Allman Brothers Band Curiosidades

    Autor Mensagem
    old steel
    Veterano
    # mai/09


    The Allman Brothers Band é uma banda de Macon, Geórgia, nos Estados Unidos da América, chamada pelo Hall da Fama do Rock and Roll como os principais arquitetos do rock sulista americano. A banda foi formada em 26 de março de 1969 na Jacksonville, Flórida com Duane Allman, Gregg Allman, Dickey Betts, Berry Oakley. Butch Trucks e Jai Johanny "Jaimoe" Johanson. Formado originalmente em 1969, foram descritas dois anos depois por George Kimball, jornalista da revista Rolling Stone, como o "a melhor banda de rock and roll que este país produziu nos últimos cinco anos". Reconhecida por sua capacidade de improvisação impressionante, cujo melhor exemplo se encontra no álbum At Fillmore East, a banda foi premiada com onze discos de ouro e cinco de prata entre 1971-2005. A revista Rolling Stone listou o The Allman Brothers como um dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos em 2004, e foi a banda mais representada na lista de melhores guitarristas feita pela mesma revista.


    Curiosidades:


    O grupo costumava ensaiar e mandar umas baladas pesadas, com muito sexo, drogas e rock'n'roll dentro de um cemitério chamado Rose Hill Cemetery, onde numa dessas foi composto o clássico absoluto "In Memory of Elisabeth Reed", que nada mais foi que uma homenagem à ocupante do túmulo em cima do qual a música foi composta.

    Pra quem não sabe, Duanne Allman participou (maravilhosamente) da gravação do mega clássico de Clapton "Layla and Other assorted love songs" e numa noite ele (Clapton) convidou os Allman para uma Jam session que varou toda a madrugada junto com os Derek and the Dominos
    (só de pensar nisso dá frio na barriga), e segundo Butch Trucks, ao final Clapton mostrou pra Duanne a música (Layla) ainda incompleta e este falou: "deixa eu tentar um troço aqui...." e mandou na guitarra as cinco notas iniciais que identificam a musica até hoje.

    Em 29 de outubro de 1971, saindo de uma festa na casa de Berry Oakley, Duanne derrapou com sua moto e bateu de frente com um caminhão, calando aos 24 anos a maior promessa da guitarra de sua geração. Em novembro de 1972 na mesma estrada (três quarteirões depois) também de moto morria (também aos 24 anos) Berry Oakley. Foram enterrados no Macons Rose Cementery Hill, o mesmo das baladas e onde até hoje repousa Elizabeth Reed.

    Uma vez, ainda com a formação clássica, eles tocaram por sete horas ininterruptas e quando terminaram o publico sequer aplaudiu. Saíram como de uma experiência mística e dia claro foram se retirando em silêncio como se não quisessem interromper aquele momento único e mágico. Ver a Allman Brothers Band completa no seu auge dar tudo de si até o sol raiar.

    FRASES: "No natal de 60, Gregg ganhou uma guitarra e eu, uma moto. Ele aprendeu a tocar, me ensinou, e eu troquei a moto por outra guitarra. Tocávamos Hank Ballard, Chuck Berry e, mais tarde, Beatles. Era muito divertido e nunca mais deixou de ser". "Tocar como músico de estúdio com pessoas diferentes é uma boa terapia. Impede que você fique caduco" (Duane Allman). "Voltamos porque sentimos saudade e necessidade de voltar. Nos shows que temos feito, a sensação é ótima, porque além da presença de velhos fãs, notamos uma garotada muito jovem nos prestigiando". "As drogas sempre foram o infortúnio do rock, não apenas com os Allman Brothers. Eu passei dois anos afundado no álcool, Gregg teve problemas de dependência. Mas hoje estamos completamente afastados disso". "A melhor recordação que tenho foi quando tocamos no Filmore East em 71, na última noite da casa. Entramos no palco por volta da uma hora e saímos sete horas depois. Não sei bem o que aconteceu, mas não conseguíamos parar de tocar. Saímos pela manhã emocionados, sabendo que depois o Filmore fecharia" (Butch Trucks, em 89).

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    old steel

    Eu conheço outra variação dessa história pra In Memory od Elizabeth Reed, que conta que no tumulo dela davam os melhores cogumelos pros caras pirarem, e que sempre iam com uma chaleira colher cogumelos lá, o resto é igual.

