´Berrante é um instrumento músical?

Autor Mensagem
Prof. Grosélio
Veterano
# mar/09
· votar


O berrante emite um som. (Quem não sabe disso, né?) e o tom deste som é uma nota DÒ.

Blackus
Veterano
# mar/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
depende do berrante, não?

Prof. Grosélio
Veterano
# mar/09
· votar


Blackus
depende do berrante, não?

O berrante usado pelos vaqueiros na sua maioria é em DÓ. Eles tem uma tecnica de sopro que é mais ou menos uma regra. Se voce assoprar com mais força vai aumentar um semitom, ou um tom. Se assoprar com menos força vai dar um SI ou SI bemol. O que faz diferença sim é o tamanho do berrante. Se maior vai ter um som mais grave, se menor vai ter um som mais agudo, mas não muda muito a tonalidade. Mas os que os vaqueiros usam seguem um padrão de tamanho e espessura do chifre. (Espessura do chifre é boa).
Um abraço

Johnny Favorite
Veterano
# mar/09
· votar


Vou responder devagar ok?

Berrante é um instrumento músical?

Depende de quem estiver tocando.

Johnny Favorite
Veterano
# mar/09
· votar


Johnny Favorite
Ou seja, se for o Hermeto Pascoal, sim! Se for vc, não!

jimmy vandrake
Veterano
# mar/09
· votar


Berrante é apenas um chifre de boi e quando soprado emite som.
O mesmo efeito se conegue ao soprar uma mangueira de jardim. Não é instrumento, é apenas o chifre de um boi morto.

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


Ou seja, se for o Hermeto Pascoal, sim! Se for vc, não! 2

Se berrante for um instrumento eu quero um da Di Marzio, que tem mais sustain e mais peso.

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


Headstock invertido

Cu (com todo o respeito) e um instrumento musical? (emite som)

Agora eu entendo as dançarinas de axé...

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/09
· votar


Não.

Blackus
Veterano
# mar/09
· votar


jimmy vandrake
Tá. Então tambor que é uma casca d emadeira com couro em cima é só isso, não um instrumento... Assim como um violão, um pedaço de pau oco com fios esticados.

Falkon36
Veterano
# mar/09 · Editado por: Falkon36
· votar


Seria igual falar que jogador de futebol é profissão, certo ?
acho que n

fill.zanchez
Veterano
# mar/09 · Editado por: fill.zanchez
· votar


jimmy vandrake
Berrante é apenas um chifre de boi e quando soprado emite som.
O mesmo efeito se conegue ao soprar uma mangueira de jardim. Não é instrumento, é apenas o chifre de um boi morto.


Cara, se o que falta para se considerar um berrante como instrumento é tradição, (como já disse aqui) saiba que o shofar (chifre de carneiro) é um dos instrumentos de sopro mais antigos. Sendo assim qual a diferença entre chifre de carneiro e boi? A técnica de sopro (embocadura) é a mesma...!!! Não estamos falando de mangueira de jardim, nem de canudinho do Mc Donalds, nem cano de PVC, chifres são usados a séculos como instrumento! Então não são apenas um pedaço de "boi morto", não esqueça que usavam pele de gato em tamborins e não chamavam de pedaço de "gato morto". Vlw abs.

fill.zanchez
Veterano
# mar/09
· votar


Seria igual falar que jogador de futebol é profissão, certo ?

Falkon36
Tmb acho q n! rs
Por que sempre tem alguém p/ dar um palpite totalmente sem nexo...?

Blackus
Veterano
# mar/09
· votar


É meio irônico, músicos falando que jogador de futebol não é profissão e depois vindo reclamar que músico não é respeitado.

Prof. Grosélio
Veterano
# mar/09
· votar


fill.zanchez
shofar (chifre de carneiro) é um dos instrumentos de sopro mais antigos.

Segundo historiadores, as cornetas que Josué pediu para o povo tocar para que as muralhas de Jericó caissem eram feitas de chipre de carneiro ou shofá.
Tá na Biblia. Livro de Josué capitulo 6 e versiculo 4. E sete sacerdotes levarão 7 buzinas de carneiros diante da arca; e no sétimo dia tocaram a buzina. Isso há 3000 anos antes de Cristo.

FCC também é cultura.

