ECAD destroi moral dos músicos

Autor Mensagem
expedifer
Veterano
# set/08


Absurdo:ECAD quer punir lojas e rádios por tocar música


Na minha opinião é um absurdo o que o ECAD está fazendo nessa cidade. Abuso no direito nessa lei mal feita. Só repudia e rebaixa a moral dos músicos, cantores e artistas. Não é por ai: deve-se apenas cobrar sobre vendas, apresentações e inibir piratarias e cópias. Não malhar por um CD original tocado numa loja ou pelarádio, isso na verdade é publicidade gratuita ao artista, divulgando-o.

Lojas desligam rádios e TVs para evitar cobrança do Ecad

Virou coisa rara escutar música dentro de loja, bar ou restaurante, ou mesmo assistir a uma partida de futebol nos botecos de Jaboticabal, 344 km noroeste de São Paulo.

O motivo para o sumiço dos aparelhos de rádio e de TV dos estabelecimentos é a chegada na cidade de Maria do Carmo Chioda, a representante do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) que faz campanha ferrenha na cobrança dos direitos autorais.

De acordo com a lei 9.610/98, que rege os direitos autorais no país, estabelecimentos que executam música para o público, mesmo por meio de aparelhos de rádio ou de TV, precisam pagar a taxa determinada pelo Ecad, cujo valor varia de acordo com a metragem de construção.

Segundo a Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Jaboticabal, uma loja de 44 metros quadrados, por exemplo, pagaria R$ 58,96 por mês de direitos autorais. O dono de uma loja com 70 metros quadrados teria que desembolsar um pouco mais: R$ 93,80 por mês. Já o proprietário de um estabelecimento com 90 metros quadrados teria que pagar R$ 120,60 para o Ecad.

continua..
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u448815.shtml



O pior é que em cidades pequenas se toca principalmente música regional e de músicos locais, os depreciando perante a população. Estes mal tem divulgação e vem alquem acabar com isso. Se vc tem tua música tocada pelas lojas, rádios e demais locais da tua cidade, vc acharia ruim?

Vão acabar tocando musica estrangeira não "protegida" pelo ECAD e nem essa lei.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm

expedifer
Veterano
# set/08
· votar


Daqui a pouco, se algum consumidor cantar enquanto faz compra, poderá levar multa do ECAD!! Poderá só cantar o Hino Nacional e olha lá!!!

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


expedifer
"Está tudo na lei 9.610/98, no artigo 68. Lá, está bem claro quem tem que pagar. Estamos fazendo um trabalho de conscientização junto aos comerciantes sobre a importância da música dentro do estabelecimento", disse.

"É feito um cadastro e ele [o comerciante] paga mensalmente. O dinheiro vai para os autores das músicas executadas, já que o Ecad recebe essa lista das rádios e emissoras de TV e, além disso, temos serviço de escuta", afirmou Souza.

O gerente do Ecad disse que quem não pagar e continuar executando música na loja pode ser processado judicialmente. Sobre a possibilidade de negociação dos valores cobrados, ele afirmou: "Não tem como mexer no que está previsto em lei."

Em Jaboticabal, cada estabelecimento comercial onde houver execução pública de música deve pagar R$ 13,39 por mês para cada dez metros quadrados de área de circulação e atendimento ao público. Em São Paulo, esse valor é maior. Segundo Souza, na capital paulista a taxa é de R$ 19,12 por mês para cada dez metros quadrados de área de circulação e atendimento ao público do estabelecimento comercial.

fulanno
Veterano
# set/08 · Editado por: fulanno
· votar


se vc é musico, está reclamando doq?
o pagamento do direito autoral é uma pratica prevista em lei. o comerciante deve estar ciente disso.alem do mais o direito autoral é uma forma de retribuição ao artista pela execução de sua musica.

se vc lança uma musica e todo mundo quer ouvir , vc esta recebendo por isso.é seu trabalho e como todo trabalho deve ser retribuido.

mazza
Veterano
# set/08
· votar


Vão acabar tocando musica estrangeira não "protegida" pelo ECAD e nem essa lei.
????? entendi nada, afinal vc se manifesta contra o ECAD??? e desde quando uma obra estrangeira não recebe direito autoral pela execução no Brasil???? sinceramente não entendo sua colocação
Se vc tem tua música tocada pelas lojas, rádios e demais locais da tua cidade, vc acharia ruim?
se eu não recebesse pelo ECAD, acharia ruim sim. Recebo direito autoral pelo ECAD a cada três meses e fico muito contente de que exista um órgão que defenda os direitos do autor/compositor. Não sou nem um pouco contra o que essa fiscal tá fazendo, em princípio. Se ocorre excesso de exação por parte dela é outra estória, mas o que ela faz é correto.Não malhar por um CD original tocado numa loja ou pelarádio, isso na verdade é publicidade gratuita ao artista, divulgando-o.
se o artista quer ter seu trabalho divulgado de graça, ele que registre sua obra e faça um documento público abrindo mão de seu direito autoral.

