Nacional = Descaso! Qual sua justificativa?

Autor Mensagem
shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


I.Nosferatu
Cara, independente de a gente gostar ou não, elas fazem seu trabalho, às vezes não compreendemos bem esse trabalho, mas isso não significa que seja ruim, é nossa mentalidade, preferimos ir ver os estranjeiros como voce mesmo cita, do que apreciar o trabalho nacional que muita vez não deixa a desejar, voce iria ver o Vodu (hummm. Christhian) e não veria outras bandas que foram citadas que tem trabalho proprio também de primeira e o fazem bem feito, inclusive eu duvido que os caras do Vodu ou qualquer outra banda nacional que voce curta não desse um apoio a essas bandas incentivando-o a ir apreciar sim o trabalho nacional, porque eles sabem o quanto menosprezado ele é.

Mas voce percebe que quando vamos sempre dar apoio para as grandes que vem de fora sem reservar um tempo para conhecer e entender o trabalho nacional (que diga-se de passagem em se tratando de metal tem otimas bandas), voce realmente nunca vai quebrar esse preconceito de que é ruim... eu sei que voce e outras pessoas conseguem ouvir qualquer banda de outro pais, dias afinco, mas nunca usam sequer um terço desse tempo apreciando trabalho nacional, e não me diga que não é bem assim, sempre foi!!! Gostar de algo que voce não da atenção, é um pouco dificil, voce não acha?


Não aprecio trabalho nem nacional, nem estrangeiro. Aprecio música e ponto final. De onde vem realmente não me interessa e nunca me preocupei com isso. Falei das duas bandas, Vodu e Tempestt porque vi tocando e achei muito foda, gostei e pronto, só isso.

Tem muitos músicos brasileiros de renome internacional que fazem bons trabalhos também e nem se me pagassem eu veria um show inteiro. Porque não gosto.

As bandas que eu não conheço eu não posso comentar a respeito realmente. Mas me diga aí, sou eu que tenho que sair correndo atrás das bandas para conhecê-las? A Vodu mesmo eu conheci exatamente por conta do Christhian. A Tempestt porque vi os caras abrindo um show. Já algumas outras como a Hangar eu conheci pela divulgação mesmo, mas não tenho vontade de ver um show dos caras. Fazer o que?

Realmente se você considera descaso o fato de que eu não fico garimpando por aí atrás de novas bandas com um som legal, então tenho descaso sim tanto com bandas nacionais quanto internacionais. Não vou fazer isso porque não tenho nem tempo, nem paciência.

Resumindo um pouco, meu gosto pessoal não pode ser encarado como preconceito. Vou a shows de bandas pelas quais eu tenha interesse em ver o show oras. Pagar entrada só por que quer ajudar as bandas é esmola, não é valorizar o trabalho.

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


shoyoninja

Meu, o foda de entrar nesses assuntos contigo é que voce sempre (já falamos sobre algo parecido) embola a conversa e fala de gosto, que gosta de musica boa, que vai dar esmola, que não tem preconceito mas não gosta de nenhuma banda nacional,e etc... Quando se joga a ideia de que voce deveria (não que seja obrigatorio) pelo menos conhecer os trabalhos (e não são bandas de garagem ou de baixa qualidade musical, mais) voce pula fora rapidinho e da sua justificativa um tanto sem nexo... da mesma forma que voce teve contato com o Vodu o material de outras bandas nacionais tah ai disponivel, basta um minimo de interesse... e esse é o caso, embora voce negue o desinteresse é maior! Na boa eu não consigo conceber a ideia que existam pessoas que apreciem musica e não gostem de descobrir algo novo, principalmente pra saber como esse tipo de musica que se gosta repercurte em seu pais!

Voce poderia poupar-nos de suas justificativas, pois chegará um momento que elas parecerão estupidas! Sem querer te ofender, mas elas já estão sendo...

macaco veio
Veterano
# jan/09
· votar


Macaco voce poderia ser mais especifico, a quais produtos se refere, cite dois ou mais modelos compativeis na mesma categoria, faça a comparação de todos os itens e cite suas experiencias com cada um desses produtos.

