Como compor musicas?

Autor Mensagem
sleep
Veterano
# mar/04
· votar


Sei lá... eu componho punk rock tb né, mas... tipo. Fazer a letra antes, é cilada, pq ela nunca vai encaixar direito a não ser q vc faça com métrica, tipo se vc for poeta e tal asouhsaou Faz a música primeiro e depois faz uma letra, depois q vc comeca a letra, o resto sai facil :)

Só q a musica tem q ter sentimento, não adianta fazer uma melodia alegre e falar sobre suicidio

fernando_do_surf
Veterano
# jul/04
· votar


sleep

o velho... tm dicas pra compor punk rock, hardcore, rock,, etc??

minhas musikas fikam cheias d rima... e eu nao consigo compor sem rimar...

alguem ajuda??

Marcelo Pereira Moll Mora
Veterano
# jul/04
· votar


Eu já fiz umas 8 letras mas com melodia so sairam duas, e mesmo assim eu naum achei q fiko bom...

Diamond Dog
Veterano
# jul/04
· votar


Como fazer a parte instrumental de uma música?

Nossa cara, é a msm coisa q perguntar "como desenha?" ou então "como escreve uma poesia?".
A primiera coisa q tem d se aprender é: escute muita música e processe tudo em vc, manje d mais d um instrumento e esqueça tudo q for técnico e partituras.

Crazy Batera
Veterano
# jul/04
· votar


cara eu faço a melodia no violão 1º e depois a letra mas sempre vopu mudando uma parte aki outra ali... consegui ficar um mes numa letra lá e ainda falta achar um refrão q fique legal... tbm fiz umas q é dois minutos 3 notas, letra simples e deu... acompanho outras musicas só mudo a letra consigo criar muitas rimas com isso, depois dou um jeito de alterar o ritmo criar umas coisa aqui ali e ta pronto...

vbalmeida
Veterano
# jul/04
· votar


Tente fazer diversas músicas. Algumas nascerão primeiro a letra, outras vezes a música. Filtre o trabalho, tendo coragem de jogar na lixeira o que não der pra aguentar. Guarde a poesia se ela não der para música...Leve meses, anos para fazer isso.
Normalmente componho a letra e a música simultaneamente,
e, como mágica, ela vem linda ou feia (para acertos). Um violão do lado é importantíssimo.
Verdade seja dita. É muito mais fácil fazer a música primeiro e deixar fluir a letra. Parece que uma chama a outra...o feeling pode estar na melô.
A adaptção da poesia a uma melodia pode ser desastrosa, se for uma coisa forçada. Poucos souberam fazer isso, como o Fagner, por exemplo.
Procure alguém com bons conhecimentos de violão e que tenha uma boa simbiose musical com você. Boa sorte.

Elder Oliveira
Veterano
# jun/05
· votar


Cara...
sou Gaucho, natural de Rio Grande e toco SAx...
gostaria de add uma participacao de sax numa musica...
preferencia romantica...
Se alguem faz parte instrumental eu posso fornecer a letra para adicionar.

meu MSN eh juniormuziko@hotmail.com
Meu e-mail eh saxofonist27@hotmail.com

grunge_rusty_
Veterano
# jun/05
· votar


caraca fazer musica q eh o facill
eu naum consigo ne a pau fazer
letras ainda por cima sem banda
eu to parado na estaca zero!

Dado Viciado
Veterano
# jun/05 · Editado por: Dado Viciado
· votar


LARGA A MÃO,,,,,,, NÃO ENSINA NADA,,,


=/

Musicossauro
Veterano
# jul/05
· votar


han ahnhanhanhanhanhanhanhanhanhan

Musicossauro
Veterano
# jul/05
· votar


han han ham ham?

Sister of Mercy
Veterano
# jul/05
· votar


tipow q eu acho meio impossível o kra "aprender" a compor musik. meio q cda um tem um dom e talz. talvez vc devesse chamar uma outra pessoa pra te ajudar nas melodias e talz, pq eu tmb soh consigo escrever as letras entaum eu sempre chamo um amigo pra me ajudar a compor as melodias e talz, aí fik bem mais fácil, a musik flui naturalmente, sem forçar hehehehehehehehe.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


não existe uma apostila pra compor :D

nem dicas eu acho, pq cada um vai ter seu jeito.. e que nem sempre é igual

quando me dá uma pira de escrever eu escrevo
se a pira é de fazer um instrumental tb é feito
ou então de criar alguma letra já com melodia
ou de se pensar num tema e escrever
ou de expor algo que tá sentindo...

vixe N maneiras de vc fazer música...... mas a sua maneira só você vai descobrir meu caro........

