Músicas com sentimentos íntimos

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09


    Pra comçar, foi difícil dar um título pro tópico, mas espero explicar nas próximas linhas.

    Muitos músicos compõem músicas botando para fora sentimentos bem íntimos e pessoais. Um bom exemplo é o primeiro CD da Alanis Morissette, no qual ela escancara todas as suas frustrações com homens.

    Porém, há músicas que mexem com sentimentos como triteza e depressão. Uma das mais famosas é Tears in Heaven, música que o Eric Clapton fez para o filho dele que morreu. Um mero detalhe sobre a história desta música: o Eric não costumava exercer a paternidade de modo correto. Um dia antes de o filho morrer, ele o levou para brincar e passear; e a partir deste dia ele havia decidido que iria ser um pai de verdade. E deu no que deu.

    Bem, a pegunta é: como estes artistas encaram ter de tocar estas músicas centenas de vezes em seus shows? Os caras não ficam mal por reviver momentos tão intensamente ruins?

    LucaSlash
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: LucaSlash
    · votar


    erico.ascencao

    Eu também sempre pensei nisso !
    Mais pow... alguma hora esse sentimento intensamente ruim tem que parar, não ? Depois disso ele deve tocar normalmente.

    Com o tempo passa...o não.

    AugustoDamned
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    erico.ascencao
    Brother, realmente.. uma pergunta difícil. Na minha opinião, acho que esse sentimento, como o Lucas disse, para. Ou diminui. Enfim, ele se transforma numa forma de lembrança ou homenagem (No caso do Clapton). Qto a Alanis, no começo ela tinha uma certa rebeldia na voz, na atitude, nas letras. A medida que o tempo passou e as frustações foram "esquecidas", penso que isso não se torna um fardo, mas sim uma forma de sei lá.. "fato passado". Digo, ela já superou e é isso.

    Tendeu? =/ (nem eu entendi..rsrs)

    Thyagw
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    AugustoDamned
    As vezes quando voce ta pra baixo, nao é bom desabafar com aquele amigo de infancia??
    Da um alivio e voce se sente melhor
    Agora imagina esse alivio vezes milhoes
    É isso que eles devem sentir...

    AugustoDamned
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Thyagw
    Isso ae, brother.

    Acho que (em alguns casos) eles até se sentem bem em cantar musicas assim.

    edu ROCK
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    erico.ascencao

    Hum...
    Questão interessante...
    Bom , eu imagino que depois que o tempo passa, esse sentimento desaparece , ou diminui, e o cara passa a executar a música mecanicamente.

    Uma vez eu li uma entrevista com o Renato Russo, e ele dizia que não gostava de fazer show, pois era um "tédio existencial", nas palavras dele, ter que cantar "Será" pela milionésima vez, mas com o sentimento e a empolgação de como se fosse a primeira.

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    edu ROCK
    Acho que eu tenho o espírito do Renato Russo, neste sentido. Pra minha concepção, seria muito estranho cantar/tocar uma coisa que faz mais parte da sua realidade. O que eu sinto hoje pode dar em música, por exemplo, mas daqui a um tempo eu posso achar estes sentimentos bestas, logo a música passaria a ser besta também...

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    o primeiro CD da Alanis Morissette, no qual ela escancara todas as suas frustrações com homens.

    Excelente CD!!!

    como estes artistas encaram ter de tocar estas músicas centenas de vezes em seus shows?

    Cara, tem que ser profissional né? Além disso, o público pode estar vivendo algo semelhante ao momento daquela composição e o público é fundamental na carreira de um músico profissional. Sem ele, vc não sobrevive. Então, eu creio que seja melhor tocar a música 100.000x. Vc vai se sacrificar, mas em compensação terão 100.000.000 de pessoas ao seu lado... Vale a pena no meu modo de ver. Outra coisa, se vc fez uma música pro seu filho que faleceu (Eric) e gravou esta múscia é pq vc quer ser ouvido. Se não, nem gravaria! Se vc quer ser ouvido, tem que saber ouvir.
    Aliás, eu acho um besteira as bandas que não tocam certas músicas pq enjoaram ou sei lá... Tipo Los Hermanos com Ana Júlia.
    Abs

    edu ROCK
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    erico.ascencao

    Então...acho que é bem por ai mesmo.
    Eu costumava escrever bastante, letras de músicas, poesias e tal.
    E geralmente , quando se escreve algo em um momente de raiva/tristeza, depois que esse sentimento passa, aquilo que você escreveu meio que não faz mais sentido...

    Mas também acredito que existam outros aspectos.
    Por exemplo, o cara que é intérprete, mas não compositor.
    Ou seja, ele na verdade nunca teve aqueles sentimentos descritos na música que ele canta.
    Então , na minha opinião, ele tem mais trabalho, porque ele tem que pegar algo que não faz parte da sua realidade, e incorporar, mais ou menos como um ator incorpora um personagem , eu acho.
    Pegar uma música que não é sua e torná-la sua...

