Rick Bonadio: "Artista que não faz sucesso é ruim"

Autor Mensagem
Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


Bruno Nigro

O negócio é que eu não sei o que o Bonadio faz, eu não sei como ele age dentro do estudio, por isso não posso falar sobre o trabalho dele tecnicamente, mas na hora de abrir a boca ele é um idiota, só fala merda!

Mas ele é um produto desse esvaziamento conteudístico que existe nas artes hoje em dia.

Até tinha curiosidade de ver ele trabalhando,

Bruno Nigro
Veterano
# out/08
· votar



realmente, ele é quem sabe oq é música boa! produtor de Fresno e NX Zero, e sonha em trabalhar com os Racionais. é prod. de "rock" ou rap, uai?



Tanto faz, vende?! Então o cara produz.

Bruno Nigro
Veterano
# out/08
· votar


Lucas_fms

Cara, não deve ser muito diferente de qualquer outro produtor. Geralmente os caras tem um ego do tamanho de um bonde, acham que sabem mais do que os artistas. Mas no fundo todo mundo quer ganhar dinheiro. Então o cara vai lá e aplica o que ele acreditar ser o fator que faz com que um produto venda.

Normal isso. Ou você acha que o Mc Donalds é vermelho e amarelo por que acharam bonito?! Se tem um estudo que diz que essas cores aumentam o apetite (e por isso toda rede de fast-food usa), existem estudos de mercado que, voltados para o público X definem tudo, desde as letras até a forma e horário em que o clipe vai passar na MTV, por exemplo.

O cara é um produtor fonográfico + marketeiro + publicitário + vendedor. Ou seja, para a Indústria, isso é o básico. Timbaland por exemplo: o cara está em 11 de cada 10 produções gringas atualmente e já disse várias vezes que é 'um gênio' ou 'que pensa em se aposentar porque não tem motivação por ele estar muito na frente dos outros'.

A semelhanã entre um e outro?! Simples: os caras fazem produtos que vendem que nem água. A diferença? Simples: o Timbaland ganha em US$! rsrs

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


Bruno Nigro

Cara, não deve ser muito diferente de qualquer outro produtor. Geralmente os caras tem um ego do tamanho de um bonde, acham que sabem mais do que os artistas. Mas no fundo todo mundo quer ganhar dinheiro. Então o cara vai lá e aplica o que ele acreditar ser o fator que faz com que um produto venda.

Isso não é tão verdade assim, a verdade é que na maioria das vezes o papel do produtor é lapidar o som de um certo artista para que este alcance o objetivo desejado pela banda ou pela gravadora, se o artista contrata o cara e diz "Eu quero tirar um sonzão espacial, um negócio profundo e que atinja o coração das pessoas e faça todo mundo ver o mundo de uma outra forma." e a gravadora concorda com isso, é pra alcançar esse somzão que o produtor vai trabalhar, mas se é a gravadora quem da as ordens e diz "eu quero que esse cara estoure, tem que vender MUITO" o produtor vai ter que moldar o som de acordo com esse preceito.

Acontece que hoje a segundo opção é a mais comum. Porque os artistas não conseguem chegar ao ponto de garantir a confiança da gravadora para esta dar liberdade de criação para eles. Porque uma gravadora é uma empresa como outra qualquer, ela vai fazer um investimento e precisa saber o risco que esse investimento oferece, se o risco for muito alto ela não faz, ou tenta "negociar" (no caso da industria da música "negociar" significa mudar o som, a aparencia ou o jeito de agir de uma banda).

O Timbaland pra mim é um gênio, porque na minha opinião ele trouxe inovações para o som no qual ele trabalha que foram interessantes e produtivas em todos os sentidos. Já no trabalho do Bonadio eu não vejo nada disso

john_joao
Veterano
# out/08
· votar


Agora, não dá pra dizer que o Bonadio é ruim também. Se fosse ruim, não tava aí ganhando grana e ditando tendência.

ditando, não. copiando!

BaNdAiD
Veterano
# out/08
· votar


Não acho que o Timbaland seja um produtor genial...por vezes ele faz papel de ridículo, como naquela versão da musica "apologise", do One Republic, onde a única coisa que ele fez realmente foi colocar o nome dele!

Por alguma cartada do destino (leia-se mercado), convencionou-se que o Timbaland é um gênio, ai todo mundo fica reforçando isso...
Sabe aquele ditado que diz que "uma mentira contada muitas vezes se torna verdade"?

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


Não acho que o Timbaland seja um produtor genial...por vezes ele faz papel de ridículo, como naquela versão da musica "apologise", do One Republic, onde a única coisa que ele fez realmente foi colocar o nome dele!


