Partituras de rock

    Autor Mensagem
    Strondell
    Veterano
    # dez/08


    Eu estava pensando, cmo que os músicos registram hj em dia as sua músicas? Por exemplo o Jimmy Page, qndo compôs Black Dog ele criou a música e registrou escrevendo a partitura com o pentagrama, clave, e talz, ou ele usou uma tablatura?
    Hj em dia ainda usam a partitura? Pq pra mim esse seria o melhor jeito d registrar a musica, mas eu nunca vi partituras contendo um solo de hard rock.
    Obrigado

    klxx
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    pergunta pro jimmy.

    sério, acho que ele decorava ou botava em partitura

    Faop
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    mas eu nunca vi partituras contendo um solo de hard rock.

    Por um único motivo: poucos guitarristas sabem ler partitura. Cara, sinceramente, eu acho que ler tablatura é perda de tempo total, pra mim deveria ser que nem em aulas de instrumentos eruditos, que você tem uma puta noção de teoria antes de pegar no instrumento. Quando eu comecei no piano, eu tinha 5 anos e me lembroa até hoje, pra minha professora me fazer sentar no piano demoro um mês, e eu sentei tendo noções completas de leitura de partituras. Num custa nada os professores ensinar os alunos assim, convenhamos, seria até melhor para os alunos, eu pretendo começar a tocar violoncelo ano que vem, e eu ja procurei um professor, e ele me falou que eu ja poderei começar a tocar direto, ja que eu ja sei ler a clave de fá, mas se eu não soubesse, eu ficaria um tempo tendo teoria.

    Gabriel Cervi
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Meu ex-professor de guitarra dizia isso...ele comparava um aluno de sax com um aluno de guitarra; o aluno de sax só pegava no sax depois de meses e meses de estudo de teoria enquanto o aluno de guitarra no primeiro dia de aula já tá com a guitarra...

    Até hoje em dia tenho MUITAS dúvidas com relação a teoria músical, leitura de partituras por causa disso, eu tive uma base muito fraca com relação a teoria, mas isso eu vou procurar resolver...

    CabeçaChataRocker
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mas a maioria dos guitarristas nem professor tem, eh um instrumento diferente, mais popular...

    O propio estilo de musica nao exige, ja imaginou o page lendo partitura num show? nada a ver.

    Apesar disse, nada contra partitura ,queria saber ler.

    Clauber guns
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ñ tenhu a minima noção de como se le partituras!

    Vo começa a observar no GP

    Faop
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Clauber guns

    Num adianta cara, tem um amigo meu que tentou aprender fazendo isso, não conseguiu, partitura num é só as notas em si, é tambem toda uma gama de elementos de expressão, entre outros sinais. Se você quisesse aprender partitura, seria com um livro de teoria musical propriamente dito.

    Scrutinizer
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu sinceramente acho o contrário do que disseram aqui.
    A teoria deve vir depois de você ter começado a tocar um instrumento, porque é extremamente chato para quem nunca teve contato com música.
    Sem contar que a teoria não é tudo... Na verdade, não é nada além de um empurrãozinho (ou melhor, um empurrãozão), mas ainda é, de certa forma, dispensável.
    Quantos músicos aí fizeram e ainda fazem música realmente boa sem ter uma base sólida de teoria?
    Começar a tocar um instrumento sem ter aulas de teoria antes não te impede de absorver informações depois.

    Até hoje em dia tenho MUITAS dúvidas com relação a teoria músical, leitura de partituras por causa disso, eu tive uma base muito fraca com relação a teoria, mas isso eu vou procurar resolver...
    Se você ainda tem dúvidas, é só solucioná-las. O motivo delas não foi por você ter começado a tocar antes de aprender teoria, mas pode ter sido simplesmente por não ter aprendido teoria direito.

    LucasGuitarMaster
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Concordo com o Scrutinizer

    Francamente, a coisa mais chata é ficar ouvindo teoria por meses sem poder por na prática.

    É uma completa falta de incentivo pra pessoa ficar um tempão aprendendo uma coisa que pra ela nao faz o menor sentido até o professor mandar aplicar aquilo no instrumento.

    Por isso muitos desistem de alguns instrumentos e passam pra outros como por exemplo a guitarra e o baixo eletrico. (de tantas guitarras no mercado hoje em dia, daqui a pouco está virando uma moeda de troca)

    Quanto as partituras, elas atrasam um pouco no estudo com instrumentos de corda e trastes, embora sejam muito mais completas que tablaturas.

    Dogs2
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Scrutinizer
    Sem contar que a teoria não é tudo... Na verdade, não é nada além de um empurrãozinho (ou melhor, um empurrãozão), mas ainda é, de certa forma, dispensável.

    Depende do seu objetivo como músico, da complexidade e elaboração da sua música, etc. Além do mais, se vc quiser passar 100% (ou aproximadamente) do que está na sua cabeça, para a forma de sons, é necessário ter um conteúdo musical interno, na sua cabeça, além do físico (instrumento). Por isso é tão importante o solfejo, as noções de harmonia, etc. Um bom compositor, NA MINHA OPINIÃO, tem que ter o maior número de ferramentas possíveis (cartas na manga) e saber manipulá-las de forma que consiga a maior expressividade possível a suas idéias. Isso tanto no erudito quanto no popular, e é por isso que o Frank Zappa é um músico ímpar do rock.

