ECAD destroi moral dos músicos

Autor Mensagem
expedifer
Veterano
# out/08 · Editado por: expedifer
· votar


Então o ECAD deposita na conta corrente dos autores estrangeiros? É isso?

Absurdo: NENHUMA lei brasileira pode ser sancionada pra beneficiar estrangeiros, mais ainda fora do Br, de forma independente e sem seu devido registro.

E nenhum orgão, entidade ou instituto pode existir para o benefício de estrangeiros, na sua criação, mais ainda destes no exterior, sem sua regularidade nacional.

Para um estrangeiro, seja qual for e de qual setor for, receber algum direito autoral ou comercial, DEVE obrigatóriamente se registrar e pagar impostos por aqui e ai a empresa ou representante brasileiro terá a guarda de tais direito e o ECAD não pode autuar sobre direitos de não reconhecidos de forma fiscal por aqui. Um exemplo é a própria microsoft do Br acionar a policia contra piratarias. Mas ai ela própria exige tais direitos e não por intermédio de outras excluso quando associada a organização antipirataria que não arrecada nada e só exige da policia sua ação.

Pra defender com tantos argumentos vc deve trabalhar no Ecad ou tem algum conhecido ou parente que trabalha.

Bastaria dizer: estude mais leis.

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


expedifer
Absurdo: NENHUMA lei brasileira pode ser sancionada pra beneficiar estrangeiros, mais ainda fora do Br

acaso eu falei que existe leis que beneficiam estrangeiros?
oq eu disse é que tais artistas tem seus direitos atraves de retençoes que as EDITORAs(vc por acaso sabe oq que é?) mantem. e assim eles recebem o valor arrecadado. a microsoft processa e aciona policia pq ELA é a detentora de seus dirietos.

não precisa de nehum orgão,a não ser que ela lançasse uma musiquinha da microsoft.

Bastaria dizer: estude mais leis.

pra vc eu diria. não conheço todas as leis mas disso vc não pode fugir, goste ou não doq eu falo.

makumbator
Moderador
# out/08
· votar


expedifer

Esses órgãos de arrecadação de royalties e semelhantes, tem acordos e tratados internacionais, em que os países signatários se comprometem a seguir e respeitar os acordos dentro de seus países. Isso vale tanto para direito de obra artística e intelectual quanto registro de patente e de tecnologia.
Dentro de cada país, há um ou mais órgãos que representam e repassam os valores para os detentores do direito no exterior. Os nacionais aqui, também recebem do estrangeiro, da mesma maneira.
Não vejo nenhum mal nisso, os estrangeiros não são exatamente a encarnação do capeta! Hhehehe

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


makumbator
hauhuaueihuuiuhae

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


DrBrodsky

post da primeira pagina

Uma vez eu ouvi a história de uma apresentação de música renascentista. O último compositor envolvido tinha morrido há mais de 300 anos. Mesmo assim, bateu fiscalização, e só autorizaram o evento depois de paga a taxa.

pra começar, segundo a lei quando o autor da musica morre, os direitos correm até 70 anos apos sua morte.se for obra conjunta, até 70 anos apos a morte do ultimo autor se recebe direitos autorais sobre ela.apos isso a obra cai em dominio publico.

então não há como fiscais cobrarem, a não ser que haja alguem vivo ou não faça 70 anos ainda da morte do ultimo envolvido

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Eu não entendo porque as pessoas querem que acabe com o ECAD e a OMB. Se este são os 2 unicos orgãos que representam os músicos. Se o ECAD não fiscalizar, quem é que vai fiscalizar? Se a OMB não fiscalizar, quem vai fiscalizar?
Se acabar com o ECAD, como eu vou receber meus R$ 20,00 de vez em quando? ou quase nunca.
Se acabar com a OMB, como vou receber meu dinheiro como Delegado?
Um abraço

