Você empresta seu instrumento?

Autor Mensagem
Sab_Ian
Veterano
# out/08 · Editado por: Sab_Ian


Sou baterista e na mairoria dos locais em que toco, da minha banda, eu sempre sou o que levo a maior quantidade de equipamento (Creio que seja algo recorrente entre os bateras). Ontem mesmo, fiz uma apresentação com a minha banda em um local em que a batera estava crua. Olhei no palco e só vi um tom, um surdo e um bumbo, nada mais. Nada de estantes, banco, pedal, enfim... No fim das contas, tive que levar máquina de chimbal, duas estantes de prato, caixa, estante da caixa, pedal de bumbo e pratos. Só faltou o banco que, por não ter levado, acabei usando uma cadeira mesmo.
Concordo que caixa, pratos e pedal de bumbo são obrigatórios, mas estante e até mesmo o banco eu acho passar dos limites.

Depois da apresentação, descobri que a casa de show até tinha algumas estantes, mas que estavam em péssimas condições. Vários bateristas chegavam ao local e viam que tinham trazido apenas metade do necessário.
Um cara perguntou para mim se eu poderia emprestar o pedal de bumbo e a caixa. Não estava a fim de emprestar, até porque se empresta pra um, empresta pra todos e entra também o cuidado especial com o instrumento. Acabei emprestando porque vi que se não emprestasse, não teria show com baterista para aquela banda.

Quanto à emprestar instrumento, já vi casos de guitarristas sem correia, sem cabo ou sem palheta. Bateristas sem baqueta ou sem prato.

Já tive péssimos resultados com o empréstimo de instrumentos e gostaria de saber a opinião de vocês sobre essa prática. Emprestar ou não emprestar, eis a questão.

_Dio
Veterano
# out/08 · Editado por: _Dio
· votar


olá Sab_Ian

penso que um instrumento é que nem a própria mãe, não se empresta, e acho que compartilha da mesma opinião que eu...

imagine, você ganha (ou compra) o seu instrumento, trata com o maior carinho, limpa, regula, enfim, deixa do jeito certo pra você...

Aí vem um bacalhau sem noção pedir ele emprestado, e na maioria das vezes (mesmo sem intenção) detona com tudo... É frustrante.

até antes de eu comprar a minha guitarra, eu pedia instrumentos emprestados aos meus amigos... Claro que eu cuidava, mas só após de ganhar a MINHA, é que eu fui entender esse ciúme do dono pelo seu xodó...

Rafael do Baixo
Veterano
# out/08
· votar


Eu não empresto meus instrumentos de modo algum,só se o cara que pedir for muito amigo meu ou realmente estiver precisando da grana da gig,nesse caso eu levo o instrumento pra gig,fico atrás do palco e pego ele assim que o cara terminar de tocar,parece algo meio sem noção,ou um excesso de zelo mas é necessário,pois já ví gente fazer muita merda com equipamentos emprestados e depois não arcavam com os custos das imprudências que fizeram.

Embora eu já tenha tocado muito usando equipamentos de outras pessoas,nunca peguei eles emprestados,sempre aluguei e assinava(e ainda assino) um contrato assumindo os riscos de possíveis danos ou roubo,assim caso algo aconteça ao instrumento eu tenho que pagar o conserto e arcar com as taxas estipuladas no contrato,felizmente nunca tive problemas com isso.

Mas conheço gente que é bem radical quanto a isso,caso você peça o instrumento emprestado eles te respondem logo com "você me empresta a tua mulher?teu carro?teu dinheiro?é claro que não,então vsf",aí complica.

_Dio
Veterano
# out/08
· votar


parece algo meio sem noção,ou um excesso de zelo mas é necessário

nem sem noção nem excesso...

acho que tá certo fazer isso^^

até pq, como eu disse, instrumento é MUITO pessoal

Sab_Ian
Veterano
# out/08
· votar


DiogoCarvalho
olá Sab_Ian

penso que um instrumento é que nem a própria mãe, não se empresta, e acho que compartilha da mesma opinião que eu...

imagine, você ganha (ou compra) o seu instrumento, trata com o maior carinho, limpa, regula, enfim, deixa do jeito certo pra você...

Aí vem um bacalhau sem noção pedir ele emprestado, e na maioria das vezes (mesmo sem intenção) detona com tudo... É frustrante.

até antes de eu comprar a minha guitarra, eu pedia instrumentos emprestados aos meus amigos... Claro que eu cuidava, mas só após de ganhar a MINHA, é que eu fui entender esse ciúme do dono pelo seu xodó...