BaNdAiD
Veterano
# set/08
· votar


MORTE AO MALDITO ECAD!!!!!!!!!!!!!!!!

bando de idiotas, o ECAD e quem fez a legislação!!

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Esse órgão é uma tragicomédia (assim como todos os órgãos públicos).

Uma vez eu ouvi a história de uma apresentação de música renascentista. O último compositor envolvido tinha morrido há mais de 300 anos. Mesmo assim, bateu fiscalização, e só autorizaram o evento depois de paga a taxa.

Se duvidar, devem cobrar até de quem toca as próprias músicas.

Tudo pra "repassar o dinheiro pros compositores".

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Se eu ligar o som numa festa aqui em casa, tenho que pagar o ECAD?

GDias
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky

Depende. Só dá pra tocar o Hino Nacional, alguns clássicos e Amazing Grace, heh.

BaNdAiD
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky

Se eu ligar o som numa festa aqui em casa, tenho que pagar o ECAD?

Não, vc tá na sua casa! Não tem q pagar p0Rr@ nenhuma pra ninguem pra ouvir rádio na sua casa!! hueheuhe

expedifer
Veterano
# set/08 · Editado por: expedifer
· votar


O povo acho que não entendeu:

NO BRASIL SE PAGA "JABÁ" PRA SE TER A MÚSICA DIVULGADA NAS RADIOS E DEMAIS VEÍCULOS, ATE LOJAS!!

E vem o ECAD cobrar por essa BELÍSSIMA divulgação??

É claro que entre dois pequenos músicos, bandas ou cantores tocados, entra no meio um Zeze ou Ivete, tudo bem. Mas ACHAR QUE R$20 que o ECAD repassa (isso quando repassa) vale mais que uma P...divulgação na rádio, cara, desculpe mas vc pode entender de música, canto, etc, mas publicidade nada: absolutamente nada e morrerá na praia com tuas músicas não divulgadas. A não ser que pague Jábá, completando mais uns R$ 1mil ou R$ 5mil sobre eses absurdos e "milionários" R$ 20 que o ECAD te enviou!!!

E já ouvi muito que o ECAD quando fez esse projeto pra ser aprovado (especialmente nesse artigo), fez um imenso lobby com os politicos, sem pensar nas consequências. Taí: isso só rende grana aos seus bolsos, destruindo os músicos e suas divulgações. Os pequenos então,,,nunca ví algum ser procurado pelo ECAD.

fulanno
Veterano
# set/08 · Editado por: fulanno
· votar


mazza
se o artista quer ter seu trabalho divulgado de graça, ele que registre sua obra e faça um documento público abrindo mão de seu direito autoral.

com certeza. eu não entendo a opinião das pessoas de serem contra algo que favorece a classe dos musicos.

BaNdAiD
MORTE AO MALDITO ECAD!!!!!!!!!!!!!!!!

bando de idiotas, o ECAD e quem fez a legislação!!



cara, realmente to de cara com sua opiniao. se vc não recebeu nada ainda é pq não é filiado a associação e está totamente por fora de leis.

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


expedifer

se essa é sua opinião a gente tem que respeitar. mas vc está equivocado.

como vc quer receber o direito autoral se não é nem filiado a instituiçoes musicais?NO BRASIL SE PAGA "JABÁ" PRA SE TER A MÚSICA DIVULGADA NAS RADIOS E DEMAIS VEÍCULOS, ATE LOJAS!!

se vc paga "jaba´" é problema seu.

agora quanto a não ser procurado pelo ecad e morrer na praia com musicas, se vc não seguir a lei, vc é que irá perder com isso.
se vc vai atras vc consegue. se a fiscal abusou da autoridade é tbm problema dela, mas ela cumpriu a lei.
e vc não ganhará nada se agir contra a lei.

expedifer
Veterano
# set/08
· votar


eu não entendo a opinião das pessoas de serem contra algo que "favorece" a classe dos musicos

Repetindo pros "desatentos"

NO BRASIL SE PAGA "JABÁ" PRA SE TER A MÚSICA DIVULGADA NAS RADIOS E DEMAIS VEÍCULOS, ATE LOJAS!!