makumbator
Moderador
# out/08
· votar


fulanno

Exato. Lembrando que uma gravação recente de uma peça renascentista, terá que pagar os direitos conexos aos músicos e produtor fonográfico(mesmo não cabendo remuneração ao autor), e terá todas as restrições e proteções de uso das gravações recentes(apenas não haverá pagamento ao autor).
Vale o mesmo para edições em partitura. Caso eu edite um volume revisado e preparado por mim, das sonatas e partitas para violino solo de Bach(por exemplo) a partir dos manuscritos do autor, caberia toda a proteção e remuneração do uso de minha edição específica. Mesmo que o autor tenha morrido há mais de 300 anos. Mas é claro que eu não poderia impedir que outros fizessem suas edições tendo como base os manuscritos disponíveis ao público, ou edições muito antigas(já caducas na remuneração).

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
pois é
realmente eu não sei oq eles pensam. pois sendo ou não corruptos, é o orgão que responde pelos musicos.
agora eles querem que funcionem tudo certo se pra começar eles não estão certos. nem filiados são
fica dificil a coisa acontecer .
é como vc querer vender um terreno sem escritura e depois reclamar.

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


makumbator
claro. eu estava pesquisando sobre a habanera "CARMEN" á pouco, e ela não se encontra em dominio publico ainda. parece que há netos ou tataranetos vivos , sobre os quais foram cedidos os direitos, e eles respondem como cessionarios dos direitos autorais.
então se euu quiser reproduzi-la novamente eu posso, a partir das amostras que foram caducas e estão aberta ao publico(adaptações e etc) a aprtir da original, o negocio é diferente.

expedifer
Veterano
# out/08 · Editado por: expedifer
· votar


Vamos analisar a lei 9610 primeiro:

Art. 99. As associações manterão um único escritório central para a arrecadação e distribuição, em comum, dos direitos relativos à execução pública das obras musicais e lítero-musicais e de fonogramas, inclusive por meio da radiodifusão e transmissão por qualquer modalidade, e da exibição de obras audiovisuais.

§ 1º O escritório central organizado na forma prevista neste artigo não terá finalidade de lucro e será dirigido e administrado pelas associações que o integrem.


e nisso foi criado o ECAD


Sobre "alguns" fiscais mal intencionados, se existirem:

§ [i]3º O recolhimento de quaisquer valores pelo escritório central somente se fará por depósito bancário.

§ 4º O escritório central poderá manter fiscais, aos quais é vedado receber do empresário numerário a qualquer título.

§ 5º A inobservância da norma do parágrafo anterior tornará o faltoso inabilitado à função de fiscal, sem prejuízo das sanções civis e penais cabíveis.




Entenda (e reflita) como quiser, sobre TODOS os depoimentos aqui já feitos.

expedifer
Veterano
# out/08 · Editado por: expedifer
· votar


Sobre o balanço de todos os milhões arrecadados pelo ECAD:

http://www.ecad.org.br/documentos/balanco/balanco_patrimonial_2007.pdf


os RANKING dos artistas que mais receberam do ECAD (Roberto Carlos é o "campeão com R$ 30mil/ano, ou seja, 1mil CDs)

http://www.ecad.org.br/ViewController/publico/RankingAutoral.aspx

A lei que regulamenta o Direito Autoral e a ação do ECAD

Lei 5988
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5988.htm

É claro que o ECAD possui muita gente séria e respeitada e ate a própria instituição tem seu brilho como previsto na lei, mas deve-se observar BEM suas atuações nas ruas. Os depoimentos ditos aqui dizem muita coisa pra se pensar. A lei é que foi absurdamente mal feita e leva as piores interpretações e ate as piores margens de possibilidade (além da imaginação). Essa sim deveria ser revista.

expedifer
Veterano
# out/08 · Editado por: expedifer
· votar


Interessante essas sentenças judiciais contra o ECAD:


Em novembro de 2000 foi colocado na ilegalidade através da sentença da juíza Ione Pernes da 37a Vara Cível do Rio de Janeiro por uma ação de Artigo de Atentado. As sociedades arrecadadoras que usam os serviços do ECAD estão brigando a pauladas por causa da metade delas ter modificado os estatutos do dito Escritório à revelia da outra metade. A modificação permitiria ao ECAD trabalhar com novas sociedades.

