ECAD destroi moral dos músicos

Autor Mensagem
fulanno
Veterano
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
com certeza

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Ha uns anos atráz eu tinha um opinião sobre estes orgãos. Ou seja ECAD e OMB. Quando eu ví que era impossível lutar contra e ficar falando era dar "murro em ponta de faca" eu disse: Vou fazer parte deles. O bolo é grande, dá para dividir para mais um. Dito e feito. Para mim as duas organizações funcionam perfeitamente, não tem que mudar em nada.
Desculpe a sinceridade.
Sería bom se voces tivessem a oportunidade de irem a uma sede do ECAD ou OMB. Aí voces vão ver que as pessoas que lá trabalham, são pessoas comuns e recebem o salário que lhes é justo. Se as leis são falhas ou ultrapassadas já é outra história. Essas instituições funcionam bem sim. E cumpre o papel para que foram criadas. Não é porque o "Fulano" defende ou não o ECAD. O que ele fala, é a realidade, as coisas funcionam assim.

Só uma pergunta.Alguém aí conhece algúm compositor, que tenha todos os seus dados pessoais em dia no ECAD, e que não está recebendo a sua parte (em dinheiro) dos direitos autorais de alguma obra sua? Eu duvído que alguém vai encontrar.

Estão enganados os que estão pensando que a briga dos artistas contra o ECAD é por injustiça do ECAD. Voces sabem o que os artistas querem? Eles querem que o ECAD aumente a taxa de cobrança das emissoras de radio e TV e que os valores pagos por direitos autorais seja aumentado. Eles querem que as escolas que usarem suas músicas para fins didáticos pagem uma taxa (hoje não pagam) e que seja repassada para eles. E aí? Ficar de que lado?

Um abraço

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

e esse lance das carteiras de musico, como ficou?
ainda é necessario ou só em SP está isento?

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


fulanno
e esse lance das carteiras de musico, como ficou?

Para tocar tem que ter carteira de mùsico e anuidade em dia. Aquí em Minas é assim.

Saullito Batera
Veterano
# out/08
· votar


se vc é musico, está reclamando doq?
o pagamento do direito autoral é uma pratica prevista em lei. o comerciante deve estar ciente disso.alem do mais o direito autoral é uma forma de retribuição ao artista pela execução de sua musica.

se vc lança uma musica e todo mundo quer ouvir , vc esta recebendo por isso.é seu trabalho e como todo trabalho deve ser retribuido.

E quem nun é famoso ?
Você acha que as bandas começaram a entregar do nada um CD para uma loja e cobrando ?
O cara da loja vai cuspir na sua cara.

E vai te falar...
Ninguém te conhece...
Agora tocando sim o povo vai ver você tocando...

Saullito Batera
Veterano
# out/08 · Editado por: Saullito Batera
· votar


fulanno

Eu ainda nun te vi nada TV...
Qual é seu nome.
Pelo jeito que você fala, você deve ser um músico muito bom e muito famoso...

Essa joça é horrivel...
Deixa o pessoal divulgar o trabalho.
Pelo menos os menos favorecidos, começo de carreira, e tal...

makumbator
Moderador
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Para tocar tem que ter carteira de mùsico e anuidade em dia. Aquí em Minas é assim.

É nada, depende MUITO de cada delegacia em particular(esse é outro defeito da instituição, sua atuação depende demais da orientação e vontade pessoal do dirigente em questão).
Também moro em Minas, e por aqui, a OMB é completa e absolutamente inexistente...não ajuda em nada a classe, e também não fiscaliza absolutamente nada. Há músicos por aqui que acham que a OMB é alguma lenda urbana...hehehehe

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


makumbator
Também moro em Minas, e por aqui, a OMB é completa e absolutamente inexistente...não ajuda em nada a classe, e também não fiscaliza absolutamente nada. Há músicos por aqui que acham que a OMB é alguma lenda urbana...hehehehe

Já comuniquei o fato em BH. Aguarde que em breve eles estarão em Juiz de Fora. Este mês ainda.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Saullito Batera
Eu ainda nun te vi nada TV...

O cara é fiscal do ECAD. Não é artista.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Você acha que as bandas começaram a entregar do nada um CD para uma loja e cobrando ?