Isso foi desnecessário, sim, com certeza coisa de gravadora. Queriam lançar a banda e botaram o cara lá pra dar um gritinho e aparecer no clipe. Negócios... funcionou pelo menos.


Por alguma cartada do destino (leia-se mercado), convencionou-se que o Timbaland é um gênio, ai todo mundo fica reforçando isso...
Sabe aquele ditado que diz que "uma mentira contada muitas vezes se torna verdade"?


Isso é verdade pro povão, que não entende nada de música, nem de produção musical, provavelmente não sabem nem o que faz um produtor. No meu caso acho ele genial porque ele tirou o hip-hop do lugar comum, trouxe inovações que deram uma reanimada no estilo que estava descambando para aquela tosqueira de "R&B". Também não sou expert em hip-hop pra falar sobre isso. Talvez gênio seja sim um termo muito forte. Mas todos os trabalhos em que ele realmente botou a mão me agradaram e impressionaram. Inclusive o do Fall Out Boy.

BaNdAiD
Veterano
# out/08
· votar


Lucas_fms

Sim, ele realmente expandiu o campo de atuação dele como produtor de hip hop, misturando com outros estilos musicais...mas nem isso acho que seja tão digno de mérito assim...

aliás, vc ouviu o chris cornell produzido pelo timbaland?

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


BaNdAiD

Não! Nem sabia disso! É o novo dele?

BaNdAiD
Veterano
# out/08
· votar


Lucas_fms

Dele eu não digo, afinal tem mais cara de Timbaland do que de qualquer outra coisa...
Te falo, se o Cornell der uns "agudinhos", passa facil por uma musica do justin timberlake....dá uma conferida ai!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/197010/

Mailan Gabriel Stahnke Moraes
Veterano
# out/08
· votar


Gostos musicais a parte...

O Tico santa Cruz com o Detonautas já esteve no auge comercial e conhece bem a MTV para fazer as críticas que fez...diferentemente do Rick Bonadio que critica os festivais independentes sem conhecer o suficiente

O Rick Bonadio é um ótimo produtor, pois consegue trabalhar a música para ser bem explorada comercialmente (há méritos nisso), mas artisticamente deixa muito a desejar.

O NX Zero está aproveitado tudo o que pode agora, pois no mundo da música as modas vem e vão conforme a "vontade do povo" e conforme o "cheiro de dinheiro" de certos produtores. O NX Zero não tem culpa de nada, aliás são vítimas que um esquema que hoje os beneficia, mas amanhã vai torná-los num rodapé de página esquecido.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Mailan Gabriel Stahnke Moraes
Cara, por acaso vc é parente do Klaus Stahnke, vocalista do Expresso da Noite (RJ)?
Abç

Gugarock
Moderador
# out/08
· votar


Esse sujeito só não é mais otário por falta de espaço.

Eu não gosto de bandas como Moveis Coloniais de Acaju, mas o fato deles não serem muito famosos não é quesito para determinar meu gosto.

Notem que em uma parte da entrevista ele solta :

"- Os caras do NX ZERO tocam pra caralho !"

Como assim?

O guitarrista desta banda sempre faz os mesmos acordes porém de maneira invertida em cada música. O dia que estes sujeitos forem bons músicos, Paul Stanley será um mico de circo.

Diego_Serafim
Veterano
# out/08
· votar


Gugarock
Eu vi no familia MTV eles brincando em estúdio, eles tocam bem. Mas as músicas deles eles se limitam a fazer o som pré determinado.

Pra mim, o Rick é vendedor e "marqueteiro".
Uma pessoa que admiro é o Liminha. produziu vários dos principais albuns de música no Brasil, sem se prender a estilos ou rótulos.
Sem esquecer tbem no saudoso Tom Capone.

Gugarock
Moderador
# out/08
· votar


Diego_Serafim

Me desculpe, mas discordo de vc no que diz respeito a eles tocarem bem. Questão de opinião, se é que o amigo me entende.

O Tom Capone e o Liminha são fodas, assim como o Marcelo Sussekind tbm.

Diego_Serafim
Veterano
# out/08
· votar


Gugarock
Entendo sim man! =D
vlw!