    Agora o Duane com o Dickey Betts era foda, muito foda, um completa o outro de uma forma absurda. Por mais que as outras formações também sejam bem fodas, nenhuma vai superar essa, apesar do Warren Haynes e do Derek Trucks.

    old steel
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    nichendrix
    É verdade,mais como foi relatado,viagem igual aquela época jamais,até porque a relação com as drogas tinha uma conotação romântica e experimental,embora como Greg Allmanm disse,dificilmente se passa imune pelo álcool e pelas drogas.
    Abço.

    Hansen
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Hansen
    · votar


    Outra história sobre túmulos desse cemitério é a música Little matha, pois eles se sensibilizaram ao ver um túmulo pequeno de uma criança chamada Martha, de menos de 10 anos.

    É uma das composições em violão mais simples e bonitas que conheço.

    Victorblues
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Allman é uma das minhas bandas favoritas, a dupla Allman/Betts se completavam de forma mais que perfeita.

    É uma pena o Betts ter chutado tanto o balde para ser expulso do Allman, gosto muito do Trucks(um animal no slide) mas o allman bros sem o Dickey se torna apenas uma outra versão da Greg Allman Band.

    Naquele retorno da banda com o Warren Haynes e o Allen Woody foi sensacional, o Haynes tocando slide tem aquele feeling pancada que o Duane tinha, era demais....

    Gosto muito da nova versão da banda, pena que perdi o tesão de acompanhar, prefiro os bons e velhos great southern, o Governament Mule ou a sensacional Trucks Band.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Allman Bos. Band é uma das minhas bandas favoritas, e ainda revelou ao mundo o "monstr" Warren Haynes e o Gov't Mule. Expetacular!!!! \o/
    Abçs

    Gugarock
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    A música Free Bird, do Lynyrd Skynyrd, é uma homenagem que Ronnie Van Zant fez ao amigo Duane Allman.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    bandaça!

    Zuricow
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Po galera ja conhecia poucas coisas da banda, mas pra vocês que conhecem poderiam nomear algumas musicas ou albuns importantes da banda?

    Assim eh mais facil começar a apreciar pq apenas digitar Allman Brothers no emule aparece qualquer coisa de qualquer epoca. Gostou muito mais de analizar uma musica num contexto de um album ou de uma fase da banda.

    Creamy Mule
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Creamy Mule
    · votar


    Allman brothers band é A banda pra mim.
    e como bertola disse, revelou warren haynes que é muuuuuito foda.
    cara, allman e gov´t mule são fantásticos.
    sem palavras.
    pqp.
    taí, dois shows que eu pagava o que fosse pra ver.

    EDIT: quando eu vi o tópido eu pensei em bilhões de coisas pra falar do quanto eu acho essas caras fodas e quando fui escrever nada veio a cabeça, mas eles são fodas. ; )

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Zuricow

    ara tenta o Graetest Hits 1969-1979, boa parte dos sucessos da banda foram lançados nesse periodo, do periodo Warren Haynes em diante, você pode ir pegando musicas avulsas, já que fizeram menos sucesso do que anteriormente. E por a banda já ter um som bem distinto, não são tão inovadores em termos de estilo.

    old steel
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Zuricow
    Vamos começar com o clássico:
    At The Filmore East
    Abço.

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    old steel

    Nam, o At FIlmore East é um clássico deles, mas acho que só será 100% apreciado depois que se conhece o trabalho de estúdio deles, pq Allman Brothers é que nem Jimi Hendrix Experience, em estúdio é uma coisa, ao vivo é outro mundo completamente diferente.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    nichendrix
    Neste exato momento estou escutando o disco Hittin the note. Muito bom!
    Abçs

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Muito foda mesmo, mas ainda assim não é a mesma coisa, TABB sem o Dickey Betts aloprando é como Rolling Stones sem Keith Richards.

    old steel
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Agora estou ouvindo Johnny Winter Captured Live Vynil importado 40 anos.

    old steel
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    nichendrix
    Nam, o At FIlmore East é um clássico deles, mas acho que só será 100% apreciado depois que se conhece o trabalho de estúdio deles, pq Allman Brothers é que nem Jimi Hendrix Experience, em estúdio é uma coisa, ao vivo é outro mundo completamente diferente.
    Exatamente uma iniciação já com princípio de overdose.Ou ama,ou detesta.
    rsrsrsrs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    old steel
    Eh,eh,eh...
    Esse eu também tenho! Classicão!!
    Abç

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    old steel

    Pois é, o que nem sempre é interessante. E falo por mim, quando ouvir o Live at Filmore East pela primeira vez, eu não gostei, meu pai é louco por ele, mas na época meus ouvidos ainda não estavam pra Live at Filmore East. O primeiro disco que eu gostei deles foi o Eat a Peach, mais precisamente comecei ouvir o disco por causa da balada Melissa, depois fui gostando de Little Martha, Blue Sky, One Way Out, e todas as de estúdio, mas sempre evitava a Mountain Jam, só anos mais tarde, lá pros 14 anos de idade é que fui ter cabeça pra entender e aprecial os ao vivos do Allman Brothers, do Hendrix e do Cream.