    Gustavo18
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Aliás, eu acho um besteira as bandas que não tocam certas músicas pq enjoaram ou sei lá... Tipo Los Hermanos com Ana Júlia.

    Se um artista se sente frustrado em sempre ter que ficar tocando um dos seus primeiros sucessos (no caso o primeiro), eles estão mais que no direito deles de não tocarem a música se não qusierem.

    E além do mais, quem gosta mesmo de Los Hermanos sabe que eles tem música muito melhores que essa.

    Konrad
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    MauricioBahia
    Aliás, eu acho um besteira as bandas que não tocam certas músicas pq enjoaram ou sei lá... Tipo Los Hermanos com Ana Júlia.
    Abs


    Los Hermanos = pedáncia musical.

    Gustavo18
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Los Hermanos = pedáncia musical.

    Hã?

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    E além do mais, quem gosta mesmo de Los Hermanos sabe que eles tem música muito melhores que essa.
    Gustavo18
    Cara, eu gosto do Los Hermanos e concordo que tem música melhor que Anna Júlia sim. No entanto, continuo achando que deveriam tocar ao vivo pq foi uma música importante pra banda. Foi o 1o. e maior sucesso. Então eu acho que essa música tem uma importância muito grande. Imagina os Rolling Stones anunciando num programa de TV que não vai mais tocar Satisfaction. Fala sério...
    Flw!

    Gustavo18
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    MauricioBahia

    Bom, eles não tocam mais Anna Júlia, até porque eles não estão mais juntos.

    Mas pelos menos eles tocaram Anna Júlia no show de despedida e ainda lançaram o show em DVD.

    Mas eu entendo o que você quer dizer.

    Pseudonimum
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    O Thom Yorke certa vez disse que não gosta de falar sobre o Ok Computer, porque o Radiohead fez esse álbum numa época ruim dele. Tem um significado pessoal muito forte.

    O Jacques Brel cantava Ne Me Quitte Pas quase chorando, ao vivo.

    Henrique Leal
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Caaaraaa esse tópico serviu como uma luva...

    Hoje mesmo asssistindo à missa, vendo o pessoal que estava cantando, comecei a reparar o que é cantar por cantar, e cantar com sentimento... (eles cantavam por cantar...)

    Na minha opinião essas músicas que enquadram em histórias particulares devem ser as que mais tem perfeição na performance ao vivo ao menos nas primeiras vezes que é cantada/tocada justamente pelo que já citaram ae em cima:

    Thyagw
    As vezes quando voce ta pra baixo, nao é bom desabafar com aquele amigo de infancia??
    Da um alivio e voce se sente melhor
    Agora imagina esse alivio vezes milhoes
    É isso que eles devem sentir...


    O que o artista pode fazer, já pensando à frente, é tomar o devido cuidado para que músicas desse tipo não se tornem grandes sucessos.. geralmente aquela história de escolher uma "música de trabalho" para ser lançada...

    has4
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    [brincadeira on]

    Que título mais gay, gente! rsrs

    [brincadeira off]

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Pseudonimum
    Um cara que sempre chora ao cantar determinada música é o Fábio Júnior - no caso, a música Pai.

    has4
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    erico.ascencao
    saca estes dois aí:





    has4
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: has4
    · votar


    Quanto ao JAMES BLUNT e sua canção, para quem não sabe, o cara participou da Guerra da Bósnia, e nesta canção ele fala exatamente disto, pois durante ela, era um Capitão em plena guerra, vendo patriotas e outros morrerem. Imagino que todas as veze em que ele canta esta canção, na mente dele deve rolar altas imagens e fatos ocorridos durante a tal infeliz experiência.

    Pode ser interpretada como um grito, um desabafo, e, até um alerta! E para o próprio autor deve ser uma cura!

    Enfim, acho que os artistas devem sempre cantá-las!

    seek n destroy
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    erico.ascencao

    Acho que isso vai muito da pessoa..tem pessoas que tem mais 'facilidade' pra esquecer coisas (por mais marcantes que sejam) que aconteceram no passado.
    Assim como tem pessoas que são o contrário

    eh a minha opinião :]

    []'s

    luckie
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Pessoalmente, penso que a arte em geral exige uma expressão pessoal, não importa se são conceitos, opiniões ou sentimentos, tudo acaba sendo bem pessoal. Acho que o artista acaba tendo que aprender a conviver com produções dolorosas ou extasiantes.

    Abraços,

    Aced
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    has4

    Sério isso?

    AnaaBanana
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Isso acontece muito mesmo D:
    O Muse [sim, eu e o Muse! DSAIJDAOSDIASJ] tem uma música chamada Unintended, do primeiro cd que no HAARP [dvd ao vivo no Wembley Stadium] ele fala "this is a song about the past"

    pra quem não conhece:

    has4
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Aced
    has4

    Sério isso?


    Se for em relação ao James Blunt, sim, seríssimo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Músicas com sentimentos íntimos