Se existe uma dica que eu possa dar que aprendi comigo mesmo, sempre guarde todas as ideias, por mais banais que elas possam parecer em um momento, grave tudo, letra, melodia, solos, arranjos, se vc tiver andando e pensar em algo, tente de alguma maneira gravar isso.

pq sempre no futuro é util em algo que você possa estar fazendo.

zuconta
Veterano
# out/05
· votar


Eu tenh esta duvida ha um tempo.
Eu tenho feito letras de músicas, mas não sei como tocar.
A minha dúvida, resumindo, é essa:

Como fazer a parte instrumental de uma música?

Espero que tenha ficado claro suficiente para vocês.
Beijos e até mais.

putz... eu sou ao contrario, eu faço o instrumental e naum cunsigu fazer letras boas e num ritmo adequado... se vc me der uma letra ateh cunsigu fazer o instrumental

MONTEM UMA BANDA! Voces nasceram um pro outro, oder???

TucanoTuca
Veterano
# out/05
· votar


Sakurachan
Eu tenho o mesmo problema que voce.
Comprei um livro que é beeem básico mas esta me ajudando bastante.

o titulo é COMO COMPOR MÚSICA FACILMENTE...

Esqueci agora o autor.. mas no google vc acha.

Abraco

Carolinne
Veterano
# out/05
· votar


meu u meu grande problema é faze a melodia, pa faze a letra da musik eu tenhu bastande imaginação pa faze, e as letras fikm boas, u meu problema é na parte de bota a melodia, sempre nessa parte eu estrago a musik.

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


fernando canuto
ok AgSarola, mas qual é teu estilo?
AgSarola
Cara gosto muito de rock!!!! Mas já fiz as minha meio MPB!!! Meio samba rock!!!! Só não curto baladinhas!!! E o teu?
fernando canuto
Meu estilo está no funk-rock, grunge, new metal misturando influências negras.



OWNED!

ViniMGS
Veterano
# abr/09 · Editado por: ViniMGS
· votar


GuitarUser
Cara, até agora o criador do tópico ja deve ter composto mais de 200 concertos e 7 sinfonias. Da uma olhadinha na data do tópico, por favor.

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


ViniMGS
eu sei ;)
mas ó a resposta do maluco ali pro otro uashaushaus owned total

RMiranda
Veterano
# jun/09
· votar


GuitarGata
EU NAUM CONSIGO FAZER A MELODIOA PRIMEIRO ..... rsss!
Só as Letras !
as melodias saem Idiotas, mas as letras naum, ou seja faz quenem eu, mostra a letra para alguem da sua banda colocar MELODIA sempre fica bommm!!! :)

Eu gostaria que alguém fizesse melodia para mim pois eu não saco de instrumental eu só sei fazer a letra. Tenho letras variadas... vlw...

zedoidiao
Veterano
# jun/09
· votar


é uma boa vc compor com alguém que manja tocar "guita",com o tempo vc vai pegando a coisa,lembre-se que grandes compositores fazem muita coisa com algum amigo,tipo o Roberto Carlos e o Erasmo

espero ter ajudado!!!!

Korlaw
Veterano
# jun/09
· votar


Sakurachan
essa nao é muito minha praia mais acredito plenamente que se vc tem em mãos uma letra ja é um bom começo,a parte instrumental é o complemento .pense em como vc gostaria que soasse o vocal em um ritmo que se encaixe no seu gosto ,apartir dai vc vai bolando os arranjos e td mais , tente tornar isso divertido pra vc i kurta toda essa parada ai , nao é facil faze td isso intao tenha paciencia ,dessa maneira acredito que vai fluir bem ... oks ;)

.PERA
Veterano
# ago/09
· votar


Bom, não vou te ensinar um metodo para compor, acredite o melhor método é o seu. Pórem vc deve procurar inspirações, para isso:

1- Leia muito, mais muito msm, isso enriquece sue vocabulário e alimenta seus pensamentos.
2- Assista filmes e ouça musicas, isso pode disperta idéias ótimas pra vc.
3- Estude um poco de poesia, desde da constituição de idéias a formação de palavras.

Cara é isso, todo composição é boa, só q algumas conseguem encantar as pessoas. Nunca pare de tentar, a melodia é algo q vem do coração, a poesia da mente.

Sorte pra ti, flw.

Sedank
Veterano
# ago/09
· votar


RMiranda

bota uma música sua ai, e eu faço a base no violão, agente arruma um baterista e um baixo e vamos para Liverpool fazer sucesso

jbpirituba
Veterano
# out/11
· votar


Olá pessoal,

tenho feito algumas composições, porem tenho o habito de fazer as letras com palavras repetitivas, tornando a musica um poema, gostaria de saber como faço para parar com isso ...