Sentença da juíza: "Do exposto, JULGO PROCEDENTE o pedido, em relação às associadas ABRAMUS, AMAR, SBACEM, SICAM e SOCINPRO, determinando o cancelamento do registro da alteração estatuária do ECAD, condenando-as em custas e honorários advocatícios que fixo em 10% sobre o valor da causa para cada uma. Julgo, anda, IMPROCEDENTE, o pedido, em relação a ANACIM, ASSIM e SABEM, condenando a autora em custas e honorários advocatícios que fixo em 10% sobre o valor da causa para cada ré."


Ou seja, outras associações de músicos querem vetar o ECAD!!!


http://www.samba-choro.com.br/s-c/tribuna/samba-choro.0104/0520.html




E mais: as próprias associações de músicos que fazem parte do ECAD, não se entendem e brigam entre sí ate na justiça:

Já a situação caótica do Direito Autoral parece na iminência de sofrer intervenção do Ministério Público. Das 8 associações repassadoras de direitos representadas pelo ECAD, 4 não concordaram com mudanças no estatuto que o ECAD fez à revelia delas, e que adequaria seus procedimentos (os do ECAD) à Lei 9610/98, que rege os Direitos Autorais no Brasil. O que aconteceu? A juíza Ione Pernes, de São Paulo, concedeu liminar favorável às associações em 14 de novembro de 2000, e a partir desta data o ECAD está juridicamente sem legitimidade para exercer suas funções. As outras 4 associações estão em confronto total com as que obtiveram a liminar. Isso tudo porque não existe mais o CNDA - Conselho Nacional de Direito Autoral - extinto.



Justiça: o ECAD não repassa corretamente o que deveria aos músicos:

STJ obriga Ecad a depositar R$142 milhões para músicos

http://www.conjur.com.br/static/text/61757,1


Revista Isto é:
Máquina enferrujada: Ineficiente, o Ecad é motivo de discussão entre artistas e políticos que querem novas centrais de arrecadação

Dizem que o órgão de fato não cumpre um papel eficiente de arrecadador. Primeiro, porque é difícil entender seu complexo sistema de arrecadação. São 95 formas de cobrança diferentes que enquadram como usuário até quem ligar um sonzinho inocente para animar um batizado. Depois, porque há gente demais credenciada para cobrar as dívidas em nome dos músicos nacionais. Eles perfazem uma incontrolável legião de 700 fiscais, sobre quem pairam insondáveis suspeitas de corrupção, admitida até pelo administrador Luís Sérgio Vieira da Silva, superintendente nacional do Ecad. "Por trás destes profissionais há seres humanos, e corruptos não passam recibos", lembra.


O deputado federal Eraldo Trindade (PPB-AP), relator da CPI criada no ano passado para investigar as atividades do Ecad e um dos articuladores do projeto de novas centrais, rebate. "O Ecad é uma caixa-preta de corrupção.


http://terra.com.br/istoe/cultura/140713b.htm



CPI do ECAD na câmara:

É o momento de abrirmos, novamente, essa "caixa preta" e tentarmos desvendar de uma vez por todas essa situação, que tanto aflige os nossos artistas?

A quem interessa essa evasão de recursos? A quem interessa a manutenção de um processo de fiscalização corrupto?



http://www.camara.gov.br/leoalcantara/hpleo/DISCURSO/ecad.htm

ECAD quer taxar música na internet:

O Projeto de Lei nº 2.850, de 2003, substitui o Ecad pelo Centro de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (Cadda). Entre as regras propostas, está a limitação dos gastospróprios a 20% da arrecadação. Uma das críticas ao Ecad seria que ele arrecadaria para se auto-sustentar.

