Compôr para quê?

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


Twinsen
Pô cara, não entendo por que a maioria das pessoas pensa assim. Hoje em dia tem muita informação, muita música disponível, principalmente na internet, de modo que a liberdade de ouvir o que se quer é muito maior que em outros tempos.
É verdade, mas isso não se traduz no mundo real. A enorme maioria das pessoas não tem tempo de acessar a internet e procurar o que se quer ouvir; quando elas acessam é para coisas específicas.
Ademais, já se criou uma cultura de receber o que vem da mídia (repito, a enorme maioria não tem tempo ou vontade para pesquisar nada), que, dominada pela indústria cultural, só veicula o que pode dar lucro imediato, e isso é determinado por fatôres extra-musicais, bem como pela sociedade como um todo.
Cria-se também uma nova forma de "ditadura" na internet, pois aqueles que são "formadores de opinião" acabam "pinçando" aquilo que eles acham relevantes; foi isso que aconteceu com a tal Malu Magalhães (alguém influente levou-a para a MTV,e se deu bem, e ela também, sendo a música dela sofrível); ou seja, padrões estéticos são impostos por pessoas que acham que só o que é "mudérno", "novo", etc vale à pena.
Por outro lado, quem está produzindo hoje também é muito segmentado, existem inúmeros estilos, e isso é positivo, mas não se "encaixa" num movimento social, cultural e estético relevante como aconteceu nos anos 60/70 ou no Brasil dos anos 80. Resultado: Tudo se "pulveriza" e se individualiza.
Abç

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/09
· votar


Dogs2
Honestamente, só continuo porque realmente eu gosto muito de compôr

Então vc compõe pra satisfação pessoal. Já responde o tópico


É isso.

Ou então compõe pensando tb em comercializar o som. É fácil sacar tendências...

Há um milhão de motivos pra compor. O mais romântico, utópico e menos real é achar que vai compor algo que lhe traga imensa satisfação pessoal e ao mundo inteiro também. É possível, mas aposte nisso quem gosta de jogar com a sorte.

Blinho
Veterano
# set/09
· votar


Olha eu tenho 19 anos, e sinceramente o meu maior prazer é compor, mesmo que não mais de 200, 300 pessoas ouçam em algum barzinho no meio a músicas de compositores famosos. Mas eu me sinto realizade de compor, de conseguir colocar em acordes o que sinto. Isso deveria ser a realização de qualquer pessoa ligada a música.

Não vou ser hipocrita de dizer que não gostaria de ganhar mais dinheiro com a música do que ganho, mas creio que é com o tempo que tudo chega, sorte hoje virou 80%, talento nem tanto. Vide bandas de forró ^^

Abraços e Sucesso.

Stonebreaker
Veterano
# set/09 · Editado por: Stonebreaker
· votar


Lasanha
compor por necessidade criativa, todo mundo, creio eu, tem essa necessidade em alguma área.

Para divulgar seu trabalho esqueça os veiculos convencionais e utilize o potencial da internet.

Ah, mas você quer vender conteúdo? acho que para música isso não existe mais. Acho que ninguém mais irá pagar para ter música em casa.

Stonebreaker
Veterano
# set/09
· votar


Acho que pouca gente gosta o suficiente de música para ir a um bar curtir coisa nova.

magueta
Veterano
# ago/12
· votar


Ressuscitando o tópico....

Enfim lasanha, sou musico novato ai a poco tempo, mais desde a primeira semana com o violão na mão, eu já soltava uns acorde e achava que tava compondo... com o tempo fui melhorando e criando coisas cada vez mais elaboradas e particularmente gosto muito de minhas músicas rsrs.

Desde pequeno tenho uma grande ambição em ser músico, porém as vezes também me questiono sobre isso. O que tenho a dizer, é que acredito que muitas vezes isso não é só da parte do ouvinte ou da mídia que manipula e aliena cada vez o gosto musical do povo, isso também parte do lado de nós compositores/músicos, sinto que as vezes falta atitude na gente, falta força de vontade, falta sabedoria em alguns sentidos, se queremos, devemos correr atrás, sinto que são poucas as bandas (as que realmente gostam e querem seguir isso) que metem a cara pra bater, que cai pra fora e sai por esse mundão ai tocando e fazendo o que gosta, divulgando, se esforçando de verdade, além do mais uma coisa que me preocupo muito, e que é o que acontece na maioria dos casos que eu vejo, é que nós achamos que o nosso som está bom de mais, quando na verdade ele agrada poucos (não sei se este é o seu caso, até porque nunca ouvi nada seu ou do seu grupo e não vou pré-julga-lo...), bem... achoo que devemos viajar mais nesse sentido e sair um pouco de cima do muro pra "qualificar" de maneira certa o que estamos fazendo/tocando.... E acho que por ultimo e não menos importante,as vezes o que nos falta é se entregar um pouco, e (vejo que isso funciona algumas vezes) criar um som um pouco mais pop que agrade os ouvintes (por exemplo rsrs, agente não curte muito beatles, mais agente tem umas composições com uma pegada muito fiel a eles, e tem bastante gente que ouve e gosta), outra saída e começar com covers de bandas que agite (eu particularmente odeio guns n' roses, mais eles sempre dão certo pra agitar a "galerinha" e fazer com que eles se agradem com a banda)...

Mas velho, te digo, nunca desista dos teu sonhos!!!

sebber
Veterano
# ago/12
· votar


Eu componho só pros meus amigos, daí se eles gostam passam pros amigos dos amigos, e por aí vai.

De vez em quando somos reconhecidos pelo que fizemos, aparecem as críticas, sejam boas ou más, e é por aí. Pelo menos no meu caso.

Tem uns caras da banda que querem nos inscrever em festivais, concursos, essas coisas... Eu sou indiferente, gosto mesmo é de tocar alguma coisa que agrade, seja cover ou músicas autorais.

Nem todo mundo que compõe chega lá, mas só chega lá quem compõe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compôr para quê?