Compôr para quê?

Autor Mensagem
Lasanha
Veterano
# mai/09


Pessoal, amo música, sou compositor, mas fico pensando... Vale mesmo apena compôr?

Parece que cada dia mais o rádio e a TV determinam o que as pessoas irão ouvir. As pessoas ouvem músicas compostas do outro lado do mundo, mas não ouvem as composições de seus próprios vizinhos, se elas não tocarem nas rádios. Ouvem gringos, mas nunca se interessaram em ouvir as músicas de quem está do seu lado.

As próprias rádios são cada dia mais controladas por meia dúzia de gravadoras que pagam fortunas de Jabá para terem seus "produtos" oferecidos na programação. Se você não tem dinheiro ou não quer fazer o tipo de música que interessa a essas gravadoras, você está fora.

Quando se leva um CD de músicas próprias para mostrar seu trabalho num bar ninguém nem dá bola, pois só querem saber de bandas covers de músicas que tocam nas rádios.

Então de que vale compôr? Toma tempo e dinheiro e as oportunidades para quem compõe são praticamente nulas para quem é independente...

Honestamente, só continuo porque realmente eu gosto muito de compôr, senão eu ia montar uma banda cover comercial e tirar uma graninha...

Alguém se habilita a comentar?

Minow
Veterano
# mai/09
· votar


Lasanha
Parece que cada dia mais o rádio e a TV determinam o que as pessoas irão ouvir.

Ué, parece?
Pra mim isso já era mais que óbvio.

O jeito é andar pela cidade e ir procurar uma roda de choro ou alguma coisa que ainda valha a pena.
Pra quem é compositor é complicado. O lance é ter uma licenciatura e se garantir dando aulas.

Dogs2
Veterano
# mai/09
· votar


Lasanha
Honestamente, só continuo porque realmente eu gosto muito de compôr

Então vc compõe pra satisfação pessoal. Já responde o tópico

Lasanha
Veterano
# mai/09 · Editado por: Lasanha
· votar


Minow, o que eu não consigo entender (aceitar) é que as pessoas queiram sempre ouvir os mesmos compositores de sempre, sem tirar o mérito deles.

Porque as pessoas não chegam num lugar e simplesmente ouvem alguém novo?

Porque as coisas tem que ser sempre de cima para baixo (da rádio para o povo e não do povo para a rádio)?

Ora, se eu vou ouvir o José tocar, gostaria que o José tocasse as músicas dele e não as músicas da meia dúzia que toca nas rádios todos os dias (que, aliás, pagam para isso).

Porque as portas se fecham justamente para aqueles que demonstram mais criatividade (os compositores)?

Dogs2, sim, eu faço por satisfação pessoal, mas gostaria que fosse mais que isso...

brunohardrocker
Veterano
# mai/09
· votar


Lasanha

O que não se deve é se incomodar com isso. Temos que separar o que é produto de venda do que é música.

krydes
Veterano
# mai/09
· votar


Lasanha

aí mano,seu produto é bão ? pq é claro que o que anda por aí não é lá grande coisa mas... se seu produto não for baummm num dianta.
boa sorte ,não pare de compor (mas não adianta só a mamãe dizer; nossa filho que música linda..,)
posta alguma coisa aí,pra gente ver se vale a pena ...

Faop
Veterano
# mai/09
· votar


pq é claro que o que anda por aí não é lá grande coisa mas

Falou tudo nisso daqui. O que toca é algo para que as massas simplesmente engulam aquilo, e não algo realmente bom.

Renan Russo
Veterano
# mai/09
· votar


Lasanha

A música para nós é como comer, é uma necessidade básica. Se as pessoas ñ te valorizam ou ñ te dão uma oportunidade, quem perde são eles. ñ pare de compor nunca!

ronaldo da fiel
Veterano
# mai/09
· votar


Se você quer que suas músicas toquem na transamérica esquece mano,o negócio é compor por amor mesmo,porque pra ganhar dinheiro...

