Iron Maiden, parte VI: Eu vou. . .

Autor Mensagem
james_the_bronson
Veterano
# fev/09


... fazer o "tópico dos 'C-D-E's" relativo ao álbum Virtual XI ( 1998 ). Assim eu completo, de certa forma, a minha saga, já que ficam dois álbuns com cada vocalista. O que, de algum jeito, garante que em todas as suas épocas o Iron Maiden abusou do clichê...

Bom, chega de conversinha. Vamos à tortura:

Iron Maiden - Futureal

http://www.youtube.com/watch?v=PSQX41LGIwc

0:00 ===> E C D E
0:27 ===> C D E
0:43 ===> C D E
0:46 ===> E C D E
1:42 ===> C D E
2:03 ===> C D E

Essa música, entre tantas outras, é daquelas que "valem por outras" que não têm o "C-D-E". Basta ver em quantas "partes diferentes" eles usam a seeqüência...

E também as linhas melódicas na guitarra também estão na mesma região das frasezinhas de "Hallowed Be thy Name" e "The Trooper"...

Comentário bônus: Dav imortalizou essa música também...

================================================================

Iron Maiden - The Angel and the Gambler

http://www.youtube.com/watch?v=ZLUZxdVtTH8

5:12 ===> F G A
7:28 ===> F G A
7:58 ===> A D F G A

================================================================

Iron Maiden - Lightning Strikes Twice

http://www.youtube.com/watch?v=Y-DbNLeV0TI

Essa não tem! Mais uma que vive nos sets da banda, hoho!!!

================================================================

Iron Maiden - the Clansman

http://www.youtube.com/watch?v=brF25DmTtHs

0:06 ===> F G A
0:42 ===> F G A
3:38 ===> F G A
3:48 ===> F G A
6:53 ===> F G A

Nem preciso falar que é maaaaaaaaaaaaaaaais uma onde eles mandam o "pseudo-arpejo" de tônica e quinta...

E toma-lhe de "ôÔô" lá no meio. E nem estou me focando nisso, se bobear até deixei passar algum "clichê secundário" sem querer...

================================================================

Iron Maiden - When Two Worlds Collide

http://www.youtube.com/watch?v=SbfGJZuFEjw

1:10 ===> G A B

Mais "ôÔô" no final...

Mais cavalgada do mesmo ritmo no refrão e sei lá onde mais...

O curioso nessa é que numa base de um dos solos eles se esforçam até para evitar o "C-D-E". Só que fica meio que uma lambançazinha huehuehuehue:

E G C A
C G E
E G C D
G A E

Aí quando a voz voltou, deu um pouco de pena. Tá meio videoke, né???

================================================================

Iron Maiden - The Educated Fool

http://www.youtube.com/watch?v=s6Hlw0w3tOA

0:24 ===> C D E
0:48 ===> C D E
1:03 ===> E C D E
2:28 ===> E G C D E
3:09 ===> E C D E
3:38 ===> E C D E ( no contrabaixo )

Novamente o "arpejo falseta"

================================================================


Iron Maiden - Don't Look to the Eyes of the Stranger

http://www.youtube.com/watch?v=dqGyVQbBFWQ

5:46 ===> E F# G#
6:03 ===> E F# G#

Quase que eu deixava passar!!!

================================================================


Iron Maiden - Como Estais Amigo

http://www.youtube.com/watch?v=H5OLAm1OVME

0:36 ===> Bb C D
0:48 ===> Bb C D
2:59 ===> Bb C D

Ah sim, daqui do meu pobre espanhol, eu acredito que o nome deveria ser "Como Estais, Amigos?", "Como Está, Amigo?" ou "Como Están, Amigos?", mas sei lá...

O Blaze Bailey cantou com nariz entupido???

================================================================

Conclusão: É impressionante como tem gente que acha que EU forço barra e acha que a bandeca não...

Ou então como forçam dizendo que "nem todo riff é feito só de 'C-D-E', muitos são só o final do trecho". Três respostas, pode escolher qualquer análise combinatória que inclua pelo menos uma resposta:

- Já nem dá mais para chamar as bases do Maiden de "riffs". Estão muito mais para harmonias do que riffs realmente.

- MUITAS das bases são APENAS "C-D-E", ou "E-C-D-E". Esse disco então tem vários momentos assim.

- Mesmo quando só termina com "C-D-E", ainda assim é repetitivo o bastante, afinal de contas eles estão usando justamente essa "resolução" e transformando-a em clichê.

