Fãs de música clássica e heavy metal são parecidos, diz estudo

    Autor Mensagem
    Jio-kun
    Veterano
    # set/08


    Um estudo que analisa a relação entre gosto musical e personalidade sugere que há semelhanças entre fãs de música clássica e aqueles que gostam de heavy metal.

    A pesquisa, realizada na Universidade Heriot Watt, em Edimburgo, na Escócia, entrevistou 36 mil pessoas. Os pesquisadores fizeram perguntas sobre características da personalidade de cada participante e pediram para que os voluntários avaliassem 104 estilos musicais.

    Os resultados sugerem, por exemplo, que fãs de jazz são criativos e extrovertidos, enquanto aqueles que gostam de música pop tendem a ter pouca criatividade.

    Segundo o professor Adrian North, que liderou o estudo, a surpresa foi descobrir semelhanças na personalidade de fãs de música clássica e heavy metal.

    Música e Personalidade

    Blues – boa auto-estima, criativos, extrovertidos, gentis, de bem com a vida

    Jazz - boa auto-estima, criativos, extrovertidos, de bem com a vida
    Música clássica - boa auto-estima, criativos, introvertidos, de bem com a vida

    Rap - boa auto-estima, extrovertidos

    Ópera - boa auto-estima, extrovertidos, gentis

    Country – Trabalhadores, extrovertidos

    Reggae – boa auto-setima, criativos, pouco trabalhadores, extrovertidos, gentis, de bem com a vida

    Dance – criativos, extrovertidos, rudes

    Indie – baixa auto-estima, criativos, pouco trabalhadores, rudes

    Rock/heavy metal – Baixa auto-estima, criativos, pouco trabalhadores, introvertidos, gentis, de bem com a vida

    Pop – boa auto-estima, pouco criativos, trabalhadores, extrovertidos, gentis, desassossegados

    Soul – boa auto-estima, criativos, extrovertidos, gentis, de bem com a vida

    Heriot Watt University

    "São pessoas muito criativas, introvertidas e de bem consigo mesmas, o que é estranho. Como você pode ter dois estilos tão distintos com grupos de fãs tão parecidos?", afirmou North.

    Ele ressalta que uma das explicações pode ser o "aspecto teatral desses estilos, que são dramáticos".

    "As pessoas em geral têm um estereótipo sobre os fãs de heavy metal, acham que eles têm tendência suicida, são deprimidos e representam um perigo para si e para a sociedade em geral. Na verdade, são pessoas bem delicadas", afirmou

    Relação

    De acordo com North, a pesquisa pode ser muito útil para a indústria fonográfica e para quem trabalha com marketing.

    "Se você sabe a preferência musical de uma pessoa, pode dizer que tipo de personalidade ela tem e para quem deve vender", disse North.

    "São implicações óbvias para a indústria da música, que está preocupada com a queda da venda de CDs."

    Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/09/080905_music apersonalidade_np.shtml



    A questão é a seguinte: O que você achou sobre as definições de cada 'tribo'? Você tem as mesmas características?

    CheshireCat
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Huahauahahaauaahah já tinha visto numa comunidade de piano. Não sei se os metaleiros from hell vão gostar de serem chamados de delicados. =D

    O que você achou sobre as definições de cada 'tribo'? Você tem as mesmas características?
    Não gosto de generalizações.
    Mas acho isto meio estranho O_o :

    Rock/heavy metal – Baixa auto-estima, criativos, pouco trabalhadores, introvertidos, gentis, de bem com a vida

    "Cara, eu me odeio, eu sou um lixo, merda de vida, mas tudo bem, o mundo é lindo e colorido *-*" ?

    Dogs2
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Na boa, acho essa pesquisa de uma besteira sem tamanho
    Sou eclético, nem por isso tenho mil personalidades

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Na boa, acho essa pesquisa de uma besteira sem tamanho
    (2)

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Jio-kun

    aqueles que gostam de música pop tendem a ter pouca criatividade.

    Essa é óbvia, né. Música pop é tudo igual, não tem criatividade nenhuma.

    A questão é a seguinte: O que você achou sobre as definições de cada 'tribo'? Você tem as mesmas características?


