Música Fortuna e Fama

    Autor Mensagem
    SERGIAO
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: SERGIAO


    Aproveitando este meu comentário já exposto em resposta a certo tópico, e que agora me serve como descrição a este:

    É difícil uma banda ficar famosa,...uma banda sempre tem que existir...muitas bandas desistem, acabam,...mas sem dúvida aquela que persistir, lógicamente, participando de festivais, apresentações sempre que possível, divulgando suas músicas etc,...e com o passar dos anos, vai ficando em evidência...vai ficando conhecida, ou então, precisa investir muito dinheiro pra resumir o tempo,... neste último caso, nem precisa ser tão boa, basta fazer o que a grande maioria deseja,...Quanto a produtores e patrocinadores,...os interesses desse tipo de investidores são de clara preferência sobre lançar músicos e bandas ultra-pops, pois as garantias de retorno são maiores,...assim mesmo para muitos é difícil, pois a concorrência é imensa. Os estílos que fogem aos padrões de investimento, correm o risco de terem uma aceitação e fama muito reservadas. Sinto muito, mas a real é essa! Todos usam a frase ¨fama e fortuna¨, mas a real, só para um bom entendimento seria: ¨fortuna e fama¨, endenderam?...o resto é ilusão, a grande maioria dos integrantes de bandas famosas sempre fazem questão de declararem que atingiram a fama pela qualidade, por mérito, mas nós sabemos que nem sempre é assim,...ou não é bem assim.
    Os anos dourados já se passaram a muito tempo, estamos na época do investimento total, frio e calculista...
    É isso?

    mum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Parece que sim. Mas creio que isso não seja de agora.

    Bob Keyboard
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    SERGIAO





    Atualmente, o mercado fonográfico esta como um ''vulcão'' em total erupção, o numero de bandas e artistas aumentaram em um numero bastante extremo (as vezes me dá impressão de que hoje existe mais ''artistas'' do que ''público'' !



    Os anos dourados já se passaram a muito tempo, estamos na época do investimento total, frio e calculista...É isso?




    O mercado fonográfico se encontra assim desde os primórdios, acompanhe a matéria...



    Durante a década de 1950, a estratégia de integração vertical das majors garantia um forte controle da indústria fonográfica. Embora esse controle fosse limitado no tocante à criação, essas empresas buscavam ganhos de escala ao oferecer um produto homogêneo em grandes quantidades para um mercado consumidor também considerado homogêneo. Porém, fatores como o barateamento dos aparelhos de rádio em meados da década de 1960 levaram, simultaneamente, a um aumento e diversificação da demanda. Nesse cenário, a falta de flexibilidade e capacidade de oferecer diversidade fez com que o sistema de integração vertical utilizado pelas majors mostrasse sinais de esgotamento. A resposta foi o desenvolvimento, a partir da década de 1970, da estratégia de "sistema aberto" pelas majors (Lopes, 1992). Visando diversificar sua oferta, as grandes gravadoras passam a buscar novos artistas por meio de produtores independentes, muitas vezes também incorporando esses pequenos produtores ou estabelecendo contratos de distribuição com selos independentes.Produtores e selos independentes surgiram, então, como meios
    de acesso de novos artistas e novos gêneros ao mainstream, ainda marcado pelo domínio das majors nas demais atividades da cadeia. Isso gerou uma grande diversidade de novos estilos, principalmente a par tir da década de 1980, como o new wave e o rap, nascidos fora do portfólio das majors, mas que foram quase completamente incorpora dos por elas através de seus selos independentes. Além disso, novos programas musicais nas rádios e na televisão, direcionados a um público cada vez mais segmentado, foram, ao mesmo tempo, impulsionados e impulsionaram esses novos estilos musicais.Porém, essa nova diversidade não enfraqueceu o domínio das majors, que, pelo contrário, se beneficiaram do crescimento e da segmentação do mercado para consolidar ainda mais o seu poder, dessa vez principalmente sobre as atividades de produção, distribuição e comercialização. A MTV, por exemplo, um dos meios mais influentes na época, foi fundamental para o surgimento da música new wave e do rap. Mas os altos custos necessários para a produção de um videoclipe, por exemplo, favoreceram o controle das majors, que possuíam recursos financeiros maiores que artistas e selos independentes.