Tipo se voce acha que os produtos feito nos EUA são melhores, até porque tem melhor investimento mercadologico e retorno pra isso, qual sua posição na melhoria dos produtos nacionais,

Na area musical eu poderia citar varios, alem de eu ser tecnico de eletronica eu sou um curioso em tudo que eh equipamento, jamais precisei chamar um tecnico de alguma coisa pra consertar pra mim, abro tudo que eh equipamento (de tvs a computador) e ate automovel que entendo muito pouco primeiro tento consertar antes de levar num mecanico. Sou aquele cara chato que discute com o lojista na hora de comprar, (ja fui em fabrica reclamar de produto). sou aquele observador que analisa um simples parafuso.
Como tenho minha vida divida entre USA e Brasil (a 24 anos) posso afirmar o que digo. dou lhe um exemplo que me pede: toda a chamada linha branca brasileira (geladeiras, fogoes, microndas, etc) nao chega nem aos pes da americana.
Minha posicao pra melhoria dos produtos nacionais: simples: dolar 1 x 1, fabricar dinheiro (notas de 100 e 500 reais) e soltar dinheiro no povo pra gastar e que se dane os outros paises. o governo parar de explorar e enganar o brasileiro e valorizar o ser humano brasileiro e faze-lo ser rico e que se foda-se o resto do mundo. deixar o brasileiro comprar, usar, jogar fora, comprar de novo, poluir e essa coisas todas que fazem o povo americano. vai ter nego que vai morre de tanto tomar cachaca e trepar mas vai ter nego que vai estudar montar firmas e produzir coisas boas. Se nao for assim meu caro, nao tem jeito, vai ser a mesma coisa de geracao pra geracao.
o governo sempre pedindo o povo pra economizer luz, agua etc e viver na miseria enquanto ele o governo gasta pra si proprio com o bom e do melhor e importado.

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


I.Nosferatu
Meu, o foda de entrar nesses assuntos contigo é que voce sempre (já falamos sobre algo parecido) embola a conversa e fala de gosto, que gosta de musica boa, que vai dar esmola, que não tem preconceito mas não gosta de nenhuma banda nacional,e etc... Quando se joga a ideia de que voce deveria (não que seja obrigatorio) pelo menos conhecer os trabalhos (e não são bandas de garagem ou de baixa qualidade musical, mais) voce pula fora rapidinho e da sua justificativa um tanto sem nexo... da mesma forma que voce teve contato com o Vodu o material de outras bandas nacionais tah ai disponivel, basta um minimo de interesse... e esse é o caso, embora voce negue o desinteresse é maior! Na boa eu não consigo conceber a ideia que existam pessoas que apreciem musica e não gostem de descobrir algo novo, principalmente pra saber como esse tipo de musica que se gosta repercurte em seu pais!

Voce poderia poupar-nos de suas justificativas, pois chegará um momento que elas parecerão estupidas! Sem querer te ofender, mas elas já estão sendo...


Não estou negando, eu realmente não tenho interesse em ficar procurando bandas novas por conta própria, normalmente não. Mas o fato de ser nacional ou não não tem nada a ver com isso portanto NÃO é preconceito.

E afirmo com 99,9% de segurança que o mesmo ocorre com a maioria das outras pessoas e que atribuir isso a preconceito é um erro. Falta de divulgação sim é o problema. Existem pessoas que gostam de procurar, imagino que você seja uma, excelente, mas cobrar isso do resto do mundo é insanidade.

Também não estou falando que é fácil divulgar o trabalho de forma tão ampla ou que é incompetência. Mas é assim que as coisas são oras, é foda, é difícil pra cacete. Tentar dar um lado dramático para a coisa e chamar de preconceito só vai tornar mais difícil ainda.

Isso sim eu considero uma estupidez, porque você está disfarçando o problema e jogando ele para o público ao invés de tentar enfrentá-lo.

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


shoyoninja

Falta de divulgação sim é o problema.
Nem tanto, das bandas citadas aqui tem uma repercussão legal na midia, não se trata desse tipo de banda, como disse já são bandas de estrada e tempo de carreira, tem seu trabalho e ora e outra estão na midia, não tão exageradamente quanto as estranjeiras mas numa proporção razoavel... nesse caso eu acho que não vale o comentario!

