Tocar e cantar perfeitamente

    Autor Mensagem
    Machine Gun Man
    Veterano
    # mar/09


    Eu consigo cantar e tocar, mas sempre tenho que colocar o violão (ou qualquer instrumento que esteja tocando) no "piloto automático", e o ritmo acaba não ficando idêntico ao da versão original da música que tô tocando.

    Sempre me dizem pra aprender a tocar direitinho a música, e ir acrescentando a letra com calma. Mas não dá. Eu sei o ritmo certo, e consigo cantar bem (sem tocar junto). Mas quando junto voz e instrumento, eu acabo simplificando o ritmo ou deixando de um jeito que mais fácil, e eu não queria ter que fazer isso. =/

    Alguém tem alguma dica?

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Alguém tem alguma dica?
    Praticar e praticar! Quando eu tenho que aprender a música, se for longa, eu pego partes da música e treino essa parte até estar na "veia". Ex. Sultans of Swing... Musica chata de tocar e cantar, eu acho. Então, separei em 2 partes: até o primeiro solo e depois dele. Eu faço assim e funciona. :-)

    Outra coisa que faço é tocar e cantar mentalmente. Isso ajuda também.

    Abs

    Creamy Mule
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    eu tenho esse problema.
    não sei cantar e quando tento só pra "acompanhar" tocando em casa, me atrapalho do mesmo jeito que você falou.

    to pensando em fazer aula de canto pra melhorar o canto em si e começar a praticar isso.

    Machine Gun Man
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    MauricioBahia

    Então, cara... Todo mundo diz que é questão de treino. Mas é que não é uma coisa que você faz mal e vai melhorando. Você simplesmente não faz. Eu não consigo fazer isso de uma forma básica e ir aumentando a dificuldade, entende?
    Tocando no meu ritmo, com minha "batida", eu faço os dois juntos naturalmente, mas fazendo com a mesma batida das músicas originais (mesmo que sejam mais simples do que as que eu faço), eu travo. =/

    Vou treinar mais cantando mentalmente, com você disse.

    Valeu!

    Creamy Mule
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Machine Gun Man
    é exatamente isso que você tá falando o meu problema.
    dia desses mesmo pensei em fazer um tópico igual a esse.

    Marcosrcf
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Machine Gun Man
    Eu 'canto mentalmente' todas as músicas da minha banda, sempre fiz isso pra me localizar nas músicas, mas quando to com a guitarra na mão é praticamente impossível eu cantar ou até mesmo falar...
    Consigo fazer sinais pro pessoal da banda, ando no estúdio mexo no ampli e td mais, só não consigo falar/cantar...

    ahAEOIUHeaoiuhEAOIUeahoiEAUHaeoiuhEA

    Faop
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eu canto e toco piano de boa, nunca tive dificuldades nisso. Às vezes pode ser algo de coordenação mental ou ouvido, não sei, mas eu nunca tive problemas em relação à isso. Tenta começar cantarolando as notas, sem as palavras em si, às vezes a dicção das palavras podem dificultar algo, imagino eu que se você for cantarolando apenas vogais possa ficar mais simples.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Machine Gun Man
    Não tenho experiência com cantar e tocar, mas acho que é muito importante você tocar o instrumento sem olha pra ele. Este é o primeiro passo pra você conseguir fazer uma segunda coisa (cantar, ou tocar outro instrumento).

    Isso se aplica muito à bateria. Se você ficar olhando pra cada parte que você toca, fudeu. Por isso que os bateristas têm facilidade de tocar com uma venda nos olhos - peça pra um que você conheça fazer o teste.

    Machine Gun Man
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Faop

    É o que eu tô fazendo, cara. Fico cantanda a melodia, sem a letra. Fica mais fácil, mas mesmo assim erro bastante.
    Valeu!

    erico.ascencao

    Pra cantar, eu toco de olhos fechados! Fica mais fácil pra mim.
    Valeu, cara!

    spainEL
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eu toco em barzinho e tal, em algumas bandas que eu já toquei eu também cantava e coisas assim, como você disse é uma coisa automática, eu simplesmente já saí fazendo, sei lá... mas é claro que tem sim como treinar. Primeiro, você tem que ser natural e fluente cantando e tocando determinada música separadamente, depois aos poucos vai juntando os dois. Tinha uma banda que tocava Show Me How to Live do Audioslave e eu tinha que tocar e cantar, confesso que no começo foi bem chato pra acertar os vocais, que são bem difíceis e manter o groove do riff, sem parecer forçado... mas é só treinar

    TerrorKilla
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Comigo é assim, se eu canto eu não toco, se eu toco , não canto.

