Funk carioca como movimento cultural

Autor Mensagem
izzystradlin
Veterano
# jan/09
· votar


se é pra deixar o "bom senso" de fora, vamos começar a considerar maconheiros, emos e qualquer merda como movimento cultural também...

afinal tudo é aglomerado de pessoas...

Akasuna no Sasori
Veterano
# jan/09
· votar


Musicalmente acho q ninguem gosta de funk, esse povo só gosta é de festa, sexo e tudo q for sacanagem, duvido alguem colocar num mp3 uma musica de funk pra poder ouvir de boa. As pessoas só ouvem pra chama atenção e faze farra. É o que eu acho.

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Lucas_fms

Sim, A cultura realmente pode ser vista através de vários recortes, como de um mundo, um hemisfério, um continente, um país, um estado, uma cidade, um bairro, uma família, etc...

A cultura brasileira engloba diversos aspectos diferentes, desde o funk carioca até o metal. Mesmo que eu não goste de funk carioca, ele representa uma uma parte da cultura do meu país, que mesmo não sendo minha realidade direta, a afeta.

Lucas_fms
Veterano
# jan/09
· votar


Eu nem vejo o funk como um movimento aculturado. Talvez o pagode, que é uma forma de música totalmente mercadológica seja um representante da falta de cultura total.

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


Isso ai ta mais pra Movimento Cu-Turba literalmente

Lucas_fms
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD

Mas eu acho que essa divisão territorial da cultura tem que acabar, porque ela não representa mais nada. A cultura brasileira não é brasileira. A cultura americana não é americana etc...

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Discípulo do Olavo de Carvalho
Relativismo...

Vc acha? ueheuheuhe

Uma "cultura" que trás a desordem e emburrece não pode ser considerada digna. Ela vai contra a própria existência dos seres que a sustentam.

Leva ao extermínio deles, seja pela doença, pela fraqueza que eles ganham, pela burrice...


Suponho então que o Homem Branco Europeu seja a civilização mais avançada, certo? E que todos os massacres contra povos "menos desenvolvidos" são assim justificados e mais ainda, são atos de bondade de uma civilização superior para com uma inferior, certo?

Heil Discípulo do Olavo de Carvalho

Só mais uma coisa: Se for assim, que venham os EUA destruir e dominar nossa fútil, vulgar, fraca, doente e indigna cultura!!!

Rodrigues
Veterano
# jan/09
· votar


Discípulo do Olavo de Carvalho
A coisa não vai mudar enquanto o povo não pegar armas e matar essa gente e então entregar o país para a Santa Igreja Católica.
Na minha opnião a igreja nehuma deveria se intrometer nisso, muito menos a igreja católica( que todo mundo sabe que tem muita merda no curriculo, vide a "santa" inquisição, e atualmente os padres pedófilos)

Lucas_fms
Veterano
# jan/09
· votar


Uma "cultura" que trás a desordem e emburrece não pode ser considerada digna. Ela vai contra a própria existência dos seres que a sustentam.

Isso me lembra um certo senhor almeão com um bigode engraçado.

Rodrigues
Veterano
# jan/09
· votar


izzystradlin
se é pra deixar o "bom senso" de fora, vamos começar a considerar maconheiros, emos e qualquer merda como movimento cultural também...

afinal tudo é aglomerado de pessoas...(2)


BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Lucas_fms

Mesmo com a globalização, ainda a cultura é uma diferença gigantesca!!
Não é pq agente come McDonalds e vai ao cinema ver spider-man, que nossa cultura é americana. Se vc conhecer um americano, vc vai ver o tamanho da diferença!!

Eu NÃO gosto de funk, odeio!!! Acho terrível, pior movimento cultural brasileiro!! Mas ainda sim, um movimento cultural...

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Lucas_fms

Eu nem vejo o funk como um movimento aculturado. Talvez o pagode, que é uma forma de música totalmente mercadológica seja um representante da falta de cultura total.