Falando um pouco sobre "se vender" - e o Iron Maiden é mestre nisso - vale ressaltar um trecho do artigo sobre o disco na wikipedia:

embora tenha sido impulsionado por algumas estratégias de marketing da banda, como jogos de futebol entre os integrantes realizados durante a turnê(temática alcançada a partir do título "Virtual Onze", lembrando onze jogadores da partida de futebol, presente também na capa do álbum) e o lançamento posterior do jogo Eddie Hunter, um jogo de tiro em primeira pessoa protagonizado pelo mascote da banda, Eddie, com a trilha sonora composta das 20 músicas mais populares do Iron Maiden

Outros trechos que merecem destaque são os que falam sobre "The Angel and the Gambler" e sobre "Don't Look To The Eyes Of A Stranger":

Sua letra não é como em Alexander the Great ou Rime of the Acient Mariner que se desenvolve uma narrativa, e tem o refrão é repetido cerca de 22 vezes.

No entanto, tem a mesma problemática das outras músicas de Virtual XI, seu tempo excessivo, e novamente como em "The Angel and the Glamber", há a repetição demasiada do refrão.

E finalmente: 7 músicas de 8. O que significa 87,5% do disco. E no placar geral 48/58, mais ou menos 82% de músicas contendo "C-D-E" pelo menos uma vez /o\ ...

Bruce Maiden
Veterano
# fev/09
· votar


Tsc tsc tsc

Sir Cam
Veterano
# fev/09
· votar


A saga ressurge das cinzas!

Pois é, é inegável que o Iron Maiden repita a sua fórmula, não há como ir contra os fatos. Gosto da banda, inclusive vou no show (\m/), mas as harmonias são limitadas.

Clauber guns
Veterano
# fev/09
· votar


Cara vc com teus posts são mais repetitivos que toda a discografia do Maiden.

E não sei se você sabe mas nem todo mundo toca guitarra, quem não manja, não tem a minima noção do que tú ta falando.

Mas enfim...
cada um posta o que quer.

Sniper
Veterano
# fev/09
· votar


james_the_bronson

Escreve um livro com todas as analises
Iron Maiden: The C-D-E Journey \o/

james_the_bronson
Veterano
# fev/09
· votar


Clauber guns

Aqui eu falo brevemente sobre isso...

Mas não precisaria. É um fórum de música e de músicos, comenta quem quiser/puder...

ROo
Veterano
# fev/09
· votar


iohaehiuahiuahoiuhiouaeh
por 2 segundos eu achei que você ia admitir que ia no show do Iron.

Zuzza
Veterano
# fev/09
· votar


Rapaz... Como tem gente herege neste fórum.

Johnny Favorite
Veterano
# fev/09
· votar


james_the_bronson

Tá, mas qual é o problema disso ai?

james_the_bronson
Veterano
# fev/09
· votar


Johnny Favorite

Problema, quem falou nisso :O ???

janick
Veterano
# fev/09
· votar


E o Iron Maiden continua ganhando milhões com o C-D-E e você desperdiçando seu tempo e dinheiro aqui =)


E como já disseram, FODA é uma banda que com 3 acordes consegue ser criativa de criar tantas canções diversas.

james_the_bronson
Veterano
# fev/09 · Editado por: james_the_bronson
· votar


janick
E o Iron Maiden continua ganhando milhões com o C-D-E e você desperdiçando seu tempo e dinheiro aqui =)

Por que eu estaria desperdiçando meu tempo? Só por ter escutado um disco do Iron Maiden? Que isso, tem gente que escuta todos os dias ^^ !!!

Não seja tão cruel com a bandeca :] ...

E como já disseram, FODA é uma banda que com 3 acordes consegue ser criativa de criar tantas canções diversas.

Criativa? Diversas òÔ ???

Pensei que diversidade estivesse relacionado a coisas diferentes, mas beleza :] ...

janick
Veterano
# fev/09
· votar


james_the_bronson
Cara, você pensa de uma forma muito negativa. Como uma banda pode fazer tantas músicas, com diversas sonoridades, usando C-D-E, C-D-E, e etc? Eles tem que ser muito bons pra conseguirem fazer tantas musicas boas com apenas sequencias de 3 acordes. =P

james_the_bronson
Veterano
# fev/09
· votar


janick

Porque é justamente o contrário. As músicas que não têm "C-D-E" soam como as que tem até ^^ ...