    Schafe
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Na minha opinião um dos motivos para a decadencia da música popular é a falta de conhecimento de teoria e de vontade de aprender que grande parte dos músicos atuais tem!

    CheshireCat
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Faop
    pra minha professora me fazer sentar no piano demoro um mês

    Scrutinizer
    A teoria deve vir depois de você ter começado a tocar um instrumento

    Na minha modesta opinião, eu discordo dos dois. Acho que o melhor não é começar aprendendo teoria ou prática, e sim os dois juntos.

    Na minha primeira aula de piano, meu professor me ensinou a ler uma partitura, postura e talz e depois eu já fui tocar o ode à alegria. Tenho uma aula prática e uma teórica por semana, e eu acho legal. Não fica aquela coisa chata de só teoria, teoria, teoria, e também não toco sem saber o que está "por trás daquilo", vou juntando o que aprendo em teoria com o que estou tocando e panz. =D



    (...eu também gostaria de saber a resposta pra pergunta do tópico)

    makumbator
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    Strondell

    mas eu nunca vi partituras contendo um solo de hard rock.

    Bem, eu já vi dezenas e dezenas. Eu mesmo tenho vários songbooks de guitarra e baixo e até bateria escritos em partitura(de várias vertentes do rock). Tenho inclusive, livros com a grade completa(com todos os instrumentos e vozes das músicas). Tem de GnR, Led, Rolling Stones, Beatles, Metallica, Megadeth, Iron, Van Halen, Yes, Deep Purple, Malmsteen, Steve Vai, Dream Theater, Queensryche, e por aí vai...

    Procure em sites e lojas estrangeiras, que você vai achar muita coisa:

    www.sheetmusicplus.com

    Aqui uma brasileira:

    www.freenote.com.br

    EDIT:

    O registro é feito com partitura, as editoras fonográficas ou gravadoras providenciam isso(no caso de bandas e músicos com contrato de gravação). Há pessoas para fazer esse serviço de transcrição, não precisa ser o próprio compositor ou membro da banda.

    No Brasil, o registro é feito no escritório de direitos autorais da Biblioteca Nacional e na escola de música da UFRJ. Para vcs teram uma idéia, as gravadoras estabelecidas no país registram na UFRJ(pois é um pouco mais barato que na Biblioteca nacional), e enviam material para registro constantemente.

    TG Aoshi
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Strondell
    Se o cara não sabe partitura, é só contratar alguém pra fazer isso.

    Aliás, dependendo da música, transcrever pra partitura deve dar um trabalho dos infernos... Tanto que, mesmo sabendo teoria bem, as vezes deve ser preferível chamar alguém pra fazer esse trabalho.

    Me lembro que o Vai já chegou a transcrever algumas músicas do Zappa pra partitura.

    Hj em dia ainda usam a partitura? Pq pra mim esse seria o melhor jeito d registrar a musica, mas eu nunca vi partituras contendo um solo de hard rock.

    Como disse o makumbator, lá fora é bem comum encontrar esses "band scores" (songbooks com partituras de todos os instrumentos de uma música). Acho que aqui é que não se tem muito costume de comprar/usar esses livros, e como são importados, tem um preço meio salgado...

    Não sei se são todos, mas em alguns desses songbooks, a linha da guitarra sempre aparece transcrita no pentagrama, junto com a tablatura.

    Eu peguei emprestado um do Clapton, bem legal! \o/

    Strondell
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Aaaa, q bom q ainda existem partituras! Vo procura algum livro desses pra ver como é!

    Mas eu sempre pensei que trancrever pra uma partitura fosse uma das primeiras coisas a se fazer, e não a última xD

    TG Aoshi
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Strondell
    Mas eu sempre pensei que trancrever pra uma partitura fosse uma das primeiras coisas a se fazer, e não a última xD


    hehe! Depende do processo de criação.

    No mundo erudito é do contrário, primeiro a partitura, e depois a música.

    Scrutinizer
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Dogs2
    Mas eu não discartei a utilidade da teoria, só acho que não é algo tão importante como dizem às vezes. Como eu disse, a teoria é um empurrãozinho.

    para a forma de sons, é necessário ter um conteúdo musical interno, na sua cabeça, além do físico (instrumento).
    Aí é que tá, isso não é teoria, isso é a prática. Isso não se consegue lendo livros de harmonia, mas ouvindo músicas e analisando. A teoria, na minha opinião, é uma tentativa de traduzir em palavras o que ocorre na música...

    T-Blues
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Jimmy Page é um ótimo compositor, mas mais ou menos nos primeiros 3 albuns do Led ele tinha pouca instrução musical, só o básico mesmo, eu li em uma entrevista, foi assim : Ele começou a tocar com 14 anos, na época só existia livrinhos de exercícios de jazz, por isso, ele virou meio que um "rato de studio" e ficava amigo de diversos guitarristas dá época, ele disse que além dos livrinhos de jazz, o único jeito era encontrar guitarristas experientes e "trocarem dicas", mais nem todo mundo tem esse talento do Page, por isso, SIM, TEORIA é MUITO IMPORTANTE

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Partituras de rock