Não é disfarçar o problema, há preconceito e descaso sim, não tem como negar, isso sim seria não enfrentar o problema e jogar a culpa nos musicos, na industria, na midia, no governo... não é drama, é realidade e ainda bem que tem algumas pessoas que dão valor, gostam e quando possivel vão sim aos shows (que por sinal alguns lotam) dessas bandas, mas realmente elas não tem tanto reconhecimento quanto poderia ter por causa dessa mentalidade (principalmente no rock) que o que vem de fora é melhor!

Prova disso é o proprio Sepultura, que já era uma banda boa em seu estilo em seus primeiros discos, mas que não tinham tanta repercussão na midia como agora, e o que aconteceu... o Max precisou levar seu trabalho pra fora, que começou a circular na Europa e EUA e com o brasileiro sempre com seus olhos voltados pra esse mercado, ignorando o interno, importou uma "grande banda brasileira" de metal lá de fora...

Nesse lance acho até que o Rap, Pop, Hip/Hop, Funk, Sertanejo (atual), entre outros estilos levem vantagem ao rock, porque são copias baratas mesmo, (o sertanejo do country) mas mesmo eles gostando do importado e original, os artistas que se propoem a isso, tem melhor reconhecimento, embora todo mundo saiba da porcaria que façam, o mercado interno é bem receptivo pra eles e o reconhecimento (até por letras bobas) vem... embora isso nos deixe indignados muitos deles nunca tiveram respaldo da midia, vai de mão em mão e chegaram lá!

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


macaco veio

Cara, engraçado voce falar sobre produtos nacionais de linha branca, desde que me casei os produtos que comprei são todos nacionais, nunca deram problema, somente me desfiz da 1ª geladeira porque ela era muito pequena, mas a que a substituiu é nacional também e jamais tive algum problema com isso e tampouco conheço alguém que tenha... que os produtos linha branca americanos (que não conheço) possam ser mais luxuosos e bem acabados que os nacionais eu poderia acreditar, mas em se tratando de funcionalidade, acho que estão no mesmo patamar.

Minha posicao pra melhoria dos produtos nacionais: simples: dolar 1 x 1, fabricar dinheiro (notas de 100 e 500 reais) e soltar dinheiro no povo pra gastar e que se dane os outros paises. o governo parar de explorar e enganar o brasileiro e valorizar o ser humano brasileiro e faze-lo ser rico e que se foda-se o resto do mundo. deixar o brasileiro comprar, usar, jogar fora, comprar de novo, poluir e essa coisas todas que fazem o povo americano. vai ter nego que vai morre de tanto tomar cachaca e trepar mas vai ter nego que vai estudar montar firmas e produzir coisas boas. Se nao for assim meu caro, nao tem jeito, vai ser a mesma coisa de geracao pra geracao.
o governo sempre pedindo o povo pra economizer luz, agua etc e viver na miseria enquanto ele o governo gasta pra si proprio com o bom e do melhor e importado


Cara, até concordo que a politica (mais os politicos) atrapalham o desenvolvimento do nosso pais, mas o que tá la em cima é o reflexo do que esta nas diversas camadas da sociedade, se há corrupto lá, existe corrupção nos orgãos e empresas... entre outras coisas. O proprio brasileiro é a raiz do seu problema, suas proprias ações montam sua realidade, e o que estamos discutindo nesse topico é uma delas!

Embora seja utopico dolar 1x1 e que o governo solte dinheiro na mão do povo, já o bolsa familia e outros programas sociais (que diga-se de passagem, isso sim é esmola!) que são amplamente discutidos e sujeitos de extinção à qualquer tempo devido as politicas contraditorias, não são sequer um esboço do que realmente deveria existir...

Embora acredite sim que deve existir maior poder de aquisição nas mãos das pessoas, até porque nesse ponto eu concordo com voce que isso é o que faz a economia e o pais caminhar... Mas com essa mentalidade, imagina dolar 1x1, dinheiro no bolso sobrando, pra onde iria esse dinheiro no primeiro instante? Pra fora... isso é inegavel, aqui dentro esse dinheiro vai em alimento e olhe lá... porque algumas coisas importadas mesmo em alimentos são tidas como melhores. Poucos investiriam em educação, qualidade de vida, investimento financeiro e coisas que melhorem a realidade no brasil... Voce compreende que a situação é um pouco mais complicada e que isso não mudaria a situação dos produtos aqui, e que talvez até tirasse empregos e retrocedesse a situação ao invés de melhorar?