E basta ser capaz de escutar um "C-D-E", memorizar e repetir, tipo "lalala" para conseguir notar o quanto as músicas são redundantes :] ...

ROo
Veterano
# fev/09
· votar


Sei que vou tomar um porre de negativo.
Mas também acho Iron chato pra caralho.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# fev/09 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


Putz, nao sei o q eh mais chato:

500 topicos por dia falando " Usei a busca e nao axei nada, alguem sabe me dizer que SG eu compro com 700 reais"?
ou senao
"to entre metal zone ou jackhammer, alguem me fala um pouco sobre eles"?
ou senao
"iron maiden eh c-d-e, nhe nhe nhe".


sobre o nome da musica "como estais amigos"
esta correto o espanhol ai. Mas eh usado na espanha mais, na america latina eh mto raro usar o "estais" ...
essa musica foi homenagem aos soldados da guerra das malvinas...


qq vc ta falando de Marketing do Iron? de se vender? falou o fan de metallica, que nao sao nada vendidos neh?

E q q vc entende de MKT pra criticar o marketing do Iron? q eh uma coisa fenomenal e muito bem feito, que dá muito resultado?
Bah meu, cala a boca um pouco. Falar isso do C-D-E tudo bem, pois de fato é o q esta presente nas musicas. Agora, sair e começar a falar de Mkt do iron e essas coisas, vc tá cagando pela boca dai.

ROo
Veterano
# fev/09
· votar


Dav imortalizou essa música também...
Grande Dav, esse sim era mestre!

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# fev/09
· votar


Vocês precisam de um monte de notas para fazer música, o Iron só C-D-E.

....

james_the_bronson
Veterano
# fev/09 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
sobre o nome da musica "como estais amigos"
esta correto o espanhol ai. Mas eh usado na espanha mais, na america latina eh mto raro usar o "estais" ...
essa musica foi homenagem aos soldados da guerra das malvinas...


Para mim o "estais" é para a segunda pessoa do plural, "vosotros". Sendo plural, teria que ser "amigos". Mas se você diz...

qq vc ta falando de Marketing do Iron? de se vender? falou o fan de metallica, que nao sao nada vendidos neh?

Ué, mas o Metallica todo mundo chama de "vendido", qual é a novidade aí???

E q q vc entende de MKT pra criticar o marketing do Iron? q eh uma coisa fenomenal e muito bem feito, que dá muito resultado?
Bah meu, cala a boca um pouco. Falar isso do C-D-E tudo bem, pois de fato é o q esta presente nas musicas. Agora, sair e começar a falar de Mkt do iron e essas coisas, vc tá cagando pela boca dai.


Não fui eu que disse, foi o artigo da wikipedia sobre o álbum ^^ !!!

E eu entendo de: Fizeram um monte de coisa para promover a banda/o disco e para ganhar mais dinheiro, oras. Isso, somado ao mascote, ao teatrinho, roupinhas, brinquedos, faz deles uma banda marketeira, talvez a mais marketeira de todas :] ...

Discípulo do Olavo de Carvalho
Vocês precisam de um monte de notas para fazer música, o Iron só C-D-E.

....


haushaushaushaushauhush, Mc Créu nem notas usa se bobear...

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# fev/09
· votar


E eu entendo de: Fizeram um monte de coisa para promover a banda/o disco e para ganhar mais dinheiro, oras. Isso, somado ao mascote, ao teatrinho, roupinhas, brinquedos, faz deles uma banda marketeira, talvez a mais marketeira de todas :] ...

exato, e eh um marketing MUITO bem feito, diga-se de passagem. Qual é o problema nisso?

Vc tá confundindo o "ser vendido". Feio é se vender e se entregar à onda musical do momento, e sair fazendo emocore, sertanejo universitario essa coisas.
Outra coisa é saber ser marketeiro e explorar o poder da Marca que virou o Iron Maiden! Qual é o problema em saber fazer dinheiro? Eles por acaso sao padres e fizeram voto de pobreza?

Feio é aceitar patricipar de um especial da Mtv onde suas musicas sao cantadas pelo Korn (tudo bem ateh) e AVRIL LAVIGNE. Isso é triste e ser vendido =)

Para mim o "estais" é para a segunda pessoa do plural, "vosotros". Sendo plural, teri que ser "amigos. Mas se você diz...

