→ Debate - É crime baixar músicas pela internet? Qual a posição dos músicos com relação a isso

Autor Mensagem
Pompermayer
Veterano
# abr/09 · Editado por: Pompermayer


Em meio a uma nova era no mundo, a era digital, a internet possibilitou a todos com um computador plugado na rede, o acesso a arquivos antes restritos à venda.

Nessa questão entram as músicas e as bandas, que, de uma forma ou de outra, têm que aprender a conviver com a rede.

Não é impossível, nem ao menos difícil, encontrar, na WEB, uma música qualquer disponível pra download, seja em sites oficiais ou alternativos.

Com essa colocação, ficam as perguntas:

É crime, ou pelo menos, ético, baixar músicas pela internet?

Qual é a posição dos músicos e bandas com relação a isso?

Proponho esse debate e mais: já que estamos entre músicos, numa comunidade de mais de 90 mil usuários cadastrados, uma posição de nós, músicos que somos, sobre como deve se dar a relação internet/direitos autorais, levando em conta que o artista precisa e tem que se manter e não se pode combater a pirataria, que, querendo ou não, já se espalhou pelo mundo.

qew
Veterano
# abr/09
· votar


Pompermayer

Tem que liberar geral.

Headstock invertido
Veterano
# abr/09
· votar


Pompermayer
Fiz uma pergunta referente a esse assunto aos carinhas do Nenhum de Nós, viu lá? Um deles disse que é contra e o outro acha que isso ajuda o artista. Eu acho que artista que é bom, ganha o seu nos shows, e pra que os shows lotem de gente, o povo tem que conhecer o trabalho deles, e nada melhor do que disponibilizar esse materal para mais da metade da população do país e até fora dele.
Abraço.

AugustoDamned
Veterano
# abr/09
· votar


Qual é a posição dos músicos e bandas com relação a isso?

Músico independente ou de gravadora?
O indie claro que é a favor que baixem suas músicas.
Os que tem gravadora digam ae.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Hoje procurei feito um louco um cd de uma Violinista tocando Chopin e só achei pra vender, ai fui tentar comprar e só achei num site que vendia apenas pros EUA =[

Mas pelo menos ela é boazinha e deixa ouvir todas as músicas por streaming.

Luiz Almeida
Veterano
# abr/09
· votar


É crime, ou pelo menos, ético, baixar músicas pela internet?

Se tiver direitos autorais e não for autorizado SIM! É crime.

Mas acho que isso é mais uma jogada das gravadoras que não querem perder a sua fatia do bolo. Os músicos e bandas que disponibilizam material via internet, só divugam seu trabalho pensando num futuro lucro, aí é que as gravadoras ficam de fora.

Pompermayer
Veterano
# abr/09 · Editado por: Pompermayer
· votar


Minha posição quanto a isso é a segunte:

No momento atual, me parece que as grandes beneficiadas com a prática tradicional da compra e venda de cds são os grandes selos e distribuidoras, que, através desse "monopólio", faturou durante anos milhões de reais.

Com o surgimento da rede, as bandas e músicos têm uma nova alternativa de distribuição, que, não necessariamente, tem que passar pelas mãos de distribuidoras e selos. Com isso, provavelmente, o produto final será de qualidade igual ou superior e o preço será menor, já que tiraremos uma faixa de lucro e impostos que é acrescida junto com a entrada dessas indústrias na jogada.

Como se daria isso?

No meu ver, no momento atual, os músicos estudam anos, se esforçam e colocam a cara à tapa pra compor suas músicas, seguidos pelos produtores e gravadores que estudam não só engenharia de som, mas têm conhecimento de público, que mixam e maxterizam a obra com um certo trabalho pra que no fim, uma empresa, que por ter capital, coloca o produto do processo em uma máquina gerando milhões de cópias pra distribuir pelas lojas.

A mim parece que, o adequado, seria que, a partir da mixagem e maxterização, ou seja, no fim da produção da mídia, o arquivo deveria ser disponibilizado em redes como o myspace e outros vários sites, fazendo a divulgação do produto e deixando-o pra venda diretamente das mãos dos músicos e de seus produtoes, eliminando a indústria dos selos.

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


Headstock invertido

Eu acho que artista que é bom, ganha o seu nos shows, e pra que os shows lotem de gente, o povo tem que conhecer o trabalho deles, e nada melhor do que disponibilizar esse materal para mais da metade da população do país e até fora dele

Exatamente. Se você parar pra pensar, tudo quanto é coisa que se compra é testada antes, incluindo softwares. Por que com música tem que ser diferente?

