Campanha Nacional da Saúde Auditiva - 10 de Novembro

    Autor Mensagem
    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/09 · Editado por: MauricioBahia


    Sobre Surdez

    Bom, fiquei curioso e resolvi pesquisar sobre o assunto, até pq é um tema bastante sério. Cheguei então no site da Sociedade Brasileira de Otologia, onde promovem, anualmente, a Campanha da Saúde Auditiva, no dia 10 de novembro. Creio seja uma fonte confiável e bastante legal pra gente que toca/ouve música alta tomar conhecimento da questão e saber alguns procedimentos para evitar o problema da surdez.

    Abaixo [b]Postei duas tabela bacanas sobre decibéis
    , retirada também do site da Sociedade Brasileira de Otologia. Uma delas mostra o tempo de exposição máxima por dia, em horas (tem inclusive um exemplo sobre banda de rock):

    *************************************************

    TABELA DE DECIBÉIS - Sociedade Brasileira de Otologia
    Fonte Sonora e Tempo de exposição por dias, em horas (fala sobre banda de rock)

    *************************************************

    Abaixo, mais alguns dados interessantes que retirei do site:

    1) cerca de 15 a 20% da população em geral têm zumbido. No Brasil, significa algo em torno de 25 a 30 milhões de brasileiros. Destes, 15% se sente incomodado com o zumbido e procuram ajuda médica.

    2) a principal causa de zumbido é a perda de audição. Cerca de 30 a 35% das perdas de audição são creditados à exposição a sons intensos, sejam eles em ambiente profissional (ocupacional) ou não (trauma acústico, lazer e aparelhos eletrônicos, principalmente)

    3) o limite máximo permitido, inclusive na legislação brasileira, de exposição a sons é de 85 decibéis. A partir deste nível há risco de perda auditiva, que depende da intensidade do som (volume), tempo de exposição e sensibilidade individual. Assim, quanto maior a intensidade, maior a chance de se desenvolver surdez mesmo que a exposição seja por um período menor.

    4) o volume de aparelhos de som individuais (tocadores de mp3) podem chegar a 100-110 decibéis. Alguns países limitam o volume máximo na fabricação destes aparelhos, como o Canadá. No Brasil não há nenhuma restrição, infelizmente.

    5) O uso de ipods e similares apresenta maior risco pois os fones estão inseridos no canal auditivo e levam o som diretamente à membrana timpânica, sem nenhum meio de proteção às delicadas estruturas que compõem a orelha interna. Os fones tipo concha são os mais benéficos, claro, se usados em uma intensidade sonora adequada.

    6) a surdez relacionada à exposição a sons intensos é "cumulativa". Uma vez cessado o fator causador (exposição a ruído), a perda de audição estaciona mas não regride.

    7) o zumbido em si não é uma doença, mas um sintoma de que algo está errado nas estruturas da orelha ou pode ser manifestação de uma doença sistêmica como pressão alta, diabetes, aumento de colesterol, doenças da tireóide. Hábitos como abuso de café ou medicações (antibióticos, anti-inflamatórios, diuréticos, etc) também são fatores que podem ser causadores do zumbido.

    Abs

    -Dan
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Rencentemente descobri que eu escuto até 17.740 Hz.
    Fiquei feliz.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Vou olhar depois.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eu trabalhava num ambiente com ruidos constantes, aproximadamente 120db, com exposição de 6 horas, 12 horas e até 16 horas seguidas, durante 12 anos. Utilizava proteção auricular, mas o barulho me deixava estressado e nervoso. Hoje não suporto qualquer tipo de barulho alto, inclusive de pessoas falando.

    Lúthien Tasardur
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Já to sentindos os sintomas, to ficando surda =\, por tocar em sala e alto, mas qdo escuto mp3 chego a por no volume 1 hehe.

    Agora to usando protetores, mas nem sempre dá pq tenho que ouvir o que estou tocando.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eu tenho zumbido, realmente incomoda muito.

    fill.zanchez
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    MauricioBahia

    Hum... Então, segundo a tabela só posso ouvir meu MP3 player 6 horas por dia... rs

    Vlw pelo post, muito interessante...

    hpept
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: hpept
    · votar


    Achei um teste online para avaliar o estrago do ouvido:

    http://www.phys.unsw.edu.au/jw/hearing.html

    O meu resultado
    30Hz -15dB
    45Hz -21dB
    60Hz -30dB
    90Hz -36dB
    125Hz -48dB
    187Hz -45dB
    250Hz -45dB
    375Hz -72dB
    500Hz -72dB
    750Hz -69dB
    1kHz -69dB
    1.5kHz -69.dB
    2kHz -93dB
    3kHz -90dB
    4kHz -99dB
    6kHz -99dB
    8kHz -72dB
    16kHz -45dB

