Configuração de som (potencia + mesa + crossover)

    Autor Mensagem
    WashburnXB600
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: WashburnXB600


    Senhores,

    Necessito de ajuda para a montagem de um som. É para um local de aproximadamente 150mts quadrados. Temos a disposição:

    1 Mesa de som de 12 canais (ciclotron)
    1 Equalizador
    1 Crossover
    2 Amplificador de Potência (Cignus)
    1 DVD para player de CD
    1 Câmara de Eco (isso é veio né)
    1 Cabeçote (ciclotron)
    2 Retornos de palco.
    2 Caixas Graves 15' (tipo tobogan)
    2 Caixas Médio Graves 12'
    2 Caixas (Médio Agudos e Agudos)
    1 Caixa retorno 2 (1 falante de 15', uma corneta e um tweter)

    Na mesa serão ligados:
    6 microfones
    1 contrabaixo
    1 guitarra
    1 teclado
    1 v0A1 guitarra
    1 teclado
    1 violão
    1 CD player (DVD)

    Hoje o som está ligado da seguinte forma:
    > Instrumentos e vozes ligados na mesa direto no canal. Baixo, guitarra, violão e CD Player ligados na entrada "Low", Teclado e microfones ligados na entrada "high" (plug tipo canon).
    > Saida L e R da mesa ligadas no equalizador de 16 bandas.
    > Saida do equalizador ligado no crossover.
    > Saidas do crossover ligadas na potência (saída grave indo para a entrada L da Potência 1 ; saída medio grave indo para a entrada R da potência 1; saída médio agudo indo para L da potencia 2 e saída agudo indo para R da potência 2)
    > Camara de Eco ligado na entrada de efeito da mesa.
    > Cabeçote ligado na saida de fones da mesa.
    > Retornos ligados no cabeçote.

    Meu problema: Podem até não acreditar, mas os retornos estão melhores que as caixas. Alguém tem uma sugestão de ligação que

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Quais as potências e impedâncias dos amplificadores?
    Quais as impedâncias de cada uma dessas caixas?

    A guitarra precisa de um direct box para ser ligada na entrada de baixa impedância da mesa (low que você descreveu), ne não vai acabar com o timbre.

    Essa separação que você fez no crossover eu tmb não entendi. Perdeu a imagem estéreo só para separar o som em 4 canais de frequência? Qual as frequências de corte que você está usando no crossover e quais as frequências de resposta das caixas?

    O que vem a ser um cabeçote e, se o crossover e as potências estão ligadas na mesa, como que o PA e os retornos estão ligados nisso?

    WashburnXB600
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Vamo lá:

    Potência 01

    ------------------------------------
    540 Watts RMS (reais) com 4 ohms;
    180 Watts RMS por canal (8 ohms);
    270 Watts RMS por canal (4 ohms);
    400 Watts IHF por canal (4 ohms);
    285 Watts IHF por canal (8 ohms);
    Full Protection;
    Ultra Low Distortion;
    High Speed Circuit;
    Optional Bridge System
    ------------------------------------

    Potência 02
    ------------------------------------
    Impedância de Entrada: 36 Kohms
    Sensibilidade de Entrada: 1 Volt
    Potência RMS em 4ohms 1 Khz: 230 Watts
    THD Máxima Potência 8 ohms 1 Khz: 0,008%
    THD Máxima Potência 8 ohms 20 Khz: 0,1%
    THD Máxima Potência 8 ohms 20 Khz: 0,2%
    Relação Sinal-Ruído: 98 dB
    Resposta de Frequência +o -3 dB: de 6 Hz até 80 Khz
    Fator Amortecimento Mínimo: 500
    Potência Total: 460 Watts
    ------------------------------------

    No cabeçote é somente para os retornos. Está ligado na saida de fone da mesa. (PA foi erro)

    Na questão da guitarra será que o directbox pode ser substituido pela saida de fone de uma pedaleira? O directbox também é indicado para o baixo???

    A questão do crossover fizeram essa ligação por que acharam que as cornetas e twiters estavam queimando devido a falta de distribuição das frequencias e pegamos o som ligado desse jeito.... Tenho que consultar como está as fequencias de corte do crossover...

    WashburnXB600
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: WashburnXB600
    · votar


    Segue mais dados do meu crossover:
    Foto 01

    Especificações:

    Crossover Cygnus EC 400 Four Way Stereo Electronic Programmable Crossover4 vias: subgraves, graves, médios e agudos. Frequências de transição: 150Hz, 900Hz e 6kHz. Fitros de 18dB / oitava. Fica em corte em 900hz.

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    WashburnXB600
    O ideal seria um direct box para o baixo tmb, mas é aceitável.

    A saída de fones da pedaleira pode ser usada sim, não vai ficar "puuuxa que som" mas é aceitável. O ideal seria um Direct Out se a pedaleira ou o amplificador da guitarra tivessem.