Juneba
Veterano
# mai/09 · Editado por: Juneba
· votar


velho, você tem de correr atrás na medida que suas musicas ganharem fama, você consegue, por exemplo.
cria um perfil no palco mp3, myspace, bota suas musicas na internet, envia video pra garagem do faustão, cria perfil no youtube, faz de tudo , se você acha sua musica boa corre atrás, ve o filme 2 filhos de francisco, tu vai ver que não é nada facil um artista estourar, mas hoje com a internet se seu trabalho for bom você consegue facil.


bota seu trabalho aqui.

Lasanha
Veterano
# mai/09 · Editado por: Lasanha
· votar


Bom, vamos por partes:

Em primeiro lugar, não quero minhas músicas na transamérica e nem que elas "estourem". Não se trata disso. Se trata de ter oportunidade no meio alternativo mesmo. Não quero ser comercial e nem que eu tivesse todo o dinheiro do mundo eu pagaria jabaculê, por princípios. A questão é, porque ninguém quer saber de quem faz música própria? Porque todos só se preocupam em ouvir as mesmas coisas que toca nas rádios?

Já disponibilizei minhas músicas na internet, mas não pretendo colocá-las nesse tópico porque não estou discutindo a minha situação. A questão é que não importa o que for composto, se não pagar o maldito jabá para as rádios vc nunca será ouvido em lugar nenhum. Vc não irá conseguir espaço para shows, porque todos só querem saber do que toca no rádio. Conheço muita gente que compõe grandes músicas e que está na mesma situação que eu...

Jabijirous
Veterano
# mai/09
· votar


Pessoal, amo música, sou compositor, mas fico pensando... Vale mesmo apena compôr?

Vale


Parece que cada dia mais o rádio e a TV determinam o que as pessoas irão ouvir.

Em um momento que a internet está em alta você ainda pensa tocar sua música na rádio??

Eu não ouço mais isso!! hj em dia é muito mais fácil uma pessoa catar um artista na internet do que passar na rádio, além do mais, para tocar na radio tem o jaba, ou seja, tem que ter muita grana!!

Você tem que compor música pensando em você e não nos outros, Arte gosta quem quer, se nego gosta da sua música blz senão blz tb!! Impossível agradar todo mundo :P

Lasanha
Veterano
# mai/09
· votar


Então, não penso e nunca pensei em tocar na rádio. A questão é que cada vez é mais difícil fazer shows se vc não tocar as músicas que tocam nas rádios que foram feitas por gente que paga jabá. Parece que música própria independente tem cada vez menos espaço...

Headstock invertido
Veterano
# mai/09
· votar


Compôr para quê?
pra ser plagiado, é a moda da decada.

brunorockandroll
Veterano
# mai/09
· votar


né, oque passa nas radios (metropolitana, jovem pan....) é chris brown, rihanna e otras merda. nao ouço essas merda só coloco na Kiss, mais ta tudo manipulado nos dias de hoje - -'

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Compôr para quê?

Eu compus isso daqui pra testar um programa:

http://www.4shared.com/file/104516787/2ce57eb1/Prova_dinamica_per_pian oforte_e_violoncello.html

fernando tecladista
Veterano
# mai/09
· votar


Parece que cada dia mais o rádio e a TV determinam o que as pessoas irão ouvir.
sim eles tem um perfil de público que geralmente é aquele afoito por refrão babaca ou alguma dancinha idiota, se quer tocar nesse meio tem que entrar no esquema
da mesma forma que não tem nada alternativo na Tv, não tem dupla sertaneja cantando em cenário underground

As pessoas ouvem músicas compostas do outro lado do mundo, mas não ouvem as composições de seus próprios vizinhos
sempre a grama do outro vai ser mais bonita do que a tua, se quer sair da mesmice esqueça onde você está, o lugar que menos toco é na minha cidade

Quando se leva um CD de músicas próprias para mostrar seu trabalho num bar ninguém nem dá bola, pois só querem saber de bandas covers de músicas que tocam nas rádios.
porque é um bar de banda cover, onde quem gosta de banda cover vai lá, como que gosta de forró procura uma casa de forró e você não levou seu CD pra uma casa de forró, como o dono do bar tem que pagar fornecedores, impostos e funcionarios ele coloca o lá o que intere$$a pra ele, já vi bares onde se toca outras coisas lá e banda cover não põe o pé, porque é furada pra casa

Prof. Grosélio
Veterano
# mai/09
· votar


Lasanha
Vale mesmo apena compôr?