Uma coisa que eu penso é que os movimentos "culturais" não criam cultura, e sim representam a cultura. Ou seja, se o cara canta no funk que "traça as cachorras, dá uma bola e mete bala no samango", é pq aquilo faz parte do dia-a-dia dele, da vivência dele. É o mundo que ele conhece, que ele está inserido.

Pra vc isso é absurdo, mas pra eles é normal...

Lucas_fms
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD

Mas cara, o que que o funk tem de brasileiro? além da letra em português?

As batidas são descendentes diretas do Miami Bass. As letras também: "I like big butts and I cannot lie, You other brothers can't deny"



Lucas_fms
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD

Uma coisa que eu penso é que os movimentos "culturais" não criam cultura, e sim representam a cultura. Ou seja, se o cara canta no funk que "traça as cachorras, dá uma bola e mete bala no samango", é pq aquilo faz parte do dia-a-dia dele, da vivência dele. É o mundo que ele conhece, que ele está inserido.

Pra vc isso é absurdo, mas pra eles é normal...


Isso com certeza. Não tem como discordar.

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Lucas_fms

Mas cara, o que que o funk tem de brasileiro? além da letra em português?

Mas eu acho que essa divisão territorial da cultura tem que acabar, porque ela não representa mais nada. A cultura brasileira não é brasileira. A cultura americana não é americana etc...

Existem influências de outras culturas, porém a condensação dessas com fatores brasileiros, que resulta no funk carioca, só acontece aki. Isso a torna brasileira.

Phantom Of Death
Veterano
# jan/09
· votar


Lei - Brasil - Cultura

Tudo isso parece piada hoje em dia.

Lucas_fms
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD

Talvez o movimento cultural "funk carioca" seja brasileiro, e represente uma cultura que é mundial. Não consigo ver de outra forma.

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Phantom Of Death
Lei - Brasil - Cultura

Tudo isso parece piada hoje em dia.


Pois eh, vai ver faz parte da nossa cultura tratar tais coisas como piada...

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Lucas_fms

Talvez o movimento cultural "funk carioca" seja brasileiro, e represente uma cultura que é mundial.

Ou talvez seja um movimento cultura que represente a interação brasileira com a cultura mundial...

Enfim, vai saber né?

Lucas_fms
Veterano
# jan/09
· votar


E outra questão, quando se fala em cultura, leva-se em conta apenas a "cultura" atual? Ou a cultura de um povo é atemporal?

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Lucas_fms

E outra questão, quando se fala em cultura, leva-se em conta apenas a "cultura" atual? Ou a cultura de um povo é atemporal

Acredito eu que sejam ambas. Veja bem, as características de um povo são construídas constantemente de uma relação dialética entre o núcleo cultural (aquilo que está sempre presente na cultura, que a define) e a influência externa (o que acontece com o seu ambiente, seja país ou mundo). Sendo assim, a cultura é a síntese entre o atemporal e o atual.

Isso é o MEU ponto de vista!! Se for pra falar de verdades absolutas, melhor chamar o Discípulo do Olavo de Carvalho

O que vc acha?

qew
Veterano
# jan/09
· votar


já até imagino as índias dancando créu...

Lucas_fms
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD

Acredito eu que sejam ambas. Veja bem, as características de um povo são construídas constantemente de uma relação dialética entre o núcleo cultural (aquilo que está sempre presente na cultura, que a define) e a influência externa (o que acontece com o seu ambiente, seja país ou mundo). Sendo assim, a cultura é a síntese entre o atemporal e o atual.

concluído.

Mas acho que o Discípulo do Olavo de Carvalho tem que perguntar pro papai do céu se ele deixa a gente chegar a essa conclusão, porque só ele é a verdade.

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Lucas_fms

Por outro lado, se agente tiver falando a verdade, nos somos deuses!!!!!
Anh!? Anh!?