    Uma pesquisa com amostragem significativa, porém aplicável apenas à população da amostragem. A forma como diversas populações entendem e se relacionam com os diversos estilos musicais é diversa.

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    CheshireCat

    Rock/heavy metal – Baixa auto-estima, criativos, pouco trabalhadores, introvertidos, gentis, de bem com a vida

    "Cara, eu me odeio, eu sou um lixo, merda de vida, mas tudo bem, o mundo é lindo e colorido *-*" ?


    Quando lí, pensei a mesma coisa!!!
    Achei a pesquisa meia-boca. E a semelhança entre amantes de musica clássica e heavy metal é óbvia! Não precisa de fazer pesquisa pra ver isso!

    De qualquer forma, é uma guia pros departamentos de marketing (outro povo que dificilmente sabe o que faz!!) das empresas que estão mortas mas ainda não sabem!!

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pardal
    aqueles que gostam de música pop tendem a ter pouca criatividade.

    Essa é óbvia, né. Música pop é tudo igual, não tem criatividade nenhuma.


    Sem contar a subjetividade da pesquisa! Alguns argumentos já destroem essa baboseira, ex:
    - O que é musica pop, beatles ou britney spears?
    - Heavy metal é metallica ou black sabbath? Isso inclui os sub-estilos, como metal melódico?
    - Como uma pessoa de baixa auto-estima é de bem com a vida? "Cara, eu me odeio, eu sou um lixo, merda de vida, mas tudo bem, o mundo é lindo e colorido *-*" ?

    E por ai vai...

    Pseudonimum
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Pseudonimum
    · votar


    Jazz - boa auto-estima, criativos, extrovertidos, de bem com a vida

    Música clássica - boa auto-estima, criativos, introvertidos, de bem com a vida


    Erraram.

    Na boa, acho essa pesquisa de uma besteira sem tamanho (3)

    Pseudonimum
    Veterano
    # set/08
    · votar


    - Como uma pessoa de baixa auto-estima é de bem com a vida?

    É...

    TG Aoshi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Tenho problemas de personalidade múltipla e nem sabia! <o>

    Pardal
    Essa é óbvia, né. Música pop é tudo igual, não tem criatividade nenhuma.

    Se falou sério, foi um dos piores comentarios que já li...

    TWT ICE
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Jazz - boa auto-estima, criativos, extrovertidos, de bem com a vida

    Música clássica - boa auto-estima, criativos, introvertidos, de bem com a vida

    Erraram.


    aheuhaeuhaeuhaeuhaehaeuhueauh

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    BaNdAiD

    Sem contar a subjetividade da pesquisa! Alguns argumentos já destroem essa baboseira, ex:
    - O que é musica pop, beatles ou britney spears?
    - Heavy metal é metallica ou black sabbath? Isso inclui os sub-estilos, como metal melódico?
    - Como uma pessoa de baixa auto-estima é de bem com a vida? "Cara, eu me odeio, eu sou um lixo, merda de vida, mas tudo bem, o mundo é lindo e colorido *-*" ?


    De fato, há tanta classificação, que a própria forma como cada um chama a música que ouve invalidaria a pesquisa se a mesma não tivesse um glossário, e se tivesse haveriam terríveis e inúteis discussões sobre como classificar cada banda, cada música, pois cada um teria alguma nomeação diferente.

    TG Aoshi

    Se falou sério, foi um dos piores comentarios que já li...

    Falando sério, foi um dos piores comentários que você já leu. Eu começei a tocar com música pop e hoje sei que, de fato, há variações e coisas muito interessantes, comparando com outros estilos e levando em conta bandas com produções realmente musicais (de fora do Brasil, em geral). Mas no fim das contas, nada de genial, realmente revolucionário, e em geral segue tendências e, depois de alguém fazer algo, todo mundo copia. E a falta de criatividade (ou sua quantidade não muito grande) é exatamente o que garante que o pop continue o pop, então é inerente à perpetuação do estilo que não haja criatividade. Ausência de criatividade não é exatamente ruim, às vezes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fãs de música clássica e heavy metal são parecidos, diz estudo