    SERGIAO
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: SERGIAO
    · votar


    Bob Keyboard

    Sim concordo,... o que se vê como resultado não é aquilo que se pode esperar, veja por exemplo bandas do estílo death, thrash e black metal brasileiras como Nervo Caos, Horned God, Side Effects, Violetor, e tantas outras nas quais fecharam contratos com gravadoras, mas que a grosso modo são limitadas no crescimento por falta de investimento que realmente pudessem oferecer aos integrantes margem de vantagens reais, não acontecendo posteriormente absolutamente nada de extraordinário, limitando-se apenas a gravação de um ou dois álbuns e nada mais,...onde seus cds ficam limitados a poucas tiragens, tento seus exemplares distribuidos apenas na Galeria do Rock em São Paulo, e basta!...salvo apenas poucas bandas que se pode destacar, como por exemplo: Sepultura, Krisiun, Torture Squad, Ratos de Porão. É isso que me refiro, já com outros estílos a situação é diferente, veja por exemplo, NXZero, etc.etc.etc.

    mum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    É isso que me refiro, já com outros estílos a situação é diferente, veja por exemplo, NXZero, etc.etc.etc.
    Cara, a voz do povo é a voz de deus, o velho ditado infelizmente é verdade... Acontece a mesma coisa com política hehehe

    SERGIAO
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: SERGIAO
    · votar


    mum

    Infelizmente concordo.

    Sabe...as vezes fico pensando... por exemplo, no meu caso,..tendo eu berço de criação européia, fui então criado em meio a música clássica, óperas, canções napolitanas, etc. Ora, é muito lógico pensar que meus gostos musicais, por hábito são de origens de base européia e não de origem Afra, pois eu tenho a impressão que a desinvoltura musical, a criação natural e o aparecimento de novos estílos musicais, como o metal, o rock progressivo com o aparecimento dos teclados, por exemplo, tiveram grande influencia e contribuição, resultantes e agregados a antiga música clássica, vejam o black metal, e outros, vem de uma fusão da cultura européia, onde simpatizantes dessa cultura evidentemente são mais limitados aqui na América Latina, principalmente no Brasil, onde a influência Afro e suas variações, são mais apreciadas, pela grande maioria, e pelos mesmos motivos relativos ao berço e a cultura regional, além disso, ainda se desenvolveu uma série de novos estilos derivados desses mesmos gêneros, sub-dividindo ainda mais classes distintas relativas a música popular brasileira.

    Assim, sendo eu um amante do Rock e de seus estílos derivados, e brasileiro, durante toda minha vida e até os dias de hoje, sofro todas consequências naturais e até mesmo certas discriminações.

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Os anos dourados já se passaram a muito tempo, estamos na época do investimento total, frio e calculista...É isso?

    Enquanto o dinheiro for a coisa mais importante do mundo, sim. Só vai mudar quando cair um asteróide e exterminar com 99% da raça humana. Aí a coisa mais importante do mundo será caçar ou plantar pra poder comer. Se é que existirá solo fertil ou o que caçar... Quem sabe umas baratas ou ratos deliciosos. Será "extra fun"!

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Pensando bem, acho que será 99,999% de extermínio. Se for pensar que teremos, após o impacto, chuva ácida por décadas... Quem estiver morando na Estação Espacial Internacional vai se dar bem!

    KAEL METAL
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: KAEL METAL
    · votar


    SERGIAO

    Concordo com o que você disse !

    Porém bandas podem fazer músicas com qualidades para públicos definidos, ou seja, não ser pop, e ganhar fama e fortuna mas é claro que é difícil mas é possível !
    Questões de sorte, saber aproveitar as oportunidades ou se não tiver saber criar tais oportunidades, ser bom no que faz, a banda ser unida e encontrar parceiros certos pra trilhar o caminho.