Julia Hardy
Veterano
# out/08
· votar


outra entrevista: http://www.rollingstone.com.br/edicoes/4/textos/207/

O monólogo Bonadio: "Você quer saber como é a música? Eu vou te contar. É assim: todo mundo quer ganhar dinheiro. Ponto. Quem diz o contrário, mente e sabe disso. O Los Hermanos, quando passou pela porta do meu estúdio, queria ganhar dinheiro, fazer sucesso. Hoje eles vêm com esse papo de não fazer concessão, de não sei o quê. Tá bom, viu! Eles sabiam muito bem o que queriam. Eles querem ganhar bem, querem o show deles com 6 mil pessoas. Eles ficam falando, mas gravaram 'Anna Julia' do jeitinho que eu disse para gravarem. É uma puta baboseira essa coisa de falar em atitude e negar grana. Atitude é ser coerente consigo. Agora, os caras ficam criticando quem faz comercial. Você paga as contas do Badauí, do Chorão? Não paga. É bacana ver uma pessoa que morava num mocó e hoje tem uma cobertura. Isso é muito bom de ver. E aí nego fica criticando, uns puta boyzinhos da Barra da Tijuca...

Mas olha, não tenho problema com o Los Hermanos, já aviso. São educadíssimos. O baterista é muito ruim, mas os cantores são talentosos. E estão dando certo. Só que eu sei muito bem como funciona. Ter atitude não é ser pobre. Você acha que o Mano Brown não quer ganhar dinheiro? Ele ganha dinheiro pra caralho. E daí? A música dele continua sendo coerente, boa. O artista tem que ser verdadeiro. Trabalhei muito pra chegar onde estou. Já fui pobre e hoje sou menos pobre. Mas em primeiro lugar a gente tá falando de arte. Algumas pessoas têm essa imagem de que corrompo, de que mudo as bandas. Puta besteira. Trabalho com quem gosto. E quem trabalha comigo sabe como faço. Meu modelo é: eu gravo, eu produzo, eu sou o empresário. É assim que dá certo. Mas a relação é de amizade. Eu ajudo o cara a melhorar. Não imponho nada. Se tá insatisfeito, pode ir embora. Contrato, a partir de certa hora, não quer dizer nada".

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


BaNdAiD

Eu ouvi!

E tenho que admitir! Está ESCROTO! Não sei o que aconteceu ali, mas as idéais foram bem infelizes. Uma coisa é roquenrou, que é o que o Chriss Cornell faz (e muitissimo bem, diga-se de passagem). Outra coisa é os pops que o Timbaland faz (muito bem também, diga-se de passagem.). E o casamento não ficou nada legal. Seilá, muito ruim.

Mas isso foi exatamente o contrário do que aconteceu com o Fall Out Boy, não sei se você gosta, ou se já ouviu o ultimo cd, mas a banda ficou mais pesada e menos emo. Tem até umas músicas que tem uma pegada mais eletrônica, mas sem synths e bateras eletrônicas. O que acontece nesse caso é que é impossivel saber exatamente o que o Timbaland fez pelo disco, no caso do Cornell e dos pops e hiphops que ele faz, da pra sacar logo que tem o dedo dele ali.

É muito dificil acreditar na industria fonográfica hoje em dia.

Thombjork
Veterano
# nov/08
· votar


Eu concordo com o Bonadio em partes. Porém ele é muito arrogante e faz comparações esdrúxulas ao longo da entrevista e ainda diz que festival algum (se referindo especificamente ao Abril pro Rock) não revelou sucessos? Ah, ok. Vamos ignorar a febre Anna Júlia dos Los Hermanos. Não era à toa que eles faziam um show por ano no mínimo em Recife.

Machine Gun Man
Veterano
# nov/08
· votar


"Você quer saber como é a música? Eu vou te contar. É assim: todo mundo quer ganhar dinheiro. Ponto. Quem diz o contrário, mente e sabe disso.

Mas em primeiro lugar a gente tá falando de arte.

É?

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Ressucitando o tópico...

Estava vendo agora há pouco aquele quadro do Luciano Huck, "alguma coisa" minha banda. Trata-se de uma banda que envia sua história e um vídeo tocando, e a história mais comovente (tendo a mínima qualidade musical possível) é selecionada para o programa. Para a banda tocar no programa, o fã nº 1 da banda (quase sempre um parente) tem que submeter a alguma tarefa bizarra - no caso de hoje, o pai de uma das meninas, ex-militar, tinha que imitar um gay enrustido de um filme. Enquanto o fã treina a performance bizarra, a banda passa por um "pente fino", que no caso foi do "mestre" Rick Bonadio.

Bem, no fim da história as meninas (sim, era uma banda de 5 meninas) acaba tocando no programa. E foi uma bela merda. Parecia que a primeira apresentação delas para o Rick estava mil vezes melhor, em termos de som mesmo. A música que as minas tocaram no estúdio dele era "encorpada", tinha uns efeitinhos no arranjo, bem legalzinho - tanto que foi só por causa disso que eu assisti o resto. Mas ele tratou de cagar o som delas: na apresentação do programa, foi uma musiquinha bem HC, com som limpo xoxo no verso e refrão com distorção e pulinho HC. Isso sem contar o "trato" no visual, com uma cor de cabelo para cada mina, cinto de rebite, os piercings (que elas já tinham)...