Alvo histórico de críticas, o Ecad é considerado umaespécie de 'segundo leão' do ramo de lazer e entretenimento. O escritório cobra taxas mensais de até 2,5% do faturamento das empresas (quase igual à Cofins, em geral de 3% no setor de serviços), atingindo rádios, TVs, cinemas, hotéis, empresas de eventos, bares e restaurantes. Há alguns anos o órgão enfrenta um certo lobby no Congresso Nacional para mudar as regras dos direitos autorais. Há projetos em tramitação que tentam isentar algumas atividades, como os cinemas, de pagar direitos autorais, uma proposta para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigaro Ecad e um projeto que extingue o escritório, criando um sistema submetido a mais restrições.


http://www.direitoacomunicacao.org.br/novo/index2.php?option=com_conte nt&do_pdf=1&id=230

makumbator
Moderador
# out/08 · Editado por: makumbator
· votar


expedifer

Sim, também conheço toda essa celeuma entre as entidades, ECAD e justiça(assim como citei aquela antiga entre Globo e ECAD). Não discordo em nada de sua reclamação de corrupção e autoritarismo dessa entidade. Mas não sei se o problema é a lei, afinal, aqui no Brasil sempre se culpa a redação da lei(ou a falta de legislação) por todos os problemas. Não é a toa que nossa constituição é uma das mais extensas do mundo(se não a maior). Leis não faltam por aqui.
Não se esqueça também, que algumas dessas entidades repassadoras, também são acusadas de certos problemas e falta de clareza de gestão. E muitas delas querem é se apoderar da função do ECAD apenas para fazerem os mesmos desvios do órgão atual. (aquela velha história de se trocar de corrupto). Não tem muito santinho nessa história.

O problema dessas liminares todas, é a insegurança das mesmas, afinal, basta que outro juíz cancele ou redija uma outra diferente, o que não demora e nem é difícil de ocorrer. No fim, isso tudo vira um limbo jurídico, que vai sendo empurrado com a barriga ad infinitum.

EDIT:

Outro detalhe, é que as grandes empresas de comunicação, usam essa briga, para evitarem os devidos pagamentos(como a Globo). Para esses grupos, quanto maior e mais longa essa pendenga, melhor!

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


makumbator
Caso eu edite um volume revisado e preparado por mim

Exatamente. O ano passado eu ganhei um valor relativo ao preço de um carro popular. E foi só fazendo partituras e arranjos para um coral. E continuo recebendo os direitos de execução, não da música, que não é minha, mas dos arranjos. E recebo em dia. O ECAD é um dos orgãos mais organizados.(Para o que ele foi criado) E eu não recebo desde o ano passado, já fazem mais de 20 anos. Quem reclama do ECAD, nem sabe o que é uma seminima, ou nem tem obra registrada, então nem sabem como funciona. Será que alguém consegue calcular quanto o Roberto Carlos recebe de direitos autorais?
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


makumbator
Não se esqueça também, que algumas dessas entidades repassadoras, também são acusadas de certos problemas e falta de clareza de gestão. E muitas delas querem é se apoderar da função do ECAD apenas para fazerem os mesmos desvios do órgão atual. (aquela velha história de se trocar de corrupto). Não tem muito santinho nessa história.

Isso é uma realidade. Muitas vezes o ECAD repassa o dinheiro e a entidade não faz com que ele chegue à sua mão. Tem uma em São Paulo (não vou citar nome) que "guardou" meu dinheiro mais de um ano.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


fulanno
realmente eu não sei oq eles pensam.
nem filiados são
fica dificil a coisa acontecer .