Concordo com as suas palavras. É bem isso que você disse. Não sei se eu sou muito apegado e isso é ruim, mas eu cuido muito bem da minha batera. Foi difícil de chegar a ter o instrumento que tenho hoje.

_Dio
Veterano
# out/08
· votar


Foi difícil de chegar a ter o instrumento que tenho hoje

esse é mais um dos motivos que nos faz sentir mais ciúmes ainda do instrumento...

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# out/08
· votar


Amp eu axo emprestavel, se vc conhecer a pessoa e tal, ser uma pessoa q tenha noçao de como cuidar do equipo. Já guitarra jamais. Soh empresto guitarra por exemplo, pro vocalista da minha banda tocar em uma ou outra musica nossa. Agora pra outra pessoa de fora, tipo chega um cabaçao num show "ow estourou minha mizinha, empresta a tua guitarra". Mas nem fodendo.
Eu vejo mta gnt irresponsavel fazendo show, q vai sem corda reserva, sem cabo, sem ampli (nao precisa ter , mas pelo menos se informa antes com a produçao neh) . Ae dpois vem pedir emprestado.

um-tecladista-thiago
Veterano
# out/08
· votar


emprestar pra que,pra estragar,desregular ,desconfigurar,arrancar a corda da guitarra ou ate desafinar e dai não consege afinar ou leva um dia pra afinar.resumindo.
não empresto os meus instrumentos nem a pau

Koisa
Veterano
# out/08
· votar


O baterista aqui de uma banda na cidade, emprestou a batera dele pra um amigo que tinha acabado de abrir a loja, ele tinha pedido emprestado pra deixar la como monstruario, porque ele tinha pouco capital pra comprar bastante instrumento, ele pediu emprestado 15 dias, depois de 15 das ele pediu mais um tempo, o baterista voltou la depois de um mês, a batera tinha ficado no sol, e a tinta dela tinha enrugado, ta dando mó rolo la, é uma michael verde..

Blane
Veterano
# out/08
· votar


instrumento é igual seringa,nao se se empresta nem se passa pra frente é unico uso e exclusivo usuário ¬¬ rsrsrrs

mas serio mesmo,esse negócio e muito relativo mas no meu caso por exemplo,toco bateria,pow a bateria e afinada do meu jeito,colokda as peças e tda arrumada do meu jeito à minha necessidade e à minha morfologia,pra eu usar e eu me sentir a vontade nela,se vc empresta um instrumento alem do cuidado q outra pessoa pode naum ter,vc fik sempre grilado,uma vez (1º e únik) emprestei meu instrumento p um baterista após o show da minha banda,como disse a bateria tinha sido arrumada pra mim e por mim,coloquei um forro antederrapante nela p naum escoregar durante o show e tal e realment funcionou,porem pra vcs terem uma noçao,eu toqei o show inteiro sem o instrumento se mover,quando o infeliz do outro baterista xegou no PRIMEIRO toqe nobumbo n sei como ele fez isso) ele mandou o bumbo la na frente,eu gelei a espinha na hora com a cena! nao aconteceu mais nada graças a Deus mas fik ai o toqe,pq e algo mto relativo mas vale lembrar q o instrumeto e feito para o dono e esse para o instrumeto,a harmonia certa so e atinginda entre um e o outro e naum atraves de terceiros
vlwss

fernando tecladista
Veterano
# out/08
· votar


Sab_Ian
com bateria acho que até deveria ter um "código de ética" entre bateristas
mesmo que um ou outro discorde, mas o código de etica diz que:....

- o primeiro ou o ultimo baterista a se apresentar tras a bateria, ou
-um tras o casco outro tras a ferragem
-banquinho cada um com o dele

o ideal seria cada um ter a dele, mas um público leigo ter que ficar esperando troca-troca de bateria, nova passagem de som... é um saco

outros instrumentos acho mais complicado, pedaleiras, pedais, teclados, envolve programação, mas uma parceria de amplis acho que até vira

-------------------------------

quanto aquele seu amigo que não tem instrumento, que vem bater na tua porta fica complicado
nunca emprestei pra ninguem
se o cara não tem porque não comprou, ou porque o dele é pior acho que não empresto
se o cara saiu foi tocar e queimou o teclado ou ampli até empresto, mas vou junto

um-tecladista-thiago
Veterano
# out/08
· votar


outros instrumentos acho mais complicado, pedaleiras, pedais, teclados, envolve programação, mas uma parceria de amplis acho que até vira,concordo nuca empresto meu teclado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Não se deve emprestar instrumentos, quaisquer que sejam, em hipótese alguma. Se é um show coletivo, geralmente existem amplificadores e um básico de bateria no local (eu quase sempre levo o meu amp). Se uma banda tem membros sem instrumentos ou acessórios, eu não empresto e acho que os caras não tem nem mesmo que subir no palco, dada a postura anti-profissional.
Abç

shoyoninja
Veterano
# out/08
· votar


De jeito nenhum. Não empresto nem cabos.

wcpm
Veterano
# out/08
· votar


Não empresto. Nessa hora sou mesmo egoísta.

old steel
Veterano
# out/08
· votar


Nem fudendo.So estando junto uma canja até rola.

