Ukulele e Cavaquinho

    Autor Mensagem
    felipemazz
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: felipemazz


    Edit nome do topico: ukelele... eu n tinha lido direito qnd li o nome do instrumento xD

    Galera... ja q la no otro topico ngm respondeu :( e falaram q o local correto era aqui, resolvi postar aqui...

    vou apenas colar oq eu disse no otro topico:

    Galera... como eu não achei nenhuma area sobre cavaquinho, resolvi postar aqui mesmo...

    Existe a possibilidade de eu afinar o cavaquinho para tocar ukelele?
    sairia o msm som? teria GRANDES diferenças?
    pode danificar o cavaquinho?
    obrigado ;D

    pra tocar essa musica eu queria:


    Attilio
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Felipe

    Postei uma opiniao no topico

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/104801/p0#6052676

    nao sei se ajuda mas confere ta?

    Kaíque
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    U cu lele.. ê lelê.. huaheuehauaeha

    Morôni
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    São parentes, eu diria até que são duas interpretações diferentes do mesmo instrumento. (assim como o cavaco de portugal e o brasileiro tem suas diferenças também). Os portugueses viajaram muito pelo mundo e espalharam o seu instrumento portátil (cavaco), mas com o tempo em cada local ele foi ganhando uma afinação própria e algumas modificações. O Ukulele é um desses, no Havaí ele usa a afinação reentrante gCEA (embora exista a possibilidade de usar uma afinação linear com o sol grave, a famosa Low G) e suas cordas eram de tripa e agora são de Nylon (geralmente o formato tbm é de 8, mas existe o ukulele pineapple com formato de abacaxi).

    O cavaquinho ficou com cordas de aço* e a afinação mais popular no Brasil é a DGBD (aberta em G, igual a Rio Abaixo da Viola Caipira), porém existem outras usadas até aqui: DGBE (igual a do violão e do ukulele Barítono), GDAE (igual do Bandolim), etc etc...

    O Uke costuma ter uma escala maiorzinha, o braço é mais largo e tem em tamanhos maiores que o cavaquinho.

    Dá pra usar cordas de um no outro? Corda de cavaquinho no ukulele vai empenar ele e a corda de ukulele no cavaquinho até funciona, mas o som é feio (por ser feito mais robusto o som fica feio com corda de nylon).

    *A marca italiana Aquila, principal fabricante de cordas pra ukulele e alguns outros instrumentos, criou uma corda de Nylon especial para cavaquinho (com um pouco de cobre na composição). Porém, ainda é meio polêmica pq apesar de ser um som bom, não é exatamente igual.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ukulele e Cavaquinho