Bem, deu pra ver que ele destruiu o som da banda. A única coisa boa que ele fez foi convencê-las a mudar o nome: de Proof para Agnela (em homenagem ao fã nº 1, Agnelo, pai da guitarrista).

Floydiano
Veterano
# dez/08
· votar


Eu vi essa parada também, quando falo do bonadio eu ja pensei que ia fica uma bosta. Eu também tive a impressão de era melhor antes do "pente fino".

qew
Veterano
# dez/08
· votar


erico.ascencao
(sim, era uma banda de 5 meninas)

eram gostosas?

TWT ICE
Veterano
# dez/08
· votar


qew
comíveis...

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


qew
A baterista era meu ogrinha (de tamanho), a vocalista tinha pose de gostosa, as guitarristas eram bonitinhas (a filha do cara foi filmada beeeeeeeem de perto depois de tocar a primeira música no progranma, deu pra ver o "capricho" que fizeram na maquiagem pra disfarçar a natureza) e a baixista era meio estranhinha. Dava uma boa girl band, no fim das contas.

Amadeu Mozart
Veterano
# dez/08
· votar


"artista que não faz sucesso é ruim"

creio que esse "ruim", seja no contexto de comercialmente viável, não de qualidade musical. Quantos músicos excelentes que são até formados em conservatório, apenas tocam em bares sons comerciais para sobreviverem?

Já vi cada músico excelente que num faz sucesso, porém não se pode negar que a pessoa é extremamente competente.

Esse cara quer mostrar atitude pros reporteres só

Amadeu Mozart
Veterano
# dez/08
· votar


mas tbm gente tem outra coisa que é muito importante...

Durante a história do Rock, vimos a chegada de variados estilos que sobrepuseram uns aos outros, criando novos modismos e trazendo consigo novos timbres e ritmos. Todo estilo tem seu auge e sua queda.

Lembremos da poderosa década de 70, nas quais o Punk esmagou o Classic Rock e o Rockabilly. E mesmo assim, em meio de uma diferença esmagadora de bandas de punk, com milhares de formas de transmitirem o mesmo ritmo e mensagem, bandas como o Iron Maiden se tornaram ícones de um ritmo que praticamente eles ajudaram a construir.

Outro exemplo é o final dos anos oitenta e início dos anos noventa, nas quais o Hard Rock dominava o mundo com sobra, principalmente nos EUA (a cada esquina de Los Angeles tinha 10 bandas esperando para serem famosas).

Foi quando apareceu bandas como Guns'n Roses e Skid Row, no entanto o ritmo já estava desgastado na mídia e os produtores da mesma forma que fizeram na Inglaterra com o Maiden, buscaram formas alternativas.

Nisso surgiu outro movimento, o Grunge...

não podemos querer ser o que eles querem que somos...temos que ser nós mesmos, buscar nossas influências e fazer nossos sons de forma a agradar a maioria, sem perder a essência.

andei pensando sériamente nisso por tempos, eu tocava numa banda de Heavy Metal tradicional, até que decidi montar um projeto voltado ao mercado nacional, tentando resgatar aquela pegada Rock'n Roll clássico que está adormecida, no entanto trazendo uma roupagem completamente nova e irreverente.

Gostaria que vocês dessem uma olhada e opinassem...

Big Corrones - Estrada Sem Fim
http://br.youtube.com/watch?v=D4LXmR5cZpc
__
Big Corrones - Leite Com Pêra
http://br.youtube.com/watch?v=rlWsbjWUf64
__
Big Corrones - Cerva Gelada
http://br.youtube.com/watch?v=wlJhmXIHYRc
__


Chespirito
Veterano
# dez/08
· votar


Mto legal o nome da banda q passou no Caldeirão no último sábado, é bem melhor Agnela do q pluf pluf (+ ou - isso).

Paul Young
Veterano
# dez/08
· votar


As cinco são gatas, mas é cada Bonadio's Band que sai de lá que pqp. Será que algum dia vai aparecer uma banda de metal? aheuaheuaheuehuae só falta entrar metal e sair pop/rock/emo.

jimmy vandrake
Veterano
# dez/08
· votar


E os que fazem sucesso com musica ruim, sao bons ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rick Bonadio: "Artista que não faz sucesso é ruim"