Se voce quer começar uma banda, e quer que esta banda chegue um pouco mais longe. Voce tem que ter (de Preferencia) umas 2 ou 3 músicas (registradas) de autoría da banda ou algúm integrante. ( Se voce canta músicas que não detém os direitos autorais dela, voce vai receber os direitos de intérprete, que é uma "merreca") Porque? Quem te paga os direitos autorais não são as lojas e nem o consumidor. O ECAD recolhe o dinheiro e repassa para a associação de intérpretes ou compositores,(Voce tem que ser associado) e esta associação faz este dinheiro chegar à sua mão. Então se voce está começando ou não, o ECAD não faz diferença se voce vai fazer sucesso ou não, não vai fazer com que seu CD seja mais vendido ou não. Não tem nada a ver uma coisa com outra.
Ons: Se voce quer receber direitos autorais, voce tem que fazer parte de alguma associação. O ECAD não te repassa diretamente.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Saullito Batera
Deixa o pessoal divulgar o trabalho.

Se as músicas que voce for cantar são de sua autoría, não precisa se preocupar, voce não paga ECAD das suas próprias músicas.
Então pode divulgar avontade...
Um abraço

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


Saullito Batera

meu filho se eu pudesse melhorar as coisas, com certeza eu faria. não sou eu quem manda no governo. e oque a lei determina é que se toque a musica e se retenha o dinheiro justo.
todos os que estão hoje aonde estão passaram pelo que nos estamos passando. de implorar para alguem aceitar o cd, de implorar para que alguem deixe a gente tocar.as vezes até de graça.vide legião urbana e derivados. até eu mesmo já passei por isso.
por isso está correta a lei que prescreve os direitos autorais. não tem nada a ver uma coisa com a outra a respeito de divulgação.

um abraço

Prof. Rosélio Araujo

O cara é fiscal do ECAD. Não é artista
hauhauahuahua. não sou fiscal do Ecad.e artista ... mais ou menos. hauhauhuahuaa

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Você acha que as bandas começaram a entregar do nada um CD para uma loja e cobrando ?

EDIT

Se voce quer começar uma banda, e quer que esta banda chegue um pouco mais longe. Voce tem que ter (de Preferencia) umas 2 ou 3 músicas (registradas)[b]se quiser, e OBRIGATORIAMENTE o ISRC[b], de autoría da banda ou algúm integrante


um abraço

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

makumbator
Também moro em Minas, e por aqui, a OMB é completa e absolutamente inexistente...não ajuda em nada a classe, e também não fiscaliza absolutamente nada. Há músicos por aqui que acham que a OMB é alguma lenda urbana...hehehehe

Já comuniquei o fato em BH. Aguarde que em breve eles estarão em Juiz de Fora. Este mês ainda.
Um abraço


como vc é mal. huahuhauhaua

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

aqui em sc ninguem pede tbm. pq há essa diferença entre estados?

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


fulanno
aqui em sc ninguem pede tbm. pq há essa diferença entre estados?

Se os músicos inscritos pagarem a anuidade em dia, o dinheiro arrecadado já é suficiente. Por isso que já não se fiscaliza tanto. Mas como eu disse em outro tópico, é igual ter carteira de motorista, já fazem mais de 15 anos que não paro em uma blitz de transito. É mais ou menos por aí. Pode ser que eu viva mais 50 anos e ninguém me pedir carteira de músico. Mas pode ser que me peçam na próxima semana...
Um abraço

johnny_floripa
Veterano
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Se os músicos inscritos pagarem a anuidade em dia, o dinheiro arrecadado já é suficiente. Por isso que já não se fiscaliza tanto.

Então fiscalização = ganhar dinheiro?

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


johnny_floripa
Então fiscalização = ganhar dinheiro?

É...Porque se mais 10 pessoas tirarem carteira, são mais 10 que irão ter que pagar. Se o fiscal pegar alguém sem carteira, o mais lógico (e inteligente) é que esta pessoa irá tirar carteira. Porque ele pode transformar o valor da multa em inscrição para os exames. Então a multa passa a não ser multa. A multa para o músico é relativamente baixa. O valor alto é para os proprietários das casas que contratam músicos sem carteira.
E ninguém fica fazendo ronda toda noite ou fim de semana para ver quem tem carteira ou não. Voce pode não ter carteira e tocar até morrer sem que ninguém te peça a "bendita" da carteira.
Sabe quantos músicos eu já multei? nenhum. Mas já multei uma "muntueira" de casas de shows.
Um abraço

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

mas vc não respondeu a minha pergunta.
quero saber porque em alguns estados não se usa carteira,sendo que em outros sinm. pelo que sei em SP foi abolido a obrigatoriedade de carteira.

marco (boicatolico)
Veterano
# out/08
· votar


Gostaria de tirar uma dúvida

e como ficam as Igrejas? Acredito que em cultos e missas, onde não existe fins lucrativos ( ....ou quase nunca!!!! ehhehe) não se pague o referido imposto

mas e no caso de casamentos, onde podem ser contratados músicos "profissionais"? A Igreja tem que pagar o ECAD? Os músicos tem que ter a carteira?

um abraço

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


marco (boicatolico)

em shows abertos onde as pessoas pagam para entrar , assim como num show não evngelico, casas de shows etc, é pago a referida taxa do ecad em pro dos musicos, visto que eles tbm recebem direitos autorais pelas suas musicas. em Igrejas acredito que não haja isso. pois não é uma danceteria. é uma casa de louvor.


