Luthier de violino

    Autor Mensagem
    violinovirtual
    Veterano
    # mar/09


    Ola pessoal ... estou pretendendo fazer meu primeiro violino e estou pegando basteante material e informações. Mas tenho algumas dúvidas:
    Algum material que fale qual é a posição da alma em relação ao cavalete da corda míi e outras dúvidas:
    1 - qual é a distancia das cordas no cavalete e a distancia também na pestana
    2 -a que altura que deve ficar a corda no espelho
    3 - qual é a curvatura ideal do cavale

    Essas informações são muito importantes para mim.

    Grato.

    o violista
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    A alma va embaixo do pe do cavalete (corda mi) um pouco para atras (nunca embaixo mesmo), e ahi um pouco mais praquí um pouco mais pralá, vai te dar a cor do som (mais metálico, mais obscuro, melhores graves o a inversa), esa cuestão e de muita paciença...a distancia no cavalete e pestanha, teim que ser equilibrada conforme a largura do espelho, os dedos presisam ter espaço para andar e a curvatura, suficiente para o arco não tocar as cordas vecinas. No começo iso e um pouco dificil mis com ejercicios pasando o arco muito lentamente do talón para a punta e observando bem relajado e concentrado no movimento, olhando para o ponto de contato com a corda (tal veiz ayuda ir contando lenta e pausadamente 1....2....3....4..............e praticar todo tipo de "golpes de arco" que se te ocurram ej: saltando do talón para punta...a inversa, movimentos curtos de vai-vem sobre as cordas, pasar o arco em duas cordas (cordas duplas) tentando equilibrar o som (existe bastante literatura ao respeito)....mais e só colocar tua inteligenciaa funcionar que não presisaría de tantos métodos, muita e muitaprática e cuidado com profesores, geralmente vocé estuda com uno e logo cuando vai com outro, eli costuma falar que está tudo errado, porque em realidade existem varias escolas e formas de pegar no arco, particularmente não hayo que uma seja melhor que outra, oimportante e vocé se sentir cómodo e relajado e sentir que domina o arco e que o que vocé quer está acontecendo independentemente de voc é pegar no arco com os dedos, a máo, a axila o o péeee.Aproposito estou procurando um corpo de viola clásica, pode estar quebrado e sem nada (tipo clavijas, estandarte, etc) so o corpo, se alguem souber....

    o violista
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    ha!!!sobre a altura, altas demais podem dificultar a ejecução dos dedos da mão ezq., baixas demais o som pode ficar "babando" ....agora mais altas vai favorecer uma sonoridade com mais .....impetu....mais baixas facilita a ejecução mais o som fica um pouco velado.....ou seja que existe um equilibrio em tudo isto que com certeça vocé irá hayando ao longo de tua aventura sonora com o instrumento. Desculpe as faltas de ortografía, ninguem e perfeito

    violinovirtual
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Ola pessoal. estou montando meu atelier em casa por enquanto. Muitas ferramentas eu mesmo desenvolvi. A mini plaina fiz de chumpo e deu certo. medidir de alma e o colocador de alma. Fiz outras ferramentas como a lixadeira em disco vertical e orizontal.
    estou brincando com as madeiras de pinho de riga de caixas de aviação, manacatiara, cerejeira. Não são boas madeiras para trabalhas. Houvi direx que o eucalipto dá para fazer. vcs conhecem algum fornecedor da região norte ou do parana de madeiras. O projeto do violino e medidas já tenho.
    Gostaria tambem do projeto do violoncelo somente para restauração.
    Grato a todos.


    Grtao.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luthier de violino