Abrir loja de Instrumentos Musicais

    Autor Mensagem
    White G3
    Veterano
    # mai/09


    Ae galera.

    Tenho um amigo meu aqui na minha cidade,que ganhou uma questão judicial e ganhou um dinheirão.E ele está com vontade de abrir uma loja de instrumentos musicais.

    Mas como comprar as guitarras,baixos,teclados,...?
    Tipo,por exemplo,tem que ligar pra Fender Brasil e fazer o pedido?

    Vlw galera!

    GuitarUser
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    vixi... tem bem mais treta, não é tão simples assim não...

    has4
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Ver as viabilidades em Pelotas! (Eu disse: 'viaBilidades')

    fill.zanchez
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    White G3
    Esse seu amigo manja de comércio? Foi ele quem te pediu pra perguntar isso aqui? Porque se ele estiver tão perdido quanto seu post... putz...

    Dá uma olhadinha aqui!

    Abs!

    White G3
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    fill.zanchez

    Ele ta bem perdido tbm.Eu falei pra ele que ia procurar na net...

    Porém tem o mais importante que é a grana. ;D
    Vlw

    Diego_Serafim
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    White G3
    É complicado assim...tem coisas que não da pra procurar na net assim, não é receita de bolo.

    Tem questões complicadas como importação, regularização, contratação de funcionários, estrutura, local etc.
    Se vc tiver chance, procure o SENAI, que eles disponibilizam cursos e apostilas para comercio.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    Bom dia!!!

    White G3
    Porém tem o mais importante que é a grana. ;D
    Não é bem assim não...
    Os três maiores fatores para o fracasso nos negócios são:
    1 - Falta de organização;
    2 - Falta de conhecimento;
    3 - Falta de dinheiro.
    Como aparentemente dois dos três estão presentes, há grandes chances do seu amigo acabar perdendo a grana que certamente demorou muito para receber considerando nosso Judiciário...
    Antes disso, procure orientação no SEBRAE e sua cidade.
    Valeu!!!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    White G3
    Mas como comprar as guitarras,baixos,teclados,...?

    Não é tão dificil. Vá à prefeitura e pergunte se voce pode funcionar com o Alvará da prefeitura ou tem necessidade de abrir uma Firma (CNPJ) ( Se pode funcionar como pessoa fisica ou Juridica) Depois entre em contato com os representantes de instrumentos na sua região, se não tiver entre em contato com a própria fabrica, que ela te indicará a melhor forma de fazer as compras. Nunca compre de terceiros. Porque voce irá comprar caro e seu lucro vai ser menor. Comece com pouca coisa, mas com variedade, mas deixe em aberto se alguém procurar qualquer produto voce irá fazer o pedido para ele. Não pense que os instrumentos mais baratos são os mais vendidos. Não são. Tenha variedades de acessorios como: Palhetas de varias marcas e espessuras, cordas para todas instrumentos de várias marcas (não só as que voce gosta) Tarrachas, correias e etc...
    Não é didifil trabalhar com isso. Mas também olhe se sua região é carente deste tipo de negócio.
    Se eu puder ajudar ema mais alguma coisa. Fique avontade, meus 36 anos mexendo com música, me fez aprender muita coisa.

    Um abraço

    Gnarus
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    White G3

    Porém tem o mais importante que é a grana.

    Se é só isso que ele tem é melhor pensar bem por que vai acabar torrando tudo também...vai ficar sem nocoes de comércio, de administracao e sem dinheiro...

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Diego_Serafim
    procure o SENAI


    Na verdade ele tem que procurar o SEBRAE. É..Pode ser. Lá eles vão te dar dicas de como administar sua loja. Mas não como comprar instrumentos.

    old steel
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Tem que abrir uma empresa pessoa jurídica infelizmente,pois tera que fornecer nota fiscal,garantia,etc..Com relação a compra,todos as marcas gringas aqui no Brasil são repassadas por distribuidores.Normalmente um distribuidor tem varias marcas.

    Tivertimailaif
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    bom, primeiro ele vai ter que procurar um escritorio de contabilidade, vai ter que dar entrada na prefeitura, junta comercial, pagar taxa de licença, ir no corpo de bombeiros, vigilancia sanitaria, tudo isso fica nuns 300 conto, depois que ele vai estar apto para começar a vender e tals

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    E bem simples. Como ja falaram ele precisa abrir uma empresa com finalidade de comercializaçao de instrumentos musicais e equipamentos eletronicos. Depois localiza os distribuidores das marcas importadas com a qual pretende trabalhar, e nos sites de empresas nacionais comunica o interesse de representar suas marcas e solicita a visita de um representante.