    çç

    Acho que é Coordenação , tipo, tenta Gira um Braço pra frente e o outro pra Tras oO' AEHiauhEIOHEIUEI ,foda isso =\

    Pseudonimum
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eu faço isso e tenho algumas dificuldades também.

    Com o violão não costuma ser muito difícil, mas no piano ou guitarra complica. Tinha uma época que eu tocava Megadeth e tentava cantar ao mesmo tempo; no início não saía, mas com a prática até que dava.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Se o Lemmy toca e canta ao mesmo tempo, você também pode!!!

    Cyndy Gerstner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Esse é um problema de quando se tá aprendendo a tocar o instrumento. Se vc aprende a tocar já cantando, fica fácil depois... mas se quando vc tá aprendendo, vc só tocar, vai ficar ruim quando quiser tocar e cantar ao mesmo tempo.

    Eu acho que é isso :)

    dom de Deus
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    eu ñ tou consequindo cantar e nem cantar isso que é piior rsrsr

    Creamy Mule
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Cyndy Gerstner
    acho que o problema tá aí mesmo.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Pra treinar, pegue partituras de Piano.
    Toque na guitarra a mão esquerda e cante a mão direita.

    Claro, pegue partituras bem simples no começo, procure algum método de piano e treine as primeiras partituras.

    Ou então se achar algum exercício pra desenvolver as duas mãos do Piano, melhor ainda.

    Que ai você se acostuma a usar os dois lados do seu cérebro.

    Cyndy Gerstner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Creamy Mule
    :)

    Machine Gun Man
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    The Root Of All Evil
    Toque na guitarra a mão esquerda e cante a mão direita.

    Cantarolar a melodia mesmo? Vou tentar!


    Que ai você se acostuma a usar os dois lados do seu cérebro.


    Eu não tenho certeza se os dois funcionam. =/

    Valeu, cara!
    Vou treinar, e vou contar o progresso aqui, depois. ;)

    Roberta_LP
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eu toco violão/guitarra faz pouco tempo, e eu comecei a tentar tocar e cantar ao mesmo tempo. É difícil, sim, esqueço algumas notas, coloco outras onde não têm, mas é só questão de treino.

    Eu comecei por músicas mais fáceis, como as do Nirvana. ;p
    (hahuehauehuaeh'

    DarkMakerX
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Machine Gun Man
    Quando você vai aprender uma música, você não toca ela mais devagar para poder encaixar o tempo certo? É isso que você tem que fazer. Diminua o ritmo para acostumar a mão no piloto automático sem simplificar
    e treine, treine, treine...

    Tivertimailaif
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Putz, isso é foda memo, quando eu tow em casa treinando não consigo falar nada, mais na igreja, eu consigo ficar conversando com o batera mesmo que nois esteja tocando e sai tudo certinho, deve ser influencia do maiden =P

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Machine Gun Man
    Praticar e praticar! Quando eu tenho que aprender a música, se for longa, eu pego partes da música e treino essa parte até estar na "veia". Essa dica do MauricioBahia, é a melhor.


    Machine Gun Man
    Pra cantar, eu toco de olhos fechados! Fica mais fácil pra mim.

    Eu faço muito isto. Não sei se serve para todos, mas eu acho mais fácil assim.

    Um abraço

    Rmiguez
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Rmiguez
    · votar


    Machine Gun Man

    cara.. mas as vezes é bacana vc jogar seu estilo mesmo.. sua batida... vc não tem q necessariamente fazer igual.. a não ser q esteja tocando com banda e seja banda cover, com o pessoal te pentelhando pra ficar igualzinho...

    com minha banda, nós costumamos adequar as músicas às nossas competências.. e conforme vamos evoluindo vamos incrementando...

    eu acho até mais bacana q vc jogue sua batida do que tentar tocar igualzinho ao original!

    abs

    Kyrinus
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    é questão de esforço próprio mesmo.
    James Hetfield é uma prova disso, acho ele um dos melhores cantadeiros e tocadeiros de guitarra que fazem sucesso :)
    ehehe

    e vocês eu não sei, mas tocar Contra-Baixo e cantar, é foda PRA CAR*LHO, pra mim!

    Meu Pé
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    começei tocando e cantando nirvana, hj da pra tocar SRV, Alice in Chains... e otras cositas mais, mais começei a cantar ao mesmo tempo que começei a tocar, acho q issu faz muita diferença.

    Kyrinus pra min tbm cara, foda d mais ^^

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar e cantar perfeitamente