iluminaçao em shows

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Alguns canhões fazem strobo, então não precisaria de uma máquina de strobo propriamente. As ribaltas idem.

Pessoalmente optaria por canhões que já fizessem strobo, por abrir um leque maior de possibilidades.

O que faz? Strobo é o efeito piscante da luz, ele causa meio que o efeito "câmera lenta"... O barato é que ele causa uma confusão mental, devido ao claro e escuro...

Repare no vídeo, como ele vem junto com a música.
https://www.youtube.com/watch?v=-Nk6sCIU3NE

Toma como exemplo Enter Sandmand. Eu começo com o palco todo em azul (iluminado, mas escuro), e um toque de vermelho só para dar um contraste.

Aí quando entram ataques eu disparo um flash de luz branca, ou um "flash que ecoa" (literalmente, ele vai repetindo, cada vez mais fraco até sumir). É como se fosse um raio caindo naquele momento para acentuar o efeito.

E quando entra o riff principal, entra junto o strobo no tempo da música.

Estou começando a achar que uma ou duas vá ser o suficiente e talvez em contrapartida, eu invista em alguns moving heads.

Talvez! Se colocar 3 em volta do baterista (eu colocaria uma em cada lado por cima, e uma atrás dele apontando pra cima ou na diagonal cima-frente, serve só pra efeito mas fica lindo), e duas na frente, mais uns 6 canhões em arara, dá para fazer muita coisa...

Mas o real limite é teu saco pra montar isso tudo a cada show, e a grana disponível pra investir...

DMX 512
Esse é o nome do protocolo, se existe uma console com esse nome, eu desconheço.

operator240
Preste a atenção no limite de canais! Normalmente cada universo DMX comporta até 512, mas na Operator240, são só 240, existem os de 256 canais (até 16 grupos de 16 canais cada)... E existem os de 512...

Os grupos funciona assim nessas consoles, o grupo 1 contém os canais 000 ou 001 até 0016 ou 0017, o grupo 2 os canais de 017 ou 018 até 032 ou 033, grupo 3 de 033 ou 034 até 048 ou 049 etc etc etc...