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


I.Nosferatu
Nem tanto, das bandas citadas aqui tem uma repercussão legal na midia, não se trata desse tipo de banda, como disse já são bandas de estrada e tempo de carreira, tem seu trabalho e ora e outra estão na midia, não tão exageradamente quanto as estranjeiras mas numa proporção razoavel... nesse caso eu acho que não vale o comentario!

Supultura e Angra sim, agora Tempestt?

Se eu não os visse tocando por acaso, nem saberia que existiam. E acho o som deles muito melhor do que das outras duas, inclusive veria um show dos caras tranquilamente.


Não é disfarçar o problema, há preconceito e descaso sim, não tem como negar, isso sim seria não enfrentar o problema e jogar a culpa nos musicos, na industria, na midia, no governo... não é drama, é realidade e ainda bem que tem algumas pessoas que dão valor, gostam e quando possivel vão sim aos shows (que por sinal alguns lotam) dessas bandas, mas realmente elas não tem tanto reconhecimento quanto poderia ter por causa dessa mentalidade (principalmente no rock) que o que vem de fora é melhor!


Você simplesmente ignorou tudo o que eu disse e reafirmou a mesma coisa que você vem insistindo desde o começo.

Não é preconceito, não sou obrigado a gostar de nada só porque é nacional. Preconceito haveria se eu me recusasse até a ouvir o que é feito aqui, e não é o caso. Agora se uma pessoa escuta, acha mais ou menos e não se anima para ir ver um show ela é preconceituosa??? Não é.

E duvido muito que alguma banda sobreviva apenas com a boa vontade dessas pessoas cheias de bondade no coração que vão ao show apenas para incentivá-los. A maioria que lota esses shows está lá simplesmente porque gostam de ouvir, ponto final.

Prova disso é o proprio Sepultura, que já era uma banda boa em seu estilo em seus primeiros discos, mas que não tinham tanta repercussão na midia como agora, e o que aconteceu... o Max precisou levar seu trabalho pra fora, que começou a circular na Europa e EUA e com o brasileiro sempre com seus olhos voltados pra esse mercado, ignorando o interno, importou uma "grande banda brasileira" de metal lá de fora...

Eu nunca gostei, nem antes, nem depois. Tem umas duas músicas que eu até acho legal, mas não iria a um show (e também não deve ser barato por sinal).

Nesse lance acho até que o Rap, Pop, Hip/Hop, Funk, Sertanejo (atual), entre outros estilos levem vantagem ao rock, porque são copias baratas mesmo, (o sertanejo do country) mas mesmo eles gostando do importado e original, os artistas que se propoem a isso, tem melhor reconhecimento, embora todo mundo saiba da porcaria que façam, o mercado interno é bem receptivo pra eles e o reconhecimento (até por letras bobas) vem... embora isso nos deixe indignados muitos deles nunca tiveram respaldo da midia, vai de mão em mão e chegaram lá!


Sei, e você realmente acha que esse tipo de música tem público porque as pessoas que escutam querem "valorizar os artistas nacionais"? -.-

É questão de gosto, e o gosto está ligado à formação cultural de cada um. Nossa cultura tem mais espaço para esse tipo de música, isso é fato, quem quer fazer rock/metal tem que saber disso antes de mais nada, não adianta também ficar chorando depois e reclamar que o brasileiro só gosta de música ruim e blá blá blá blá.

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


Hj se der tempo vou procurar um amp melhor pra mim. Nada contra a qualidade do meu MG, mas sabe como é, falante de 8", 15 watts....
Vamos ver se algum nacional me atende..... alguem tem alguma dica?
É besteira ter uma fender e ligar numa zoom g2 e num marshall MG15 hehehehehe, preciso de algo decente.

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


shoyoninja

Cara, em algum momento eu disse pra voce gostar das bandas, nem eu gosto dessas, são exemplos... digo principalmente "procure conhecer melhor o trabalho nacional" e voce vem com isso! Ah tenha dó né meu... faça logo um nó cego no topico e pronto!