The Root Of All Evil

Hoje procurei feito um louco um cd de uma Violinista tocando Chopin e só achei pra vender, ai fui tentar comprar e só achei num site que vendia apenas pros EUA =[
Mas pelo menos ela é boazinha e deixa ouvir todas as músicas por streaming


É isso que eu digo, o músico disponibilizando sua música pra livre acesso, não só divulgando seu trabalho, mas também dando acesso àqueles que não têm condição financeira de o ter.
É óbvio que nada se compara ao prazer de ter um cd original, de ler cada linha do encarte, de ver todas as fotos, toda a produção.

Mais uma pergunta:

A música não é um bem cultural? Como pode um bem cultural ser negado às pessoas de classe mais baixa que não têm condição financeira de manter a compra de cds e dvds?

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu acho que não tem como controlar. Então, proibir o download não adiantará nada. A troca de informações na internet é incontrolável. Portanto acho que se deve liberar o download e encontrar alternativas. Quem nunca baixou uma música ou tem em MP3 no seu micro ou MP3Player?

Não sei a solução, mas é preciso incentivar a compra/venda de CDs/DVDs agregando valor ao produto. Por exemplo, se eu comprar um desses produtos de um artista brasileiro e tenho 20% de desconto no ingresso de um show. Ou ainda, incentivar baixar a música de graça do site da gravadora. Se vc for cadastrado no site da gravadora e baixar 10 músicas ganha pontos no cartão de crédito e pode comprar o CD/DVD com desconto.

Sei lá, só sei que não veja como controlar. O pessoal vai parar de transar por causa da AIDS? Não, então é melhor incentivar o uso do preservativo. Esse é o pensamento.

Abs

Pompermayer
Veterano
# abr/09 · Editado por: Pompermayer
· votar


MauricioBahia

Cara, não tenho noção de quanto custa a produção de um cd, mas acredito que, se ele não passar pelas mãos das distribuidoras e grandes selos, o custo final será muito menor do que o cobrado hoje, já que a quantidade de impostos será menor e o lucro de uma impresa será retirado da conta.

Acredito que, com isso, o cd sairá muito pouco mais caro do que um cd pirata, sendo original.
Você tem essa noção de valores? Se alguém tiver, poderia passar isso pr'a gente.

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


Acho que uma solução legal é colocar, nos cds, extras como material histórico da banda, filmagens de ensaios ou da gravação, faixas extras, enfim, extras.

Também seria interessante a distribuião de mini cds, com três ou quatro faixas junto com os ingressos dos shows.

Sem contar que, no valor dos ingressos haverá uma mudança, sem a fatia do queijo tomada pelos cartolas, aumentando o lucro dos artistas e diminuindo o valor.

kiki
Moderador
# abr/09
· votar


só umas reflexões mais...

a rigor:
Não é impossível, nem ao menos difícil, encontrar, na WEB, uma música qualquer disponível pra download, seja em sites oficiais ou alternativos.
É crime, ou pelo menos, ético, baixar músicas pela internet?
se está disponivel no site oficial não é crime. a trama faz isso sempre.
o radiohead fez. tem funcionado.

mas, Se tiver direitos autorais e não for autorizado SIM! É crime.

isso tudo conforme a lei. mas...

na minha opinião

sobre como deve se dar a relação internet/direitos autorais
não se pode combater a pirataria, que, querendo ou não, já se espalhou pelo mundo.

são duas coisas diferentes: compartilhar musicas pela internet e pirataria.

lembra quando voce gravava um disco seu numa fita K7 pro seu amigo?
Lembra quando voce fazia coletaneas de musicas pra dar pra menina que voce tava afim?

isso era crime? era pirataria? ninguem tava vendendo, ninguem tava "se dando bem", era só socialização.

ou é crime deixar seu amigo ouvir o disco que VOCE comprou?
isso são os programas P2P. "peer to peer", de mano pra mano. na brodagem.

pirataria é crime, envolve quadrilhas, comércio ilegal, burla impostos e fiscalizações. tudo pra ganhar dinheiro.
pode-se combater sim, e deve.

já direitos autorais, o lance é mais complicado. devem ser defendidos sim, os direitos do AUTOR.
o problema é que em grande parte das situações quem tá brigando não são os autores, mas as gravadoras. elas estão mais preocupadas que os proprios artistas.
acontece a mesma coisa com os livros e as cópias xerox. quem fica baixando com advogado em casas de xerox são as editoras.

o mp3 hoje é o que já foi o vinil um dia: um meio barato de divulgar musica. e quanto mais barato, mais jovens estarao ouvindo, então não dá pra frear o negócio.

musico quer vender sua musica, não necessariamente quer vender um cd. isso pode ser pela net, pelo disco, por show, como for. depende da cabeça do cara.