A mesma coisa acontece com a OMB. Eu acho que estes 2 orgãos (ECAD e OMB) não vão acabar e nem devem acabar. Quem é filiado a qualquer um dos 2 orgãos, não quer que acabe. Os que querem são os que nem filiados são. É aquele típico invejoso: Eu não tenho, mas o outro também não pode ter.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


expedifer
O Projeto de Lei nº 2.850, de 2003, substitui o Ecad pelo Centro de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (Cadda). Entre as regras propostas, está a limitação dos gastospróprios a 20% da arrecadação

Só vai mudar de nome. Até os funcionários vão ser os mesmos. Quem em sã conciencia vai pensar que compositores como: Peninha, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e mais uma centena, não vão lutar pelos direitos conquistados e deixar que as coisas mudem assim. É claro que não.
Um abraço

Bclamberti
Veterano
# out/08
· votar


expedifer

Parabéns pelo argumentos. Acho que essa situação do Ecad deveria ser revista, e criar-se outras formas dos artistas receberem seus direitos. Esse monte de denúncias e condenações que o ecad sofre, já tira totalmente sus credibilidade.

Agora quero ver o Fulanno argumentar.

expedifer
Veterano
# out/08 · Editado por: expedifer
· votar


Bclamberti

Não tiro as razões em parte do Fulano, do Prof. Rosélio Araujo, do makumbator, etc, e ate da própria existência do ECAD (ou outro novo no seu lugar com outra denominação). É claro que DEVE haver obrigatoriamente a existência de um orgão do povo (tal qual o ECAD é, apenas administrado pelas associações mas de propriedade e criação pública) que proteja tais diretos, isso eu nunca fui contra, pelo contrário. Fui contra apenas por alguns abusos claros e ate citados pela imprensa e público, além da sua politica de trabalho. Mas contesto claramente a lei que trata do assunto, absolutamente falha do qual permite a todo tipo de interpretação e imaginação a respeito. Dai a tanta rejeição ao ECAD como estas:

"Compositores acusam Ecad de corrupção"
http://www.extremosulam.com.br/news/index.php?id=1163&sess=18

Tim Rescala e outros artistas X ECAD
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/05/419895.shtml

http://sobretudo.blogueisso.com/2008/05/16/o-ecad-contra-rescala/

".....compositores acusam o ECAD de corrupçãp.."

http://www.ciranda.net/spip/article2376.html

"...Em uma sociedade onde cada dia se multiplicam os escândalos de corrupção, vindos muitas vezes de onde menos se espera,...."

http://www.culturaemercado.com.br/post/direito-autoral-o-papel-do-ecad -parte-2/

Observatório da imprensa

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=488CID004

"..A necessidade de um órgão único para arrecadar e distribuir o Direito Autoral vinha do caos que imperava nesta área, com as várias associações e sociedades competindo entre si, enfim, o caldo de cultura ideal para a proliferação da picaretagem, da corrupção e do calote..."

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=684

"O Ecad é um bicho papão?
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=308016


"Músicos mato-grossenses continuam reclamando da falta de transparência na questão da cobrança e pagamento de direitos autorais"
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=253243


Ecad pode ser investigado pelo MP

"O presidente da OAB/MT, Francisco Faiad entende que a gravidade das denúncias contra a atuação do órgão justifica uma ação por parte do Ministério Público
,,,Comecei negociando por R$ 7 mil, caiu para R$ 5 mil e no final paguei R$ 300,00. Admito: corrompi e fui corrupto...

Uma das reclamações sobre a atuação do Ecad veio do promotor de eventos Valdir Bertúlio. Ele assinalou que o órgão promove atualmente abuso de poder econômico e pratica uma política lesa-cultura. A atuação independente do órgão, segundo ele, deixa claro que o Ecad não tem satisfação a dar a ninguém. Sendo assim, Bertúlio defendeu a criação de instrumento que permita o Estado ter controle sobre essa atuação.

O presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso (Amam), juiz Antônio Horário, que também participou do evento, lamentou a falta de uma tabela para orientar a cobrança. Ele também criticou o abuso de poder do sistema de fiscalização, extrapolando a competência estabelecida em lei. "O Ecad tem o direito a fiscalizar, mas jamais de parar uma festa, como aconteceu na Amam, diante de 280 juízes", lembrou"


http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=237288


É dessas margens que a lei permite que me referi ate agora. Se há ou não há é questão para o MP. Mas a lei é extremamente falha. Sobre o ECAD, bastaria trocar a administração se e quando constatado abusos e irregularidades, mas isso não sana a lei.

