de alto nivel em todos os instrumentos?? se uma ela conseguir ate quantos instrumentos?

xmarhunterx
Membro Novato
# nov/17
· votar


zodiaco10001
Depende da dedicação, de quanto tempo essa pessoa tem para se dedicar aos seus instrumentos.
Mas lembre-se: Para ser um bom músico, você não precisa ser um bom instrumentista.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


zodiaco10001
Cara, isso pode variar de zero ao infinito. Vai da pessoa, do quanto vc treina, de como vc treina, de quem são seus mestres, quanto apoio vc tem, etc.
Tem um cara no YT chamado Rob Scallon que toca praticamente tudo, e toca tudo muito bem. Eu, por outro lado, toco guitarra, bateria, baixo e teclado; só consigo dominar a guitarra, a bateria eu quebro um bom galho, no baixo sou super limitado mas dá pra levar, e o teclado eu só finjo que toco.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


acabaramosnicks
Eu, por outro lado, toco guitarra, bateria, baixo e teclado; só consigo dominar a guitarra, a bateria eu quebro um bom galho, no baixo sou super limitado mas dá pra levar, e o teclado eu só finjo que toco.

Acho que quase todos nos somos assim, mas nao da pra considerar como multi-instrumentista.

Eu toco guitarra, violão, baixo, bateria, teclado e cavaco.
No baixo, é o que me saio menos pior, ja que foi minha porta de entrada na musica
Na guitarra, só arranho.
No violão, so o basico.
Na bateria, so toco We Will Rock You (tum..tum...TAH........tum..tum...TAH)
No teclado, ou toco com a mão direita ou com a mão esquerda. Com as duas juntas nao da.
Cavaco, so brasileiro a 50bpm.

Nao da pra falar que é mutil-instrumentista.
É igual com idiomas.
Falo portugues, ingles, espanhol, frances e haitiano (crioulo na verdade).
Portugues falo melhor, porqu eé lingua materna.
Ingles, arranho algo porque tenho contato desde crianca.
Espanhol, so Olé...Olé...trabalhei 2 anos em empresa onde espanhol era obrigatorio, mas so falava o essencial.
Frances, no inicio ainda, porque to empenhado em aprender. Acho a lingua xique demais.
Haitiano, porque venho 2 anos arranhando tambem, tenho amigos vindos de la. Mas so sei umas palavrinhas e frases quaisquer.

Nao da pra um sujeito assim falar que é poliglota.

Parte Grave da Banda
Veterano
# nov/17
· votar


Buja

Concordo com você, a galera passa a mão num teclado uma vez na vida e já se diz multi-instrumentista. Eu tenho vários instrumentos em casa (violão, teclado, violino, guitarra e baixo) mas nem por isso me defino assim, pra mim o multi-instrumentista realmente toca os instrumentos, sem essa de "arranhar".

Lelo Mig
Membro
# nov/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Buja
Parte Grave da Banda

Além de que, tocar o basico de guitarra, violão, baixo, e mesmo ukele, cavaco, viola, bandolin e etc., não é exatamente ser multi instrumentista, estamos tocando variações do "mesmo instrumento"... Mesma afinação, mesma digitação, shapes iguais ou parecidos, tecnicas semelhantes e etc. Eu "arranho" todas estas porcarias e não toco nenhum direito.

Sair de uma guitarra, ir para um clarinete, depois para um piano, uma bateria, um trumpete....ai o bicho pega.

Eu conheço um cara capaz disso. É amigo de infância (mas era pra ser inimigo, pq durante muitos anos eu não me conformava com sua capacidade, sentia inveja...rs.)

Nascemos na mesma rua, temos 10 meses de diferença, fomos vizinhos por 20 anos. Mas temos contato ate hoje. O instrumento que voce colocar na mão dele ele toca. Qualquer um. Ele não precisa nem nunca ter visto na vida. É meia hora "fuçando" e sai tocando. E não é tocar "cai cai balão" não, toca peças dificeis.