Continue compondo. Mais cedo ou mais tarde alguma dessas músicas pode cair nas mãos de um algúm cantor famoso, aí voce pode até "tirar o pé da lama". Seja Brasileiro. Nã desista.

Um abraço

victorcg
Veterano
# set/09
· votar


cara,eu me esforço pra compor pq o Brasil precisa d alguem que tenha alguma coisa de util pra oferecer..to cansado de toda essa futilidade nas radios e eu sei q por ai tm gnt pensando a msm coisa q eu..qm sabe um dia eles me ouvem,se encontram nas minhas letras,e gnt como eu e vc possa mudar esse quadro nas radios..

Thyagw
Veterano
# set/09
· votar


cara,eu me esforço pra compor pq o Brasil precisa d alguem que tenha alguma coisa de util pra oferecer..to cansado de toda essa futilidade nas radios e eu sei q por ai tm gnt pensando a msm coisa q eu..qm sabe um dia eles me ouvem,se encontram nas minhas letras,e gnt como eu e vc possa mudar esse quadro nas radios..

Modestia em pessoa...

victorcg
Veterano
# set/09
· votar


ow vlw irmao =)

KAEL METAL
Veterano
# set/09
· votar


Cara, nessas horas eu penso nos compositores e músicos eruditos, a décadas eles sobrevivem e alguns até que bem, o segredo é nunca desistir e levar a sua música ao público específico. Não se deve esperar por tv e rádio, é perda de tempo pra música verdadeira, quanto mais cedo aceitar que a grande massa do Brasil não valoriza o que é bom e ir atrás dos que realmente valorizam, mais cedo chegará ao sucesso, não sucesso de Faustão, rádios, blá blá, que dura no máximo dois anos e do mesmo jeito que o dinheiro veio ele vai. , e sim um sucesso honesto com você mesmo e com trabalho mais consistente em se tratando de tempo e dinheiro.

Dois exemplos

Falando em guitarra e rock temos o Kiko Loureiro, muitos não gostam dele mas o cara ta aí a anos e consistente

Outro cara, um dos componentes do é o tchan e autor da música mais famosas deles, hoje é policial militar, a modinha das musiquinhas deles acabou e o dinheiro foi do mesmo jeito que veio, sem consistência, e como o cara não sabia fazer outra coisa

Bob Keyboard
Veterano
# set/09
· votar


Compôr para quê?



Primeiro, compor atualmente é uma profissão como qualquer outra, segundo , os mesmos desabafos de sempre...

O mercado ta bitolado em todas as áreas, e musica então ...

Eu estou querendo defender as rádios, mas quando eu ouço , é como uma rede de televisão famosa, com programações para render ibope, e eu acho uma idéia bastante idiota ficar dizendo que a massa é manipulada , que o público não sabe o que é musica e blá blá blá, existe uma série de fatores que vão além da técnica musical , como o carisma do artista, o que ele transmite com sua arte, por mais banal que seja , o povo gosta de eventos oba oba (digo uma grande parte que gosta de festas , de curtir, musica de agito, de moda, de novidades, mesmo que sejam medíocres ), eu não vejo isso como alienação , cada curte o que der na teia, e se tua musica atingir as pessoas em proporções favoráveis, então você fará sucesso, (num estou dizendo que não existe jabá , porque é lógico que existe), mas também um musico pode fazer sucesso sem jabá, pelo poder de sua criatividade !!

Bob Keyboard
Veterano
# set/09
· votar


Putz !!! corrigindo acima eu NÃO estou querendo defender as rádios !!!

Fastturtle
Veterano
# set/09
· votar


Lasanha
Honestamente, só continuo porque realmente eu gosto muito de compôr, senão eu ia montar uma banda cover comercial e tirar uma graninha...
entao continue compondo, infelizmente eh assim...

Twinsen
Veterano
# set/09 · Editado por: Twinsen
· votar


Parece que cada dia mais o rádio e a TV determinam o que as pessoas irão ouvir.