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


kiki

Acho que você sacou errado o que eu quis dizer com pirataria, quis dizer que a pirataria está aí e não adianta ignorá-la.

Me desculpa, mas na atual situação, é impossível sim combater a pirataria, já que um cd sai por, no mínimo 25 reais na loja, enquanto na esquina sai por 5 reais.

musico quer vender sua musica, não necessariamente quer vender um cd. isso pode ser pela net, pelo disco, por show

Penso exatamente assim. Então, as bandas têm que aprender a viver com a rede. E nisso, aprender a viver com a rede, pra mim significa o fim desse mercantilismo musical que os selos se propõem a manter, ou seja, o fim dos selos e distribuidoras e o início da livre distribuição e da venda direta, como já disse acima.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


pirataria é crime, envolve quadrilhas, comércio ilegal, burla impostos e fiscalizações. tudo pra ganhar dinheiro.
pode-se combater sim, e deve.

kiki
É por isso que eu acho que as gravadores deveriam liberar os downloads no próprio site da gravadora. Assim, poderiam conceder vantagens para os cadastrados no site da mesma e ainda poderia ser feito um levantamento dos artistas mais popular através da contagem de downloads (para o marketing da empresa seria muito bom), enviar bonus pelo correio com desconto em ingressos para shows ou mesmo no cartão de crédito. A solução é buscar alternativa nessa confusão. Tirar proveito disso com criatividade. Proibir o download, a meu ver, não adianta nada.
Claro que venda de CDs ou DVDs nas ruas é terrível. É um comércio paralelo. Inclusive buscar quem patrocina isso. Sempre tem um chefão.
Abs

você tem essa noção de valores?
Pompermayer
Sei não...

Abs

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Me desculpa, mas na atual situação, é impossível sim combater a pirataria, já que um cd sai por, no mínimo 25 reais na loja, enquanto na esquina sai por 5 reais.

Bem, se for ver assim, então a internet ajuda a combater a pirataria.
Podendo ter de graça legalmente pelos p2p e sem sair de casa, eu nunca irei comprar um cd vagabundo de 5 reais na esquina, nem que seja 1 real!

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil

Bem, se for ver assim, então a internet ajuda a combater a pirataria.
Podendo ter de graça legalmente pelos p2p e sem sair de casa, eu nunca irei comprar um cd vagabundo de 5 reais na esquina, nem que seja 1 real!


Mas você compraria um cd original de 10 reais com encarte bem feito, qualidade ótima e com extras como material histórico da banda, filmagens de ensaios ou da gravação, faixas extras?
E ainda poder, no site da banda, fazer download direto das músicas pra colocar no seu mp3 (4,5, mil)?

Eu acho que com a rede aí, os artistas e produtores têm muito a ganhar, só quem perde é a galera da cartola que faz o trabalho fácil, a pirataria legalizada que a gente chama de selo.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Pompermayer

Mas você compraria um cd original de 10 reais com encarte bem feito, qualidade ótima e com extras como material histórico da banda, filmagens de ensaios ou da gravação, faixas extras?


Sim!
Comprei vários do Ozzy que custaram isso, originais e novos.

Eu até ria!
Nas Lojas Americanas todos os cds do Ozzy a 10 reais.
Numa loja ao lado, os mesmo cds, 42 reais.

Eu ia na loja só pra rir.

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia

Mas isso não é interesse nas gravadoras, pra elas, quanto menos download rolar melhor.


Infelizmente, pro ser humano, a mudança é infortúneo maior do que continuar na merda.

E outra questão: música é bem cultural, como bem cultural não deveria ser livre de impostos assim como os livros?

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil

Então é isso cara. Como eu disse, não há nada melhor do que pegar o cd na mão e ler linha por linha do encarte, e ainda curtir vídeos da produção, dos ensaios... pra quem é fã mesmo é demais isso.

Imagina você entrando no site de uma banda, clicando na seção multimídia e encontrando lá todas as 15 músicas do cd da banda pra ouvir e baixar diretamente do site. Você gosta das músicas, vê que no cd vêm mais 3 músicas por 10 reais, ainda, sem sair de casa, venda direta do site. Ótimo, não?

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


Onde tem gente, tem dinheiro. Então se há milhões de pessoas distribuindo MP3, pq não aproveitar a "onda" e "usar" essas pessoas como ferramenta de divulgação/controle? Eu acho que é uma questão de criatividade e não de proibição
Imagino que isso seja muuuito difícil resolver isso pq até hoje ainda proíbem o download de músicas.
Aposto que o Google já deve estar bolando alguma coisa maluca pra isso, tipo uma Google Music.