    Seria interessante comparar os nossos resultados

    mão muito lenta
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    MauricioBahia

    muito importante esse assunto, cara!
    tem até um tópico antigo meu que fala sobre isso:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/149577/

    recentemente, eu estava desconfiando do meu ouvido esquerdo, sempre toquei na igreja com os amps do lado esquerdo mas rolou uma audiometria tonal aqui na empresa p/ os funcionários e meus ouvidos estão perfeitos! mas é sempre bom tomar cuidado com a questão do volume e talz..

    KAEL METAL
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    MauricioBahia

    Cara, muito bom essa iniciativa, é um assunto de extrema importância para todos nós e muitas vezes passa despercebido.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    KAEL METAL
    mão muito lenta
    fill.zanchez

    Pois é, esse assunto era uma coisa que eu nunca dei muita importância, mas graças ao alerta de alguns usuários do FCC, fui pesquisar. É bom tomar conhecimento dos problemas que o som alto pode causar. É o tipo da coisa que precisamos ficar atentos!!!

    Pelo que li, a surdez é irreversível! :-|

    Abs

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/10
    · votar


    Um upzinho light...

    Mr. Joe
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu sofro de zumbido desde minha infância.
    É muito chato mesmo, mas meu problema não pode ser resolvido: o zumbido é causado por água bem no fundo do ouvido médio (é isto, se não me engano), e só com muitos anos é capaz dela sair (ou não).

    Tomara que esta campanha ajude quem precisa e o caso pode ser resolvido. ;)

    JP_dragon
    Veterano
    # set/10
    · votar


    tem algum site que me deixa "testar" o volume das minhas musicas,por exemplo?
    nao quero ficar surdo '-'

    CheshireCat
    Veterano
    # set/10
    · votar


    MauricioBahia

    Parece que pararam de atualizar o site, né? É uma pena. Mas tem muita informação boa lá, de qualquer forma!

    TerraSkilll
    Veterano
    # set/10
    · votar


    JP_dragon
    tem algum site que me deixa "testar" o volume das minhas musicas,por exemplo?
    Acho que isso não faz muito sentido. Mesmo que a música tenha sido gravada em altíssimo volume, se você baixar o volume do aparelho de som quando a estiver ouvindo o efeito é reduzido.
    O que você pode fazer é usar um microfone e algum software para saber se o volume no qual você está ouvindo é excessivo.

    Procurei algum software que fizesse isso. Eis o resultado:
    RTA
    Para iPHone
    S Meter Lite
    RTA (2)

    Claro, o mais indicado é um Decibelímetro (arreee!!).

    CheshireCat
    Parece que pararam de atualizar o site, né? É uma pena. Mas tem muita informação boa lá, de qualquer forma! (2)

    Só uma dúvida: no site, na seção Você sabia está escrito:

    - O ouvido humano detecta sons de 20 a 20000 Hertz, ou seja: desde o mínimo barulho de um pernilongo à noite até o de um avião a jato!

    Os hertz não tem a ver com a frequência (grave~~agudo)? O exemplo parece se referir a volume (pouco~~muito). Estaria incorreto, não?

    Abraços.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    Up!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    MauricioBahia
    Up!

    Hã???

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    Luiz Almeida: Hã???

    Hoje é o dia da campanha!

    Não entendi...

    Abs

    TerraSkilll
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    MauricioBahia
    Hoje é o dia da campanha!

    Caramba, quando vi seu up nem me liguei.

    E o site parece mesmo abandonado. Pena...

    Abraços.

    qew
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Legal.

    Ouçam com moderação.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Luiz Almeida
    Hã??? Heim??? O que foi que você disse??? Fala "dinovo" que eu não escutei!!!

    MauricioBahia
    Entendeu? Eu vi que hoje é o dia da campanha!

    Abraço.

    buddy guy
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    MauricioBahia

    Ráá....eu conheço um certo alguém por aqui,que pode disertar muito bem sobre o assunto.Não demora ele aparece por aí !!

    nichendrix
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    -Dan
    Rencentemente descobri que eu escuto até 17.740 Hz.
    Fiquei feliz.


    Teoricamente o ser humano houve até 20khz não?

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Putz, a data passou, mas o mês ainda não! :)

    Simonhead
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    MauricioBahia

    Belo up! \o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Campanha Nacional da Saúde Auditiva - 10 de Novembro