1 - O nome da musica é "como estais amigoS".
2- O "eis e ais" se usa pra singular sim. " que haceis", "no jodais", "como estais".

james_the_bronson
Veterano
# fev/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
exato, e eh um marketing MUITO bem feito, diga-se de passagem. Qual é o problema nisso?

Nenhum, do mesmo modo que não vejo problema nenhum no marketing que o Metallica faz...

Vc tá confundindo o "ser vendido". Feio é se vender e se entregar à onda musical do momento, e sair fazendo emocore, sertanejo universitario essa coisas.
Outra coisa é saber ser marketeiro e explorar o poder da Marca que virou o Iron Maiden! Qual é o problema em saber fazer dinheiro? Eles por acaso sao padres e fizeram voto de pobreza?


Não senhor. Isso de "se entregar à moda" é muito difícil de se dizer ( especialmente em bandas de Rock/Metal ). O próprio Metallica é a prova disso, eles são capazes de tocar o que querem, ir e voltar em qualquer estilo, como provaram recentemente. Nem por isso deixaram de desafiar a si próprios tocando outros estilos...

Por dinheiro ou não, isso não parece fazer diferença...

Já o Maiden, parece que nem dinheiro é capaz de estimulá-los a compôr a segunda música, hahahaha!!!

james_the_bronson
Veterano
# fev/09
· votar


Feio é aceitar patricipar de um especial da Mtv onde suas musicas sao cantadas pelo Korn (tudo bem ateh) e AVRIL LAVIGNE. Isso é triste e ser vendido =)

Por quê???

Todo mundo é vendido, sem exceção. Os que não são não cobram por ingresso de show nem por venda de disco...

1 - O nome da musica é "como estais amigoS".
2- O "eis e ais" se usa pra singular sim. " que haceis", "no jodais", "como estais".


Não encontrei assim no vídeo, e acho que nem na wikipedia. Mas beleza...

E o "estais" só achei como segunda pessoa do plural. Tanto é que eu fui confirmar aqui no Google e busquei "donde tu estais" e os primeiros resultados são "donde estás tú?"...

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# fev/09
· votar



haushaushaushaushauhush, Mc Créu nem notas usa se bobear...


Não desvie o assunto. Estou falando de música.

james_the_bronson
Veterano
# fev/09 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Discípulo do Olavo de Carvalho

Não desviei...

Sniper
Veterano
# fev/09
· votar


james_the_bronson

Já encheu o saco esses tópicos, la no segundo tópico vc ja conseguiu provar que o Maiden é repetitivo entao pq continua? pq esse ódio todo?
Ninguem vai deixar de ouvir por causa disso e nenhum fã quer que eles mudem de estilo, se eu quiser ouvir algo diferente vou ouvir outra banda oras...

O próprio Metallica é a prova disso, eles são capazes de tocar o que querem, ir e voltar em qualquer estilo, como provaram recentemente. Nem por isso deixaram de desafiar a si próprios tocando outros estilos...


Eu preferia que eles tivessem continuado fazendo o mesmo som da época do Master, mas pelo visto, pra vc, até se eles resolverem tocar pagode vc vai achar bom e vir com esse papo de que "eles evoluiram"

james_the_bronson
Veterano
# fev/09
· votar


Sniper
Já encheu o saco esses tópicos, la no segundo tópico vc ja conseguiu provar que o Maiden é repetitivo entao pq continua?

Porque tem gente que pede para eu continuar, porque eu mesmo tenho a curiosidade de ver como eles são exageradamente limitados :] ...

Mais de um motivo. Talvez até haja mais bons motivos ;) ...

pq esse ódio todo?

Não tenho ódio ou :D !!!

Ninguem vai deixar de ouvir por causa disso e nenhum fã quer que eles mudem de estilo, se eu quiser ouvir algo diferente vou ouvir outra banda oras...

Eu também faço exatamente isso ^^ ...

Eu preferia que eles tivessem continuado fazendo o mesmo som da época do Master, mas pelo visto, pra vc, até se eles resolverem tocar pagode vc vai achar bom e vir com esse papo de que "eles evoluiram"

Eu também preferiria. Bem como preferiria que o Black Sabbath tivesse mantido o som da época do Ozzy. E se eu estivesse vivo em 1970, eu provavelmente iria achar melhor nem sair da linha dos dois primeiros. Aí me ferraria por perder algumas boas músicas, na minha opinião, dos outros...