Bclamberti
Veterano
# out/08
· votar


expedifer

Entendo que eles tem razão de que os músicos precisam de orgão como ECAD. O que não concordo, assim como você, é a postura que essa entidade vem tendo. O fulanno não tem do que reclamar, pois diz que recebe regularmente do Ecad, mas com outros é diferente. E ele parece não entender isso.

makumbator
Moderador
# out/08
· votar


expedifer

Mas será que a mera mudança da lei resolveria tantos problemas? Não duvido que uma lei mais precisa, objetiva e com menor margem de interpretação divergente seria uma vantagem enorme(e diminuiria uma parte dos problemas).
Entretanto, tenho minhas dúvidas se a corrupção seria tão fortemente reduzida mesmo com novas leis e órgãos. Afinal, em pouco tempo após o estabelecimento de um novo sistema e estrutura, os corruptores e corrompidos já estariam trabalhando para burlar tudo novamente. Além de haver grande chance de após a "queda" do ECAD, o novo órgão seja ou administrado pelas mesmas pessoas(com o discurso da renovação), ou pelas outras entidades, que parecem sedenteas em ter sua fatia do bolo...
Mas essa minha opinião é porque eu sou muito descrente no ser humano...não consigo ser otimista nessas horas, mas tomara que esteja enganado.

Carax
Veterano
# out/08
· votar


fulanno
se vc paga jabá ou axa isso é problema seu.

eh brincadeira...

se nao existisse jaba nao existia radio... desde quando musica boa toca em radio!?

...

¬¬

Carax
Veterano
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
A mesma coisa acontece com a OMB. Eu acho que estes 2 orgãos (ECAD e OMB) não vão acabar e nem devem acabar. Quem é filiado a qualquer um dos 2 orgãos, não quer que acabe. Os que querem são os que nem filiados são. É aquele típico invejoso: Eu não tenho, mas o outro também não pode ter.
Um abraço


haha ai que inveja doida... ¬¬

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


expedifer
Não tiro as razões do Fulano, do Prof. Rosélio Araujo, do
makumbator, etc, e ate da própria existência do ECAD (ou outro novo no seu lugar com outra denominação). É claro que DEVE haver obrigatóriamente a existência de um orgão do Povo (tal qual o ECAD é, apenas administrado pelas associações mas de propriedade e criação pública) que proteja tais diretos, isso eu nunca fui contra, pelo contrário. Fui contra apenas por alguns abusos claros e ate citados pela imprensa e público, além da sua politica de trabalho. Mas contesto claramente a lei que trata do assunto, absolutamente falha do qual permite a todo tipo de interpretação e imaginação a respeito.


mas até a poucos posts atras vc malhaava o pau no Ecad.
como vc bem deve ter visto nas suas pesquisas, se há um desvio ou descaso para com as arrecadações e não distribuições de direitos , isso em casos se deve ao não repasse por meio de associações e orgãos associados. visto que o Ecad é formado pelas associações e que eles proprios fazem parte da assembleia geral que o rege, cuja audiencia se deve aos representados pelo mesmo, afim de decidir ou não oque fazerr, ou repassar.
que há descaso com alguns que reclamam, isso a gente não pode negar,sempre tem gente que sai lesado, seja inocentemente ou intencionalmente.
na verdade, oque os fiscais fazem por fora,(oque seria de direito apenas multar ou advertir), e não cobrar taxas e pagamento feito ao fiscal.isso é cabivel de lei.
é como policia, está escrito em lei que não pode matar, ou abusar de autoridade, mas vemos muita corrupção e morte por meio dos mesmos.

oque a gente não pode deixar de refletir é que o orgão que nos representa é o Ecad. se mudar a instituição , só mudará o nome, como o pr roselio falou.
é como o planalto, só muda o presidente, mas tudo fica do mesmo jeito. não resolve absolutamente nada.

em nenhum momento eu disse que o ecad é santo e perfeito, apenas debatemos que coisas talvez aconteçam no entanto devemos dar credito ao que temos, e não permitir que quem usa nossas musicas lucre em cima de nos e não se de o merecido valor.