Não digo que o publico que citei se compare ao do rock, mas eles conseguem apreciar a copia (com letras nacionais) e curtir muito mais isso que o que vem de fora, coisa que falta em outros estilos, que nem copiam tanto descaradamente... é só uma comparação, nada mais... quanto ao gosto é verdade, mas voce gosta do Tempestt, gosta do Vodu, já não é de todo um fracasso, mas tem coisas melhores, lhe garanto, e voce poderia curtir esses trabalhos tanto quanto, só isso!

shoyoninja
Veterano
# jan/09 · Editado por: shoyoninja
· votar


I.Nosferatu
Não digo que o publico que citei se compare ao do rock, mas eles conseguem apreciar a copia (com letras nacionais) e curtir muito mais isso que o que vem de fora, coisa que falta em outros estilos, que nem copiam tanto descaradamente... é só uma comparação, nada mais... quanto ao gosto é verdade, mas voce gosta do Tempestt, gosta do Vodu, já não é de todo um fracasso, mas tem coisas melhores, lhe garanto, e voce poderia curtir esses trabalhos tanto quanto, só isso!

Exemplos dessas bandas que seriam melhores?


Cara, em algum momento eu disse pra voce gostar das bandas, nem eu gosto dessas, são exemplos... digo principalmente "procure conhecer melhor o trabalho nacional" e voce vem com isso! Ah tenha dó né meu... faça logo um nó cego no topico e pronto!

Não, não. Quando você disse para procurar conhecer melhor o trabalho nacional eu disse que tenho mais o que fazer, não vou ficar gastando meu tempo procurando trabalho nem nacional, nem estrangeiro, nem nenhum. É isso que o público em geral faz e não é preconceito nem é contra apenas trabalhos nacionais.

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


shoyoninja

Exemplos dessas bandas que seriam melhores?

Olha cara, só pergunto pra que??? Se voce mesmo cita "Quando você disse para procurar conhecer melhor o trabalho nacional eu disse que tenho mais o que fazer, não vou ficar gastando meu tempo procurando trabalho nem nacional, nem estrangeiro, nem nenhum. Então pra que vou te incomodar com isso? Voce não tem tempo a perder, aliás voce deve estar muito ocupado mesmo pendurado dia e noite no forum, msn e orkut... podia ter procurado uma justificativa melhor!

Mas na boa, não vou mudar sua cabeça mesmo, já estou dando atenção à esse forum há mais de 3 dias, quem realmente tem o que fazer e fica perdendo tempo aqui sou eu, até a mulher já deve estar cheia de me ver teclando... quando puder apareço por aqui pra ver os comments!

Abs!

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


I.Nosferatu
Ahh mas ai eu nao terei que procurar! Vc disse que conhece tanta coisa boa, compartilhe conosco oras!

Pense em como vc estaria valorizando o trabalho dessas bandas!

Ja que vc tocou no assunto:Sobre a maneira como uso meu tempo, vc errou. Sobre a maneira como vc vai usar seu tempo, problema seu.

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


shoyoninja

Conheço sim cara, disso voce pode ter certeza, afinal mesmo trabalhando, sendo casado, tendo que fazer um dever ou outro em casa, receber meus amigos, ler, tocar e aprender coisas novas, entre outras coisas, sempre arrumo tempo pra isso... poderia sim te recomendar algumas bandas nessa linha que tu gosta, mas vou me recusar a isso, sabe porque???

Porque quem deveria encontrá-las é voce mesmo, isso é o que faz um fã de certo estilo musical, de que vai adiantar eu lhe recomendá-las se nem tempo pra apreciá-las voce tem, já que é demasiado ocupado? Eu valorizo sim, tanto que não vou disperdiçá-las contigo!

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jan/09
· votar


Meu Deus, tao brigando por "dar ou nao" atençao pra bandas locais! Fod**-se de onde sao as bandas! O importante é o som! Seja do Brasil, da India, da Inglaterra ou Eua!
Axo q banda nenhuma merece "atençao a mais" soh por ser do pais de origem!