Nem por isso, a fase mais experimental com Ozzy é "lixo". O mesmo vale para a fase mais Happy Metal que veio com o Dio. Ao contrário, o Sabbath também provou que é capaz de variar bastante...

Engraçado o nível de cabacisse musical aqui, não conseguem enxergar que isso acontece com a maioria das bandas. Sempre cito Megadeth e Pantera, hoje citei o Sabbath só para variar...

Sniper
Veterano
# fev/09
· votar


james_the_bronson
Engraçado o nível de cabacisse musical aqui, não conseguem enxergar que isso acontece com a maioria das bandas. Sempre cito Megadeth e Pantera, hoje citei o Sabbath só para variar...


Entre o Killers e o Somewhere in Time vejo uma boa diferença

Thiagainas
Veterano
# fev/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Feio é aceitar patricipar de um especial da Mtv onde suas musicas sao cantadas pelo Korn (tudo bem ateh) e AVRIL LAVIGNE. Isso é triste e ser vendido =)

acho q ateh a Avril Lavigne tem mais do q soh um C-D-E nas musikas dela, são mto mais variadas do q as do Iron...

sinceramente repseito o Iron, mas eu num tenho saco nenhum pra ouvir, curtia soh a wicker man pra mim jah era o suficiente, acho q justamente por ter ouvido as outras e não ter encontrado diferença...

soh q eu curto MEtallica pra cacete, e fiko puto quando entra uns caras q nem tu e vem falar dos cara serem vendidos...

seguinte, se a banda q vc curte não tem colhões pra conseguirem compor alem dakilo q sabem, ou seja, se sua banda soh faz mais do mesmo, não me venha dizer q as demais bandas q mudam de estilo e sempre criam algo novo são vendidos...

quem ouve MEtallica sabe mto bem q Metallica passou pelas fases q passo e tem orgulho e toka sempre nos shows cada musika de cada passagem...inclusive St Anger...

e q mesmo vc menosprezando figuras como Korn e Avril...q eu tb não gosto mto mas tenho respeito por eles...

ouvindo a Avril tokando Fuel tive mto mais respeito, pq a musika fiko dahora e mto bem interpretada...

deixar outras bandas tokarem no MTV não signifika ser vendido, apenas pra vc e outra meia duzia de frustrados pelo sucesso do Metallica...

Thiagainas
Veterano
# fev/09 · Editado por: Thiagainas
· votar


Sniper
Eu preferia que eles tivessem continuado fazendo o mesmo som da época do Master

acho q seria mto loko mesmo se eles tivessem continuado, mas penso q por outro lado não, o Black eles mudaram e eh um puta de um album foda, pra mim um dos melhores albuns q jah ouvi, ouço ele de cabo a rabo...

acho q mudaria algumas musikas do Load e do Reload, mas manteria Mamas Said, Fuel, OutLAw Torn, Bleeding Me, Hero of The Day, Until It Sleeps, Memory Remains, King Nothing,
acho essas musicas do caraleo e todas elas fazem parte do q eh o Metallica hj...

acho q o Metallica eh foda pelo q ele eh, não pelo q deveria ter sido...

soh q tudo eh mto questão de opniões, eu gosto da mudança do MEtallica , do mesmo jeito q boa parte gosta das repetições do Iron...

cada um eh cada um...

Bizet
Veterano
# fev/09 · Editado por: Bizet
· votar


james_the_bronson
Carma, não vou postar um CD de covers de novo. :/

Mas tem umas músicas que soam bem diferentes. Tipo, a Stranger in a Strange Land - minha preferida, as passagens de teclado me fazem sentir jogando Final Fight... vai entender! - e Revelations. Sabe me dizer se elas são realmente diferentes ou se são meus ouvidos?

De qualquer forma, acho que criativos uma vez eles foram, quando "criaram" o som deles. Qualquer um que ouve uma música do Iron sabe que é da banda. Se bem que eu não sei se isso acontece por eles terem sido criativos ou se é justamente por eles serem repetitivos, ou alguma fusão bizarra dos dois motivos auhauhauhauha

Podia ser o vocal que faz o som reconhecível também... Não conheço um timbre realmente parecido com o do Bruce, e já vi gente não sabendo que X era do Iron porque era com o Paul (Killers).

De qualquer forma, uma das coisas que eu gosto mesmo na banda é que eles dão um destaque no baixo que eu não vejo em outras.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Iron Maiden, parte VI: Eu vou. . .