Quase nunca falo dele aqui, porque começa aquela discussão idiota de "dom ou esforço pessoal", e não tenho saco pra essa discussão, minha experiência de vida tem muita base no que vi com meus proprios olhos e não em teorias, então este assunto, cansei de discutir aqui.

zodiaco10001
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: zodiaco10001
· votar


Mas pra a pessoa ser bom no instrumento ela tem q tem q se dedicar muito pra chegar num nivel adequado, além das técnicas tudo precisa ser praticado, se o cara tocar 10 instrumentos so se ele dividir seu tempo em 1 hora por dia pra praticar cada instrumento.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Buja
Eu concordo com vc, mas mesmo se for pensar assim eu sou multi então, já que domino a guitarra e na bateria eu não apenas arranho, eu toco mesmo, na verdade foi na bateria que eu começei a me interessar por música. O baixo eu toco bem pra um guitarrista, mas sabe como é guitarrista tocando baixo... não tá "errado" mas também não parece exatamente um bom baixo sendo tocado.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


acabaramosnicks
Se tu toca bem guitarra e batera, como 'nativo na lingua mesmo' rs, voce é bi !

Lelo Mig
Eu tambem acredito que certas pessoas nascem com a inclinação (alguns chamam de dom) pra certas coisas, que pode ser tocar instrumentos, esportes, artes e até timo comercial.

Eu conheco um exemplo cabuloso de cada uma dessas areas.
Tem um amigo meu de infancia que desde quando estava nas fraudas, era so dar um pedaço de papel e um lapis pra ele, e ele fazia insanidades.
Cada desenho absurdo de bom que o moleke fazia, de cair o queixo.

NUNCA entrou numa aulinha de desenho, de artes nem nada. Na epoca, youtube era somente uma ideia de marciano. Nem existia nada dessas porcarias. A gente joagava bola na rua, e ele ficava sentado na calçada com um caderno brochurão velho, desenhado a gente jogando bola. E o desenho era de deixar qualquer um embasbacado.

Dom? Sei nao....só esforço? Sei nao.
Sei que quando ele fez 15 anos, eu falei com ele. Cara, faz um curso tecnico de design grafico. Cabeça dura como era, nao escutava ninguem, mas nisso ele escutou. Fez o curso, aprimorou, hoje ganha bem como ilustrador.

Parte Grave da Banda
, pra mim o multi-instrumentista realmente toca os instrumentos, sem essa de "arranhar".

Exatamente!

Ken Himura
Veterano
# nov/17
· votar


zodiaco10001
Uma pessoa Multi-instrumentista consegue ser de alto nivel em todos os instrumentos?
Consegue. A limitação, obviamente, é você (e sua mente) que coloca.

se uma ela conseguir ate quantos instrumentos?
Quantos quiser. Normalmente é comum ver músicos de alto nível tocando seu instrumento primário, um secundário (geralmente piano) e, muitas vezes, um terciário. E outros conseguem se aproximar de novos instrumentos por afinidade na produção sonora e/ou digitação - sabendo "entrar" no universo do outro instrumento, meio caminho pra aprender tá percorrido já. A maioria dos clarinetistas que conheço (e muitos flautistas) tocam saxofone muito bem, praticamente como "nativos" dessa forma. Já vi alguns tubistas tocando trombone de vara e trompete (apesar das diferenças de embocadura, pistos e produção sonora) de forma a "enganar" boa parte de quem tava ouvindo - a plateia imaginava que estes eram os instrumentos principais.

Muito violinista toca viola profissionalmente - e vice-versa. Um sabendo entrar nas nuances de produção sonora do outro instrumento (peso do arco, vibrato, registros de brilho etc), boa parte do ato mecânico já tá resolvido. Mesma coisa entre violão, guitarra, baixo e outros instrumentos baseados nesse padrão. Cravistas e organistas costumam tocar piano muito bem (o inverso não é tão verdadeiro, hehehe).

Já conheci maestros que tocavam bem, a nível profissional internacional, um instrumento de cada naipe - e ainda eram bons regentes.

Em suma: o céu é o limite. Basta você saber estudar (isso é muito importante), saber o que busca, praticar com muita constância e ter boas fontes de conhecimento para ajudar no caminho.

se o cara tocar 10 instrumentos so se ele dividir seu tempo em 1 hora por dia pra praticar cada instrumento.
Nathan Mistein uma vez perguntou a seu professor, Leopold Auer, quantas horas por dia alguém deveria estudar para atingir a maestria. A resposta: "Pratique com seus dedos e vai levar o dia inteiro. Pratique com a sua mente e você fará o necessário em uma, uma hora e meia".

Pense nisso. Jornadas muito longas de estudo em instrumento são em poucos dias e para fins específicos (uma audição, por exemplo). De resto, é desnecessário se debruçar tanto tempo por dia num instrumento. Você não retém nem metade das informações que praticou.

xmarhunterx
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: xmarhunterx
· votar


Olhem aqui.
Garoto de 12 anos toca 44 instrumentos musicais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Clube dos Multi-instrumentistas