Fran_KC
Veterano
# jan/09
· votar


me indignei com isso.... simplesmente REDÍCULO !!
eu me envergonho... eh isso que o Brasil chama de cultura, letras que falam de drogas, trafico e mtaaaa putaria... tah loko!

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD

Pô cara, achei mais uma vez tua argumentação ótima. Sem muito o que acrescentar, só lembro de uma coisa:

"Cultura" não tem a ver com erudição. Cultura é simplesmente a forma de pensar de um povo. O funk carioca nada mais é que uma manifestação da cultura de um grupo considerável de brasileiros. Alguns podem se revoltar e achar ruim, mas sinceramente, que tipo de manifestação cultural poderíamos esperar de um grupo que não tem acesso à educação - e que muitas vezes não valoriza o acesso quando tem - um povo que segue reelegendo Collors e Malufs da vida, um povo que valoriza mais a malandragem do que o trabalho, e por aí vai?

Enfim, em vez de se preocupar com o fato de o funk ser uma manifestação cultural no Brasil, os incomodados deviam se preocupar é com os motivos que levaram ele a atingir esse status.

Fran_KC
REDÍCULO

Hahahahahah... e eu ali falando de acesso à educação...

Lucas_fms
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD

hahahahaha é a força do silogismo. Destruindo milênios de fé hahaha

Shadowduet
Veterano
# jan/09
· votar


Bem, Cada pessoa possui um ponto de vista influenciado pela sua cultura, o modo que enxerga a vida, é diferente do seu e do meu. Isso, todo mundo aqui ficou careca de saber. Para eles faz bem cantar tais músicas que julgamos bizarras por um determinado motivo, eu, por exemplo, não vejo sensualidade nas danças, e sim vulgaridade, Há uma diferença bem distante entre os dois termos. o sensual seria tudo aquilo que prende a atenção e é belo, como o tango, por exemplo; e mulheres rebolando em um palco com o bico dos seios aparecendo é mais erotismo que isso, já fica próximo do vulgar, isso é o que eu enxergo, para eles eu estaria errado.
Entre certos e errados, não importando o ponto de vista, o certo sempre será o certo, e o errado sempre será o errado. E errado, é ficar se preocupando com projetos de leis imbecis como esse quando se pode tentar focar-se em fazer um país inteiro dar um passo para frente. francamente...

QUARESMA
Veterano
# jan/09 · Editado por: QUARESMA
· votar


Fran_KC
eh isso que o Brasil chama de cultura, letras que falam de drogas, trafico e mtaaaa putaria... tah loko!
...
falam de drogas

Nunca ouvi tal letra, e não tem problema nehum em falar de drogas, abordar o assunto, o problema é fazer apologia as drogas, coisa que ja foi feita por bandas de "rock" e marcelos D2 da vida...em funk eu nunca ouvi tal coisa...mesma opinião pro "trafico" que vc escreveu(ja que é o mesmo assunto)...

e mtaaaa putaria

Mas varios estilos de musica tem isso, é raro vc ouvir uma musica de axé por exemplo sem ter duplo sentido, mas lógicos, uns não tão diretos quanto o funk mas quando vc for ver, significa a mesma coisa, e o funk não foi sempre assim, alias não começou assim, eu lembro que um dos primeiros sucessos foi o "Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci(mas ele cantava naisci)..."

E ainda tem funkeiros que não colocam "putaria" em suas letras...eu respeito muito mais o funk do que o pagode por exemplo, porque eles(pagodeiros) não tem 1% da criatividade que os funkeiros tem, é só cantando com aquela vozinha de sou-sensivel-quase-boiola "amoooo", "eu preciso de vc, amoooo"...e por ai vai, em letra de pagode vc só vai escutar isso(com exceção do Molejo)

Shadowduet
Veterano
# jan/09
· votar


As Letras de Claudinho e Bochecha não fazem apologia ao sexo, à violência e às drogas, por isso, é importante não generalizar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Funk carioca como movimento cultural