É dessas margens que a lei permite que me referi ate agora. Se há ou não há é questão para o MP. Mas a lei é extremamente falha. Sobre o ECAD, bastaria trocar a administração se isso constatado, mas isso não sana a lei.

dependendo da lei, concordo com vc que é extremamente falha.

abraços

expedifer
Veterano
# out/08 · Editado por: expedifer
· votar


makumbator

O erro mais grave da lei é dar poder a um fiscal ir a rua e cobrar ou multar. Isso feito de uma forma ou outra. Veja as taxas/impostos existentes no Br e de impraticável corrupção (em tese): entre eles o IPTU e IPVA. Se paga simplesmente no banco com o boleto antes recebido pelo correio. Essa é uma das formas de evitar ao máximo alguma corrupção dessas taxas se existirem. É claro que a adptação a esse meio é outra estória, que deveria ser planejada por experts da área, de tributação, contábil, autoral, etc. Um exemplo é que numa das reportagens que apontei, artistas citam que uma das formas de eficiência é incluir dentro do ingresso de cinema/video, já todas as taxas possíveis de sua utilização como em festas, reuniões, etc. O mesmo valeria pras outras modalidades. Se DEVE encontrar uma forma mais eficiente que não se "precise" desse abuso de poder. Quais? A porta da imaginação tá aberta.

Da forma que está, essas reportagens, denuncias, reclamações, etc, NUNCA acabarão e o ECAD se desgastará extremamente. Chegá uma hora em que seus defensores, irão diminuindo em número a cada dia por cairem um dia (e chegar a vez) nessas e muitissimas reclamações havidas. Nunca diga "eu nunca passarei por isso".

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


Bclamberti

O fulanno não tem do que reclamar, pois diz que recebe regularmente do Ecad, mas com outros é diferente. E ele parece não entender isso.

cara , não é que não entenda, ou que estou defendedo só pq comigo o negocio funciona. é que veja bem, antes eu pensava como muitos aqui: po, eu me ferro fazendo musicas, não ganho nada, tenho que "pagar" para tocar e ainda vem um funkero desgraçado grava eguinha pocotó e fatura milhões.
ficava puto realmente. claro que há uma desigualdade musical, que a gente nem tem como falar.
mas para eu não ficar só falando , resolvi ir a luta. me informei, me associei e hoje recebo pelo meu trabalho, seja como produtor ou como musico.
eu quero só deixar claro para as pessoas a importancia de se associar(espero que ninguem venha dizer que estou defendendo associações e lucrando com isso)
pq só assim vc conseguye receber alguma coisa, que por sinal vc tem direito já que tbm é musico.
a intenção nossa aqui é só alertar, debater, e ajudar as pessoas, não fazer inimizades, criar confusões, nem ferrar ninguem.

é importante atentar para isso.
abraços.

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


Carax

se nao existisse jaba nao existia radio... desde quando musica boa toca em radio!?


realmente concordo com vc.
se tocasse musica boa no radio, taria tocando iron maiden agora. huahuahua
vc não ve nenhuma radio por ai tocando blues, metal etc, no máximo nx zero e olhe que já é muito pesado. =/

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Carax
haha ai que inveja doida... ¬¬

Vou procurar alguma coisa que voce criou. Uma música, uma poesia, uma trova. Não...Vou procurar uma frase que voce tenha feito e está registrada .
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


fulanno
importancia de se associar

Se não se associar, o músico por melhor que seja, vai viver de cachê, ou salário do fim de mes. Os 5 minutos que sua música tocou no radio, vai ficar para alguém. Porque o ECAD vai receber e por não ter para quem mandar, o mais esperto fica com a parte.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


O ECAD não me deve nada. E olha que sou filiado a mais de 20 anos. Me pagam até os centavos.
A OMB também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ECAD destroi moral dos músicos