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


expedifer

nem vale a pena discutir com quem não quer aprender.
se vc paga jabá ou axa isso é problema seu. realmente há muitas pessoas que pagam jabá.

e quanto ao desatentos. procure VC aprender sobre leis, antes de querer opinar erroneamente sobre elas..

entre nesse link e se intere sobre o assunto.
www.ecad.org.br

e peço desculpas aos moderadores pelo modo como me expresso, mas são opinioes construtivas.

BaNdAiD
Veterano
# set/08
· votar


fulanno

Cara, o principal problema nem é o ECAD em si, mas todo o modo como é feita a lei que o reje. Tudo bem cobrar da rádio, que lucra uma grana reproduzindo musica. Mas porra, bar de beira de esquina?

Eu acho q deveria ter uma cota para cobrança. Em evento, cobra acima de um certo nº de pessoas, sei lá...

johnny_floripa
Veterano
# set/08
· votar


Ninguém mais pode tocar cover? Tem que pagar?

Porque o princípio é o mesmo...

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


BaNdAiD
mas cada caso é um caso. para cada situação é diferente. tem cidades aqui no sul por exemplo que as pessoas nem sabem o que é o ecad.
pode ser calculado por m2 de circulação, ou uma media depessoas que frequentam o local. analize o seguinte

vc é o musico que se ferrou paradar certo e conseguiu chegar lá.
digamos que em determinado lugar tenha um baile que toca sua musica a noite inteira e fatura cerca de 5 ou 6 mil reias(por cima) durante a noite. a taxa vai dar em torno de 300 pila.

vc não axa justo. receber esse 300 pila em consideração de terem usado sua musica, fruto de anos de trabalho?????

pensem nisso

synth_master
Veterano
# set/08
· votar


Ninguém mais pode tocar cover? Tem que pagar?

Porque o princípio é o mesmo...


Concordo! Daqui a pouco temos que pagar pra tocar nossas próprias músicas!!!

BaNdAiD
Veterano
# set/08
· votar


fulanno

vc não axa justo. receber esse 300 pila em consideração de terem usado sua musica, fruto de anos de trabalho?????

Cara, se a palavra for justo, eu até acho. Mas é por isso q eu acho q devia ter uma cota, um tipo de isenção. Já tentou organizar um show de talentos na escola e teve que pedir autorização do ECAD? é uma facada que inviabiliza muitos eventos!!

Vc disse que algumas cidades no sul não tem a presença do ECAD. Porém elas não são isentas, o ECAD é que não chega nelas...

johnny_floripa

Ninguém mais pode tocar cover? Tem que pagar?

Sempre teve...vai incluso na taxa do ECAD!

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


johnny_floripa
Ninguém mais pode tocar cover? Tem que pagar?

Porque o princípio é o mesmo


na verdade, segundo a OMB, vc precisa estar registrado como musico para exercer a profissão ,assim como qualquer outra.

e se vc usa musica em sua profissão , vc não está isento das taxas.
depende muito de localidades tbm cara, sendo que a lei não muda, mas tipo aqui onde eu moro ,nunca ouvi falar de caso de fiscalização pelo ecad.

BaNdAiD
Veterano
# set/08
· votar


synth_master

Concordo! Daqui a pouco temos que pagar pra tocar nossas próprias músicas!!!

Se eu não me engano, quando um artista faz um show mesmo com musicas próprias, o organizador ainda paga ao ECAD pelo evento, ou seja, o artista ganha direitos autorais para executar sua própria obra. Mas eu não sei se é isso mesmo ou não.

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


Se eu não me engano, quando um artista faz um show mesmo com musicas próprias, o organizador ainda paga ao ECAD pelo evento, ou seja, o artista ganha direitos autorais para executar sua própria obra. Mas eu não sei se é isso mesmo ou não.

mas ai não é vc que paga, são os organizadors que estão te pagando o direito autoral de vc utilizar sua prpria musica.

Já tentou organizar um show de talentos na escola e teve que pedir autorização do ECAD? é uma facada que inviabiliza muitos eventos!!

isso já não posso te dar certeza, mas acredito que se a direção da escola enviar uma declaração afirmando que o evento é sem fins lucrativos, apenas como uso estimulativo de cultura e recreação, deve ser isento de taxas. não tenho certeza, alguem bem informado me corrija se eu estiver errado.

Bclamberti
Veterano
# set/08 · Editado por: Bclamberti
· votar


Que o ECAD tem a função a favor dos músicos, compositores, cantores, a gente sabe. O problema é:
Os afiliados ao ECAD tem controle de quanto eles tem direito de receber? Será que o ECAD repassa os valores devidamente corretos aos autores?
Já vi muito cantor/músico na tv metendo o pau no ecad. Dizendo que não vê a cor do dinheiro referente às obras que fizeram.