    Essas caixas de graves seriam sub-woofers?

    As caixas de Médio-Agudos e Agudos eu presumo que sejam feitas por um tweeter e um driver(corneta), certo?

    Uma sugestão:
    Use o amplificador mais potente, "potência 01", com um dos canais com os graves e o outro com os médios.

    O outro amplificador, "potência 02", com médios e agudos em stereo, sem separação.

    Agora, como estão ligadas todas essas caixas? Você precisaria saber as impedâncias delas para alterar a configuração sem correr risco de queimar os amplificadores. Até porque você listou 6 caixas de médio-graves, isso é coisa pra caramba!

    O cross-over configurado com as seguintes frequencias de corte:
    Graves - 20 Hz a 150Hz
    Médios - 150Hz a 4KHz
    Agudos - 4KHz a 20 KHz

    4K é uma frequência bem segura para a maioria dos tweeters convencionais e para os drivers é moleza. A maioria dos woofers tem uma resposta legal até 4K tmb.

    Se você conseguir mais dados sobre as caixas de som dá pra melhorar as configurações para que você não fique com nenhum "buraco" de frequências.

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    WashburnXB600
    Crossover Cygnus EC 400 Four Way Stereo Electronic Programmable Crossover4 vias: subgraves, graves, médios e agudos. Frequências de transição: 150Hz, 900Hz e 6kHz. Fitros de 18dB / oitava. Fica em corte em 900hz.

    Nossa 6 K?

    Acho que é por isso que seu som está ruim.

    As caixas de médio-graves tem drivers ou apenas woofers?

    WashburnXB600
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: WashburnXB600
    · votar


    As caixas médio são conjuntas da seguinte forma:

    1 Woofer de 12'
    1 Driver Médio (Corneta) - (não me lembro da referência)

    Esclarecendo também... Cabeçote é um amplificador com entradas tipo aquelas de caixa mix ou cubo para instrumentos só que não vem com a caixa. A saida é para os retornos.

    Foto


    Tem alguma sujestão????

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    WashburnXB600

    1 Woofer de 12'
    1 Corneta (não me lembro da referência)


    Então as frequências estão boas sim. Dá até para subir um pouco a frequência de corte dos agudos, talvez uns 7K ou 8K.

    Eu faria isso mesmo, 3 faixas de frequência apenas:

    Potência 1:
    L - Graves - até 150Hz
    R - Médios - de 150 a 7K

    Potência 2:
    Stereo - Agudos - 7K a 20K

    Coloque as caixas de graves no centro do ambiente e as de médios espalhadas lateralmente. As de Agudos o mais abertas o possível para ajudar na separação estéreo, já que só elas vão fazer isso.

    WashburnXB600
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    shoyoninja

    Vou testar as alterações que você me sugeriu. Só não entendi muito bem a configuração do crossover:

    O cross-over configurado com as seguintes frequencias de corte:
    Graves - 20 Hz a 150Hz
    Médios - 150Hz a 4KHz
    Agudos - 4KHz a 20 KHz


    Você viu a foto do crossover? não aparece os controles para alterar os cortes... eles vem predefinidos em um botão push-pull... será que esse modelo que tenho permite a alteração??? Os botões frontais são volumes para cada frequencia...

    Crossover

    um colega me indicou um compressor! O que vc acha?

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    WashburnXB600
    Poxa mas se o som está ruim em comparação com os retornos eu não vejo como um compressor iria ajudar...

    O compressor poderia melhorar no sentido de remover picos de potência incômodos...


    Não consigo ver a foto do crossover aqui, firewall não permite...

    Você falou em um botão push-pull, o que ele faz?

    WashburnXB600
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Existem 3 botões de push-pull... um no 150Hz, outro no 900Hz e um a 6kHz. Quando ativa ele corta e o gráfico fica em x naquele ponto no gráfico dele. Só que são somente essas frequências, não tem como personalizar...

    No som dá uma resposta parecendo que cortam-se as frequencias excedentes... tipo quando a gente aciona o 150Hz os subwoofers emitem somente a frequencia mais baixa bem grave.

    Mas não dá pra personalizar...

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    WashburnXB600
    Então você vai eliminar esse corte nos 900 Hz. e ficar com um corte em 150 e outro em 6K.

    WashburnXB600
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    shoyoninja

    OK! Vou testar lá pra ver no que dá.

    Depois te mando uma mensagem pra falar se deu certo...

    A propósito: valeu a ajuda!

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    WashburnXB600
    De nada velho, qualquer coisa só postar.

    Mas cuidado aí com o que você vai fazer hein, atenção com as impedâncias das caixas antes de mudar a configuração.

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Configuração de som (potencia + mesa + crossover)