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia

A porcaria é lutar com gente que tem bala na agulha.
Cobraram mais dem 100 reais no show do Iron Maiden, e pomba, é o Iron Maiden, mas 100 reais é muito dinheiro.
Como lutar contra gente que tá lucrando milhões nessa jogada?
Esses caras das distribuidoras vão fazer o possível e mais um pouco pra manter esse esquema, que pra mim é uma baita sacanagem, fazendo grana nas costas de profissionais sem levantar a bunda da cadeira.

edu ROCK
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia


Aposto que o Google já deve estar bolando alguma coisa maluca pra isso, tipo uma Google Music.

Tá mesmo.
Eles lançaram um serviço de download legal de músicas na China.
Por enquanto, esse serviço está disponível apenas na China, e somente músicas tradiocinais chinesas, MAAs, já é um começo.

O Youtube também está em negociação com as gravadoras para disponibilizar vídeos dos artistas legalmente.

Devagar as coisas vão melhorando.

edu ROCK
Veterano
# abr/09
· votar


Google lança serviço gratuito de música para China

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


edu ROCK

O Youtube também está em negociação com as gravadoras para disponibilizar vídeos dos artistas legalmente.

Isso que não cabe na minha cabeça, a droga do direito não é AUTORAL?

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


edu ROCK
Tá de sacanagem... Os cara já copiaram minha idéia! Piratas FDP!!! hehe
Abs

edu ROCK
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia

As boas idéias estão pelo ar, sabe?
Eu mesmo já tinha feito um tópico sobre esse assunto um tempo atrás, e eu tinha tido uma idéia parecida, e descobri que já existia algo assim sendo feito.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/192596/p1

Abraço

Pompermayer
Veterano
# abr/09 · Editado por: Pompermayer
· votar


edu ROCK

Solução para o problema da pirataria?Download Remunerado!

Será mesmo? Com o download gratuito no site ao lado você vai pagar pelo mesmo arquivo?

Mesmo que seja gratuito pro ouvinte por causa do patrocínio, será que vai ter tanta gente assim pra patrocinar? Imagina a quantidade de dinheiro que isso envolve.

edu ROCK
Veterano
# abr/09
· votar


Pompermayer

Isso que não cabe na minha cabeça, a droga do direito não é AUTORAL?

Sim.
Acontece que, na verdade, existem dois "direitos".
O direito moral e o patrimonial.
O direito moral é o direito que o compositor tem de ter o seu nome vinculado à sua obra.
Ou seja, sempre que alguém for tocar "Hey Jude", tem que aparecer "Lennon/McCartney" escrito em baixo, pois eles são os autores ( na verdade , sabemos que foi só o Paul, mas isso não importa.)
O direito moral é intransferível e inegociável, ou seja , Lennon e McCartney são, para efeitos legais, os compositores de Hey Jude e nada pode mudar isso.

Acontece que existe também o direito patrimonial, que é o direito de lucrar, de ganhar dinheiro com a sua obra.
Esse sim, pode ser vendido, negociado, ETC.
O Michael Jackson é dono dos direitos patrimoniais de muitas músicas dos Beatles.Ou seja , toda vez que o Paul McCartney toca "Hey Jude", a música que ele mesmo fez, tem que pagar royalties para o Michael Jackson.

Pompermayer
Veterano
# abr/09
· votar


Acontece que existe também o direito patrimonial, que é o direito de lucrar, de ganhar dinheiro com a sua obra.
Esse sim, pode ser vendido, negociado, ETC.
O Michael Jackson é dono dos direitos patrimoniais de muitas músicas dos Beatles.Ou seja , toda vez que o Paul McCartney toca "Hey Jude", a música que ele mesmo fez, tem que pagar royalties para o Michael Jackson


Isso é a merda que devia ser combatida, por isso eu acho que as distribuidoras são a parte ruim do processo.

edu ROCK
Veterano
# abr/09
· votar


Pompermayer

será que vai ter tanta gente assim pra patrocinar? Imagina a quantidade de dinheiro que isso envolve.

Cara, eu não sei te responder com certeza, até porque esse tópico que eu criei foi pra estimular o debate sobre esse assunto e não ser uma solução definitiva pro caso.

Mas imagino que toda empresa gostaria de ter seu nome associado a um artista de sucesso.
Prova disso são tantos comerciais feitos por astros da música.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a → Debate - É crime baixar músicas pela internet? Qual a posição dos músicos com relação a isso