    Diego_Serafim
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    Podes Crer...Senai...confundi...
    Mas antes de comprar os instrumentos, tem toda a parte Burocrática que vc mesmo citou acima...
    Pelo que ele descreveu aqui, ele vai partir do zero, nunca teve contato com comércio. Então tem que buscar informações e todas as instruções para abrir um comércio.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Diego_Serafim

    Antes disto, eu particularmente não começaria nada sem uma boa pesquisa de mercado.
    Quantas lojas existem no mercado em que se pretende atuar.
    Em que localização se encontram.
    Qual o publico alvo.
    E qual a expectativa do consumidor em relação a um novo fornecedor. (para orientação da linha de produto, visando proporcionar uma nova proposta em relação ao mercado).

    Faria tbm um levantamento completo do investimento necessario em:
    Reforma do estabelecimento
    Comunicação visual
    Mobiliario

    Custos futuros com divulgação e publicidade, internet e outros meios.

    Depois disto sim partiria para verificar os aspectos legais e etc. . . .

    mum
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    A vantagem de se abrir uma loja de instrumentos é a mesma de se abrir um puteiro. Se vc for a falencia...

    toty
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    White G3
    Porém tem o mais importante que é a grana. ;D
    Vlw


    Pastor?

    Diego_Serafim
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    jimmy vandrake
    Isso é verdade man!
    =D

    toty
    hahuauhauhauha

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    mum
    A vantagem de se abrir uma loja de instrumentos é a mesma de se abrir um puteiro. Se vc for a falencia...

    2

    old steel
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    jimmy vandrake
    Exatamente.Senão existe grande chance de não dar certo.

    GuitarUser
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Véi, na boa. Não acho tanta coisa assim abrir uma loja de instrumentos. Uma coisa que ele podia fazer é ter um perfil confiável no mercadolivre, um site e tal e vender instrumentos online...
    Daí ele podia trazer de fora e vender aqui...
    Mas eu não se isso é 'legal', não entendo de comércio.
    Abç

    has4
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: has4
    · votar


    Sugiro também que contate outros comerciantes de outras localidades, ou seja, que não sejam concorrentes da cidade ou cidades próximas, assim, poderá conseguir informações de experientes comerciantes do ramo para adaptar em sua região, p.e., saber os produtos que têm mais saída (venda) para não empurrar grana em produtos que ficarão encalhados.

    Também procuraria seguir outras dicas acima apresentadas, dentre elas, a de pesquisar o mercado, incluindo, contatos com músicos. Outra dica interessante, abrir um site para músicos, e/ou vender produtos online, o que equivalerá dizer que terá outra fonte para realizar vendas (creio que uma grande maioria de comerciantes do ramo vende assim também).

    Cadastrar ou contatar músicos da cidade para saber sobre muitos deles ou maioria... enfim, pesquisa bem realizada sobre o tal ramo na tal cidade, para saber o que de fato eles buscam e buscarão na futura loja. Considere o estilo musical mais atuante na região (acho que este detalhe deve fazer alguma difrença sim... por exemplo, se fosse no DF, onde a galera curte muito rock, a linha a ser seguida, no ramo, deve ser considerada para uma particular adequação... mas isto não é uma regra).

    SEBRAE pode ser interessante, sim, pois é possível ver com outros olhos e talvez conseguir uma orientação mais adequada... principalmente se for realizado um sério estudo e pesquisa de campo para análise de viabilidade.

    Se você for músico, em que tipo de loja de instrumentos musiciais gostaria de ter em sua cidade, onde você realmente compraria nela, mesmo sabendo q talvez pudesse encontrar preços mais atrativos no mundo dos negócios online, e até em outras cidades e Estados??? Lembre-se: hoje podemos comprar em vários locais e formas, algumas coisas, mais urgentes, compramos em nossa cidade mesmo... outros produtos, nem tanto! Talvez não seja só preços que buscamos!!! Não se esqueça da equipe de vendedores... devem ser músicos e muito pacientes para receberem bem todo tipo de pessoas... é uma arte, servir bem! (memso que não comprem!) - Lembrei-me de uma ocasião em que fui comprar sapatos, o cara trouxe várias, várias caixas e subia e descia escadas, numa boa, só para agradar alguém que buscava um simples par de sapatos!