Pô cara, não entendo por que a maioria das pessoas pensa assim. Hoje em dia tem muita informação, muita música disponível, principalmente na internet, de modo que a liberdade de ouvir o que se quer é muito maior que em outros tempos. Imagine se você vivesse nos EUA nos anos 80 e não gostasse nem de rock nem do Michael Jackson. Tava ferrado.As pessoas ouvem músicas compostas do outro lado do mundo, mas não ouvem as composições de seus próprios vizinhos, se elas não tocarem nas rádios.

As pessoas ouvem músicas compostas do outro lado do mundo, mas não ouvem as composições de seus próprios vizinhos, se elas não tocarem nas rádios.

Não acho que isso tenha tanto a ver com o lugar, pelo menos pra mim tem mais a ver com a qualidade e com o público alvo. Eu, muitas vezes, não vejo muita qualidade em músicas independentes que muita gente diz serem ótimas. É questão de gosto também.

As próprias rádios são cada dia mais controladas por meia dúzia de gravadoras que pagam fortunas de Jabá para terem seus "produtos" oferecidos na programação. Se você não tem dinheiro ou não quer fazer o tipo de música que interessa a essas gravadoras, você está fora.

Claro que tem o jabá, mas de um modo geral as rádios querem lucro e tentam tocar aquilo que o público quer ouvir. Se a música for ruim, não tem jabá que dê jeito. Eu não vejo toda essa manipulação do público que tanta gente vê. Acho que a questão maior é ter humildade pra ver que o gosto dos outros não é pior ou melhor que o meu.

Abraços

Prof. Grosélio
Veterano
# set/09
· votar


Twinsen

Assinando embaixo de tudo que voce disse.

Yusuke Urameshi
Veterano
# set/09
· votar


Lasanha

Cara, compor é a melhor maneira de vc se aprimorar, sempre !! Composição não deve ser destinada somente a um possível "público", mas o ideal é que ela satisfaça a vc msm !

jimmy vandrake
Veterano
# set/09
· votar


Twinsen

O mundo vive um momento de transição por conta da internet. Antes radio era o principal meio de divulgação de musicas, hoje está bem dividido entre TV e internet. O Brasil continua sendo um país pequeno em seus meios de divulgação, ou seja, as rádios continuam seguindo poucos estilos e em grupo. Ex: 4 ou 5 só tocam sertanejo, outras 4 tocam POP batidão, umas 6 0ou 7 tocam Gospel, e assim a diante. Normalmente quando o assunto é Rock, são poucas as rádios, quando não sáo só uma como aqui em Curitiba. E bem meia boca por sinal.
Então é preciso se adaptar aos novos meios e não esperar que a rádio salve a carreira de artista algum, principalmente iniciantes.
Em contra partida, hoje vc dispõe de toda tecnologia ao seu alcance para poder produzir, divulgar e distribuir a custos muito baixos.
Agora sucesso e repercussão só acontece quando a musica é muito boa, sempre foi assim e sempre será.
Um exemplo (Sem discutir o gosto de ninguém) Malu Magalhães. Uma piralha de 15 anos foi lá, criou, tocou, gravou, produziu e distribuiu e se deu bem. Fez o que deve ser feito com os recursos de hoje.
Quando penso nas grandes bandas, como Led, Sabath e um monte de outras, fica bem claro que estes caras na época tbm não tinham espaço na principal midia da época que eram as rádios. O que eles fizeram ? foram para estádios no EUA, lotaram shows e mais shows até que o Showbusiness se rendeu e passou a faturar milhões. Mas é assim o rock sempre foi underground e sempre teve restrições de produtores que o acham extremamente barulhentos até hoje. Principalmente no Brasil.

Prof. Grosélio
Veterano
# set/09
· votar


Yusuke Urameshi


Eu tenho um amigo "Clever Bambú" (caso queiram procurar por ele) que tem mais de 200 músicas registradas, e só este ano é que ele conseguiu que alguem gravasse uma de suas músicas. E o cara está rindo atoa. A vida é assim. Se tiver de acontecer, é só esperar a hora certa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compôr para quê?