Que a lei deve ser cumprida e a taxa do ECAD deve ser cobrada tudo bem. Mas o ECAD tá cumprindo a parte dela?

É complicado.

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


Bclamberti

realmente é complicado responder essa pergunta.oq eu posso informar é sobre como a lei é prevista e que o orgão controla esses valores.certas coisas a gente não tem conhecimento, tal qual as verbas de prefeitura, estado e outras regiões. a gente sabe que eles recebem de tal modo, mas não pode dizer com certeza como são distribuidas.

no site do ECAD tem o quadro de distribuição. a gente espera que eles sigam corretamente.
numa pesquisa sobre fonogramas, o engenheiro de gravação, contratado pelo produtor fonografico do Latino, disse que recebeu quase 20 mil reais pela musica "Festa no AP" pelo serviços prestados como programador de bateria, loops e tecnico de gravação.

Bclamberti
Veterano
# set/08
· votar


fulanno

Festa no AP faz sucesso até hj. Já tocou trocentas vezes nas rádios, TVs, etc. Sinceramente, acho que só em caso como esse que o ECAD age corretamente. Claro, só Deus sabe o qto eles arrecadaram com essa música do latino. E com certeza é assim com artistas que estão na midia, e em alta.

Vc acha que eles vão dar tombo em Ivete Sangalo, Roberto Carlos, Zeca Pagodinho??? Claro que não.

Mas olha algumas denuncias contra o ecad na internet:


http://www.direitoacomunicacao.org.br/novo/content.php?option=com_cont ent&task=view&id=1274

http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?Tabid=56&ItemID=16099
Esse cara passou 40 anos sem receber um tostão do ECAD.

http://www.samba-choro.com.br/s-c/tribuna/samba-choro.0104/0520.html

Digita no Google DENUNCA ECAD. Vai chover de endereços.

fernando tecladista
Veterano
# set/08
· votar


dos artistas que estão na midia eles não vão ter nada do que reclamar
a gravadora deles paga o jaba pra divulgar a música, o ECAD cobra os direitos autorais dos botecos e repassa pras gravadoras que geralmente são donas de um percentual dos direitos autorais, fica zero a zero

o problema do ecad (e cade?) é como cobra: metro quadrado é piada, como repassa os direitos autorais, quem ganha o que tabulado a partir do que?

para os donos de boteco, só resta pagar ecad e colocar cover ou não pagar nada e colocar algum músico com trabalho 100% autoral
já ouvi muita historia de banda que estava tocando e no meio do baile baixou o ecad por lá então tiveram que terminar o baile somente tocando improviso
-------------------------------------

agora tirando o fato música, arte, liberdade de expressão e etcs... que já se comentaram nos tópicos contra a OMB
se alguem ganha dinheiro em cima de algo teu, você tem direito de receber, mas fora isso esse papo de ecad X radio em boteco escuto desde que me entendo por gente e nunca mudou, vai, volta eles não tem estrutura pra fiscalizar tudo, ou alguem já ganha uma grana pra deixar quieto e para por ai

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


Bclamberti

cara , não to defendendo o ecad, nem associações. estou defendendo oque é previsto em lei.
quanto ao cara de 40 anos sem receber, é importante notar que ele ficou 40 anos sem se associar á alguma das instituições musicais.tanto que recomendaram a ele se associar, ai a desculpa dele é que no MS não existe Associação de musica.
aqui em SC tambem não.para isso existe correio,email etc
para vc se associar de outros jeitos.

fulanno
Veterano
# set/08 · Editado por: fulanno
· votar


fernando tecladista

se alguem ganha dinheiro em cima de algo teu, você tem direito de receber, mas fora isso esse papo de ecad X radio em boteco escuto desde que me entendo por gente e nunca mudou, vai, volta eles não tem estrutura pra fiscalizar tudo, ou alguem já ganha uma grana pra deixar quieto e para por ai


é bem por ai mesmo

expedifer
Veterano
# set/08
· votar


O "fulano de tal" só pode estar trabalhando no ECAD!!!

Só ele defende a "unhas e dentes" esse pseudo orgão!!

Cara: vc já recebeu algumas vez algo do ECAD? Se não, porque defende tanto esse falho, omisso e abusivo orgão que só pensa no bolso dele, tal qual muitos aqui deporam, criticaram e o denunciaram (e ainda muitos denunciarão mais coisas dele por aqui)?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ECAD destroi moral dos músicos