    Estamos em uma época em que é muito falado o tal "banda independente", é difícil, mas é uma boa opção que ainda está evoluindo e pode chegar a ser uma boa opção, tanto que muitas gravadoras já tentaram destruir essa onda porque acreditam que no futuro pode ameaçar a música manipulada pelas grandes gravadoras e mídia.

    qew
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Hoje em dia temos duas opções:

    "Toque por diversão, o resto é consequencia"

    ou

    "Faça uma banda poser e seja famoso"

    I.Nosferatu
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    qew

    Complementando seu raciocinio...

    "Toque por diversão, o resto é consequencia"
    E aprecie tudo que faz, faça com carinho, por amor a arte e nada mais...

    "Faça uma banda poser e seja famoso"
    Mas seja inteligente, pois não adianta tocar estilos como guns e outros e querer publico pra isso no brasil, nunca teve e nem terá, vai ficar sonhando... escolha bem o que vai fazer, a proposito, tenha dinheiro pra gastar ou seja bem apadrinhado e tenha muitos contatos de peso, principalmente tv e outras midias de massificação...

    Tirando isso, se voce fizer fama e dinheiro do nada, considere-se sortudo, como alguém que ganhasse na loteria acumulada sozinho do dia pra noite!

    E não venham com essa que é preciso só ser bom e correr atrás, que musicos assim o Brasil ta cheio!

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    E não venham com essa que é preciso só ser bom e correr atrás, que musicos assim o Brasil ta cheio!


    concordo, lógico que é preciso capacidade e perseverança, mas tbm tem que ter sorte ($$$) pra se abrirem portas e saber se aproveitar dessas oportunidades.

    mum
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Quem estiver morando na Estação Espacial Internacional vai se dar bem!
    hahaha verdade

    "Toque por diversão, o resto é consequencia"

    ou

    "Faça uma banda poser e seja famoso"

    escolha bem o que vai fazer, a proposito, tenha dinheiro pra gastar ou seja bem apadrinhado
    tem que ter sorte ($$$) pra se abrirem portas e saber se aproveitar dessas oportunidades.


    anotem ai, receita de bolo do sucesso hehehe

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    Em suma... Não vale pensar muito. O que importa é viver e ser você! (profundo...)
    huauhauh

    SERGIAO
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: SERGIAO
    · votar


    I.Nosferatu

    Olá... I.Nosferatu, é um grande prazer ter sua participação aqui neste fórum,...eu concordo plenamente com você. Pequenas coisas andam acontecendo em relação, uma delas é o programa na internet ¨Live in¨, que está abrindo uma portinha para divulgação de bandas da música underground, espero que os caras cresçam sem perder suas intenções primordiais e não acabem ¨embonecados¨.
    Acho esse programa interessante, a banda paga R$ 150,...o apresentador faz uma breve entrevista com os integrantes e depois a banda apresenta ao vivo, uma música , durante a apresentação aparece no vídeo, as formas de contato, nome da banda, dos integrantes, número do telefone, endereço do site
    etc...pelo menos é direcionado a um público específico, fortalecendo nossas bases nessa guerra!...VEJA:

    http://www.programalivein.com/

    AnaaBanana
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Concordo com o que vcs disseram, PRINCIPALMENTE com a parte de que é preciso muita grana pra investir.
    Agora pouco tava passando o Família Mtv NxCredo e, cara, que mlks filhinhos de papai!
    Tbm teve uma edição da Rolling Stone [aquelas deles pelados na capa que, eu adimito, estavam gostosinhos LOL] onde o Di fala que o papai dele montou um estúdio pra eles ensaiarem. E não pensem que é um estúdio simplório, viu? HUDAHSNIDUSY

    É foda DD:
    Eu sou vocal de uma banda e me pergunto o que o futuro nos reserva. Enquanto isso, a gente sonha, corre atrás, investe. Faz de tudo pra que vingue.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Música Fortuna e Fama