    Boa Sorte ao seu amigo e a você que, sendo músico, poderá de sobra testar alguns instrumentos e postar aqui no FCC alguns previews rsrss... ahhhh não pode vendê-los ou propagá-los aqui, hein?! rsrsrs

    Efim, não sou do ramo, mas o que já havia dito está plenamente valendo: Ver as viabilidades em Pelotas! rsrsrs

    Analise atentamente se a grana que possui não poderia ser melhor empregada em outro ramo.... haja com a razão e não com a emoção!!! Geralmente, músicos não são bons em administração e comércio... rsrss no meu caso, não sou bom em nenhum dos dois kkkkk

    Khamikasi
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Khamikasi
    · votar


    White G3

    ow.... fala pro seu amigo encomendar equips Cort, e me vender uma cort x th.... q to afim dela faiz um tempão.... shuahsuash

    Vo ser o primeiro cliente dele... com prazer. kkkkk

    É brincadeira, mas é sério.....

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    White G3

    Cara, como todos falaram, existe uma série de questões legais, administrativas e mercadológicas. Depois que você tiver todas elas resolvidas é que você vai partir pra efetivamente montar a loja fisica e comprar mercadorias.

    Como todos falaram antes, o SEBRAE ajuda pra burro, já que eles prestam consultoria pra ti na hora de abrir o teu negócio e podem te oferecer diversos treinamentos necessários para um desempenho razoável do seu negócio.

    Quanto ao fato de comprar os produtos a serem vendidos, como disse antes é uma das ultimas coisas que vc vai fazer antes de abrir. Já que todos os importadores, representantes e fabricantes nacionais te exigem teu CGC pra tu fazer o cadastro, depois que tu tiver cadastrado, tu passa a ter acesso ao catalogo e à tabela de preços deles, e só então que você estará habilitado pra efetuar os pedidos.

    Eu avaliaria bem, a possibilidade de abertura de uma loja, já que os importadores e representantes da maioria das marcas, são bem abusados na hora de negociar com os lojistas, já que como são só uma meia duzia, tu não tem pra onde fugir, ou compra deles ou não compra de ninguém.

    No caso uma alternativa cada vez mais comum, pra quem está no mercado é o filão de vendas pela internet, o que pode ser util se vc conseguir vender a um preço competitivo e o mercado local não for capaz de absorver toda a sua capacidade.

    Enfim, a melhor maneira é tu procurar o SEBRAE, se informarem primeiro de todas as questões legais e mercadológicas, pra só depois que tiverem com o plano de negócios pronto, pensarem se vale ou não a pena abrir um negócio.

    Até porque instrumento é exige um capital alto, devido ao preço dos mesmos no Brasil, esse capital fica imobilizado na forma de instrumentos, e se tudo der errado, pode não ser muito fácil passar essa mercadoria toda pra frente (geralmente não é) e reaver parte do prejuizo. Portanto tem que ser um negócio muito bem estudado mesmo.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    White G3
    Quanto à questão mercadológica, eu acho interessante vender pelo Mercado Livre. Dá pra administrar os negócios de casa mesmo, sem precisar ter despesas com funcionários e com escritório. Paralelamente ao ML, pode ser feito um site para vendas, para não ficar extremamente dependente do ML.

    BaNdAiD
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    erico.ascencao

    Quanto à questão mercadológica, eu acho interessante vender pelo Mercado Livre. Dá pra administrar os negócios de casa mesmo, sem precisar ter despesas com funcionários e com escritório. Paralelamente ao ML, pode ser feito um site para vendas, para não ficar extremamente dependente do ML.


    Exatamente!!
    Eu penso que hoje em dia a melhor forma de se vender instrumentos musicais é assim, tendo uma loja virtual e uma conta no ML!!

    Ter uma loja física hoje em dia dá muito gasto. Tem que pagar funcionário, água, luz, telefone, etc!!! Trabalhando em casa vc consegue gastar menos e ter lucro maior.

    O grande lance é ser um bom vendedor, não enviar produtos com defeito e não sacanear os clientes, além de oferecer garantia! Tem alguns vendedores no ML que vendem muito dessa forma!

    Abraços!

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    BaNdAiD
    Uma boa idéia é comprar um belo estoque de produtos entry-level que são bem procurados. Se o cara conseguir umas 10 SX SST, por exemplo, o cara vende fácil fácil.

    Headstock invertido
    Veterano
    # set/09
    · votar


    não manjo das formalidades pra se abrir uma empresa, mas quando chegar na parte de contratação, invista em atendentes simpaticos e faça com que o proprio sistema de atendimento da loja seja louvável. a maior reclamação contra lojas de intrumentos musicais é referente ao setor de atendimento ;)

    Evoorg
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Boa tarde, os vendedores de instrumentos musicais vendem em consignação?

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Ser empresário no Brasil é muita adrenalina para mim. Fala para ele pegar a grana e botar no mercado financeiro que é mais jogo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Abrir loja de Instrumentos Musicais