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu acho que os produtos brasileiros, em geral são se má qualidade se comparados aos dos países desenvolvidos e da música brasileira, que eu saiba, só a Bossa Nova é reconhecida pelo mundo e realmente toca lá fora direto... Nosso Rock é pra brasileiro ouvir.
É assim que vejo a música brasileira no cenário mundial. Sem expressão. Não há descaso na minha opinião. "Cada um no seu quadrado"... hehe

Agora, música boa é outro papo. Não há fronteiras e bem há como avaliar.

Abs

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


I.Nosferatu
-.- Não diga! Mas acertou em cheio, não sou fanático.

Motoboy From Hell-SDMF
MauricioBahia
Foi o que eu falei originalmente, tenho a mesma preocupação e atenção com bandas nacionais que tenho com internacionais e no meu caso eu não gosto de ficar procurando bandas novas, vou escutando conforme vão chegando a mim, seja por indicaçao de amigos, seja por acaso, seja como for. Só isso.

A aprovação ou não dessa postura também não vem ao caso, mantendo o assunto do tópico em questão o importante é que nesse caso não há diferença se é nacional, importado, extra-terrestre ou o que for portanto não é preconceito. E afirmo com muita segurança que é o mesmo que acontece com a grande maioria das pessoas, levando em conta as que conheço pessoalmente. Isso mantendo o foco em bandas.

Voltando a falar sobre equipamentos mostrei o exemplo da Odery que é uma marca respeitada tanto no mercado nacional quanto internacional. Falei também sobre a experiência pessoal que tive com um amplificador Meteoro que eu mesmo consegui fazer melhorias simples em casa e obtive uma qualidade muito melhor, tanto na minha opinião quanto de algumas outras pessoas que ouviram e comentaram a mesma coisa.

Isso já não é preconceito, é um conceito formado. O motivo disso também é claro se pensarmos um pouco. A Odery tem como objetivo a qualidade máxima possível, seus produtos são mais caros claro, mas eles tiveram sucesso no que decidiram fazer e são uma referência no seu ramo.

Já a Meteoro não, eles atuam em outro segmento, tentam suprir o mercado interno com produtos mais baratos do que seus correspondentes importados, porém falham ao utilizar alto-falantes e construção com qualidade inferior. Talvez o façam para obter ainda mais competitividade nos preços, mas na minha opinião não compensa.

São dois exemplos apenas, um mostrando um caso onde o conceito da marca é exatamente ao oposto que ao que foi proposto no tópico, outro mostrando um que até tem relação, mas não pode ser atribuído a preconceito simplesmente porque temos motivos para ter essa opinião sobre a marca.

Resumindo, ninguém é bobo e ninguém gosta de jogar dinheiro fora. Se houver qualidade suficiente para contornar essa má reputação que CERTAS marcas tem, o produto será consumido.

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

Existe uma linha de raciocinio ai que voce não esta incluindo no seu comentario... mas blz! Tudo que disse la atrás não importa, o conteudo da sua mensagem é que é a chave pra compreensão de tudo! Embora prefiro outras opniões que deram antes!

shoyoninja

Pra voce especialmente:
Pra que jogar perolas aos porcos?

À todos que participam do topico e querem contribuir

Que tal se voces mesmos citassem um produto nacional, seja ele qual for, cultural, medico, eletronico, enfim, o que for... e outros dois da mesma classe (e algumas vezes preço), num comparativo justo, um de boa procedencia, outro de duvidosos (leia-se chineses) e expor seus pontos fortes e fracos, além de fornecer caracteristicas tecnicas conforme possivel, deixando suas impressões acuradas a respeito de tais produtos, como se faz em reviews, porém com um diferencial, avaliação de produtos de mesmo nivel! Uma vez levantado o debate sobre determinados produtos, cada qual que tiver experiencia com um deles, diz sobre aquele unico e exclusivo produto, o que lhe agradou e desagradou também, numa comparação com os demais sugeridos por quem iniciar a comparação! Até que uma nova comparação seja proposta!

Infelizmente, o topico que era pra discutir sobre uma outra coisa, caminhou pra isso e já que é assim, porque não organizá-lo dessa forma e ora ou outra talvez apareça um comentario (não que todos aqui não tenham sido) interessante a respeito do que o topico realmente se propõe? Conto com o apoio de voces, quem quiser iniciar, vai em frente... ainda não tenho algo que queira citar, mas o farei mais tarde!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nacional = Descaso! Qual sua justificativa?