DrewGil
Veterano
# dez/11
· votar


Esqueça as formulas de bolo!Diria eu se já não as tivesse usado.
A composição pode ser feita de diversas maneiras mas(como diz o ditado)
todos os caminhos levam a Roma.
Algumas maneiras comuns são começar criando uma melodia,um dia você tá assobiando pra gastar o tempo uma melodia de 4 notas e de repente acha bom e vai fazendo mais.Contudo esse jeito pode acabar sendo monotono pois você tem que ter algum talento pra dizer o que você quer junto com a melodia pré criada.
PS Já tentei desse jeito e as letras acabaram mais fracas mas pode acontecer que você consigo fazer tudo soar muito bem.
Outro jeito agora mudando a ordem começando com a letra você vai pode dizer o que quer do jeito que quer e acabara soando mais poético. PS:Contudo.....Como muitas poesias é muito díficil fazer música a partir delas,eu tenho usado esse jeito.
Mais um dos jeitos começam com uma sequência de acordes as vezes até pouco sofisticados,talvez uma sequência clichê como C G Am F só que tocada de um jeito próprio eis que de repente surge um riff que soa bom e então...Cria a letra e melodia
As vezes o melhor é fazer tudo junto quando possível,tudo junto as vezes parece fluir melhor.
AGORA ALGUMAS DICAS:
Leia muito ou adiquira um dicionário de rimas se possível...
Mesmo com dicionário de rimas forçe a sua mente para arranjar rimas ou palavras que soam bem,é um hábito que acaba aparecendo de você notar palavras que não rimam mas são boas juntas.
Tente ter um tema para sua música mas lembre-se que uma música é que nem um filme,pode haver momentos de drama,trágedia,comédia.Muitas críticas.
Uma dica pessoal,escreva sobre o que você realmente pensa,tente não escrever aquelas músicas clichês românticas que cheiram a sertanejo(sem preoconceitos..).
No início você vai ser tão pífio nas letras e melodias que vai querer desistir,é aí que se decidi se vai continuar ou não.Não desista escreva toda vez que tiver ideia,é como se você tivesse um fosforo perto de um tanque de gasolina uma ideia pequena pode gerar algo grande.
Ouça demais música(obvio),tente ver os compositores mais poéticos pois este tem muita coisa boa para se aprender.
Tome cuidado para não ficar repetindo rimas demais,imagine se sempre que Você falasse amor rimasse com dor ou flor ia ser tão chato...
Acredite compor não é algo recluso a poucos,todos que querem expressar seus pensamentos e sentimentos conseguem compor.
E lembre-se palavras sinceiras tocam a todos...Espero que tenha ajudado

punkguitar
Veterano
# jan/12
· votar


eu não consigo compor musica sozinho ass vezes as melodias até ficam boas mas minhas letras não prestam!!!acho q isso ai vem com o tempo

Amomusica
Veterano
# nov/12 · Editado por: Amomusica
· votar


Olá pessoal,

Estou eu aqui novamente, quase 9 anos depois e com muita história pra contar... Estava procurando um site que falasse sobre composição musical e acabei encontrando este tópico e resolvi deixar este depoimento pois acho que pode ser interessante dizer para vocês o que fiz durante todos esses anos.

Persisti, corri atrás do meu sonho e sinto-me realizada. Atualmente tenho mais de uma centena de músicas compostas, um CD autoral lançado, tornei-me poeta e escritora e membro de duas Academias de Letras.

Além disso, faço parte de um grupo lítero-musical chamado VOZES DA VILA e iniciei neste ano um grupo de música infantil chamado CANTAVERSOS, pois também escrevo para crianças.

Quem quiser saber minha "fórmula": ESTUDEI SOBRE POESIA, LI MUITOS LIVROS DE POESIAS, ESCREVI MUITO, COMPUS MUITO... OU SEJA, "RALEI" PRA CARAMBA, POIS NADA CAI DO CÉU.

Aos poucos vamos "pegando o jeito" e o que parecia difícil no início torna-se cada vez mais fácil. Para expressar-se bem na forma escrita é necessário um BOM VOCABULÁRIO ( que se adquire com a leitura) e PRÁTICA, MUITA PRÁTICA. Por isso, meu conselho para quem quer compor e ser letrista é que LEIA E ESCREVA SEMPRE, TORNE ISSO UMA ROTINA EM SUA VIDA.

Meu nome é ANDRA VALLADARES, quem quiser conhecer meu trabalho, tenho um blog www.poeticamentempv.blogspot.com e também uma página no Youtube: http://www.youtube.com/user/ValladaresAndra

Um abraço e boa sorte a todos!

amador_ssa
Veterano
# nov/12
· votar


Amomusica

Parabéns pela conquista! Eu particularmente estou quase convencido que não tenho talento algum para composição. Sou um ótimo executor no violão... mas acho que não passo disso, um pirateador ambulante rsrsrsr mas eu não desistirei, irei compor alguma coisa hehe

Estou eu aqui novamente, quase 9 anos depois

Memória boa hein? Lembrar do login e senha 9 anos depois... rsrs

JoaoAgs1
Veterano
# nov/12 · Editado por: JoaoAgs1
· votar


Amomusica
Que coincidência, criei uma música chamada Dia Cinza há algumas semanas atrás. Seu trabalho é fantástico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como compor musicas?