iluminaçao em shows

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Alguns canhões fazem strobo, então não precisaria de uma máquina de strobo propriamente. As ribaltas idem.

Pessoalmente optaria por canhões que já fizessem strobo, por abrir um leque maior de possibilidades.

O que faz? Strobo é o efeito piscante da luz, ele causa meio que o efeito "câmera lenta"... O barato é que ele causa uma confusão mental, devido ao claro e escuro...

Repare no vídeo, como ele vem junto com a música.
https://www.youtube.com/watch?v=-Nk6sCIU3NE

Toma como exemplo Enter Sandmand. Eu começo com o palco todo em azul (iluminado, mas escuro), e um toque de vermelho só para dar um contraste.

Aí quando entram ataques eu disparo um flash de luz branca, ou um "flash que ecoa" (literalmente, ele vai repetindo, cada vez mais fraco até sumir). É como se fosse um raio caindo naquele momento para acentuar o efeito.

E quando entra o riff principal, entra junto o strobo no tempo da música.

Estou começando a achar que uma ou duas vá ser o suficiente e talvez em contrapartida, eu invista em alguns moving heads.

Talvez! Se colocar 3 em volta do baterista (eu colocaria uma em cada lado por cima, e uma atrás dele apontando pra cima ou na diagonal cima-frente, serve só pra efeito mas fica lindo), e duas na frente, mais uns 6 canhões em arara, dá para fazer muita coisa...

Mas o real limite é teu saco pra montar isso tudo a cada show, e a grana disponível pra investir...

DMX 512
Esse é o nome do protocolo, se existe uma console com esse nome, eu desconheço.

operator240
Preste a atenção no limite de canais! Normalmente cada universo DMX comporta até 512, mas na Operator240, são só 240, existem os de 256 canais (até 16 grupos de 16 canais cada)... E existem os de 512...

Os grupos funciona assim nessas consoles, o grupo 1 contém os canais 000 ou 001 até 0016 ou 0017, o grupo 2 os canais de 017 ou 018 até 032 ou 033, grupo 3 de 033 ou 034 até 048 ou 049 etc etc etc...

Isso é fixo, só é possível mudar nas consoles que exigem patch.

Nada te impede de usar 100 máquinas no mesmo canal (000 por exemplo), mas elas vão fazer as mesmas coisas, o que nem sempre é interessante, eu prefiro menos máquinas, com ações independentes, no máximo em níveis, com máquinas na esquerda e na direita no mesmo canal, o que cria cenas simétricas...

A Operator240 ao que sei ORIGINALMENTE é da Acme (sim, essa empresa existe realmente rsrs), mas é sem dúvida uma das mais copiadas... Existem variações diversas dela, e cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mais na forma de programar e operar, que nos resultados possíveis.

Eu hoje preferia um note touch, para fazer tudo manualmente, já que interfaces custam menos que a console, e os softwares fazem muito mais...
Ou disparar de um note comandos MIDI (aconselho que a banda toque em cima de um metrônomo para sincronizar as coisas), mais ou menos como no vídeo do Edvard...

Luqueuris150
Veterano
# set/17
· votar


Entendo. Cara, você é um salva vidas! Eu to aprendendo mais contigo do que nas minhas buscas aleatórias pela internet ausheuasehuasesa. Vem cá, como funcionaria utilizar comandos MIDI para a iluminação?

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Pois é, esse tipo de conteúdo não é muito fácil de achar... É meio que um mundo paralelo, onde a grande maioria aprendeu na prática. Até tem curso, mas como já disse, não é da minha área, então to por fora de onde que acha... Eu começaria recomendando perguntar no IGAP (Instituto Gaúcho de Audio Profissional), mas com toda certeza não te ajudaria em nada sendo da Bahia...

Nunca usei MIDI, apenas teorizo em cima, posso pular essa? rs

Sei que algumas controladoras / consoles, tem comunicação MIDI. ENTÃO, teoricamente, acredito que poderia injetar sinais MIDI para controlar a console, que controla as máquinas... Meio contraditório, mas é assim mesmo.
Se quiser um apanhado geral sobre programação MIDI, dá uma estudada no manual da Behringer FCB1010. Acredito que seja um universo mais familiar, o que facilitaria... A ideia é a mesma: enviar um sinal, e alterar um parâmetro no dispositivo de destino.

Sugiro que mande e-mail para a Acme, e pergunte sobre isso. Eles devem te instruir também... Já pratica inglês de tabela. rs

Aí na Bahia, tente contato com o Tito Menezes, ele é um cara que pode saber onde achar o que tu quer, aí perto...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a iluminaçao em shows