    old steel
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    nichendrix
    É verdade,essas bandas clássicas que tinham o hábito de improvisar muito,muitas vezes causam estranheza a primeira vista.Um amigo meu falou uma coisa bem bacana,o que matou a música de uma forma geral foi quando se determinou que ela deveria ter tempo,exemplo 3,4,5 minutos.Nesse momento o rock morreu,na minha modesta opinião.Felizmente as grandes obras estão ai para serem ouvidas.Zeppelin,Heep,Purple,Cream,Yes,Crimson e tantos outros.

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    old steel
    É verdade,essas bandas clássicas que tinham o hábito de improvisar muito,muitas vezes causam estranheza a primeira vista.Um amigo meu falou uma coisa bem bacana,o que matou a música de uma forma geral foi quando se determinou que ela deveria ter tempo,exemplo 3,4,5 minutos.Nesse momento o rock morreu,na minha modesta opinião.Felizmente as grandes obras estão ai para serem ouvidas.Zeppelin,Heep,Purple,Cream,Yes,Crimson e tantos outros.


    Não é nem o fato de elas serem mais longas, no meu caso era mais a coisa de ser criança, a maioria aqui foi criada ouvindo forró, pop internacional, rock nacional, eu praticamente só vim conhecer algo "inferior" a Tear For Fears depois dos 15 anos e mesmo esses pops mais bem trabalhados dos anos 80 eu só conheci marginalmente por causa dos meus tios mais novos.

    Em casa mesmo era Beatles, Stones, Cream, Yes, Pink Floyd, Zeppelin, Allman Brothers... mas quando criança eu preferia as musicas mais fáceis de digerir, as mais alegrinhas e embaladinhas, ou as mais orquestradas... só quando comecei a tocar sax, lá pelos 8 pra 9 anos que comecei a sonhar em entender o que era um improviso, mas aí foram 5 anos onde eu praticamente só ouvia Jazz, Beatles e Rolling Stones (as unicas bandas que nunca consegui parar de ouvir de jeito nenhum). Quando comecei a me interessar pelo Blues lá pelos 14, foi que comecei a apreciar mais musicas como Cream, Allman Brothers, Hendrix e afins, especialmente os ao vivo, que são bem viajantes.

    Victorblues
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Muito foda mesmo, mas ainda assim não é a mesma coisa, TABB sem o Dickey Betts aloprando é como Rolling Stones sem Keith Richards.

    nichendrix

    Exatamente!! guardado as devidas proporções, claro!

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Victorblues
    Exatamente!! guardado as devidas proporções, claro!

    Claro que sim, até pq ao contrário dos Stones, onde cada novo guitarrista que entrou no lugar de lead guitars mudou radicalmente o som da banda, no TABB essas mudanças são mais constantes, já que todos tem um estilo muito próximo uns dos outros, e praticamente tem uma relação quase que de mestre-aprediz. Já que a maioria dos novos guitarristas já tinha alguma relação prévia com a banda antes de entrar então todos seguem praticamente a mesma cartilha.

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Caralho, agora reouvindo as musicas do Allman Brothers, mesmo 20 anos depois ainda não deixo de me impressionar com Melissa, acho que junto com Wild Horses dos Rolling Stones é o som de slide mais doce e suave que eu já ouvi, as duas são de uma sutileza e de uma sofisticação sobre-humana.

    E até hoje nunca consegui descobrir se quem toca é o Duane ou o Dickey Betts, já que o Duane morreu durante o processo de gravação do disco e não gravou todas as musicas.

    Victorblues
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Rapaziada vcs conhecem o Devon Allman?? filho do Greg e tem muito da pegada do tio....seria bacana ele no lugar do derek trucks.

    Pelo que eu saiba ainda não vi nenhum jam do Devon com o ABB, algume sabe de algum bootleg onde tenha isso??

    Victorblues
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    obs: o Devon ainda usa aquela classica alça do Duane com uma argola de metal grande, e claro uma Lespaul .

    leo2505
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Revivendo o tpc hehe

    Eu to procurando um vídeo que vi uns 2 anos atrás... é um ensaio deles numa espécie de salão, ta a banda e os parentes junto assistindo... eles fazem umas jams e tudo mais, é um video de uns 10 ou 12 min...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Allman Brothers Band Curiosidades