Kyrinus
Veterano
# mar/09
· votar


LucaSlash

"Acho que tudo que voce TOCA é um instrumento
Você TOCA berrante, TOCA guitarra, TOCA bateria, campainha.... etc"


então... seria meu bilau um instrumento musical?
o.O

Guardião Washburn
Veterano
# mar/09
· votar


Headstock invertido

Cu (com todo o respeito) e um instrumento musical? (emite som)

Seguindo essa linha de pensamento uma sucessão de peidos seria sinfonia?

auahuahuhauhau

Prof. Grosélio
Veterano
# mar/09
· votar


Guardião Washburn
Seguindo essa linha de pensamento uma sucessão de peidos seria sinfonia?


Se colocar um berrante na saída, pode até ser. Porque não?

Guardião Washburn
Veterano
# mar/09
· votar


ahuahuahuahua

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# mar/09
· votar


Eu gostaria de saber, sem gozação, mas se pelo fato de eu utilizar o meu teclado do PC com o Reason 4 e com softwares de emulação de controladores MIDI, se tem como classificá-lo de fato, como instrumento musical?

Hansen
Veterano
# mar/09
· votar


Berrante, assim como berimbau, são instrumentos musicais.

Não é porque emite poucas notas que deixa de sê-lo. Senão instrumentos de percussão não seriam também.

Hansen
Veterano
# mar/09 · Editado por: Hansen
· votar


Dêem um berrante para o Hermeto Pascoal. Com ele, até cola pritt vira instrumento musical. Abram a mente, oxente!

estúpido
Veterano
# mar/09
· votar


é um instrumento de corno..!!

jimmy vandrake
Veterano
# mar/09
· votar


Blackus
O tópico é bem especifico, é sobre chifre de Boi e não tambor.

Tambor é um instrumento musical por que foi criado para produzir som, no caso de percussão. Assim como outros intrumentos que são projetados para emitirem sons com a finalidade de produzir música. No caso do chifre de boi estamos tratando apenas de uma adaptação.
Para o Professor é um instrumento, para min não é.

McBonalds
Veterano
# mar/09 · Editado por: McBonalds
· votar


Eu só quero ver que música o velhinho lá da história vai tocar no teste de aplicação...=S

Lúthien Tasardur
Veterano
# mar/09
· votar


Acho que sim, pq não?

Se emite notas não é um instrumento?,

A trompa veio do chifre ;D, qm sabe o berrante não passe por uma evolução tb??

Sei lá, acho que temos que ter a mente aberta \o

Noel Rosa não fez uma música com um cara usando o dente? ahuahua

Guardião Washburn
Veterano
# mar/09 · Editado por: Guardião Washburn
· votar


como se vai dizer a formação da banda:
- eu sou o guitarrista ele o berrantista, fulano baterista....

segue entrevista...
- essa musica compus no berrante em entrada usb no pc usando tal software...

Encorer
Veterano
# mar/09
· votar


sim, com certeza.

eLa.
Veterano
# mar/09 · Editado por: eLa.
· votar


__

MutchoMatcho
Veterano
# mar/09 · Editado por: MutchoMatcho
· votar


BaNdAiD
Olha, eu acho que não é um instrumento musical no sentido comum da palavra. Basta pensar que, o intuito do berrante é conduzir a boiada. Acho que é mais uma ferramenta do que um instrumento musical...

Johnny Favorite
Berrante, assim como berimbau, são instrumentos musicais. Berrante é um instrumento músical?
Depende de quem estiver tocando.


Prof. Rosélio Araujo

Instrumento é um aparelho destinado a realizar/auxiliar alguma atividade. Todo instrumento emite algum som, ou melhor, tudo no universo produz alguma sonoridade (até o vácuo).

Dos exemplos de instrumento citados no fórum: o teclado, você utiliza ele para digitar mensagens por meio do alfabeto escrito, não pelo alfabeto sonoro (notas). Ou seja, a princípio, o teclado não foi projetado para ser um instrumento musical. Isso não quer dizer que você não possa produzir alguma música com o som das teclas dele.

Os Instrumentos Musicais são aparelhos projetados especificamente para provocar algum entendimento musical, seja em uma melodia de violão ou em sons de apitos nas marchinhas de carnaval.

De certa maneira, concordo os dois colegas que citei acima. Acho que é uma questão de analisar a função do instrumento, para qual fim o instrumento está sendo utilizado. Por exemplo: o mesmo apito utilizado nas marchinhas de carnaval não deveria ser considerado um instrumento musical quando utilizado pelos guardas de trânsito, que utilizam os silvos somente para orientar o tráfego.

Então, de que maneira o usuário utiliza o berrante? Para orientar o gado ou para participar de algum folclore musical da região dele?

Talvés a resposta esteja nesse caminho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ´Berrante é um instrumento músical?