Clauber guns
Veterano
# out/08
· votar


Vixi sem chances!!!

só eu sei o quanto foi dificil comprar meu equipo, é ruim de eu empresta!!

Nem meu violão q é Kashima, já tá com uns 3 anos, alguns detahes já estão saindo, acho q o braço tá torto, mesmo assim eu ñ empresto nem pro meu tio toca na rua de casa, quando ele pediu!!

È uma questão de amor ao instrumento, minha guita eu já fico com ciumes quando alguém encosta!!

qew
Veterano
# out/08
· votar


Você empresta seu instrumento?

nunca, uma vez eu deixei minha guitarra parada e fui beber agua, qdo eu voltei meu colega tinha pegado a guitarra, e qdo eu ví ele jogou ela pra CIMA, e quase derrubou...

a partir dai sim nunca mais deixei ninguem encostar na minha guitarra...

Hansen
Veterano
# out/08
· votar


Só empresto se for pra tocar UMA música num ensaio. Fora disso, não.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Sab_Ian
Já tive péssimos resultados com o empréstimo de instrumentos e gostaria de saber a opinião de vocês sobe essa prática. Emprestar ou não emprestar, eis a questão.

Não empresto nenhum instrumento. Minha bateria só sai da minha casa comigo. Os outros instrumentos nem falo nada. Não empresto. Para os bateristas é mais facil não levar nada e usar o que está no palco. Quer um conselho de quem já passou muita raiva com isso? Não empreste.

Headstock invertido
Veterano
# out/08
· votar


Nem a pau!

Stonebreaker
Veterano
# out/08
· votar


Nem a pau (2)

"Minha mulher sim, meu cachorro talvez, meu Dodge, jamais"
adesivo no Dodge Challenger de Tommy Lee Jone em Vanishing Point (Corrida Contra o Destino).

é só trocar Dodge por contra-baixo

Pardal
Veterano
# out/08
· votar


A minha regra é: nunca empreste pra alguém que não sabe tocar. Alguém que sabe tocar, vai cuidar, não com certeza, mas enfim...

Nunca emprestar sem que eu esteja perto...

Um dos motivos pelo qual nenhum dos meus instrumentos é elétrico: não tem como emprestar pra shows...

Emprestar só pra quem se conhece e confia, que já viu tocando o próprio instumento e tratando com carinho, mesmo que tenha sido sentado na cantina, desconcentrado e tal...

Nunca emprestar o meu melhor instrumento. Tenho três violões: o oficial é só meu, ninguém tasca, olhar com desejo é pedir pra receber fogo dos céus (rsrs). os outros dois seguem as regras acima.

Rafael Walkabout
Veterano
# out/08
· votar


Emprestei meu amplif UMA vez e voltou estragado, sem nenhuma satisfação.Levei meses pra conseguir receber metade do custo pra arrumar.

eutoco_frauta
Veterano
# out/08
· votar


Deus me livre de emprestar minha flauta e ela voltar babada, rachada, cheia de virus da gripe, catapora, sarampo kkkkkkk. É bem nojento emprestar instrumentos de sopro, já tive de ver gente dividindo palheta ecaaa >;-|

Pardal
Veterano
# out/08
· votar


eutoco_frauta

Sim, instrumentos de sôpro deve ser osso de emprestar...

Diino
Veterano
# out/08
· votar


nao. emprestava somente meu metalzone pra uns amigos meus, ate vir com dois potenciometros fudidos, dai en diante, nem cabos.

Sab_Ian
Veterano
# out/08
· votar


Pelo que estou vendo, a maioria do pessoal aqui não empresta instrumento. Eu achava que essa postura seria de uma pessoa egoísta, mas acabei percebendo mesmo que é uma questão de cuidado e valorização do que se tem.

Usando as palavras do Mauricio Luiz Bertola, seria uma postura anti-profissional. Gostei dessa colocação.

Alex Supertramp
Veterano
# out/08
· votar


Você empresta seu instrumento?

Não mais...

X -hide -X
Veterano
# out/08
· votar


Você empresta seu instrumento?

só fiz uma vez, mas foi pra quem eu tava dando uns toques

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você empresta seu instrumento?