Prof. Rosélio Araujo
mas vc não respondeu a minha pergunta.
quero saber porque em alguns estados não se usa carteira,sendo que em outros sinm. pelo que sei em SP foi abolido a obrigatoriedade de carteira.


makumbator
Moderador
# out/08
· votar


fulanno

Porque há lei estadual em SP que isenta os músicos da necessidade da mesma(mas é claro que nada impede quem queira se filiar de fazê-lo, pois a OMB continua funcionando no estado de SP, mas ela apenas não tem mais o poder de exigir que os músicos sejam filiados). Além disso, muita gente tem liminares por todo o Brasil, com o mesmo efeito(mas nesse caso apenas para o requerente da liminar).

expedifer
Veterano
# mai/09
· votar


STJ obriga Band a pagar R$ 70 milhões ao Ecad, diz Outro Canal

O ministro Sidnei Beneti, do STJ (Superior Tribunal da Justiça), negou o recurso da Band contra decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que a condenou a pagar 2,5% de seu faturamento ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), a título de direito autoral por obras musicais.

De acordo com informações da coluna, a emissora irá recorrer outra vez mas, segundo o Ecad, suas chances são mínimas. O órgão afirma que a Band não paga direitos autorais desde 1999 e acumula uma dívida de R$ 70 milhões.

Emissoras de TV de todo o país travam guerra judicial contra o Ecad desde 1999, quando o órgão passou a cobrar 2,5% sobre suas receitas.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u571645.shtml

Prof. Grosélio
Veterano
# mai/09
· votar


expedifer
STJ obriga Band a pagar R$ 70 milhões ao Ecad, diz Outro Canal
Emissoras de TV de todo o país travam guerra judicial contra o Ecad desde 1999, quando o órgão passou a cobrar 2,5% sobre suas receitas.


Eu tenho que pagar o ECAD, só porque eu tenho uma escola de música, e todo mês vem um fiscal para ver quais músicas estão sendo tocadas. Como eu pago pela permissão para tocar, eu pago um valor menor do que se eu fosse multado. É a lei, e não tem como escapar dela. Só se for dar aulas la na cozinha de casa.

Um abraço

Walter Girao
Veterano
# mai/09
· votar


Uma dúvida:

Se eu simplesmente ignorar uma multa dessas. O que acontece? (comigo e com a casa)

expedifer
Veterano
# mai/09
· votar


Ação judicial de cobrança (e ate penhora de bens) além do fechamento do estabelecimento se o existir na fiscalização (tal qual a Band pode sofrer). Mas pra músicos "au voir", livres, leves e soltos, nem perdem tempo pois nem vão achar algum bem pra penhor (pelo menos sabem a situação precária dos pobres músicos).

mazza
Veterano
# mai/09
· votar


Só tenho que agradecer ao ECAD e a Ordem dos Músicos, no ano passado recebi mais de dois mil reais de direitos autorais pela execução de minhas músicas pelo ECAD, e graças à fiscalização efetuada no mês de abril desse ano pela Ordem dos Músicos - SP, hoje estou indo assinar CONTRATO DE TRABALHO pelo restaurante em que toco ha mais de SETE ANOS sem contrato, eles receberam a fiscalização da OMB, levaram uma multa, e correram pra regularizar minha situação. Só tenho elogios para esses dois órgãos, uma prova de que se o trabalho deles for levado a sério, nós músicos só temos a ganhar com isso.

expedifer
Veterano
# mai/09
· votar


eles receberam a fiscalização da OMB, levaram uma multa,

Cuidado que esse restaurante pode pensar que foi vc que os denunciou e ai...........rua............desemprego.

mazza
Veterano
# mai/09
· votar


Cuidado que esse restaurante pode pensar que foi vc que os denunciou e ai...........rua............desemprego.
agora é tarde, já assinei o contrato hehehe
só pra esclarecer, não fui eu que denunciou, nem sabia que eles faziam essa fiscalização, senão teria denunciado antes hehehe

Prof. Grosélio
Veterano
# mai/09
· votar


mazza
Só tenho que agradecer ao ECAD e a Ordem dos Músicos

Eu também. Recebo meus direitos autorais, recebo da OMB. Reclamar de que?

Um abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ECAD destroi moral dos músicos